ESCOLA:
___________________________________________________
NOME: ___________________________________________
DATA: _____
Leia
atentamente todas as questões e assinale a única alternativa correta.
Texto
1
A menina que
desenhava
Em uma cidadezinha do
interior, vivia uma menina chamada Isabela. A menina morava com seus pais e seu irmãozinho e adorava
desenhar. Vivia desenhando.
Sua cidade era muito
bonita, tinha um parque cheio de árvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela
adorava a natureza que havia a sua volta. O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que
contrastava com aquelas nuvens tão branquiiiinhas! E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão
puro.
À medida que Isabela
crescia, sua cidade também se desenvolvia. Mas tinha um problema: a cidade dela crescia
desordenadamente e, por isso, aconteceram coisas horríveis. De repente, as árvores foram desaparecendo e,
em seus lugares, foram surgindo prédios,
fábricas, lojas e outras coisas mais.
Então Isa começou a
ficar muito preocupada, pois aquelas cores das quais ela tanto gostava – o verde das árvores, o azul do céu,
o vermelho das flores – aos poucos foram
desaparecendo. Foi aí que ela teve uma ideia: antes que tudo isso
deixasse de existir, ela foi desenhando
e pintando para não esquecer, nunca mais, como era toda aquela natureza
que um dia existira.
Ela começou pelo
parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia,
destruíram o parque para construir um shopping.
Depois ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens
branquinhas. Foi bem na hora, pois, no
outro dia, inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível, e a
cidade não viu mais aquele céu azul.
Depois Isabela
resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que, no outro dia, resolveram despejar o esgoto da cidade
justamente naquele lago?! Ainda bem que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar, e foi
por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive Biu, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que
não conseguiram fugir acabaram morrendo.
A menina começou a
prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de
antes, viviam preocupadas, sempre com pressa e
até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir histórias elas tinham
mais, coitadas...
Isabela sabia que as
pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas. Foi aí que ela teve
outra grande ideia: para que as pessoas pudessem lembrar como era bonita a sua cidade, ela
ampliou e espalhou seus desenhos para que todos
os vissem.
Naquele dia,
aconteceu uma coisa extraordinária: as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros
pararam e todos ficaram super emocionados,
relembrando como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por
perto.
Aconteceu, então, que
as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta. Decidiram que iriam
replantar as árvores, organizar as fábricas
para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o
problema de esgoto para que os peixinhos
voltassem. Decidiram, então, tomar todas as providências para que a natureza não fosse, outra vez, tão esquecida.
Tudo isso foi feito e
aquela cidade voltou a sorrir.
Sabe o melhor?
Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade. Construíram uma estátua para ela no
meio da nova praça, cheia de árvores e
pássaros. Sabe o que mais? Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe
toda a sua família.
(Retirado e adaptado
de http://sitededicas.ne10.uol.com.br/conto_leitor10a.htm)
1 – A leitura do
texto confirmou o assunto que você
imaginou ao ler o título? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Escreva as informações pedidas sobre essa
narrativa.
=> Lugar onde
aconteceram os fatos narrados: _______________
=> Tempo em que
tudo aconteceu: _________________
=> Personagem
principal: ____________________
3 – O narrador da
história faz parte dela ou está contando fatos que aconteceram com outras
pessoas? Como você descobriu?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Caracterize o
comportamento da personagem principal.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Você já passou
por uma situação semelhante à que é contada nessa história? O que sentiu?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Assinale as alternativas que justificam ser esse texto uma crônica.
(A) é um texto
narrativo.
(B) é um texto de
ficção.
(C) apresenta uma
linguagem coloquial.
(D) apresenta uma
linguagem formal.
(E) apresenta fatos
do cotidiano.
7 – Com que
intenção você acha que essa crônica foi escrita?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Qual foi sua
reflexão sobre o conteúdo dessa crônica? Que reação ela provocou em você?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Em “Foi aí que ela teve uma grande ideia
[...]” (linha 13), a palavra destacada pode ser substituída, sem que haja
alteração de sentido, por:
(
A ) porque.
