Interpretação de texto (crônica)
N0me;
_______________________________ 5º ano _____
Chatear e encher
Um amigo meu me ensina a diferença entre
“chatear” e “encher”.
Chatear é assim:
Você telefona para um escritório qualquer na
cidade.
– Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
– Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
– O Valdemar, por obséquio.
– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum
Valdemar.
– Mas não é do número tal?
– É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
– Por favor, o Valdemar já chegou?
– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse
que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou
aqui?
– Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
– Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
– Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo
menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença da
datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere
passar mais dez minutos, faça nova ligação:
– Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o
Valdemar. Alguém telefonou para mim?
CAMPOS, Paulo Mendes.
1
- O que acontece nas conversas que
provocam a impaciência de quem atende o telefone?
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2
- Quais são as dicas dadas no texto para
chatear quem atende o telefone?
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3
- Quando a situação descrita deixa de
chatear e passa a encher quem atende, segundo o narrador?
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4
- A situação descreve um trote por
telefone. Explique com suas palavras o que é um trote.
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5
- Releia este trecho.
O
outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
-
Por que as coisas ditas por quem recebe o trote são impublicáveis?
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-
Onde não poderiam ser publicadas?
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-
O que a pessoa que recebia o trote estava sentindo naquele momento
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6
- No início da conversa pelo telefone as
repostas de quem atende são educadas. No decorrer das ligações essa relação se
mantém ou se modifica? Por quê?
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7
- Cite um dos recursos que aparecem
nessa crônica para provocar humor.
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8
- Você já recebeu um trote ou conhece
alguém que recebeu? Você acha essa história possível de acontecer no dia a dia?
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9
- Assinale as alternativas que melhor
explicam as características de uma crônica.
(
) O cenário onde os acontecimentos se desenvolvem são espaços familiares aos
personagens.
(
) O humor é uma característica marcante.
(
) Os acontecimentos não se referem a fatos comuns ao dia a dia das pessoas.
(
) Os personagens são seres humanos normais como qualquer um de nós.
(
) As crônicas narram fatos comuns ao dia a dia.
10 - O texto lido contém muitos diálogos, o que
é comum ocorrer nas crônicas. Porém, também é possível que o narrador descreva
as conversas e o as ações que quer contar. Transforme o diálogo abaixo somente
usando narrador.
–
Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
–
Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí
a alguns minutos você liga de novo:
–
O Valdemar, por obséquio.
–
Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
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Produção
de texto
1 - Escolha uma situação do seu dia a dia que
tenha sido estranha ou engraçada e escreva uma crônica, contando como tudo
aconteceu.
Siga
o roteiro:
-
Pense nas personagens, ou seja, nas pessoas do seu dia a dia que farão parte da
sua história.
-
Pense em um cenário atual, de preferência urbano.
-
Escolha um fato simples, mas que tenha sido engraçado. Lembre-se: o
acontecimento que você presenciou é apenas uma inspiração. Você pode inventar
alguns trechos e exagerar em outros para deixar o texto com mais humor.
2.
Escreva sua crônica e depois revise a pontuação, prestando atenção na forma de
organizar os diálogos.
se
uma coisa e eu fiquei pensando.(3ª pessoa do singular, tempo presente)
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A outra noite
Outro dia fui a São Paulo e
resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui.
Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e
contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua
cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima,
enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do
carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:
– O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir
sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa
noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.
– Mas, que coisa. . .
Ele chegou a pôr a cabeça fora do
carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais
lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
– Ora, sim senhor. . .
E, quando saltei e paguei a
corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao
senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um
presente de rei.
(BRAGA, Rubem. A outra noite. In: PARA
gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 1979.
Após ler o texto, assinale a alternativa correta
nas questões 1 e 3 e responda as demais:
1 - Como era a noite vista pelo taxista e pelo
amigo do narrador?
( ) calor e
chuva ( )
vento e
chuva
( ) luar
lindo ( )
lua cheia
2 - Como era a noite para o narrador?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
3 - Considerando a maneira como é narrada, a reação
do taxista (no final), pode-se inferir que ele ficou:
( ) sensibilizado com a
conversa
( ) curioso por mais informações.
( ) agradecido com o
presente.
( ) desconfiado com o pagamento
4 - A outra
noite a que o título se refere seria a vista somente pelo narrador ou aquela
que o taxista e seu amigo enxergavam?
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5 - O que faz com que diferentes personagens
vejam diferente noites?
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6 - Que fato
do cotidiano a crônica que você leu explora?
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7 - Nesse
texto, o narrador é personagem? Justifique sua resposta copiando um trecho do
texto.
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Gabarito
1.(X ) vento e chuva
2. Um luar lindo, e as nuvens lá de cima eram alvas, uma paisagem irreal.
3. ( X) sensibilizado com a conversa
4. Vista pelo narrador
5. Cada pessoa tem seu ponto de vista, de acordo com sua visão de mundo.
6. Uma conversa banal sobre o tempo durante uma corrida de táxi.
7. Sim, é personagem, indicado pelo uso da 1ª pessoa:
“Outro dia fui a São Paulo...”
...”meu amigo”
“E, quando saltei...”
1.(X ) vento e chuva
2. Um luar lindo, e as nuvens lá de cima eram alvas, uma paisagem irreal.
3. ( X) sensibilizado com a conversa
4. Vista pelo narrador
5. Cada pessoa tem seu ponto de vista, de acordo com sua visão de mundo.
6. Uma conversa banal sobre o tempo durante uma corrida de táxi.
7. Sim, é personagem, indicado pelo uso da 1ª pessoa:
“Outro dia fui a São Paulo...”
