domingo, 28 de junho de 2015

NOVA POSTAGEM

O homem que espalhou o deserto
Ignácio de Loyola Brandão

Quando menino, costumava apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal, cortando folhas das árvores. Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras. Um quintal enorme, que parecia uma chácara e onde o menino passava o dia cortando folhas. A mãe gostava, assim ele não ia para a rua, não andava em más companhias. E sempre que o menino apanhava o seu caminhão de madeira (naquele tempo, ainda não havia os caminhões de plástico, felizmente) e cruzava o portão, a mãe corria com a tesoura: tome, filhinho, venha brincar com as suas folhas. Ele voltava e cortava. As árvores levavam vantagem, porque eram imensas e o menino pequeno. O seu trabalho rendia pouco, apesar do dia-a-dia, constante, de manhã à noite.
Mas o menino cresceu, ganhou tesouras maiores. Parecia determinado, à medida que o tempo passava, a acabar com as folhas todas. Dominado por uma estranha impulsão, ele não queria ir à escola, não queria ir ao cinema, não tinha namoradas ou amigos. Apenas tesouras, das mais diversas qualidades e tipos. Dormia com elas no quarto. (...)
Só que, agora, ele era maior e as árvores começaram a perder. Ele demorou apenas uma semana para limpar a jabuticabeira. Quinze dias para a mangueira menor e vinte e cinco para a maior. Quarenta dias para o abacateiro que era imenso, tinha mais de cinquenta anos. E seis meses depois, quando concluiu, já a jabuticabeira tinha novas folhas e ele precisou recomeçar.
Certa noite, regressando do quintal agora silencioso, porque o desbastamento das árvores tinha afugentado pássaros e destruído ninhos, ele concluiu que de nada adiantaria podar as folhas. Elas se recomporiam sempre. É uma capacidade da natureza, morrer e reviver. Como o seu cérebro era diminuto, ele demorou meses para encontrar a solução: um machado.
Numa terça-feira, bem cedo, que não era de perder tempo, começou a derrubada do abacateiro. Levou dez dias, porque não estava habituado a manejar machados, as mãos calejaram, sangraram. Adquirida a prática, limpou o quintal e descansou aliviado.
Mas insatisfeito, porque agora passava os dias a olhar aquela desolação, ele saiu de machado em punho, para os arredores da cidade. Onde encontrava árvore, capões, matos atacava, limpava, deixava os montes de lenhas arrumadinhos para quem quisesse se servir. Os donos dos terrenos não se importavam, estavam em vias de vendê-los para fábricas ou imobiliárias e precisavam de tudo limpo mesmo.
E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com o seu instrumento. Onde quer que precisassem derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores. Importou tratores e máquinas especializadas do estrangeiro. Mandou assistentes fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira linha. E trabalhavam, derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, um machado, um aparelho eletrônico para arrasar.
E enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num deserto, terra calcinada. E então, o governo, para remediar, mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do deserto. E os homens mandaram plantar árvores. E enquanto as árvores eram plantadas, o homem do machado ensinava ao filho a sua profissão. 



1) Este texto se classifica em:

(    ) narrativo                   (    ) informativo               (    ) poético

2) O narrador participa da história:

(    ) Sim.               (    ) Não.

3) Quantos parágrafos há no texto?

(    ) 10 parágrafos.                          
(    ) 8 parágrafos.                                                               
(    ) 9 parágrafos.                          

4) Reescreve as frases, substituindo as palavras ou expressões destacadas pelos sinônimos do quadro:


exterior - espantado - pegar - insignificante - experientes
  


a) O desbastamento das árvores tinha afugentado os pássaros.
b) O seu cérebro era diminuto.
c) Chegaram máquinas do estrangeiro.
d) Eles voltaram peritos de primeira linha.
e) Costumava apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal. 

5) Escreva uma frase empregando o verbo apanhar em sentido diferente do que foi usado no texto. 
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6) Assinala as características do personagem principal:

(    ) compulsivo
(    ) alegre
(    ) obsessivo               
(    ) destruidor
(    ) amigo do meio ambiente      
(    ) de inteligência diminuta 


7 - O narrador diz que “naquele tempo, ainda não havia os caminhões de plástico, felizmente”. O que   ele quis dar a entender com a palavra felizmente

 (A) O narrador usa a palavra felizmente porque o plástico não é um material que polui muito.
(B) O narrador usa a palavra felizmente porque o plástico é um material que polui muito mais, demora a se decompor, prejudica o meio ambiente.
(c) Porque o plástico é um material que não demora a se decompor, prejudica o meio ambiente.
(D) Nenhuma das alternativas.



8 - O narrador afirma que o cérebro do personagem era diminuto e que ele demorou a encontrar uma solução. Que relação o autor pretende estabelecer entre a destruição da natureza e a inteligência? 

(A) Pessoas inteligentes constroem edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores.
(B) Pessoas inteligentes importam tratores e máquinas especializadas do estrangeiro para arrsar.
(C)       Pessoas inteligentes não destroem a natureza, pois sabem que precisamos dela.
(D)       Nenhuma das alternativas.

9 - Descreve o quintal antes e depois da ação do garoto, mostrando o contraste.

 A / antes
D/ depois

(    ) Sem árvores, sem plantas.
(    ) Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras.
(    ) O quintal ficou silencioso, porque o desbastamento das árvores tinha afugentado pássaros e destruído ninhos.
(   )  Era um quintal enorme, que parecia uma chácara.

10 - Releia o trecho que mostra como a mãe se comportava em relação às atitudes do filho.  Na  tua opinião, que influência teve a mãe na educação do menino? 
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11 - Que ensinamentos podemos tirar da leitura deste texto? 
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12 - Existe relação entre o texto e a realidade em que vivemos?
Explica. 
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13 - Observe a frase: As árvores eram imensas, e o menino pequeno. 

a) Que palavras indicam contraste, isto é, têm sentido oposto? 

(  A) ) imensas, pequeno.
(B) ) imensas, grandes.
(C) ) imensas, enormes.
(D) Nenhuma das alternativas.


14 -  Agora, escreve palavras que indiquem ideias contrárias às seguintes:
 
"...afugentando pássaros": _________________________________
"...destruindo ninhos": _________________________________
"...as árvores levavam vantagem": __________________________


Produção de Texto

Produza  um  texto oposto a esse, ou seja, que traga uma mensagem positiva sobre o homem e o meio ambiente.

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Respostas: 

1- Narrativo
2- Não participa.
3- 8 parágrafos
4- a) O desbastamento das árvores tinha espantado os pássaros.
b) O seu cérebro era insignificante.
c) Chegaram máquinas do exterior.
d) Eles voltaram experientes.
e) Costumava pegar a tesoura da mãe e ia para o quintal.
5- Reposta pessoal.
6- compulsivo, obsessivo, destruidor, de inteligência diminuta 
7-  B
8 – C
9 – D, A, D, A.
10 – Pessoal.
11 – Pessoal.
12 – Pessoal.
13 – A
14 –  Atraindo, construindo, desvantagem.



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