sábado, 19 de novembro de 2011

E-Proinfo

Unidade 4 – Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade 4.4: produzindo objetos em multimídia
Cursista:  Gildete dos Santos
UE: EMEF. “Armelinda Espúrio daSilva ” – Hortolândia – São Paulo





Vídeo: Chapeuzinho Vermelho



Vídeo criado para o trabalho de conclusão do  módulo 4 - curso  E-Proinfo.
Trabalho realizado pelas cursistas (professoras): Sônia Regina dos Santos e Gildete dos Santos,  da  EMEF. “Armelinda Espúrio da Silva” – Hortolândia – São Paulo.
A música utilizada é do cantor e compositor Braguinha (Carlos Alberto Ferreira Braga – 1907 – 2006).
O vídeo produzido é parte integrante do projeto Chapeuzinho Vermelho.



Projeto  Chapeuzinho Vermelho

Professoras:   Sônia Regina dos Santos  & Gildete dos  Santos
EU: EMEF.  “Armelinda Espúrio da Silva”
Disciplinas: Língua Portuguesa
Turmas:    ano  B e C  do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA
         O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
         Valoriza a língua  como  veículo  de  comunicação e expressão das pessoas e dos povos,  abrangendo  o  desenvolvimento  da  linguagem,  da leitura  e  da  escrita.

OBJETIVOS:
• Recuperar as histórias da primeira infância.
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa.
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar.
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual,  desenvolvendo  a habilidade da argumentação.
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,).
• Explorar a linguagem oral e escrita.


MATERIAL
Vídeos / filme:  Chapeuzinho Vermelho.
Televisão e vídeo.
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Livro paradidático: Chapeuzinho Vermelho (Coleção conta pra mim – série A).
Computador com internet.
Diversos  (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).


TEMAS TRANSVERSAIS
ü Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.


PLURALIDADE  CULTURAL
ü  Educação: diferentes formas de transmissão de conhecimentos; práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
ü Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
ü Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

 

DESENVOLVIMENTO

Introdução / Resumo

         O clássico inesquecível é uma narrativa infantil da história de uma menina que desobedece a sua mãe e sofre as conseqüências por esse motivo. O vídeo pode ser usado  para a comparação das versões da história e o estudo ambiente: clima paisagem, fauna, flora, cultura,  sociedade.  O enredo dessa narrativa traz reflexões sobre  o  comportamento  ético  e  moral do indivíduo no ambiente em que vive, na sociedade.



LÍNGUA PORTUGUESA

1) Apresentação do vídeo "Chapeuzinho Vermelho" (produzido no curso E - Proinfo pelas profª Sônia e Gildete), solicitando aos alunos que expressem o que sabem sobre a história.
2)  Apresentação dos livros utilizados (citados abaixo): capa, material, título, editora, ilustrações, edição, número de páginas, autor,  tradutor, ilustrador.
3) Leitura da  história toda e mostrar as figuras.
4) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis.
5) Assistir ao filme “Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho”
6) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?).
7)  Apresentação de  diferentes obras de diversos autores.
8) Comparação das versões (do livro / CD).
9) Identificação e reflexão das atitudes apresentadas e realçadas na história, de maneira contextualizada.
10) Reproduzir  a versão da história mais conhecida oralmente.
11) Pesquisa na internet   outras versões da história,  e a biografia do autor.
12) Releitura de uma versão da história,  escolhida  pela turma,  e transposição do texto (no caderno)  em forma teatral.
13) Produção de textos diversos (narrativo, descritivo, de opinião, bilhetes,  manchetes, notícia,  convites, panfletos,  ...),  por exemplo:  Escolher uma versão  e recontar a história  como se o narrador  fosse o lobo;  produção de panfletos divulgando o teatro que será apresentado pelo grupo de alunos.
14)  Realização de atividades de exploração lingüística:  u/l intercalados; emprego do s/z; encontros vocálicos, consonantais;  dígrafos; verbos regulares e irregulares.
15)  Apresentação do teatro.


Livros utilizados:

Coleção conta pra mim – série A. ilustrações Manuel Victor de Azevedo Filho, Mario Couto Pito; tradução Maria Cimolino, Grazia Parodi. São Paulo: Ridel, 1993.

Chapeuzinho Vermelho – Maria Heloisa Penteado.  Ática,  2000.

CHAPEUZINHO VERMELHO – CIA DAS LETRINHAS. Charles Perrault. Rosa F D’Aguiar (ilust.). Companhia das Letras, 2007.



Sites sugestivos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas:

História  da chapeuzinho com fundo do filme "deu a louca na chapeuzinho".

Apresenta a letra da música  "Chapeuzinho Vermelho" (Braguinha).


Apresenta a história de Chapeuzinho Vermelho e  curiosidades sabe os Irmãos Grimm.

Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho – Dublado.  Animação que faz uma sátira da clássica história da garotinha conhecida como Chapeuzinho Vermelho. A história começa pelo final.  Nessa versão os  policiais do reino animal investigam a casa da vovozinha, uma garota, um lobo e um machado suspeito.  As  acusações são várias: invasão de domicílio, distúrbio da paz, intenção de comer e carregar um machado sem permissão.






AVALIAÇÃO:
            Os alunos serão avaliados no envolvimento e responsabilidade  na realização das  atividades  propostas,  bem como no desenvolvimento  das habilidades e competências utilizadas nas atividades de expressões escritas e orais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário