domingo, 29 de agosto de 2010

EMEF. “Armalinda Espúrio da Silva"
17 / 06 / 2010
Turma: 4ª série A
Disciplina: Língua Portuguesa / Artes
Período: Manhã
Professora: Gildete

Planejamento

Objetivos
. Apresentar o conceito de denotação e conotação
. Delimitar o texto poético


Língua Portuguesa
Sentido próprio e figurado (Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – Oficina 6 )

Desenvolvimento:
. Leitura para reflexão (feita pela professora ou um aluno): “ A caixinha de segredo ” (Mirna Pinsky). Após a leitura, o aluno que quiser pode expor o que entendeu ou mensagem do texto lido.

Desenvolvimento:
1 - Análise do poema abaixo:

Livros e flores

Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?

Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor,
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?

Machado de Assis. Obra completa III. Rio de Janeiro: Aguilar, 1962.


a) Indicar o número de versos das estrofes.
b) Indicar em que versos as rimas foram postas.
c) Falar o que entendeu do poema.

Comente que Machado de Assis, um de nossos maiores romancistas,
também escreveu poemas. Leve-os a observar a composição
do poema “Livros e flores”: dois quartetos, com rimas nos
versos pares (2/4 e 6/8), e mesma organização sintática: o verso
inicial é uma afirmação; os três versos seguintes, sintaticamente
ligados, terminam com uma interrogação.
Verifique se o texto foi compreendido. É possível que o termo
“bálsamo” seja desconhecido dos alunos. Peça-lhes que pesquisem
no dicionário, onde provavelmente encontrarão: “líquido
perfumado que escorre de plantas; medicamento que alivia a
dor, que tem efeito balsâmico”.

2 - Qual o sentido?

Coloque os versos abaixo na lousa e peça aos alunos que indiquem
qual o sentido denotativo e qual o sentido conotativo dos
termos sublinhados no trecho em que se encontram.

a) Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas
Mais novas ficam.

mais novas ficam.

O termo “novas”, denotativamente, indica “nunca usado”; no contexto, sobrepõe-se o sentido conotativo: renovadas, usadas de forma nunca vista antes, mesmo que sejam as mesmas palavras de sempre.

b) A poesia
tem tudo a ver
com [...]
a veloz acrobacia dos peixes.

A “acrobacia” – denotativamente atribuída a artistas – remete à movimentação dos peixes, num emprego conotativo.

c) A poesia
tem tudo a ver / com [...]
a explosão em verde, em flores e frutos.

“Explosão” é denotativamente aplicado a um mecanismo que detona; aqui remete conotativamente à pujança da vegetação.

d) Eu tenho um colar de pérolas
Enfiado para te dar:
As per’ las são os meus beijos,
O fio é o meu penar.

Conserva-se o sentido denotativo original de pedra preciosa, no caso de “pérola”, e de cordão, no caso de “fio”; acrescentam- se os sentidos conotativos, associados aos beijos e à mágoa do poeta.

3 - Passar na lousa, solicitando o registro no caderno:

Alguns sentidos

Denotativo ou próprio – É o uso da palavra com o seu sentido próprio, original.
Conotativo ou figurado – É o uso da palavra com o seu sentido figurado, novo, diferente do original ou do convencional adquirido pelo contexto.

4 - - A seguir há uma série de frases retiradas de revistas e jornais. Coloque denotativo ou conotativo conforme estejam os sentidos das mesmas. Interprete as que estão em sentido conotativo.

a) O calor da experiência.
b) O peso da cidade e do progresso.
c) Boca do mundo.
d) O salto dos juros.
e) Páginas velozes.
f) Papel aposentado.
g) As vestes dopoder.
h) Ela tomou um bamho de loja.

5 – Procure em revistas e jornais frases conotativas, cole-as em seu caderno, interpretando o sentido das mesmas.
6 - Fazer um mural com frases conotativas.



RECORDANDO O QUE APRENDEMOS NAS OFINAS DE POEMAS

O menino maluquinho

E a pipa
quem fazia
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.


ZIRALDO, O menino Maluquinho. In: MARQUES, Yolanda. A mágica de aprender (livro integrado). São Paulo: Companhia Editora Nacional. V. 4


1 - Quantos versos e estrofes o poema possui?
2 - Qual é o título da poema? E o autor?
3 - Qual o tema da poema?
4 - Onde encontramos este tipo de texto?
5 - Quem ensinou o menininho a fazer pipa? Qual parte da poema que fornece esta informação?
6 - Descubra na poema o material l que o maluquinho usou para fazer pipa.





Atenção: você é um cidadão


Dê a sua opinião!
Colabore sem limite!
Isso é ser um cidadão,
Vale dar qualquer palpite.

Fique ligado nos outros,
Sem ver raça ou religião.
Você faz parte de um todo,
Você é um cidadão!

Olha só um formigueiro!
Mas que organização!
As formigas dão a dica:
Sua força é a união.

HEINE, Evelyn. Poesia para crianças. São Paulo: TodoLivro, 2004


1 – A ocupação da página pelo poema é feita da mesma forma que se procede ao escrever uma história em prosa?
2 – Você sabe que poema é um texto em versos e que verso é cada linha do poema. Quantos versos tem o poema “Atenção: você é um cidadão”?
3 – Estrofe é o nome que se dá a um agrupamento de versos. As estrofes se separam uma das outras por uma linha em branco.
a) O poema está organizado em quantas estrofes?
b) Todas as estrofes têm o mesmo número de versos?
c) Existe poema organizado em uma só estrofe? Cite um que você conhece.
4 – Examine novamente o poema e destaque as rimas.





Desistência

O menino Tonho
Mexendo no lixo
Achou um sonho
E pôs-se a sonhar.

Com queijo de nuvens,
Bolachas de estrela,
Pastéis de luar (...)

DINORAL, Maria. In: Barco de sucata. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.


1 – Releia e escreva o que as imagens destacadas na 2ª estrofe sugerem para você:
a) Queijo de nuvens:
b) Bolachas de estrelas:
c) Pastéis de luar:
2 – Leia as frases abaixo e localize as metáforas que há nelas.
a) “ Que é poesia?
Uma ilha
Cercada
De palavras
Por todos
Os lados”. (Cassimiro Ricardo)

b) “Amor é fogo que arde sem se ver”. (Camões)
c) “Quem possui um teto para se abrigar deve se sentir feliz.
3 – Leia a piada ao lado, localize a metáfora existente nela e transforme – a em comparação.

Ele decidiu abordar a mocinha:
- Você não desejaria tornar – se o sol da minha vida?
- Certo, ficarei felicíssima de estar a 150 milhões de quilômetros de você.

4 – Aliteração é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons de sons consonantais idênticos ou semelhantes em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. É largamente utilizada em poesia, mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curta.

Em horas inda louras, lindas
Clorindas e Berlindas, brandas
Brincam nos tempos das Berlindas
As vindas vendo das varandas.

(Fernando Pessoa)

O violão e o violão

Havia a viola da vila
A viola e o violão.

Do violão era a viola
EDA Olívia o violão.

Cecília Meireles

a) Identifique as aliterações.
_______________________________________
________________________________________

5 – Personificação = atribuição de comportamento humano a elemento da natureza.

Leia as frases e assinale a alternativa que não apresenta personificação.

( ) “ O vento suspirou e o sol também”.
( ) A Lua beijava a face do lago adormecido.”
( ) O Sol amanheceu triste e escondido”.
( ) “A Lua é um satélite natural.”
( ) “As árvores dançaram ao som do vento”.
( ) “O gato disse ao pássaro que tinha uma asa partida”.
( ) “O garoto comeu como um elefante”.

6 – Analise com atenção.


O lugar onde vivo

Minha cidade é bela
É mesmo espacial
Eu gosto muito dela
É tudo muito legal

Lá tem muita coisa legal
Alegria e felicidade
Outra não tem igual
Assim é minha cidade.

a) É possível imaginar como é essa cidade?
b) O autor consegue mostrar como é o lugar onde vive?
c) O autor empregou alguns dos recursos poéticos estudados nas oficinas: rima, aliteração, comparação , metáforas?
d) Que sugestões você daria para melhorar esse poema?
e) É correto este título? Justifique sua resposta.


7 – Assinale o que caracteriza a poesia.
( ) A poesia só existe nos poemas.
( ) A poesia pode ser encontrada em qualquer lugar. “É só abrir os olhos e ver”.
( ) Há poesia nas paisagens, pinturas, esculturas, fotografias, textos em prosa...
( ) A poesia é sentida com o coração e também pela razão.
( ) A poesia é mais para ser sentida e apreciada do que analisada.
( ) Nenhuma das alternativas caracteriza a poesia.

8 - Revise o seu rascunho do poema sobre o lugar onde você vive lembrando dos recursos poéticos aprendidos e de exprimir sua visão sobre esse lugar e a originalidade.

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