...”meu amigo”
“E, quando saltei...”
Domingão
Márcia Paganini
Cavéquia
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas,
no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
- E aí, cara? Vamos no cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
1) Você conseguiu entender o texto acima?
2) Em sua opinião todas as pessoas que lerem o texto conseguirão compreendê-lo? Por quê?
3) Você saberia explicar o significado de cada uma das gírias do texto acima? Vamos tentar?
4) Agora, depois de tentar descobrir o significado das gírias, reescreva o texto de acordo com suas sugestões.
- E aí, cara? Vamos no cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
1) Você conseguiu entender o texto acima?
2) Em sua opinião todas as pessoas que lerem o texto conseguirão compreendê-lo? Por quê?
3) Você saberia explicar o significado de cada uma das gírias do texto acima? Vamos tentar?
4) Agora, depois de tentar descobrir o significado das gírias, reescreva o texto de acordo com suas sugestões.
Um jogo que é uma vergonha
Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece
num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida
e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro
fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então
esfregando o braço arrepiado de frio.
Times iguais.
Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as
crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros
que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque
pode.
Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois
times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro
lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e
escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai
mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.
Fernando Bonassi
Fonte: (In Vida da gente –
crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.
1 - O texto “1 jogo que é uma vergonha” é uma
crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de
fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever,
que objetivo tem em relação ao leitor?
( ) que aceite suas ideias.
( ) que rejeite suas ideias.
( ) que reflita sobre o assunto.
( )
que se divirta com o assunto.
2 - O trecho: “Num time, os jogadores
têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam
descalços e só de calção”.
Significa que:
( ) um time
toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
( ) um time
têm tênis e o outro time tem camisa.
( ) um time
é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal
equipados.
( ) um time
tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa
comprida.
3 - Esta crônica,
de fato, compara:
( ) a vida
de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e
casa.
( ) vida de
crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
( )
crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
( )
crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.
4 - Quando o autor diz:
“nós que temos escola e casa”
e “isto não quer
dizer que a gente não possa fazer
nada”,
As palavras “nós” e “a
gente” ocupam o lugar:
( ) do
autor e de todos os leitores.
( )
dos leitores que são conhecidos do autor.
( )
dos ricos.
( ) do
leitor.
5 - De acordo com o autor da crônica, diante da
situação que é discutida:
( ) “a
gente” não pode fazer nada.
( ) “a
gente” pode fazer uma aposta.
( ) “a
gente” pode jogar.
(
) “a gente” pode jogar um jogo justo.
6 - Quando o autor
fala sobre “jogo justo”, ele quer
dizer que:
( ) as
pessoas podem jogar mesmo sem saber.
( ) as
pessoas justas às vezes perdem.
( ) as
pessoas jogam um jogo besta.;
( ) as
pessoas podem ajudar a fazer justiça.
7 - O tema central da crônica é:
( )
desigualdade.
( )
miséria.
( )
futebol.
( )
crianças de rua.
Leia o texto com muita atenção para responder as
questões de 1 a 12.
OS NAMORADOS DA FILHA
Quando a filha adolescente anunciou que ia
dormir com o namorado, o pai não disse nada. Não a recriminou, não lembrou os
rígidos padrões morais de sua juventude. Homem avançado, esperava
que aquilo acontecesse um dia. Só não esperava que acontecesse tão cedo.
Mas tinha uma exigência, além das clássicas
recomendações. A moça podia dormir com o namorado:
─ Mas aqui em casa.
Ela, por sua vez, não protestou. Até ficou
contente. Aquilo resultava em inesperada comodidade. Vida amorosa em domicílio,
o que mais podia desejar? Perfeito.
O namorado não se mostrou menos satisfeito.
Entre outras razões, porque passaria a partilhar o abundante café da manhã da
família. Aliás, seu apetite era espantoso: diante do olhar assombrado e
melancólico do dono da casa, devorava toneladas do melhor requeijão, do mais
fino presunto, tudo regado a litros de suco de laranja.
Um dia, o namorado sumiu. Brigamos, disse a
filha, mas já estou saindo com outro. O pai pediu que ela trouxesse o rapaz.
Veio, e era muito parecido com o anterior: magro, cabeludo, com apetite
descomunal.
Breve, o homem descobriria que constância não
era uma característica fundamental de sua filha. Os namorados começaram a se
suceder em ritmo acelerado. Cada manhã de domingo, era uma nova surpresa: este
é o Rodrigo, este é o James, este é o Tato, este é o Cabeça. Lá pelas tantas,
ele desistiu de memorizar nomes ou mesmo fisionomias. Se estava na mesa do café
da manhã, era namorado. Às vezes, também acontecia ─ ah, essa próstata, essa
próstata ─ que ele levantava à noite para ir ao banheiro e cruzava com um dos
galãs no corredor. Encontro insólito, mas os cumprimentos eram sempre gentis.
Uma noite, acordou, como de costume, e, no
corredor, deu de cara com um rapaz que o olhou apavorado. Tranquilizou-o:
─ Eu sou o pai da Melissa. Não se preocupe, fique à vontade. Faça de conta que a casa é sua.
─ Eu sou o pai da Melissa. Não se preocupe, fique à vontade. Faça de conta que a casa é sua.
E foi deitar.
Na manhã seguinte, a filha desceu para tomar
café. Sozinha.
─ E o rapaz? ─ perguntou o pai.
─ Que rapaz? ─ disse ela.
