sexta-feira, 24 de julho de 2015

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA


Texto 1:  "Retratar a paz"


Antecipar informações e ativar conhecimentos prévios sobre o texto

1 - Vamos ler um texto cujo título é: Retratar a paz.
2 - O que você entende desse título?
3 - O que é um retrato?
4 - O que você entende por paz?
5 - O que será que este texto falará sobre a paz?
6 - Será uma fotografia sobre a paz?
7 - O que você considera o oposto a paz?
8 - O texto que vamos ler é uma parábola.
9 - Você sabe o que é uma parábola?
10 - Já ouviu esta palavra antes? Onde?
11 - Lembra de alguma parábola?

Lembra-se: Parábola é uma narrativa curta que apresenta uma ideia ou ensinamento através de uma situação real do cotidiano.
Na parábola existe uma representação de situações e pensamentos
através de uma linguagem simbólica.


Retratar a paz

Um rei queria adquirir para o seu palácio um quadro que representasse a paz.
Para isso, convocou artistas de diversas partes do mundo e lançou um concurso por meio do qual seria escolhido o tal quadro e premiado o seu autor.
Logo começaram a chegar ao palácio quadros de todo tipo. Uns retratavam a paz através de lindas paisagens com jardins, praias e florestas; outros a representavam através de arco-íris, alvoradas e crepúsculos.
O rei analisou todos os quadros e parou diante de um que retratava uma forte tempestade com nuvens pesadas, redemoinhos de ventos e uma árvore arqueada abrigando, dentro de seu tronco, um pássaro que dormia tranquilamente.
Diante de todos os participantes do concurso, o rei declarou aquele quadro da tempestade o vencedor do concurso. Todos ficaram surpresos, e alguém protestou dizendo:
- Mas... Majestade! Esse quadro parece ser o único que não retrata a paz!
Nesse momento o rei respondeu com toda a convicção:
- O pássaro dorme tranquilamente dentro do tronco apesar da tempestade lá fora. Esta é a maior paz que se pode ter: a paz interior.

Paz não é a ausência de agitação no ambiente em que vivemos, mas o estado de tranquilidade interior que cultivamos diante das tempestades da vida.


Maria Salete A. Silva, Wilma Ruggeri, Jota Lima. Para que minha família se transforme. Título original: Mantenha sempre a calma. p.75 Campinas,   SP: Verus Editora. 4ªed. 2003.


Localizar informações explícitas no texto

1 - Do que fala o texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Para que o rei promoveu o concurso?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Quais os tipos de quadros que mais apareceram no concurso?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Como era o quadro escolhido pelo rei?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Por que alguns protestaram com a escolha do rei?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Como os autores definem paz ao final do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Levantar e checar hipóteses

1 - O texto confirmou as nossas hipóteses sobre o retrato da paz? Comente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - A paz descrita no texto é como nós pensávamos? O que é diferente?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - É possível, entender a paz desta maneira apresentada pela parábola? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Como você define a paz? Depois da leitura do texto, mantém a mesma definição de antes dele?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inferir e extrapolar o texto

1 - Você já participou de algum concurso? Em que ele se pareceu com o do texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Você já visitou um palácio ou já viu um pela televisão? Como era?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 - E um rei ou rainha, você conhece algum da televisão, revista ou jornais? Quem? São da ficção ou da realidade?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Que situações da vida você considera tempestuosas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - No texto há palavras que você desconhece o significado? Quais?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Use o dicionário e escreva o significado das palavras que indicou como desconhecidas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Extrapolar e apreciar criticamente o texto

1 - Segundo o texto “paz não é ausência de agitação no ambiente em que vivemos”, você concorda com isso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - A tranquilidade diante dos problemas ajuda as pessoas a viverem melhor?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Você vive ou já viveu alguma situação que tirou a sua paz? Como você age ou agiu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________

4 - Você conhece algum fato real em que alguém agiu com tranquilidade apesar dos problemas que enfrentava?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Que sentimento nos desperta uma tempestade? É possível ficarmos tranquilos com ventos, trovões e relâmpagos? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6 - Marque X nas afirmativas corretas sobre o texto.