(
B ) infelizmente.
(
C ) contudo.
(
D ) então.
(
E ) fatalmente.
10
- Em “Ela começou pelo
parque.” (linha 16), entende-se que o verbo se refere à ação de:
(
A ) desenhar.
(
B ) brincar.
(
C ) escrever.
(
D ) dançar.
(
E ) passear.
11
- Em “Infelizmente os que não
conseguiram fugir acabaram morrendo.” (linha 24), a expressão
verbal pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido e de tempo, por:
(
A ) morreram.
(
B ) morram.
(
C ) morrera.
(
D ) morrem.
(
E ) morrerão.
12
- Em “Naquele dia, aconteceu uma coisa extraordinária [...]”
(linha 32), o termo destacado indica que:
(
A ) aconteceu algo ruim.
(
B ) coisas maléficas aconteceram.
(
C ) aconteceu uma coisa inadmissível.
(
D ) uma coisa impressionante aconteceu.
(
E ) algo inaceitável aconteceu.
13
- Em “Decidiram que iriam replantar as árvores [...]” (linha 36),
fica implícito que:
(
A ) plantariam várias árvores em diferentes lugares.
(
B ) plantariam diversas árvores simultaneamente.
(
C ) uma única espécie seria plantada diversas vezes.
(
D ) anteriormente havia árvores naquele lugar.
(
E ) várias espécies seriam plantadas em datas diferentes.
14
- A principal temática em torno da qual
se desenvolve a história “A menina que desenhava” é:
(
A ) O crescimento desordenado da população.
(
B ) A urbanização desenfreada da cidade.
(
C ) O aumento da poluição sonora e visual.
(
D ) A degradação dos rios.
(
E ) O aumento do lixo na cidade.
15 - Sobre o texto lido, podemos considerar
que:
I. a história se desenvolve a partir de um
conflito inicial: o fato de Isabela adorar desenhar e viver desenhando.
II. Isabela adorava ver o crescimento de sua
cidade, com seus prédios, suas fábricas, lojas e outras coisas mais.
III. o principal motivo de Isabela ter ficado
preocupada foi a destruição da natureza causada pelo crescimento da cidade.
IV. Isabela começou a desenhar alguns
elementos da cidade, porque eles estavam desaparecendo aos poucos e ela não
queria se esquecer da natureza que um dia existira lá.
Estão
corretas:
(
A ) III – IV
(
B ) II – III
(
C ) I – IV
(
D ) I – II
(
E ) I – III
16
- Observe os trechos selecionados.
Identifique se é FATO (F) ou OPINIÃO (O), colocando F ou O
dentro dos parênteses. Depois escolha a alternativa que corresponda a sua
resposta.
(
) Em uma cidade do interior, morava uma
menina chamada Isabela.
(
) Isabela achava sua cidade muito
bonita.
(
) À medida que Isabela crescia, sua
cidade também se desenvolvia.
(
) A cidade crescia desordenadamente.
(
) Isabela acreditava que, se desenhasse
a cidade, nunca mais se esqueceria dela.
(
A ) O – F – O – O – F
(
B ) O – O – F – O – F
(
C ) F – F – O – F – O
(
D ) O – O – F – F – O
(
E ) F – O – F – F – O
17
- Nas frases “Isabela adorava a natureza que havia em sua volta.” (linha
4); “O céu de lá era de um azul tão azul.” (linhas 4 e 5) e “A cidade
dela crescia desordenadamente.” (linha 8), as expressões em negrito
indicam, respectivamente,
(
A ) lugar – intensidade - modo
(
B ) lugar – modo - intensidade
(
C ) modo – intensidade - afirmação
(
D ) tempo – afirmação - modo
(
E ) tempo –modo – causa
18
- Observe as expressões:
“Aconteceu
alguma coisa extraordinária, pois as pessoas realmente pararam para ver os
desenhos e a fábrica parou”.
“Construíram
uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros.”
Se
quisermos passá-las totalmente para o plural, quantas palavras sofreriam
modificação?
(
A ) 8 e 5
(
B ) 5 e 5
(
C ) 4 e 5
(
D ) 6 e 5
(
E ) 7 e 5
ESCOLA: ___________________________________________________
NOME: ________________________________________
DATA: _______
O PATINHO BONITO
Era uma vez um pato
chamado Milton. Sei que Milton não é nome de pato. Mas esse se chamava assim, e
você vai logo saber por quê. Quando ele nasceu, todos tiveram a maior surpresa.
Aliás, não foi quando ele nasceu, foi quando viram que o ovo dele - quer dizer,
o ovo que depois seria ele - não era um ovo de pato comum. Era meio azulado e
brilhante, quase como um ovo de Páscoa. Mas ovos de Páscoa são embrulhados.
Esse ovo não era; a casca é que era meio azul. Os pais de Milton, quando viram
o ovo no ninho, foram logo perguntando:
- Mas que é que
este ovo está fazendo aí?
- Isso não é ovo de
pato.
- Acho que é
ovo de galinha.
- Não seja
bobo! Galinhas têm ovos brancos!
- Brancos nada! Já
vi uns que são meio amarelos, meio beges. Se ovos de galinha podem ser
amarelos, por que é que não podem também ser azuis?
- Bom, então pode
ser que seja um ovo de pato. Vai ver que também existem ovos de pato que são
azuis.
Acharam melhor esperar para ver o que acontecia.
Um dia, a casca
azulada do ovo começou a se quebrar e de lá saiu um lindo patinho. Era azul?
Não, não era. Era um patinho normal. Só que muito mais bonito que os outros.
Não sei bem como é que um pato normal pode ser mais bonito que os outros; mas
os patos sabem. Acharam ele tão bonito que resolveram logo uma coisa. Não era
justo dar para ele um nome qualquer. Ele era diferente. Era mais bonito. Como é
que poderia tem um nome comum, como "Quém quém?".
- Esse nome é para
patos comuns, disse a mãe dele.
- Então vamos
chamá-lo de Quá-quá, disse a madrinha dele.
- Isto também é
para patos comuns, sua boba!, respondeu a mãe. Eu quero que ele seu chame
Milton.
- Ela gostava do
nome Milton. Todos acharam meio estranho, mas acabaram concordando que um
patinho tão bonito merecia um nome especial.
O tempo foi
passando, e Milton era o patinho mais bonito da escola. Todos olhavam para ele
e diziam: "Como ele é bonito!" Ele se olhava no espelho e dizia:
"Como eu sou bonito!" E ficava pensando: "Sou tão bonito que
talvez eu nem seja um pato de verdade. Tenho até nome diferente. Meu ovo era
azul. Eu me chamo Milton. Quem sabe eu sou gente?
E Milton começou a
ficar meio besta. Diziam: "Milton, vem nadar!" Ele respondia:
"Eu não. Pensam que eu sou pato como vocês?" Todos os outros patos
começaram a achar o Milton meio chato. Ele foi ficando sozinho. E dizia:
"Não faz mal. Sou mais bonito. Vou terminar na televisão. Vou ser o maior
galã".
Uma noite Milton
resolveu fugir de casa. Foi até a cidade para tentar entrar na televisão.
Quando chegou na porta da estação de TV, foi logo dizendo: "Eu me chamo
Milton. Além de bonito, acho que eu tenho muito talento artístico". Ele
tinha jeito para ser ator de novela. Juntou gente em volta. "Ih, não
enche", disse alguém. "Todo dia alguém arranja uma fantasia de bicho
e vem aqui procurar lugar na televisão".
- Mas você não vê
que eu não estou fantasiado? Perguntou Milton. Se eu estivesse usando uma roupa
de pato, se eu fosse uma pessoa com roupa de pato, eu seria da sua altura. Mas
eu sou baixinho como um pato! Como um pato de verdade!
- Então como é que
você sabe falar?
- Mas os patos
falam!! disse Milton, quase chorando.
- Não vem com essa,
ô malandro, disse um guarda que estava ali perto. Para mim você é um pato
mecânico. Deve ser uma espécie de robô com um computador na cabeça!
E o guarda foi logo
agarrando o Milton para arrancar a cabeça dele e ver o que tinha dentro.
- Me larga! Me
larga! Gritava Milton. "Eu sou um pato! Um pato de verdade! Sou um PATO!
Um PATÔÔÔ..."!
De repente Milton
teve um estremeção. Abriu os olhos e viu que estava em casa. Ele tinha sonhado.
Olhou para seus pais, ainda meio assustado, e disse:
- Eu sou um pato...
eu sou um pato...
E seus pais
disseram:
- Puxa, ainda bem
que você se convenceu!
- É mesmo, já
estava na hora de você achar que era um pato mesmo!
- É, todo mundo
estava cheio dessa história de achar que não era um pato, que era diferente...
Milton ouviu tudo
aquilo e ficou pensando: "Puxa, ainda bem que eu sou um pato, um patinho
como todos os outros! Ainda bem!".
E daí por diante
não havia pato mais contente, que tivesse mais vontade de nadar na lagoa, do
que o Milton. De vez em quando ele ainda dizia: "Sou um pato! Um pato
mesmo!". E dava um suspiro de alívio.
Publicado
na Folhinha, sábado, 12 de agosto de 1989 Marcelo Coelho
1 - Esta história, que acabamos
de ler nos lembra alguma história conhecida? Qual?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Você já ouviu alguma outra
história, que retrata uma situação parecida? Qual e como foi?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - O que é parecido com a história
do Patinho Feio e o que é diferente?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Qual delas se parece mais com a
nossa época?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Qual delas você considera
mais interessante? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Você já havia pensado que podemos
modificar uma história?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Você sabia que recontar uma
história, de um jeito diferente é uma prática adotada por alguns escritores? Essa prática possui um nome. Você sabe qual é?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Quando fazemos uma releitura,
podemos mudar o título da história? Porque?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Hoje existem alguns filmes que
também trabalham com releitura. Vocês conhecem algum?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Qual a referência
bibliográfica do texto ”O PATINHO BONITO“, ou seja, onde ele foi
publicado, quando e quem o escreveu.
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - Esta história é uma
releitura? Como podemos justificar isso?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
12 – Qual é o nome do
personagem principal desta história?
______________________________________________________________
13 – O ovo de Milton despertou
a maior surpresa nas pessoas.
Com base no texto, responda o
que provocou tamanha surpresa.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
14 – O que diferencia Milton do
pato da história “O Patinho Feio”?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
15- Há uma parte desta
releitura que nos faz perceber que tudo se passa nos tempos atuais. Que fato
confirma isso?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
16 – No texto há uma parte na
qual as palavras aparecem todas com letras maiúsculas.
Levando em consideração o que
acontece neste momento, porque o autor utilizou este recurso? O que isso
significa para o leitor?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
17- O que acontece
de diferente no final das duas histórias aqui comparadas?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Produção de
texto:
Escolha um dos
contos abaixo e produza uma releitura.
Passos:
=> Rascunho no
caderno.
=> Revisão do texto verificando:
§ Reorganização das ideias.
§ Pontuação.
§ Correção ortográfica.
§ Coerência e coesão.
=> Depois da
revisão passar o texto a limpo em folha de papel almaço ou linguagem usando a
caneta azul ou preta.
Chapeuzinho Vermelho
Os três porquinhos
Importante:
O que é releitura?
"Releitura
não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação.
Consiste, sim, na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita
anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova
maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada
pessoa."
Lembrete de alguns aspectos:
§ As releituras como
textos que se relacionam com alguma história conhecida, no caso os clássicos da
literatura que hoje é dirigida ao público infantil;
§ Permanência de
elementos comuns, como os personagens principais e estrutura do texto; A
flexibilidade da participação dos personagens e do desfecho;
§ O desenvolvimento e
o final da história normalmente se aproximam do contexto de quem escreve
novamente a história (tempo, características dos personagens, dentre outros).
ESCOLA: ___________________________________________________
NOME: ________________________________________
DATA: _______
Leia o texto abaixo.
O
mistério do sono
Descubra por que o ser humano passa cerca de um terço de sua vida dormindo!
Após um dia cansativo, nada melhor do que chegar em casa, pular na cama e tirar aquele sono até o dia raiar! Uma noite bem dormida faz a gente se sentir ’novo’, mais atento, saudável e de bom humor. É no sono que recuperamos as energias, e não é à toa que passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo.
Uma noite sem sono diminui os
reflexos e reduz a capacidade de raciocínio e concentração. Se passar dois dias
acordada, a pessoa pode ter dores no corpo, zumbidos e esquecimento. Após cinco
dias sem dormir, ela começa a agir de modo estranho, tem a sensação de estar
sendo perseguida e sofre alucinações (acha que está vendo ou ouvindo coisas).
Experiências com animais mostraram que eles morreram após um mês sem dormir.
Há dois tipos de sono: o sono
REM (rapid eye movements = movimentos rápidos do olho) e o sono não-REM. O sono
REM é aquele no qual acontecem os sonhos e corresponde a 25% do tempo em que
dormimos. O coração e a respiração ficam mais rápidos e o cérebro trabalha
bastante durante esse sono. No entanto, os músculos permanecem relaxados. O
sono REM tem relação direta com a memória. Por isso, é mais fácil memorizar
dados antes de dormir do que depois de acordar.
O sono não-REM ocupa 75% da
nossa noite e se divide em quatro estágios de profundidade. O estágio 1 é o
mais leve, e o 4, o mais pesado. O estágio 2 ocupa a metade do tempo em que
dormimos.
Geralmente, uma noite de sono
de um ser humano se inicia no sono não-REM, passa do estágio 1 até o 4 e depois
retorna ao estágio 2, para então entrar no sono REM. Essa sequência tende a se
repetir de cinco a seis vezes durante a noite.
O sono é importante para o
organismo descansar. Mas muitas pessoas têm problemas para dormir. Os
distúrbios do sono são divididos em três grupos: insônias, parassonias e
hipersonias. Em geral, a insônia (falta de sono) é provocada pela falta de ar.
Mas fatores emocionais (tristeza, preocupação, ansiedade etc.) também estão
ligados ao problema.
As parassonias são perturbações
do sono. As mais freqüentes são o sonilóquio (falar dormindo), pesadelos,
terror noturno (gritar e chorar dormindo), sonambulismo (agir inconscientemente
durante o sono), fazer xixi na cama e bruxismo (ranger os dentes enquanto
dorme). Já a hipersonia é o resultado de noite mal dormida. A pessoa fica com
muito sono durante o dia.
Para ter um sono saudável, não
durma além do necessário. Prolongar o sono pode prejudicar a noite seguinte.
Estabeleça horários regulares para dormir e acordar. Não pratique exercícios à
noite e mantenha a temperatura do quarto amena. Coma pouco antes de dormir,
pois o funcionamento do corpo é mais lento durante o sono. À noite, evite tomar
café, chás escuros e refrigerantes que contêm cafeína, substância que tira
nosso sono.
Adaptado do artigo originalmente publicado em Ciência Hoje das Crianças 53 escrito por Suely Roizenblatt e Letícia Lobo, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.
1 - O sono não-REM é dividido em quatro fases. Escreva o que acontece nas fases desse sono.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Explique com suas palavras
a importância do sono Rem.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Imagine que você estudou
durante toda a semana para as avaliações do bimestre, mas dormiu pouco durante
esse período. Sua aprendizagem será prejudicada por essas horas a menos de
sono? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Releia o último parágrafo e
escreva o que é preciso para termos um sono saudável.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – A que gênero pertence esse
texto?
( ) Relato de memória.
( ) Texto de informação científica.
( ) Crônica.
( ) Reportagem.
( ) História de ficção científica.
6 – Você achou importante saber
das informações contidas nesse texto? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ampliando o conhecimento por meio de uma pesquisa sobre
o assunto
Pesquisar em livros ou internet e registrar no caderno:
=> Quem dorme mais: as crianças ou os adultos? Justifique sua resposta.
=> Até que idade o ser humano tem necessidade de dormir durante o dia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário