ESTRATÉGIAS
DE LEITURA
Texto 1: "Retratar a paz"
Antecipar informações e ativar conhecimentos
prévios sobre o texto
1 - Vamos ler um texto cujo título é:
Retratar a paz.
2 - O que você entende desse título?
3 - O que é um retrato?
4 - O que você entende por paz?
5 - O que será que este texto falará sobre a
paz?
6 - Será uma fotografia sobre a paz?
7 - O que você considera o oposto a paz?
8 - O texto que vamos ler é uma parábola.
9 - Você sabe o que é uma parábola?
10 - Já ouviu esta palavra antes? Onde?
11 - Lembra de alguma parábola?
Lembra-se: Parábola é uma
narrativa curta que apresenta uma ideia ou ensinamento através de uma situação
real do cotidiano.
Na parábola existe uma representação de
situações e pensamentos
através de uma linguagem simbólica.
Retratar a paz
Um rei
queria adquirir para o seu palácio um quadro que representasse a paz.
Para
isso, convocou artistas de diversas partes do mundo e lançou um concurso por meio
do qual seria escolhido o tal quadro e premiado o seu autor.
Logo
começaram a chegar ao palácio quadros de todo tipo. Uns retratavam a paz
através de lindas paisagens com jardins, praias e florestas; outros a representavam
através de arco-íris, alvoradas e crepúsculos.
O rei
analisou todos os quadros e parou diante de um que retratava uma forte tempestade
com nuvens pesadas, redemoinhos de ventos e uma árvore arqueada abrigando,
dentro de seu tronco, um pássaro que dormia tranquilamente.
Diante de
todos os participantes do concurso, o rei declarou aquele quadro da tempestade
o vencedor do concurso. Todos ficaram surpresos, e alguém protestou dizendo:
- Mas...
Majestade! Esse quadro parece ser o único que não retrata a paz!
Nesse
momento o rei respondeu com toda a convicção:
- O
pássaro dorme tranquilamente dentro do tronco apesar da tempestade lá fora.
Esta é a maior paz que se pode ter: a paz interior.
Paz não é a ausência de
agitação no ambiente em que vivemos, mas o estado de tranquilidade interior que
cultivamos diante das tempestades da vida.
Maria
Salete A. Silva, Wilma Ruggeri, Jota Lima. Para que minha família se
transforme. Título original: Mantenha sempre a calma. p.75 Campinas, SP:
Verus Editora. 4ªed. 2003.
Localizar informações explícitas no texto
1 - Do que fala o texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Para que o rei promoveu o
concurso?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Quais os tipos de quadros que
mais apareceram no concurso?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Como era o quadro escolhido
pelo rei?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Por que alguns protestaram
com a escolha do rei?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Como os autores definem paz
ao final do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Levantar
e checar hipóteses
1 - O texto confirmou as nossas
hipóteses sobre o retrato da paz? Comente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - A paz descrita no texto é
como nós pensávamos? O que é diferente?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - É possível, entender a paz
desta maneira apresentada pela parábola? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Como você define a paz?
Depois da leitura do texto, mantém a mesma definição de antes dele?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Inferir e extrapolar o texto
1 - Você já participou de algum
concurso? Em que ele se pareceu com o do texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Você já visitou um palácio ou
já viu um pela televisão? Como era?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - E um rei ou rainha, você
conhece algum da televisão, revista ou jornais? Quem? São da ficção ou da
realidade?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Que situações da vida você
considera tempestuosas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - No texto há palavras que você
desconhece o significado? Quais?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Use o dicionário e escreva o
significado das palavras que indicou como desconhecidas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Extrapolar
e apreciar criticamente o texto
1 - Segundo o texto “paz não é ausência de
agitação no ambiente em que vivemos”, você concorda com isso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - A tranquilidade diante dos problemas
ajuda as pessoas a viverem melhor?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Você vive ou já viveu alguma situação que
tirou a sua paz? Como você age ou agiu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
4 - Você conhece algum fato real em que
alguém agiu com tranquilidade apesar dos problemas que enfrentava?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Que sentimento nos desperta uma
tempestade? É possível ficarmos tranquilos com ventos, trovões e relâmpagos?
Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Marque X nas afirmativas corretas sobre o
texto.
( ) O rei queria um quadro que representasse
a paz para colocar em seu palácio.
( ) A maioria das pessoas tentou representar a
paz com paisagens, arco-íris, alvoradas e crepúsculos.
( ) O dono do quadro escolhido receberia um
prêmio por isso.
( ) Todas as pessoas concordaram com a
escolha que o rei fez sem questionar, pois ele escolheu bem.
( ) O rei convocou para o concurso do quadro,
artistas de todas as partes do mundo.
( ) O quadro escolhido retratava uma
tempestade.
( ) O rei valorizou na escolha do quadro a
paz interior que se podia perceber no pássaro que dormia.
7 - Responda: Segundo o texto, o que é paz?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Cite três exemplos de momentos
tempestuosos da vida que podemos encontrar em nosso cotidiano:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Marque X na opção em que, segundo sua
opinião, são ambientes onde falta paz.
( ) na escola
( ) na família
( ) na sociedade em que vivemos
( ) no mundo
Como você chegou a esta conclusão?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Com quais atitudes é possível melhorar estes
ambientes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Análise textual
1 - A parábola apresenta uma breve descrição
do quadro escolhido pelo rei.
Copie no espaço abaixo a descrição do quadro
escolhido pelo rei.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Identificação de referências a outros
textos
1 - Você já viu ou ouviu falar de algum
símbolo da paz? Qual?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O aluno poderá mencionar como símbolo da paz:
o aperto de mãos, pomba branca, bandeira branca, arco-íris, anjos, cachimbo
sagrado dos índios, cruz, o tsuru, aros olímpicos, velas brancas, duas mãos
abertas entrelaçadas...
2 - Você sabe por que a pomba é conhecida
universalmente como símbolo da paz?
____________________________________________________________________________________________________________
Lembra-se: Os pombos são considerados
símbolos de paz e harmonia. Segundo o Antigo Testamento bíblico, depois do
dilúvio, Noé soltou uma pomba que voltou com um ramo de oliveira no bico, isso mostrava
que a água estava baixando e que tinham sido feitas as pazes entre Deus e os homens.
3 - Você alguma vez utilizou um gesto ou
símbolo de paz em alguma situação? Você pode contar como foi?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Existem diversas músicas que tratam do
tema paz. Você conhece alguma?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Vamos ouvir a música: "A Paz", de Gilberto
Gil e João Donato.
A Paz
Gilberto
Gi
A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz
Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos
"ais"
a) Na letra da música, vemos a presença de
palavras com tufão, guerra, bomba, arrancar, invadir, não seria uma contradição
numa música sobre a paz? O que você acha disso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A música apresenta relação com o texto da
parábola no entendimento sobre o que é paz? Qual seria esta relação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) - E você, como vê a paz?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Faça um desenho retratando a paz, segundo
seu modo de vê-la.
Atividades
complementares
Leitura: A árvore que dava dinheiro -
Domingos Pellegrini.
Como atirar vacas no precipício - Org. Alzira
Castilho.
Filme: Irmão Urso - Direção de Bob Walker e
Aaron Blaise (2003).
O oitavo dia - Direção de Jacó Van Dormael
(1996).
Texto 2: "Encontrando a maneira correta de
agir"
Antecipar
conhecimentos sobre o tema ou sobre a ideia principal
Vamos ler um texto cujo título é: “Encontrando
a maneira correta de agir”.
1 - O que este título sugere?
2 - Será possível encontrar uma maneira
correta de agir?
3 - Como é agir corretamente? Dê exemplos.
4 - Será que este texto falará de como
devemos agir ou de alguém que agiu corretamente ou errado?
Encontrando a maneira correta de agir
Um velho resolveu
vender seu burro na feira da cidade. Como ia retornar andando, chamou o neto
para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.
Passando por umas
barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos: “Como é que pode
duas pessoas em cima deste pobre animal!”
Resolveram, então,
que o menino desceria e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...
Mais à frente tinha
uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena,
puseram-se a reclamar: “Que absurdo! Explorando a pobre criança. Poderia bem
deixá-la em cima do animal.”
Constrangidos com o
ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.
Tinham caminhado
alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto
com o que presenciaram: “Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha,
ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha!”
Diante disso, o
menino desceu e, desta vez, o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar,
puxando o burro.
Já acreditavam ter
encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns
homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena:
“São mesmo uns idiotas! Ficam andando a pé enquanto puxam um animal tão jovem e
forte!”
O avô e o neto
olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.
Então, ambos pegaram
o burro e o carregaram nas costas.
Organização:
Alexandre Rangel As mais belas parábolas de todos os tempos. Vol. I. P.56
Belo Horizonte, MG.
Editora Leitura. 12ªed. 2006.