(   ) O rei queria um quadro que representasse a paz para colocar em seu palácio.
(    ) A maioria das pessoas tentou representar a paz com paisagens, arco-íris, alvoradas e crepúsculos.
(    ) O dono do quadro escolhido receberia um prêmio por isso.
(  ) Todas as pessoas concordaram com a escolha que o rei fez sem questionar, pois ele escolheu bem.
(    ) O rei convocou para o concurso do quadro, artistas de todas as partes do mundo.
(    ) O quadro escolhido retratava uma tempestade.
(    ) O rei valorizou na escolha do quadro a paz interior que se podia perceber no pássaro que dormia.

7 - Responda: Segundo o texto, o que é paz?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 - Cite três exemplos de momentos tempestuosos da vida que podemos encontrar em nosso cotidiano:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Marque X na opção em que, segundo sua opinião, são ambientes onde falta paz.

( ) na escola
( ) na família
( ) na sociedade em que vivemos
( ) no mundo

Como você chegou a esta conclusão?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Com quais atitudes é possível melhorar estes ambientes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Análise textual

1 - A parábola apresenta uma breve descrição do quadro escolhido pelo rei.
Copie no espaço abaixo a descrição do quadro escolhido pelo rei.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 Identificação de referências a outros textos

1 - Você já viu ou ouviu falar de algum símbolo da paz? Qual?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O aluno poderá mencionar como símbolo da paz: o aperto de mãos, pomba branca, bandeira branca, arco-íris, anjos, cachimbo sagrado dos índios, cruz, o tsuru, aros olímpicos, velas brancas, duas mãos abertas entrelaçadas...

2 - Você sabe por que a pomba é conhecida universalmente como símbolo da paz?
____________________________________________________________________________________________________________
Lembra-se: Os pombos são considerados símbolos de paz e harmonia. Segundo o Antigo Testamento bíblico, depois do dilúvio, Noé soltou uma pomba que voltou com um ramo de oliveira no bico, isso mostrava que a água estava baixando e que tinham sido feitas as pazes entre Deus e os homens.

3 - Você alguma vez utilizou um gesto ou símbolo de paz em alguma situação? Você pode contar como foi?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Existem diversas músicas que tratam do tema paz. Você conhece alguma?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Vamos ouvir a música: "A Paz",  de Gilberto Gil e João Donato.

A Paz
Gilberto Gi

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

a) Na letra da música, vemos a presença de palavras com tufão, guerra, bomba, arrancar, invadir, não seria uma contradição numa música sobre a paz? O que você acha disso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) A música apresenta relação com o texto da parábola no entendimento sobre o que é paz? Qual seria esta relação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) - E você, como vê a paz?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Faça um desenho retratando a paz, segundo seu modo de vê-la.












Atividades complementares

Leitura: A árvore que dava dinheiro - Domingos Pellegrini.
Como atirar vacas no precipício - Org. Alzira Castilho.
Filme: Irmão Urso - Direção de Bob Walker e Aaron Blaise (2003).
O oitavo dia - Direção de Jacó Van Dormael (1996).



Texto 2: "Encontrando a maneira correta de agir"

Antecipar conhecimentos sobre o tema ou sobre a ideia principal

Vamos ler um texto cujo título é: “Encontrando a maneira correta de agir”.

1 - O que este título sugere?
2 - Será possível encontrar uma maneira correta de agir?
3 - Como é agir corretamente? Dê exemplos.
4 - Será que este texto falará de como devemos agir ou de alguém que agiu corretamente ou errado?

Encontrando a maneira correta de agir

Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como ia retornar andando, chamou o neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.
Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos: “Como é que pode duas pessoas em cima deste pobre animal!”
Resolveram, então, que o menino desceria e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...
Mais à frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar: “Que absurdo! Explorando a pobre criança. Poderia bem deixá-la em cima do animal.”
Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.
Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram: “Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha!”
Diante disso, o menino desceu e, desta vez, o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.
Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena: “São mesmo uns idiotas! Ficam andando a pé enquanto puxam um animal tão jovem e forte!”
O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.
Então, ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas.


Organização: Alexandre Rangel As mais belas parábolas de todos os tempos. Vol. I. P.56
Belo Horizonte, MG. Editora Leitura. 12ªed. 2006.


Localizar informações explícitas no texto

1 - Do que fala o texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Qual era o objetivo do velho ao ir à feira?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Que grupos ou pessoas criticaram a atitude do velho e do menino?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Quais foram os comentários dos escoteiros?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Quais foram as reclamações das velhas lavadeiras de roupa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - O que disseram as jovens sentadas na calçada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Como reagiram os homens que estavam no bar?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 - Qual foi a decisão final do avô e do neto para levar o burro?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Confirmar, rejeitar ou retificar antecipações ou expectativas criadas antes da leitura

1 - O texto confirmou as nossas hipóteses sobre como é agir bem? Comente.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - O velho e o neto conseguiram agir bem diante das diferentes pessoas? O que houve?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - É possível agir bem, considerando a opinião de todas as pessoas? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Por que resolveram levar o burro nas costas ao final do texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Busca de informações complementares

1 - Quem são os escoteiros?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lembra-se: O Movimento Escoteiro é um movimento de educação surgido em 1907, na Inglaterra, que tem por objetivo complementar a educação do jovem, fazendo com que este possa aprender alguns conceitos importantes para a sua vida em um lugar diferente de sua casa ou sua escola. O escoteiro aprende a se tornar um bom cidadão perante a sociedade, convivendo harmoniosamente com os seus semelhantes e a com a natureza. Está presente no Brasil em quase todos os Estados.

2 - O trabalho e a filosofia de vida dos escoteiros justificam fazerem a crítica ou pensarem daquele modo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Segundo o autor, os escoteiros fizeram comentários críticos. O que isso quer dizer?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Você já recebeu alguma crítica? Como você se sentiu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Esclarecer palavras desconhecidas a partir da inferência ou consulta do dicionário

1 - No texto há palavras que você desconhece o significado? Quais são?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - É possível descobrir o significado delas no contexto ou é preciso consultar o dicionário?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Extrapolar e apreciar criticamente o texto

1 - “Então, ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas!”, você concorda que esta era a melhor solução? Qual seria?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Você já se sentiu em dúvida do que fazer diante de opiniões diferentes dos outros? Como você agiu?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Você conhece algum fato em que alguém agiu mal por ir pela cabeça dos outros?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Em sua opinião, por que as velhas lavadeiras (privilegiando a criança) e as jovens sentadas na calçada (privilegiando o velho) fizeram comentários inversos a respeito do comportamento do velho e do neto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Melhorando a  compreensão

1 - Enumere as frases abaixo de 1 a 6 conforme a sequência da narrativa.

(   ) O velho e o neto encontraram-se com alguns homens em frente a um bar.
(   ) O avô e o neto foram criticados pelos escoteiros.
(   ) Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade e levou seu neto para acompanhá-lo.
(  ) As jovens sentadas na calçada espantaram-se ao verem o menino montado e o velho a pé.
(   ) Resolveram, então, carregar o burro nas costas.
(  ) Algumas velhas que lavavam roupas, puseram-se a reclamar quando viram a cena do velho montado e a criança puxando o animal.

2 - Segundo o texto, qual foi a maneira que o avô e o neto consideraram correta para levar o animal?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Como você teria agido diante das críticas e comentários das pessoas, se estivesse na situação apresentada no texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - No título do texto: “Encontrando a maneira correta de agir”, o verbo encontrando está no gerúndio e nos dá a ideia de que:

(   ) o verbo expressa uma ação em andamento, que se prolonga por um tempo indeterminado.
(    ) o verbo expressa uma ação concluída, alguém que já sabe o que fazer.

Lembra-se: Gerúndio é uma forma verbal conhecida como forma nominal do verbo, juntamente com o infinitivo e o particípio. Esta forma nominal pode e deve ser usada para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra, ou para exprimir a ideia de
progressão indefinida.

5 - O autor do texto faz uso do discurso direto nas falas dos personagens, utilizando dois pontos e aspas sem o uso do travessão.
a) Reescreva as frases abaixo retirando as aspas e colocando o travessão.

Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos: “Como é que pode duas pessoas em cima deste pobre animal!”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Mais à frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar: “Que absurdo! Explorando a pobre criança. Poderia bem deixá-la em cima do animal.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lembra-se: As falas (ou discursos) podem ser estruturadas de duas formas básicas, dependendo de como o narrador as reproduz: discurso direto (caracterizado pela reprodução fiel da fala do personagem, uso de verbo de elocução, dois pontos, travessão, aspas ou mudança de linha), discurso indireto (quando o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem, não há diálogo).

3 - Faça um resumo da história através de desenhos dos diferentes momentos vividos pelos personagens:

Lembra-se: Resumir é produzir outro texto relacionado com o texto original. Tratar a informação contida no texto de uma forma em que se possa omitir o que é pouco importante ou redundante e que conceitos e proposições possam ser substituídos por outros que os englobem ou integrem, preservando o sentido genuíno do texto. O resumo exige a identificação das ideias principais e das relações que o leitor estabelece entre elas, de acordo com seus objetivos de leitura e conhecimentos prévios.


Identificação de referências a outros textos

Vamos ler o relato a seguir e fazer um debate sobre a atitude do protagonista desta história real.


Desafiou a justiça para fazer justiça

Salvador, Bahia. Bairro: Palestina. Maio de 2003. Uma empresa convoca o operador de escavadeira Hamilton dos Santos para mais um serviço. Deveria pôr abaixo as duas casinhas da merendeira Telma Sueli dos Santos Sena, que vivia com o marido, sete filhos e mais cinco parentes em terreno que a mãe havia ganhado de um antigo patrão fazia dez anos.
Mas o patrão teria vendido a propriedade a um engenheiro. O suposto comprador entrou com pedido de reintegração de posse e teve o processo julgado a seu favor. Um juiz expediu a ordem: a família de Telma deveria ser despejada.
Lá foi Hamilton. Tomou o volante da escavadeira e apontou para as casas. Muita gente parou para assistir à cena. O destino trágico estava desenhado. Os vizinhos gritavam. Um clima de comoção e revolta se instaurou. Mas Hamilton não conseguiu avançar. Sentada na calçada com alguns dos filhos, a merendeira chorava. Hamilton pai de nove crianças não resistiu. Também chorou. Desligou a máquina e se recusou a executar o serviço.
Não atendeu a um dos policiais que estava lá para garantir o despejo: “Endureça seu coração e cumpra a ordem”.
Hamilton não se moveu. Recebeu voz de prisão. Hipertenso, passou mal e teve que ser levado ao hospital.
A história entrou nos noticiários da noite. A humanidade e o senso de justiça de Hamilton foram reconhecidos e admirados por todo o país. O baiano teve a prisão revogada e virou herói nacional. Duas semanas depois, a Prefeitura anunciava que regularizaria o lote de Telma.


Caderno de Valores Humanos. Projeto MEC/ Nestlé de valorização de Crianças e Adolescentes, 2004. Exemplos na História. Pág. 32.


Localizar informações explícitas e implícitas no texto

1 - Será que Hamilton agiu segundo sua consciência ao não derrubar as casas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Ele encontrou a maneira correta de agir, mesmo sujeito a opiniões, críticas e ordens tão diferentes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Você acha que foi fácil para ele tomar esta decisão diante de tantas pessoas e  autoridades?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Troca de impressões sobre o texto lido

1 - Qual foi a atitude da merendeira, vizinhos e policiais. Comente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Em sua opinião, o que pode ter determinado a decisão final da prefeitura e o reconhecimento e admiração do país por Hamilton?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Avaliação das informações emitidas no texto

1 - Em: “Salvador, Bahia. Bairro: Palestina. Maio de 2003.” no primeiro parágrafo, temos respectivamente quais informações?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - No segundo parágrafo: “Mas o patrão teria vendido a propriedade a um engenheiro. O suposto comprador entrou com pedido”... o uso do verbo no futuro do pretérito composto nos dá ideia de suposição, confirmada pela expressão: suposto comprador, o que o uso destas expressões nos faz concluir deste fato? Como deveria ser dito para dar certeza do fato?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Em: “Duas semanas depois, a Prefeitura anunciava que regularizaria o lote de Telma”, o uso do verbo no futuro do pretérito nos informa com precisão como e quando a questão seria resolvida pela prefeitura em favor de Telma?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Identificação de características dos gêneros trabalhados

1 Você leu parábola e relato. Quais as diferenças e semelhanças que pode-se observar na construção estrutural de cada gênero?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - E no conteúdo, quais as ideias que se completam?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades complementares

Leitura: Um garoto chamado Rorbeto - Gabriel o Pensador.
Filme: Robots - Direção de Chris Wedge e Carlos Saldanha (2005).
A Família do Futuro - Direção de Stephen J. Anderson (2007).

Música: Enquanto houver sol – Titãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário