sábado, 5 de novembro de 2011

E-Proinfo

Atividade 4.2: navegando por vídeos e outras mídias      
CURSISTA: Gildete dos Santos
EMEF. “A rmelinda Espúrio da Silva”


         No exercício “navegando por vídeos e outras mídias” acessei vários links interessantes. Selecionei alguns que podem enriquecer a prática pedagógica,  os quais encontram-se  descritos abaixo.
 http://natalportalprofessor.wordpress.com/conteudos-multimidia,   
Pode-se acessar  sites, vídeos, softwares e arquivos de áudio sobre o Natal. Pode-se trabalhar com o nível infantil e  fundamental.
http://proclamacaorepublicaportal.wordpress.com/
 Apresenta resumo da história e vídeo sobre a Proclamação da República. Dá para trabalhar com o 5º ano.
http://ucaportaldoprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/
Você pode acessar diversas aulas elaboradas por professores cujas escolas possuem o UCA e também aulas sobre outros temas interessantes. Os conteúdos estão organizados de acordo com os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos.
Um peixe, um sorriso” é uma curta metragem adaptado de um livro de Jimmy Liao, reconhecido artista taiwandês, que foi premiado no 56º Festival Internacional de Filmes de Berlim (Alemanha, 2007).  As legendas do filme estão em taiwandês e o título em português é uma tradução livre.  Pode-se  explorar a experimentação, a sensibilidade e a intuição para traduzir, em narrativa oral ou escrita, um filme originalmente produzido em linguagem não verbal, criar uma narrativa oral utilizando recursos de vídeo e áudio disponíveis em computadores.
   
s gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventore
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Atividade 4.3: leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

 Cursista: Gildete dos Santos
EMEF. “A rmelinda Espúrio da Silva”



         A leitura feita ao texto de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis  conduz a reflexão de  questões que se fazem presente em nosso contexto educacional,  no que diz respeito ao uso das mídias. Um ponto citado pelo autor (p. 202) que considera-se  relevante para repensarmos a prática escolar como via ao uso das mídias como educação é quando este diz que “não há mídia que não possa ser usada na escola.  Entende-se que os professores devem adequar  a prática pedagógica integrando as mídias.  É fundamental a integração de  diferentes recursos, como por exemplo: texto escrito, comunicação oral, a escrita, hipertextual e multimídia. É preciso reconhecer o potencial do audiovisual no proceso  ensino apredizagem.
         Vivemos numa sociedade onde a cada segundo, milhares de informações são oferecidas diariamente aos nossos jovens e crianças,  configurando uma nova visão cultural na qual dimensões geográficas, línguas estrangeiras e encontros com diversos tipos de objetos (Vídeo,  rádio, jornal e internet, celular, etc.) não se tornam empecilhos para comunicação, exercendo assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração.   Constatando esta influência como problemática, torna-se função da escola buscar novas estratégias e novos olhares para tal prática, atendendo as demandas futuras, tendo de crescer em número e em complexidade, “incorporando” relevância que possam ter significância no cotidiano dos educandos.
         É sabido que estimular o desenvolvimento intelectual na análise, raciocínio e solução de problemas, apoiados em ambientes e ferramentas de colaboração;  possibilitar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares fundamentados no aprender fazendo, experimentando, criando, investigando, num processo conjunto de coautoria com os seus pares;  desenvolver a capacidade para utilizar a tecnologia por meio de uma variedade de mídias para pesquisar (localizar, avaliar e coletar novas informações), comunicar informações e ideias (relatar resultados), efetuar registros diversos e dar vazão a criatividade (na solução de problemas e tomada de decisões);  envolver o aluno por todos os meios possíveis: pela experiência, pelo som, pela imagem, pela representação/simulação,  pela multimídia, pela interação presencial e virtual são procedimentos necessários neste novo milênio.
         A escola, portanto, deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação podem dar. O professor deve levar ao aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela mídia, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado.
         Conclui-se esta reflexão  com as palavras de um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia do século XX, Jean Piaget:

        
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.  Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. (Jean Piaget).

        
         Portanto, para ter sucesso nessa empreitada,  o  docente deve recorrer a vários recursos tecnológicos em sala de aula, integrar o uso das mídias em suas atividades pedagógicas e ter uma cultura constante de busca, de pesquisa, de leituras.  As políticas públicas educacionais devem continuar voltando sua atenção para formação de professores e concentrado esforços nas políticas de formação em serviço ou continuada com ênfase nas mídias e tecnologias da informação e da comunicação.



Bibliografia
KENSKI, V. M. O Ensino e os Recursos Didáticos em uma Sociedade Cheia de Tecnologias. In: Veiga, I, P. A. (org.) Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 127-147.
Sociedade da Informação no Brasil. Educação na Sociedade da Informação. In: Livro Verde, cap. 4, set. 2000. http://www.socinfo.org.br/livro_verde/capitulo_4.htm
MEC - Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Relatora: Edla de Araújo Lira Soares, Parecer CNE/CP 009/2001, aprovado em 08/05/2001.




Relato de uma experiência de uso da mídia na educação

         Uma experiência que tem dado certo aqui na escola, é a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, não que eles  substituem os livros, mas são um recurso a mais para inovar, dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Os alunos gostam de novidades.
         Os  recursos que utilizo muito  é  a  TV  e  o  aparelho de DVD, o rádio, data shou, lousa digital.  Mas,  semnpre que utilizo esseS recursoS,  tento adequá-los da melhor forma possível,  como sendo mais um meio de aprendizagem, com um objetivo claro do que quero alcançar. O que fica evidente no texto de Silvio Pereira da Costa, é que muitas vezes, alguns professores sebem dos recursos tecnológicos que existem na escola,  mas não sabem como utilizá-los,  ou  utilizam,  mas não tem um objetivo específico do que realmente que atingir no processo ensino-aprendizagem com os tais recursos.  Acredito que a nossa prática pedagógica só fará a diferença, se trabalharmos com todos os recursos disponíveis nas nossas escolas, buscando conhecê-los e utilizarmos com objetivos bem definidos.










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