ATIVIDADE DE MATEMÁTICA SOBRE FRAÇÕES.
1
- Escreva por extenso:
6/11 ___________________________________
5/3 ____________________________________
8/5 ____________________________________
9/22 ___________________________________
3/10 ___________________________________
2 - Represente a fração indicada:
a) oito quinze avos -> _________
b) sete quintos -> _________
c) vinte e cinco décimos -> _________
d) oito nonos -> _______
e) três doze avos -> _______
f) quatro vinte e nove avos -> _________
3 - Circule a fração correspondente:
a) oito nonos: 9/8 – 10/9 – 8/9
b) doze vinte e dois avos: 22/12 – 12/22 – 1222/10
c) oito décimos: 8/10 – 10/8 – 8/0
d) oito doze avos: 12/8 – 12/10 – 8/12
4 - Escreva por extenso:
a) 1/3 _______________________________
b) 8/3 _______________________________
c) 2/3 _______________________________
d) 9/7 _______________________________
5 - Marque V ou F:
( ) Um polígono de 10 lados é chamado dezégano.
( ) Um polígono de oito lados é chamado octágono.
( ) Um polígono de nove lados é chamado Eneágono.
( ) Pentágono é o nome do polígono de seis lados.
6 - Observe a receita abaixo e circule os números fracionários que aparecem:
Bolo de chocolate:
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras e ½ (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de água quente
Cobertura:
4 colheres (sopa) de leite
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
RESPOSTAS:
1. 6/11 – seis onze avos
5/3 – cinco terços
8/5 - oito quintos
9/22 - nove e vinte e dois avos
3/10 - três décimos
2. a) oito quinze avos – 8/15
b) sete quintos – 7/5
c) vinte e cinco décimos – 25/10
d) oito nonos- 8/9
e) três doze avos – 3/12
f) quatro vinte e nove avos- 4/29
3. a) 8/9
b) 12/22
c) 8/10
d) 8/12
4. a) um terço
b) oito terços
c) dois terços
d) nove sétimos
e) cinco oitavos
f) três sextos
g) sete quartos
5 - F - V - V - F.
6 - . Bolo de chocolate:
3 ovos
1 e 1/2 xícara ( chá ) de açúcar
2 xícaras e ½ ( chá ) farinha de trigo
1/2 xícara ( chá ) de óleo
Cobertura:
1/2 xícara ( chá ) de chocolate em pó
Mais frações
1
– Considere um mês que tenha trinta dias. Escreva a fração do mês correspondente
a:
a) 3 dia
b) 15 dias
2 – Que fração representa uma semana no mês de julho?
3 – Que fração do mês de abril representam 16 dias?
4 – Que fração do ano representam 2 meses?
5 – Que fração do dia representam 13 horas?
6 – Que fração da semana representam 4 dias?
7 – Mostre as frações que indicam cada situação:
a) Marcos comeu 2 maças de uma cesta que continha 7 maças.
b) Antônio pegou de lancha 4 barras de cereais de uma caixa que continha 12 barras.
8 – Cinquenta e duas pessoas foram convidadas para uma festa e apenas 39 compareceram.
a) Qual a fração que indica os convidados presentes?
b) Qual a fração que indica os convidados ausêntes?
9 – Em um campeonato de esgrima participam 12 paulistas, 7 mineiros e 8 cariocas. Que fração do total de participantes representam os paulistas? E os mineiros? E os cariocas?
a) 3 dia
b) 15 dias
2 – Que fração representa uma semana no mês de julho?
3 – Que fração do mês de abril representam 16 dias?
4 – Que fração do ano representam 2 meses?
5 – Que fração do dia representam 13 horas?
6 – Que fração da semana representam 4 dias?
7 – Mostre as frações que indicam cada situação:
a) Marcos comeu 2 maças de uma cesta que continha 7 maças.
b) Antônio pegou de lancha 4 barras de cereais de uma caixa que continha 12 barras.
8 – Cinquenta e duas pessoas foram convidadas para uma festa e apenas 39 compareceram.
a) Qual a fração que indica os convidados presentes?
b) Qual a fração que indica os convidados ausêntes?
9 – Em um campeonato de esgrima participam 12 paulistas, 7 mineiros e 8 cariocas. Que fração do total de participantes representam os paulistas? E os mineiros? E os cariocas?
10
– Uma atleta deve percorrer 10000 metros e já percorreu 5400 metros. Que fração
do total do percurso a atleta já percorreu? Que fração do total do percurso
ainda falta percorrer?
11
- Um
professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em
seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura
seguinte.
Indique a
fração e o número correspondente ao espaço da lousa não preenchido com
conceitos e explicações.
12 - Calcule a
metade, a terça parte, a quarta parte e a sexta parte de:
a) 60kg de açúcar
b) 180 litros de leite
c) R$ 300, 00
d) 5. 400 brinquedos
13 - Pedro comprou 2 dúzias de laranjas.
Usou 1/8 para fazer laranjada. Quantas laranjas ainda
restam?
14 - Em uma oficina havia 420 veículos, ¾ eram
caminhões. Quantos caminhões havia na oficina?
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