Localizar
informações explícitas no texto
1 - Do que fala o texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Qual era o objetivo do velho ao ir à
feira?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Que grupos ou pessoas criticaram a
atitude do velho e do menino?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quais foram os comentários dos
escoteiros?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Quais foram as reclamações das velhas
lavadeiras de roupa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - O que disseram as jovens sentadas na
calçada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Como reagiram os homens que estavam no
bar?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Qual foi a decisão final do avô e do neto
para levar o burro?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Confirmar,
rejeitar ou retificar antecipações ou expectativas criadas antes da leitura
1 - O texto confirmou as nossas hipóteses
sobre como é agir bem? Comente.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - O velho e o neto conseguiram agir bem
diante das diferentes pessoas? O que houve?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - É possível agir bem, considerando a
opinião de todas as pessoas? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Por que resolveram levar o burro nas
costas ao final do texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Busca
de informações complementares
1 - Quem são os escoteiros?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lembra-se: O Movimento Escoteiro é um
movimento de educação surgido em 1907, na Inglaterra, que tem por objetivo
complementar a educação do jovem, fazendo com que este possa aprender alguns
conceitos importantes para a sua vida em um lugar diferente de sua casa ou sua
escola. O escoteiro aprende a se tornar um bom cidadão perante a sociedade,
convivendo harmoniosamente com os seus semelhantes e a com a natureza. Está
presente no Brasil em quase todos os Estados.
2 - O trabalho e a filosofia de vida dos
escoteiros justificam fazerem a crítica ou pensarem daquele modo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Segundo o autor, os escoteiros fizeram
comentários críticos. O que isso quer dizer?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Você já recebeu alguma crítica? Como você
se sentiu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Esclarecer
palavras desconhecidas a partir da inferência ou consulta do dicionário
1 - No texto há palavras que você desconhece
o significado? Quais são?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - É possível descobrir o significado delas
no contexto ou é preciso consultar o dicionário?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Extrapolar
e apreciar criticamente o texto
1 - “Então, ambos pegaram o burro e o
carregaram nas costas!”, você concorda que esta era a melhor solução? Qual
seria?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Você já se sentiu em dúvida do que fazer
diante de opiniões diferentes dos outros? Como você agiu?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Você conhece algum fato em que alguém
agiu mal por ir pela cabeça dos outros?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Em sua opinião, por que as velhas
lavadeiras (privilegiando a criança) e as jovens sentadas na calçada
(privilegiando o velho) fizeram comentários inversos a respeito do comportamento
do velho e do neto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Melhorando
a compreensão
1 - Enumere as frases abaixo de 1 a 6
conforme a sequência da narrativa.
( ) O velho e o neto encontraram-se com
alguns homens em frente a um bar.
( ) O avô e o neto foram criticados pelos
escoteiros.
( ) Um velho resolveu vender seu burro na
feira da cidade e levou seu neto para acompanhá-lo.
( ) As jovens sentadas na calçada
espantaram-se ao verem o menino montado e o velho a pé.
( ) Resolveram, então, carregar o burro nas
costas.
( ) Algumas velhas que lavavam roupas, puseram-se
a reclamar quando viram a cena do velho montado e a criança puxando o animal.
2 - Segundo o texto, qual foi a maneira que o
avô e o neto consideraram correta para levar o animal?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Como você teria agido diante das críticas
e comentários das pessoas, se estivesse na situação apresentada no texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - No título do texto: “Encontrando a
maneira correta de agir”, o verbo encontrando está no gerúndio e nos dá a ideia
de que:
( ) o
verbo expressa uma ação em andamento, que se prolonga por um tempo indeterminado.
( ) o
verbo expressa uma ação concluída, alguém que já sabe o que fazer.
Lembra-se: Gerúndio é uma forma verbal conhecida como forma nominal do verbo,
juntamente com o infinitivo e o particípio. Esta forma nominal pode e deve ser
usada para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra, ou para
exprimir a ideia de
progressão
indefinida.
5 - O autor do texto faz uso do discurso
direto nas falas dos personagens, utilizando dois pontos e aspas sem o uso do
travessão.
a) Reescreva as frases abaixo retirando as
aspas e colocando o travessão.
Passando por umas barracas de escoteiros,
escutaram os comentários críticos: “Como é que pode duas pessoas em cima deste
pobre animal!”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Mais à frente tinha uma lagoa e algumas
velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar: “Que
absurdo! Explorando a pobre criança. Poderia bem deixá-la em cima do animal.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lembra-se: As falas (ou discursos) podem ser estruturadas de duas formas básicas,
dependendo de como o narrador as reproduz: discurso direto (caracterizado pela reprodução fiel da fala
do personagem, uso de verbo de elocução, dois pontos, travessão, aspas ou
mudança de linha), discurso indireto (quando o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a
fala de um personagem, não há diálogo).
3 - Faça um resumo da história através de
desenhos dos diferentes momentos vividos pelos personagens:
Lembra-se: Resumir é produzir outro texto relacionado com o texto original. Tratar
a informação contida no texto de uma forma em que se possa omitir o que é pouco
importante ou redundante e que conceitos e proposições possam ser substituídos
por outros que os englobem ou integrem, preservando o sentido genuíno do texto.
O resumo exige a identificação das ideias principais e das relações que o
leitor estabelece entre elas, de acordo com seus objetivos de leitura e
conhecimentos prévios.
Identificação
de referências a outros textos
Vamos ler o relato a seguir e fazer um debate
sobre a atitude do protagonista desta história real.
Desafiou a justiça para fazer justiça
Salvador, Bahia.
Bairro: Palestina. Maio de 2003. Uma empresa convoca o operador de escavadeira
Hamilton dos Santos para mais um serviço. Deveria pôr abaixo as duas casinhas
da merendeira Telma Sueli dos Santos Sena, que vivia com o marido, sete filhos
e mais cinco parentes em terreno que a mãe havia ganhado de um antigo patrão fazia dez anos.
Mas o patrão teria
vendido a propriedade a um engenheiro. O suposto comprador entrou com pedido de
reintegração de posse e teve o processo julgado a seu favor. Um juiz expediu a
ordem: a família de Telma deveria ser despejada.
Lá foi Hamilton.
Tomou o volante da escavadeira e apontou para as casas. Muita gente parou para
assistir à cena. O destino trágico estava desenhado. Os vizinhos gritavam. Um
clima de comoção e revolta se instaurou. Mas Hamilton não conseguiu avançar.
Sentada na calçada com alguns dos filhos, a merendeira chorava. Hamilton pai de
nove crianças não resistiu. Também chorou. Desligou a máquina e se recusou a
executar o serviço.
Não atendeu a um dos
policiais que estava lá para garantir o despejo: “Endureça seu coração e cumpra
a ordem”.
Hamilton não se
moveu. Recebeu voz de prisão. Hipertenso, passou mal e teve que ser levado ao
hospital.
A história entrou nos
noticiários da noite. A humanidade e o senso de justiça de Hamilton foram
reconhecidos e admirados por todo o país. O baiano teve a prisão revogada e
virou herói nacional. Duas semanas depois, a Prefeitura anunciava que
regularizaria o lote de Telma.
Caderno de Valores
Humanos. Projeto MEC/ Nestlé de valorização de Crianças e Adolescentes, 2004. Exemplos
na História. Pág. 32.
Localizar
informações explícitas e implícitas no texto
1 - Será que Hamilton agiu segundo sua
consciência ao não derrubar as casas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Ele encontrou a maneira correta de agir,
mesmo sujeito a opiniões, críticas e ordens tão diferentes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Você acha que foi fácil para ele tomar
esta decisão diante de tantas pessoas e autoridades?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Troca de impressões sobre o texto lido
1 - Qual foi a atitude da merendeira,
vizinhos e policiais. Comente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Em sua opinião, o que pode ter
determinado a decisão final da prefeitura e o reconhecimento e admiração do
país por Hamilton?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação
das informações emitidas no texto
1 - Em: “Salvador, Bahia. Bairro: Palestina.
Maio de 2003.” no primeiro parágrafo, temos respectivamente quais informações?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - No segundo parágrafo: “Mas o patrão teria
vendido a propriedade a um engenheiro. O suposto comprador entrou com
pedido”... o uso do verbo no futuro do pretérito composto nos dá ideia de
suposição, confirmada pela expressão: suposto comprador, o que o uso destas
expressões nos faz concluir deste fato? Como deveria ser dito para dar certeza
do fato?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Em: “Duas semanas depois, a Prefeitura
anunciava que regularizaria o lote de Telma”, o uso do verbo no futuro do
pretérito nos informa com precisão como e quando a questão seria resolvida pela
prefeitura em favor de Telma?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Identificação
de características dos gêneros trabalhados
1 Você leu parábola e relato. Quais as diferenças
e semelhanças que pode-se observar na construção estrutural de cada gênero?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - E no conteúdo, quais as ideias que se
completam?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividades
complementares
Leitura: Um garoto chamado Rorbeto - Gabriel
o Pensador.
Filme: Robots - Direção de Chris Wedge e
Carlos Saldanha (2005).
A Família do Futuro - Direção de Stephen J.
Anderson (2007).
Música: Enquanto houver sol – Titãs
Nenhum comentário:
Postar um comentário