Algo lhe ocorreu, e ele, nervoso, pôs-se de
imediato a checar a casa. Faltava o CD player, faltava a máquina fotográfica,
faltava a impressora do computador. O namorado não era namorado. Paixão poderia
nutrir, mas era pela propriedade alheia.
Um único consolo restou ao perplexo pai:
aquele, pelo menos, não fizera estrago no café da manhã.
Moacyr Scliar (Crônica extraída da Revista Zero Hora, 26/4/1998, e contida no livro Boa Companhia: crônicas, organizado por Humberto Werneck, São Paulo: Companhia das Letras, 2006, 2. reimpressão, pp. 205-6.)
1 - No texto,
procure uma palavra que possa substituir os termos grifados nas frases abaixo
sem alterar o sentido.
a)
“Não a censurou, não lembrou os rígidos padrões morais de sua
juventude.” ________________________
b) “Encontro inusitado, mas os cumprimentos eram sempre gentis.”
________________________________
2 - Qual é o tipo
de crônica escrita por Moacyr Scliar?
(a)
narrativa (b)
reflexiva
(c) lírica (d) crônica-ensaio
3 - Essa crônica
contém elementos predominantemente narrativos. Agora localize no texto cada um
desses elementos.
a) Situação
inicial __________________________________
b) Conflito
________________________________________
c) Clímax
_________________________________________
d) Desfecho _______________________________________
4 - Quais são os personagens desse texto?
5 - Qual o cenário onde a história acontece?
6 - Como podemos classificar o tempo? Cronológico ou psicológico?
7 - Como se apresenta o narrador e o foco narrativo nessa
crônica?
8 - Por que o pai da jovem era realmente um homem avançado?
9 - Qual é o tema retratado nessa crônica?
10 - Como podemos classificar o tipo de discurso?
11 - Qual o objetivo desse texto?
12 - Qual é sua opinião a respeito
do comportamento da adolescente do texto?
Relembrando
TIPOS DE CRÔNICA
1- Crônica
narrativa
Conta episódios cativantes
cuja trama envolve muita ação, poucas personagens e um desfecho imprevisível.
Esse tipo de crônica pode apresentar teor anedótico, crítico ou lírico.
2- Crônica lírica
ou poética
Apresenta uma
linguagem poética e metafórica. Nela predominam emoções, os sentimentos
(paixão, nostalgia, saudades), traduzidos numa atitude poética.
3-Crônica
reflexiva
O autor tece
reflexões filosóficas, isto é, analisa os mais variados assuntos do cotidiano
através de impressões e inferências.
4- Crônica
metalinguística
É a crônica que
fala do próprio ato de escrever, o fazer literário, o ato da criação.
5-Crônica
humorística
São sátiras da
vida em sociedade, ampliando seus problemas de forma caricatural
para reduzi-los ao
humor.
6- Crônica
Dissertativa
Opinião explícita,
com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais"
(em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil",
seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o
corpo"). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural
7- Crônica
Descritiva
É o tipo de
crônica que explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço.
Preciso como uma fotografia ou dinâmico como um filme.
8- Crônica
Jornalística
É a crônica que
apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos. Pode ser policial,
esportiva ou política.
9- Crônica
Histórica
É a crônica
baseada em fatos reais ou fatos históricos.
10- Crônica
narrativo-descritiva
Quando um texto
alterna momentos narrativos com flagrantes descritivos, temos uma abordagem
narrativo- descritiva. Dessa forma, as ações detêm-se para que o leitor
visualize, mentalmente, as imagens que a sensibilidade do autor registra com
palavras. O que se observa no texto assim qualificado é a predominância da
sucessão de ações sobre as inserções descritivas.
11-
Crônica-comentário
Cercando-se de
impressões críticas, com ironia, sarcasmo ou humor, a crônica-comentário
resulta num texto cujo ponto forte são as interpretações do autor sobre um
determinado assunto, numa visão quase jornalística.
12- Crônica-ensaio
Apesar de ser
escrita em linguagem literária, ter uma veia humorística e valer-se inclusive
da ficção, este tipo de crônica apresenta uma visão abertamente crítica da
realidade cultural e ideológica de sua época, servindo para mostrar o que autor
quer ou não quer de seu país. Aproxima-se do ensaio, do qual guarda o aspecto
argumentativo.
O HOMEM NU
A crônica que você
vai ler, de Fernando Sabino, foi retirada de uma coletânea do autor. Como você
já viu, crônicas são textos curtos que tratam de fatos cotidianos, escritos em
linguagem leve e descontraída.
O Homem Nu
Fernando Sabino
Ao acordar, disse para a mulher:
— Escuta, minha filha: hoje é dia de
pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa.
Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.
— Explique isso ao homem — ponderou a
mulher.
— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir
rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto
aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa
ele bater até cansar — amanhã eu pago.
Pouco depois, tendo despido o pijama,
dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas a mulher já se trancara lá
dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café. Pôs a água a ferver e abriu
a porta de serviço para apanhar o pão. Como estivesse completamente nu,
olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois
passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito.
Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém,
tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo
vento.
Aterrorizado, precipitou-se até a
campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor.
Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas
ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão.
Bateu com o nó dos dedos:
— Maria! Abre aí, Maria. Sou eu —
chamou, em voz baixa.
Quanto mais batia, mais silêncio fazia
lá dentro.
Enquanto isso, ouvia lá embaixo a
porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir lentamente os andares...
Desta vez, era o homem da televisão!
Não era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou
que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a
segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão:
— Maria, por favor! Sou eu!
Desta vez não teve tempo de insistir:
ouviu passos na escada, lentos, regulares, vindos lá de baixo... Tomado de
pânico, olhou ao redor, fazendo uma pirueta, e assim despido, embrulho na mão,
parecia executar um ballet grotesco e mal ensaiado. Os passos na escada se
aproximavam, e ele sem onde se esconder. Correu para o elevador, apertou o
botão. Foi o tempo de abrir a porta e entrar, e a empregada passava, vagarosa, encetando a subida de mais um lanço de escada.
Ele respirou aliviado, enxugando o suor da testa com o embrulho do pão.
Mas eis que a porta interna do
elevador se fecha e ele começa a descer.
— Ah, isso é que não! — fez o
homem nu, sobressaltado.
E agora? Alguém lá embaixo abriria a
porta do elevador e daria com ele ali, em pelo,
podia mesmo ser algum vizinho conhecido... Percebeu, desorientado, que estava
sendo levado cada vez para mais longe de seu apartamento, começava a viver um
verdadeiro pesadelo de Kafka,
instaurava-se naquele momento o mais autêntico e desvairado Regime do Terror!
— Isso é que não — repetiu, furioso.
Agarrou-se à porta do elevador e
abriu-a com força entre os andares, obrigando-o a parar. Respirou fundo,
fechando os olhos, para ter a momentânea ilusão de que sonhava. Depois
experimentou apertar o botão do seu andar. Lá embaixo continuavam a chamar o
elevador. Antes de mais nada: "Emergência: parar". Muito bem. E
agora? Iria subir ou descer? Com cautela desligou a parada de emergência,
largou a porta, enquanto insistia em fazer o elevador subir. O elevador subiu.
— Maria! Abre esta porta! — gritava,
desta vez esmurrando a porta, já sem nenhuma cautela. Ouviu que outra porta se
abria atrás de si.
Voltou-se, acuado, apoiando o traseiro
no batente e tentando inutilmente cobrir-se com o embrulho de pão. Era a velha
do apartamento vizinho:
— Bom dia, minha senhora — disse ele,
confuso. — Imagine que eu...
A velha, estarrecida, atirou os braços para
cima, soltou um grito:
— Valha-me Deus! O padeiro está nu!
E correu ao telefone para chamar a radiopatrulha:
— Tem um homem pelado aqui na porta!
Outros vizinhos, ouvindo a gritaria,
vieram ver o que se passava:
— É um tarado!
— Olha, que horror!
— Não olha não! Já pra dentro, minha
filha!
Maria, a esposa do infeliz, abriu
finalmente a porta para ver o que era. Ele entrou como um foguete e vestiu-se
precipitadamente, sem nem se lembrar do banho. Poucos minutos depois, restabelecida
a calma lá fora, bateram na porta.
— Deve ser a polícia — disse ele,
ainda ofegante, indo abrir.
Não era: era o cobrador da televisão.
Esta é uma das crônicas mais famosas do grande escritor mineiro Fernando Sabino. Extraída do livro de mesmo nome, Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 65
Glossário
Vigarice: Ato
de trapaça; fraude.
Lanço: Parte
de uma escada entre dois patamares sucessivos; o mesmo que lance.
Grotesco: Ridículo,
extravagante.
Encetar: Iniciar,
começar.
Em pelo: Nu,
pelado.
Pesadelo de Kafka:
Referência ao escritor checo Franz Kafka, que criou histórias fantásticas com
toques de terror e situações incomuns. Muitas vezes, seus personagens se
sentiam assustados e em agonia, como se vivessem um pesadelo.
Regime do Terror. Referência ao período da Revolução Francesa compreendido entre 31 de maio de 1793 e 27 de julho de 1794, em que milhares de pessoas foram executadas na guilhotina por se oporemao governo e
às ideias de Maximilien de Robespierre.
Estarrecida. Espantada,
horrorizada, perplexa.
Radiopatrulha.
Veículo da polícia, equipado com rádio.
Compreensão do texto e análise da organização do
enredo
1 - O título da crônica é O homem nu. Que outro título você
poderia atribuir ao assunto do texto?
2 - O texto foi escrito no início da década de
1960. Que fatos ou situações nos permite concluir que a história não se passa
nos dias de hoje?
3 - Por que o homem ficou nu?
4 - Por que a mulher não abriu a porta do
apartamento quando a campainha tocou?
5 - No quarto parágrafo do texto, o homem afirma:
— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de
vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações.
Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para
ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele
bater até cansar — amanhã eu pago.
A atitude dele
está de acordo com sua afirmação? Por quê?
6 - Por que a vizinha gritou que o padeiro
estava nu?
7 - No final da história, o homem teve de encarar
o cobrador da televisão. Escreva uma possível desculpa que ele poderia dar para
não pagar a prestação.
8 - Responda a estas perguntas sobre o
texto “O homem nu.”
a) Qual
era o desejo do homem nu ao se ver trancado fora de casa?
b) O que
o impedia de realizar esse desejo?
9 - Assinale a alternativa que expressa o
principal conflito do protagonista, isto é, do personagem mais importante de “O homem nu”.
LEMBRETE
A oposição entre o desejo e o
que impede sua realização chama-se conflito.
Pode ser um choque
de interesses, de opiniões, de comportamento entre dois ou mais personagens, ou
de um personagem
com a natureza, ou até de um personagem consigo mesmo. É por meio do conflito
que se estrutura o
enredo de uma narrativa.
( )O
marido quer tomar banho, mas a mulher já se trancou no banheiro.
( )O cobrador virá receber a prestação,
mas o devedor está sem dinheiro.
( )O homem nu está do lado de fora do
apartamento e não consegue entrar em casa.
( )O elevador começa a subir e o homem
nu pensa que é o cobrador.
O momento da narrativa
em que a sequência de acontecimentos atinge
o mais alto grau de tensão chama-se clímax.
1 - Qual é o momento de mais tensão, de
mais nervosismo no texto?
2. De acordo com o texto escreva com suas palavras os elementos do
enredo de “O homem nu”.
a) Conflito inicial
O homem não tem dinheiro para pagar a prestação da
tv e não quer atender o cobrador.
b) Tentativa
de solução do conflito inicial
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Conflito
2
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Clímax
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Situação
final
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - Numere
as ações, mostrando a sequência dos acontecimentos.
a. A porta do apartamento se fecha, deixando o homem para fora. ( )
b. O marido pega o embrulho do pão. ( )
c. O marido põe a água para esquentar.
( )
d. O marido entra no elevador e aperta o botão de emergência. ( )
e. A mulher vai para o banho. ( )
f. A mulher abre a porta. ( )
g. O homem e a mulher decidem fingir que não estão em casa. ( )
h. A mulher desliga o chuveiro. ( )
i. O elevador começa a subir. ( )
j. O marido tira a roupa para tomar banho.
( )
k. O marido toca a campainha do apartamento. ( )
l. O cobrador da televisão bate à porta. ( )
m. O marido grita e esmurra a porta, alertando
os vizinhos. ( )
13 - Em vários momentos, o autor criou suspense no texto. Localize dois
trechos em que isso ocorre e cite os números dos parágrafos correspondentes.
14 - Retire do texto “O homem nu” três palavras ou expressões que
marcam o tempo na narrativa.
15 - Releia esta frase do texto e faça o que se pede.
Como estivesse completamente nu,
olhou com cautela para um lado e para outro (...)
a) Assinale
a alternativa que explica o sentido do trecho sublinhado.
( ) Expressa uma consequência.
( ) Indica
uma causa.
( ) Estabelece uma comparação.
b) Reescreva essa mesma frase,
substituindo a palavra como por outra palavra ou expressão de sentido
equivalente. Faça as alterações necessárias.
Crônica: Mila
Carlos
Heitor Cony
Era pouco maior do que minha mão: por isso eu precisei das duas para segurá-la, 13 anos atrás. E, como eu não tinha muito jeito, encostei-a ao peito para que ela não caísse, simples apoio nessa primeira vez. Gostei desse calor e acredito que ela também. Dias depois, quando abriu os olhinhos, olhou-me fundamente: escolheu-me para dono. Pior: me aceitou.
Foram
13 anos de chamego e encanto. Dormimos muitas noites juntos, a patinha dela em
cima do meu ombro. Tinha medo de vento. O que fazer contra o vento?
Amá-la — foi a resposta e também acredito que ela entendeu isso. Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam. E também contra aqueles que não aceitam os que se amam. Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza.
Tendo-a ao meu lado, eu perdi o medo do mundo e do vento. E ela teve uma ninhada de nove filhotes, escolhi uma de suas filhinhas e nossa dupla ficou mais dupla porque passamos a ser três. E passeávamos pela Lagoa, com a idade ela adquiriu "fumos fidalgos'; como o Dom Casmurro, de Machado de Assis. Era uma lady, uma rainha de Sabá numa liteira inundada de sol e transportada por súditos imaginários.
No sábado, olhando-me nos olhos, com seus olhinhos cor de mel, bonita como nunca, mais que amada de todas, deixou que eu a beijasse chorando. Talvez ela tenha compreendido. Bem maior do que minha mão, bem maior do que o meu peito, levei-a até o fim.
Eu me considerava um profissional decente. Até semana passada, houvesse o que houvesse, procurava cumprir o dever dentro de minhas limitações. Não foi possível chegar ao gabinete onde, quietinha, deitada a meus pés, esperava que eu acabasse a crônica para ficar com ela.
Até o último momento, olhou para mim, me escolhendo e me aceitando. Levei-a, em meus braços, apoiada em meu peito. Apertei-a com força, sabendo que ela seria maior do que a saudade.
Amá-la — foi a resposta e também acredito que ela entendeu isso. Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam. E também contra aqueles que não aceitam os que se amam. Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza.
Tendo-a ao meu lado, eu perdi o medo do mundo e do vento. E ela teve uma ninhada de nove filhotes, escolhi uma de suas filhinhas e nossa dupla ficou mais dupla porque passamos a ser três. E passeávamos pela Lagoa, com a idade ela adquiriu "fumos fidalgos'; como o Dom Casmurro, de Machado de Assis. Era uma lady, uma rainha de Sabá numa liteira inundada de sol e transportada por súditos imaginários.
No sábado, olhando-me nos olhos, com seus olhinhos cor de mel, bonita como nunca, mais que amada de todas, deixou que eu a beijasse chorando. Talvez ela tenha compreendido. Bem maior do que minha mão, bem maior do que o meu peito, levei-a até o fim.
Eu me considerava um profissional decente. Até semana passada, houvesse o que houvesse, procurava cumprir o dever dentro de minhas limitações. Não foi possível chegar ao gabinete onde, quietinha, deitada a meus pés, esperava que eu acabasse a crônica para ficar com ela.
Até o último momento, olhou para mim, me escolhendo e me aceitando. Levei-a, em meus braços, apoiada em meu peito. Apertei-a com força, sabendo que ela seria maior do que a saudade.
1) Nesse texto, o cronista revela o enorme sentimento de amor entre ele e seu cão, do momento da adoção até o dia em que o levou para o sacrifício.
a) Que trecho do texto revela o primeiro e o último contato entre o cronista e seu cão?
b) Você já viveu ou vivencia experiência semelhante?
2) Com que propósito, na sua opinião, o cronista publicou essa história em um jornal?
3) É comum a ideia de que são as pessoas que escolhem os seus animais de estimação. Segundo o cronista, no momento da adoção foi Mila que o escolheu como dono.
a) Por que você acha que o cronista inverteu essa ideia?
b) Em que outro momento o cronista confirma essa idéia?
4) Leia os versos a seguir. A partir da ideia ou imagem que transmitem, estabeleça uma associação com alguma situação narrada na crônica de Cony.
Observação: para cada estrofe faça uma associação com a situação do texto, isto é, terá três associações.
a) "A estrela cadente
me caiu
ainda quente
na palma da mão.
[...]"
(Paulo Leminski)
b) "O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão...
Dorme, ruazinha... Não há nada..."
(Mário Quintana)
c) "Aquilo que ontem cantava
já não canta.
Morreu de uma flor na boca:
Não do espinho na garganta."
c) "Aquilo que ontem cantava
já não canta.
Morreu de uma flor na boca:
Não do espinho na garganta."
(Cecília
Meirelles)
5) Localize, na crônica, expressões que caracterizam:
5) Localize, na crônica, expressões que caracterizam:
a) o narrador como carinhoso e amigo.
b) Mila como pequena e carinhosa.
Leia o texto e depois responda as questões.
Leia o texto, e em seguida responda as questões de
1 a 10.
Química da Digestão
Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações químicas que acontecem nas nossas células.
Podemos nos comparar a uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Vivemos fazendo e refazendo os materiais de nossas células. Quando andamos, cantamos, pensamos, trabalhamos ou brincamos, estamos consumindo energia química gerada pelo nosso próprio organismo. E o nosso combustível vem dos alimentos que comemos.
No motor do carro, por exemplo, a gasolina ou o álcool misturam-se com o
ar, produzindo uma combustão, que é uma reação química entre o combustível e o
oxigênio do ar. Do mesmo modo, nas células do nosso organismo, os alimentos
reagem com o oxigênio para produzir energia. No nosso corpo, os organismos são
transformados nos seus componentes mais simples, equivalentes à gasolina ou ao
álcool, e, portanto, mais fáceis de queimar.
O processo se faz através de um grande número de reações químicas que começam a
se produzir na boca, seguem no estômago e acabam nos intestinos. As substâncias
presentes nesses alimentos são decompostas pelos fermentos digestivos e se
transformam em substâncias orgânicas mais simples. Daí esses componentes são
transportados pelo sangue até as células. Tudo isso também consome energia.
A energia necessária para todas essas transformações é produzida pela
reação química entre esses componentes mais simples, que são o nosso combustível
e o oxigênio do ar. Essa é uma verdadeira combustão, mas uma combustão sem
chamas, que se faz dentro de pequenas formações que existem nas células, as
mitocôndrias, que são nossas verdadeiras usinas de energia.
1 - O texto afirma
que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque
(a) reage quimicamente pela combustão.
(b) move-se a base de gasolina ou álcool.
(c) produz energia a partir dos alimentos.
(d) utiliza oxigênio como combustível.
2 - “Tudo isso também consome energia” (4º parágrafo ). No trecho, a expressão em destaque se refere a
(a) fermentos digestivos..
(b) combustíveis.
(c) reações químicas.
(d) usinas de energia.
3 – Depois de processadas pelos fermentos digestivos, as substâncias são levadas para
(a) a boca.
(b) as células.
(c) o estômago.
(d) os intestinos.
4 - As mitocôndrias são essenciais para o funcionamento do nosso corpo porque são responsáveis por
(b) as células.
(c) o estômago.
(d) os intestinos.
4 - As mitocôndrias são essenciais para o funcionamento do nosso corpo porque são responsáveis por
(a) digerir os alimentos.
(b) produzir energia.
(c) renovar as células.
(d) transportar o oxigênio.
5 - Este texto pode ser considerado um artigo de divulgação científica porque apresenta:
(b) produzir energia.
(c) renovar as células.
(d) transportar o oxigênio.
5 - Este texto pode ser considerado um artigo de divulgação científica porque apresenta:
(a) explicação detalhada sobre um acontecimento recente.
(b) expressões coloquiais para exemplificar o processo da digestão.
(c) linguagem figurada para descrever o processo de combustão.
(d) uma explicação muito complexa.
6 – O texto trata
(a) da constituição do aparelho digestivo.
(b) da digestão como fonte de energia.
c) dos cuidados para uma boa alimentação.
d) dos elementos que compõem o corpo humano.
ORDENANDO PARÁGRAFOS
Nossas Cidades
Enjaulados, enquanto não fizermos desse zoológico um jardim mais verde,
mais limpo, mais saudável, menos neurótico, a única solução é sairmos de vez em
quando para respirar ar puro, beber água de verdade, ouvir o silêncio, sentir
os cheiros da vida e reconquistar a tranquilidade perdida.
-----------------------------------------------------------------------------
Você, por exemplo, respira de 20 mil a 30 mil vezes por dia, inspirando
de cada vez mais ou menos meio litro de ar. Cerca de 30% desse ar enche 350
milhões de minúsculos compartimentos no pulmão, onde o sangue troca o venenoso
dióxido de carbono por oxigênio, sem o qual a vida é impossível. Nas grandes
cidades, o ar contém centenas de toxinas que prejudicam o desenvolvimento
normal das células. Os gases que escapam dos veículos a gasolina, por exemplo,
impedem a perfeita oxigenação do sangue e provocam alergias, doenças do coração
e câncer. O monóxido de carbono é assimilado pelos glóbulos vermelhos 200 vezes
mais depressa que o oxigênio. E o chumbo, derivado do tetraetileno de chumbo, é
prejudicial acima de 100 milionésimos de grama por metro cúbico de ar,
concentração que já existe em qualquer cidade de tamanho médio no Brasil.
----------------------------------------------------------------------------
Nossas cidades não são uma selva de asfalto e concreto; são enormes
zoológicos humanos, onde vivemos em condições que não são naturais para a nossa
espécie e onde corremos perigo também de enlouquecer de tensão, de adoecermos
de civilização, pelo nariz, pela boca, pelos ouvidos.
--------------------------------------------------------------------------------
É a água que bebemos? Os rios, principal fonte de água potável, são
usados como canais de esgoto e despejo. A vida animal, na maior parte dos rios
que abastecem as grandes cidades, já não existe, porque a vida é impossível,
não está para peixe. Esse líquido clorado, recuperado, da nossa era higiênica
tem pouca coisa a ver com a água potável, de nascente, digna de peixe e de
homem. Estações de tratamento, filtros, toda a química disponível não consegue
esconder que estamos bebendo um líquido que supre as nossas necessidades
vitais, mas que é chamado água apenas por hábito.
---------------------------------------------------------------------------------
Dor de cabeça, fadiga excessiva, nervosismo, distúrbios de equilíbrio,
afecções cardíacas e vasculares, anemias, úlceras de estômago, distúrbios
gastrintestinais, neuroses, distúrbios glandulares, curtos-circuitos nervosos,
tudo isso pode ser provocado pelo barulho das grandes cidades. E nem é preciso
que seja barulho excessivo, porque, na maior parte das vezes, ele já é incomodo
e contínuo.
--------------------------------------------------------------------------------
Além disso, estamos ficando surdos. Em cada cem cariocas (ou paulistas,
ou gaúchos), dez têm problemas de audição e cinco foram vítimas da poluição
sonora. Hoje em dia há duas vezes mais pessoas surdas do que há dez anos, e a
gente da cidade só ouve a partir de 36 decibéis, 10 na melhor hipótese,
enquanto o homem do campo ouve ruídos de até 1 decibel.
(LOBO, L. Turismo em foco. Ano IV, n. 19. p.19)
VOCABULÁRIO
Afecção – doença.
Anemia –
diminuição de hemoglobina do sangue, fraqueza, debilidade.
Decibel – unidade
de medida da intensidade do som.
Dióxido de carbono
– substância tóxica derivada do carbono.
Inspirar – fazer o
ar entrar nos pulmões; oferecer uma base, um fundamento; criar disposição para
determinada ação.
Monóxido de
carbono – substância tóxica derivada do carbono.
Tensão – corrente
elétrica; esticamento; rigidez; estado de ansiedade ou angústia, estresse.
Tetraetileno de
chumbo – substância tóxica derivada do chumbo.
Toxina –
substância tóxica segregada por seres vivos.
1 - O texto “Nossas
cidades” apresenta os parágrafos desordenados, isto é, fora da ordem em
que foram escritos pelo jornalista Luís Lobo. Recorte os parágrafos e
ordene-os, de forma que o texto tenha sentido.
2 - O uso do parágrafo. A maioria dos textos é
estruturado em parágrafos. Você sabe o que são parágrafos? E qual a sua função
em um texto? Os parágrafos dividem o texto em partes e servem para organizá-lo,
mostrando a mudança de assunto dentro do mesmo. Cada parágrafo começa afastado
da margem, é iniciado com letra maiúscula, termina com um sinal de pontuação
adequado para o tipo de frase que foi escrita. Agora que você já sabe o que é
um parágrafo, indique abaixo a ideia central de cada um deles.
a) 1º parágrafo:
_____________________________
b) 2º parágrafo:______________________________
c) 3º parágrafo:______________________________
d) 4º parágrafo:______________________________
e) 5º parágrafo:______________________________
f) 6º parágrafo:______________________________
3 - Depois de lido
o texto “Nossas cidades” podemos dizer que a região onde moramos – Hortolândia
– assemelha-se as cidades descritas no texto? Justifique sua resposta.
4 - O autor
prefere definir as nossas cidades como “zoológicos humanos”, e não como “selva
de asfalto e concreto”. O que você acha que querem dizer as expressões
“zoológicos humanos” e “selva de asfalto e concreto”?
5 - Na questão
anterior o autor usou aspas nas expressões: “zoológicos humanos” e “selva de
asfalto e concreto”, explique o porquê do uso deste sinal de pontuação. Porém,
para isso, leia com atenção a regra a seguir.
ASPAS: são usadas no início e no final de citações; para destacar
palavras estrangeiras e gírias; para indicar a fala de pessoas, de personagens;
ou ainda em palavras para destacar o seu sentido usado fora do habitual,
normal.
Olá, adorei seus textos, bem como as atividades. Existe a possibilidade de enviar o gabarito? Desde já agradeço.
ResponderExcluirseus textos são maravilhosos. Existe a possibilidade de enviar o gabarito? Desde já agradeço.
ResponderExcluirlá, adorei seus textos, bem como as atividades. Existe a possibilidade de enviar o gabarito? Desde já agradeço.
ResponderExcluirVocê conseguiu o gabarito? Por favor envie pra mim.
Excluirjoanadarcsilvestre@hotmail.com
Parabéns professora! Excelente material.
ResponderExcluirOlá, por gentileza teria mandar o gabarito da Crônica Chatear e encher. Desde já agradeço.
ResponderExcluirOlá, por gentileza teria mandar o gabarito da Crônica Chatear e encher. Desde já agradeço.
ResponderExcluirObrigada pelo material. Parabéns pelo seu trabalho. Ajudou muito a minha pesquisa!
ResponderExcluirteria como mandar o gabarito dessas crõnicas
ResponderExcluirAdorei o material!!!
ResponderExcluirVocê poderia me mandar o gabarito das questões do texto: "Um jogo que é uma vergonha"?
Agradeço desde já.
Muito boas as atividades. ´´E possível enviar o gabarito do primeiro texto "Chatear e encher"
ResponderExcluirAmei o seu trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirola amei seu trabalho gostaria de saber se tem gabarito?
ResponderExcluirParabéns.
ResponderExcluirVou utilizar versões pra avaliação.
Pode passar gabarito?
adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluirboa tarde adorei o material, gostaria de receber o gabarito. Obrigada
ResponderExcluirPor gentileza gostaria de receber o gabarito.
ResponderExcluirvivianortiz@ig.com.br
Desde já agradeço.
Ola. Odorei o material.
ResponderExcluirPor gentileza , poderia enviar no meu email o gabarito.
danielaknecht11@gmail.com
Desde já agradeço.
Amei os textos. Você poderia me mandar o gabarito dos textos o homem nu e um jogo que é uma vergonha?
ResponderExcluirBOM DIA. AMO SEUS TEXTOS. SEMPRE TRABALHO COM ELES EM MINHAS AULAS. PODERIA ME MANDAR O GABARITO DA CRÔNICA O HOMEM NU. DESDE JÁ AGRADEÇO.mlcsamorim123@gmail.com
ResponderExcluirOla muito bom o material... Gostaria de receber os gabaritos, no e-mail samiracteles@hotmail.com...Obrigada!!!
ResponderExcluiradorei os textos. Tem possibilidades de me mandar o gabarito dos mesmos. Obrigada
ResponderExcluirPoderia disponibilizar os gabaritos?
ResponderExcluirAmei!!! Poderia disponibilizar os gabaritos?
ResponderExcluirtelmaapcarvalho@hotmail.com
Você é demais! Também gostaria que disponibilizasse os gabaritos.renaeva@h ot.mail.com Obrigada!
ResponderExcluirAdorei seu trabalho. Parabéns!!!!
ResponderExcluirTextos ótimos para trabalhar!!
ExcluirPor gentileza me mande os gabaritos;
Obrigada.
Boa noite!
ResponderExcluirPode passar o gabarito?
Obrigada 😉
GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO, OBRIGADA. email: carol_sa88@hotmail.com
ResponderExcluirgostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirGostei muito das atividades, por favor vc pode mandar o gabarito.
ResponderExcluirAmei as atividades. Gostaria de receber o gabarito também, se possível. Muito obrigada!
ResponderExcluirAmei!! Gostaria de receber os gabaritos. Obrigada.
ResponderExcluirPoderia disponibilizar os gabaritos?
ResponderExcluirMuito bom. Gostaria de receber os gabaritos.
ResponderExcluirTextos maravilhosos. Porém se me enviasse o gabarito me ajudaria muito mais, pois tiraria algumas dúvidas. email valdira-soares@bol.com.br
ResponderExcluirGrata
Bota gabarito né
ResponderExcluirAdorei!! Pode me enviar o gabarito por gentileza? carrilho.adriana@yahoo.com.br
ResponderExcluirBoa noite! Textos excelentes!
ResponderExcluirPoderia disponibilizar os gabaritos? feybe12@gmail.com
Grata!
Gostei muito das atividades. Você poderia por favor me enviar o gabarito?
ResponderExcluirm.taniacamargo@gmail.com
GOSTEI MUITO DOS TEXTOS POSTADOS. ÓTIMOS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES COM OS ALUNOS.
ResponderExcluirSE POSSÍVEL, PODE ME ENVIAR OS GABARITOS?
edmalsa.letrapeda@hotmail.com
POSTAR SEM GABARITO...É A MESMA COISA QUE CAGAR....E NÃO LIMPAR O C....
ResponderExcluirqueria o gabarito por favor.
ResponderExcluirQueria o gabarito, por favor.
ResponderExcluirParabéns cara professora!
ResponderExcluirAdorei suas postagens!
Atenderam de modo significativo minha necessidade.
Trabalho maravilhoso!
parabéns!!!
Obrigada!
E passa
ResponderExcluirO gabarito preciso para agora
Gostei muito dos texto.
ResponderExcluirQueria o gabarito, por favor.
Gostei muito dos textos. Queria o gabarito, por favor
ResponderExcluirParabéns pelos textos. Onde encontro o gabarito?
ResponderExcluirParabéns pelos textos.
ResponderExcluirGabarito por favor!
ResponderExcluirAdorei seus textos e atividades
ResponderExcluirTrabalho ótimo. Teria como enviar o gabarito?
ResponderExcluirGratidão.
olá, poderia me enviar o gabarito de suas crônicas, obrigada
ResponderExcluirAdorei as questões. Gostaria de recebe o gabarito: angelfiregoto@yahoo.com.br. Obrigada!
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito por favor julimourax@hotmail.com
ResponderExcluirÓtimos textos e atividades. Poderia mandar o gabarito..elianecaetanodasilva2@gmail.com
ResponderExcluirOlá! Poderia me disponibilizar o gabarito da crônica O Homem nu? Meu e-mail: vanbarc@yahoo.com.br
ResponderExcluir