SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Tema: Lendo obras de artes
Turma: 5º ano
Turma: 5º ano
Admirar uma pintura não significa apenas olhar para a obra. É importante estar com a mente aberta para compreender e sentir a intenção do artista. Pode-se dizer que olhar uma pintura é partir para uma viagem. Nessa viagem, existe a possibilidade de enxergarmos, vivenciarmos diversos estilos e épocas, modos únicos de ver o mundo e até desenvolvermos a sensibilidade e o talento artístico.
É muito importante ressaltar que não existe um único caminho para a leitura de obras de arte, mas durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a:
* Leitura Formal – observar os elementos que compõem, formam a obra de arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva etc.
* Leitura Interpretativa – este é um momento muito rico, onde não existe certo nem errado, durante esta leitura é possível a cada expectador colocar o que pensa sobre a obra que está vendo, pois cada ser humano percebe, vê e sente uma obra de arte de acordo com sua história de vida, com o que já sabe e conhece de arte.
* Contextualização Histórica – localizar a obra no tempo histórico e no espaço, observando o tema, os significados, ou seja, os contextos em que foi criada, auxiliando na compreensão e significação da obra em questão.
Ao apreciarmos produções artísticas, esses aspectos acabam por interagir uns com os outros, pois a leitura de uma obra de arte é percebida, sentida e significada a partir de nossos conhecimentos, vivências e percepções. Ao fruir a produção artística da humanidade estamos realizando um diálogo com o mundo. Quanto mais estivermos em contato com obras de arte, mais nos aprofundamos nessa linguagem e conseqüentemente em sua leitura, mais ampliamos nosso repertório, conhecimento e compreensão da produção de arte da humanidade.
Por isso o contato com obras de arte é fundamental, quer seja em museus, galerias, exposições, ou até mesmo através de reproduções, pois em alguns casos a presença frente às originais não é possível.
Objetivos:
§ Reconhecer a pintura enquanto um texto não-verbal.
§ Conhecer a imagem de algumas pinturas conceituadas.
§ Conhecer a biografia dos artistas plástica.
§ Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa.
§ Produzir textos orais ou escritos a partir da interpretação de pinturas.
§ Exercitar a capacidade de abstração artística.
Recursos: lápis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pincéis; tinta; sulfite 40; cartolina, papel cartão ou pedaços de papel pardo; papel de seda; varetas e linha de pipa; papel crepom; papel dobradura; folhas de jornal e revista; areia; sucatas; cola branca; tesoura; data-show; computador com acesso a internet.
Desenvolvimento
1) Iniciar a atividade apresentando aos alunos a reprodução de obra “A família” (Tarsila do Amaral) e, por meio de uma conversa informal, investigar o conhecimento prévio dos alunos e o que gostariam de saber a respeito da autora e de suas obras.
Sugestões de perguntas:
- Quem pintou este quadro?
- Qual é o título desta obra?
- O que você vê na pintura em primeiro plano?
- O que está retratado nesta pintura?
- Que cores foram utilizadas para a pintura? Que cores aparece mais?
- Você saberia dizer o motivo da utilização destas cores?
- O que lhe chamou atenção nesta obra de arte?
O que você sabe sobre a pessoa que pintou esta obra:
- É homem ou mulher?
- É viva ou já falecida?
- Onde viveu?
- Qual é a nacionalidade?
- Em que cidade e estado ela nasceu?
- Quem eram seus pais?
- Ela era branca, negra ou parda?
- Ela tinha irmãos?
- Ela tinha animal de estimação? Qual?
- Ela pintava animais?
- Onde ela estudou?
- Ela pintava pessoas?
- Ela pintava plantas?
- Ela gostava de pintar flores?
- Ela pintava paisagens?
- Ela era bonita?
- Quem pintou este quadro?
- Qual é o título desta obra?
- O que você vê na pintura em primeiro plano?
- O que está retratado nesta pintura?
- Que cores foram utilizadas para a pintura? Que cores aparece mais?
- Você saberia dizer o motivo da utilização destas cores?
- O que lhe chamou atenção nesta obra de arte?
O que você sabe sobre a pessoa que pintou esta obra:
- É homem ou mulher?
- É viva ou já falecida?
- Onde viveu?
- Qual é a nacionalidade?
- Em que cidade e estado ela nasceu?
- Quem eram seus pais?
- Ela era branca, negra ou parda?
- Ela tinha irmãos?
- Ela tinha animal de estimação? Qual?
- Ela pintava animais?
- Onde ela estudou?
- Ela pintava pessoas?
- Ela pintava plantas?
- Ela gostava de pintar flores?
- Ela pintava paisagens?
- Ela era bonita?
- Ela era vaidosa?
3 - Após assistir ao vídeo liste as informações que ampliaram o seu conhecimento sobre a artista e suas obras.
4 - Observe o quadro abaixo. Faça uma análise e responda as questões que seguem.
A família
Tarsila do Amaral
a) Quais pessoas aparecem nessa pintura? E quantos animais?
___________________________________________________
b) As pessoas parecem alegres ou tristes?
__________________________________________________
c) As pessoas retratadas nos fitam firmemente, como se estivessem querendo nos falar alguma coisa. O que será que essa família quer nos falar?
_____________________________________________
d) Você gostou dessa pintura? Por quê?
______________________________________________
e) O que você achou mais interessante nessa pintura?
_______________________________________________
4) Observando mais.
a) Onde está uma boneca, um cachimbo e duas frutas?
______________________________________________
b) Quem tem bigode?
____________________________________________
c) Quem está sorrindo e olhando com ternura para uma criança?
____________________________________________
d) Quem está usando camisa com gola?
______________________________________
e) Quem está mamando?
_____________________________________
f) Qual é o nome da fruta que está no chão?
________________________________________
g) Quantas pessoas estão com roupa azul?
______________________________________
h) O que você pode dizer das cores utilizadas neste quadro?
________________________________________
5) Podemos imaginar que a família pintada por Tarsila trabalha na roça. Observe que o pai segura o cabo de uma enxada ou de uma pá. E todos estão descalços sobre um chão bem verde, tal qual um gramado, sob um belo céu azul.
a) Inspirado nessa obra de Tarsila do Amaral, desenhe a sua família na folha de papel sulfite 40. Se quiser, desenhe objetos, brinquedos e até um bichinho de estimação.
b) Exponha seu desenho da família no mural da sala.
6) Nessa obra Tarsila do Amaral homenageou o povo brasileiro. Ela nos mostrou as cores fortes e as formas simplificadas de sua arte inspiradas nos rostos e gestos de nosso povo.
a) Em grupo de até 4 alunos, pesquisar em jornais e revistas uma fotografia de uma família, em que as pessoas estejam posando para o fotógrafo. As figuras encontradas devem ser recortadas e coladas em uma cartolina ou papel pardo.
b) Compare as fotografias pesquisadas com o quadro de Tarsila:
Observe quem está em pé, quem está sentado, as cores das roupas, o número de pessoas, o local, a época, até mesmo o penteados e os objetos retratados.
Observe quem está em pé, quem está sentado, as cores das roupas, o número de pessoas, o local, a época, até mesmo o penteados e os objetos retratados.
c) Coloque no mural o trabalho final, com a identificação do grupo.
Eu, por mim mesmo
Muitos pintores pintaram o próprio retrato. Conheça o auto-retrato de dois desses pintores.
Tarsila do Amaral . Auto-retrato, 1923, . Óleo sobre tela.73x60,5cm. Museu de Belas Artes, RJ."Auto-retrato com chapéu de palha"
1887-8, óleo sobre tela, 44x37,5 cm, Rijksmuseum Vincent van Gogh, Amsterdã
1887-8, óleo sobre tela, 44x37,5 cm, Rijksmuseum Vincent van Gogh, Amsterdã
1 – Como esses pintores teriam feito para pintar seu próprio retrato? Teriam eles olhado uma foto ou simplesmente se olhado no espelho?
_______________________________________________
2 – Se você tivesse que pintar seu autorretrato, que estratégia utilizaria?
_______________________________________________
_______________________________________________
3 – Um auto-retrato é igual a uma foto? Justifique sua resposta.
_______________________________________________
4 – Agora é sua vez.
a) Ensaio: Em uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor responda, através de desenhos, à seguinte pergunta:
- Quem sou eu?
- Quem sou eu?
Em seguida, cada um deverá apresentar sua resposta (desenho) aos colegas, os quais procurarão interpretá-la.
Feita essa interpretação, cada um, por sua vez, deverá comentar a própria resposta.
Feita essa interpretação, cada um, por sua vez, deverá comentar a própria resposta.
b) Em uma sulfite 40 pinte seu auto-retrato, não se esquecendo de colocar na tela suas impressões sobre si mesmo utilizando giz de cera, lápis de cor e lápis grafite.
c) Exponha seu auto-retrato no mural interno ou externo da sala de aula.Mais leitura
1 - Observe outra pintura de Tarsila do Amaral.
São Paulo, 1924. Óleo sobre tela
a) Quais as cores que a pintora mais utilizou?
______________________________________________
b) A artista empregou formas que você já conhece? Quais?
______________________________________________
c) Há números presentes neste quadro? Quais?
________________________________________________
d) O que está sendo retratado nesta obra?
_________________________________________________
e) Há relação entre o que está sendo retratado e o título da obra?
________________________________________________
________________________________________________
f) Que outro título você daria para esta obra?
_____________________________________________
g) Nesta pintura há mais cores quentes ou frias? Quais? Na sua opinião essa escolha de cores tem relação com o assunto? Por quê?
_________________________________________________
h) Você observa nesta obra predominância de linhas retas ou curvas?
_________________________________________________
i) Que sentimento esta obra lhe transmitiu?
________________________________________________
j) Reproduza esta obra empregando uma das técnicas:
=> pintura com lápis de cor
=> colagem com pedaços de papel dobradura ou folhas de revistas
2 – Observe o quadro chamado operários.
Tarsila do Amaral. Operários, 1933. Óleo sobre tela.
a) Qual é o nome, o ano em que foi feito este quadro?
____________________________________________
b) Que técnica de pintura foi usada?
_____________________________________________
c) Quais as medidas deste quadro?
_________________________________________________
d) Que sentimento está sendo mostrado nos rostos das pessoas neste quadro?
________________________________________________
e) O que você pode dizer das cores utilizadas neste quadro?
__________________________________________
f) Qual é sua opinião sobre este quadro?
______________________________________________
g) Consulte o link http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2010/07/operarios-de-tarsila-do-amaral.html e indique o momento político e social brasileiro que esta obra ilustra.
__________________________________________________________________
h) Reproduza este quadro empregando a técnica de pintura com lápis de cor, giz de cera ou guache no fundo da tela e de colagem utilizando rostos recortados de revistas.
i) Acessem o link http://planetin.blogspot.com/2008/01/verdadeiras-obrasdearte-tarsilaamaral.html e, em grupo, organizem um painel com cópias das obras. Não se esqueçam de criar um belo título para o painel.
3_ Faça a leitura dos quadros abaixo:
Candido Pórtinari. O Lavrador de Café, 1934, óleo sobre tela
Café (1934) de Cândido Portinari
Observe na obra de Portinari as figuras humanas:os pés e as mãos são bastante grandes;os corpos sugerem volume.Esses detalhes revelam o trabalho diário nas plantações de café,que exige força e ignora a fraqueza das pessoas. O corpo humano sugerindo volume e os pés enormes,que transmitem a sensação de que as pessoas se relacionam intimamente com a terra, sempre representada em tons vermelhos.
Leia mais: www.culturabrasil.org./portinari.htm
Leia mais: www.culturabrasil.org./portinari.htm
a) O que você vê na pintura de cada quadro em primeiro plano?
__________________________________________________
b) Quem você acha que são essas personagens? O que estão fazendo?
_________________________________________________
c) Que partes do corpo das personagens chamaram mais a sua atenção? Por que você acha que elas foram retratadas dessa forma?
_________________________________________________
d) Quais as cores que aparecem nestes quadros?
__________________________________________________
e) Qual a relação das cores utilizadas com o nome dos quadros e as imagens retratadas?
____________________________________________________
f) Que sentimento estas pinturas lhe transmite?
________________________________________________
g) Você acha que a arte também é um tipo de trabalho? Por quê?
_________________________________________________
h) Você já ouviu falar em Candido Portinari? Se ouviu, conte o que sabe para seus colegas.
___________________________________________________
i) Acesse o site http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=portinari , leia a biografia do pintor e outras obras suas. Em seguida, registre no caderno informações consideradas relevantes.
4 - Observe agora outros quadros. Fique atento aos detalhes de cada imagem e comente com seus colegas qual dos seus cinco sentidos fica mais evidenciado:
José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899)
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Girassóis Vincent Van Gogh, 1888 óleo em tela - 91 x 72 cm
CLAUDE MONET. O berço, Camille com Jean, 1867.
Jean Monet em seu berço (1867). Artista: Claude Monet (1840-1926). Jean Monet em seu berço é uma pintura do retrato das belas artes do impressionismo do vintage que caracteriza Jean Monet (filho do artista) como um bebê em seu berço. Sua mãe ou baby-sitter está olhando-o dormir em seu berço. |
Na linguagem visual, o artista explora traços, formas, alterna texturas, volumes, joga com a luz e a sombra, experimenta cores. Tudo para representar seu modo de ver o mundo.
a) Será que o nosso jeito de ver as coisas e retratá-las é igual ao de todas as pessoas?
_______________________________________________
_______________________________________________
b) Vemos o mundo sempre com os mesmos olhos?
______________________________________________
______________________________________________
c) Temos todos a mesma sensibilidade artística?
______________________________________________
______________________________________________
e) Que tal você bancar de artista e expor sua sensibilidade e talento? Escolha um tema atual, uma cena da vida da cidade e se expresse através da pintura, empregando a técnica de sua preferência.
5 - Analise atentamente.
Gato com flores
Aldemir Martins
50X40 cm. Acrílica sobre tela.
a) O que você vê representado nessa imagem?
b) O que mais chama a sua atenção?
c) Você já viu um gato verde?
d) Onde será que este gato está?
e) Quais as cores que aparecem?
f) Repare nos olhos do gato. De que cores foram pintados?
g) O que formam as flores ao lado do gato?
h) Olhe um pouco mais as patinhas do gato. Do que elas são formadas?
i) Esse gato é manso ou bravo? O que você acha?
j) Aldemir Martins gostava muito de desenhar e pintar figuras que são lembranças de sua infância, da sua terra e de sua gente. Pintava muitos gatos e flores, usando sempre cores que lembravam o Brasil, como é o caso dessa obra “Gato com flores”, o qual tem as cores das florestas brasileiras.
l) Na folha de sulfite ou pedaço de cartolina, desenhe o animal de estimação que você tem ou gostaria de ter. Pinte bem colorido com giz de cera ou guache. Se quiser, faça como Aldemir: empregue cores da natureza.
l) Socialize sua obra de arte e explique o porquê das cores utilizadas.
LENDO OUTRAS OBRAS
1 – Observe atentamente cada quadro.
A
Salvador Dali. A Persistência da Memória, 1931
Retratando a preocupação humana, com o tempo e a memória.
B
Wassily Kandinsky. Con o arco negro, 1912
C
Wassily Kandinsky. Sem Título, 1941
D
Giuseppe Arcimboldo . A água, 1563-64
E
1 - Agora converse com seus colegas e com a professora sobre as impressões que estas telas lhe causaram. Para você se preparar para essa discussão, fique atento às dicas a seguir.
Para comentar uma tela, procure observar:
Ø a idéia que o pintor quer transmitir;
Ø se o título da obra ajuda a compreensão da imagem;
Ø a variedade de cores e tons;
Ø quais sensações ela lhe causa: tranquilidade, agitação, liberdade, aprisionamento, realidade, encanto, tristeza;
Ø se possui luminosidade ou é sombria.
* Caso você seja o único a perceber determinado detalhe, ou se tiver uma sensação diferente diante do quadro, mantenha sua opinião e comente-a. cada um tem uma experiência de vida e o próprio modo de ver as coisas.
2 - Refletindo:
a)a) Conseguiu analisar todas as telas?
b)b) Que nome você daria ao quadro C?
c) Foi interessante participar dessa atividade? Por quê?
c) Foi interessante participar dessa atividade? Por quê?
d) Você se preparou bem para falar sobre as obras e ficou atento ouvindo os comentários que os colegas fizeram?
3 – Escolha um dos quadro acima e escreva que sentimentos essa obra lhe transmitiu e em que você se baseou para escolhe-la.
3 – Escolha um dos quadro acima e escreva que sentimentos essa obra lhe transmitiu e em que você se baseou para escolhe-la.
___________________________________________________
4 – Recriando:
a) Faça a releitura de uma obra, tendo por base um dos quadros acima.
Ø Desenhe-o da maneira como o pintor representou as figuras (não se importe com a exatidão, você vai utilizar o seu traço!).
Ø Você pode usar as mesmas cores ou brincar com a pintura, por exemplo, utilizar apenas cores frias ou quentes, colar algum detalhe para trabalhar com outras texturas, dar novos volumes.
Ø O nome da obra pode ser diferente, já que agora você é o artista.
Ø Muito capricho, pois esta obra fará parte de uma exposição.
b) Monte uma boneca com jornal parecida com a da Tarsila do Amaral, caracterizada como tal. Cole em um fundo parecido com o do quadro.
MAIS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI E OUTROS AUTORES
A obra desse artista é vasta e diversificada. Produziu mais de 4.500 trabalhos, entre pinturas murais, painéis, telas, desenhos e gravuras, passando por tipos regionais, trabalho, retratos e tantos outros temas, porém as crianças tiveram sua predileção. Ele dizia: “Sabem por que é que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos” (ROSA, 1999, apud REDDIG, 2007, p. 89/90). Sua preocupação sempre foi “expressar o homem por meio de diferentes linguagens e formas” (ibidem).
1 – Vamos ouvir e ler a história do menino Candinho, em vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sgdvUiob1nc.
2 – Agora, com o uso do data-show, vamos observar mais obras de Candido Portinari:
Cambalhota
óleo sobre tela, 1958, 59.5 x 72.5 cm.
óleo sobre tela, 1958, 59.5 x 72.5 cm.
Crianças Brincando
óleo sobre tela, 1938, 38 x 46 cm.
óleo sobre tela, 1938, 38 x 46 cm.
Futebol
óleo sobre tela, 1958, 65 x 80 cm.
óleo sobre tela, 1958, 65 x 80 cm.
Pulando Carniça
óleo sobre tela, 1959, 54 x 65 cm.
óleo sobre tela, 1959, 54 x 65 cm.
óleo sobre tela, 1955, 60 x 72.5 cm.
Meninos no Balanço
óleo sobre tela, 1960, 61 x 49 cm.
óleo sobre tela, 1960, 61 x 49 cm.
Óleo sobre madeira, 1958, 36.5 x 28.5 cm.
a) Gostou destas telas?
____________________________________
b) Você se viu em uma destas brincadeiras? Qual delas?
____________________________________
c) Você conhece todas estas brincadeiras? Como se brinca?
_____________________________________
d) Desenhe a (as) brincadeira (s) que você conhece e que não apareceu (ou apareceram) nestas telas. Faça a pintura com capricho.
3 - Leia o texto abaixo.
Ricardo Ferrari
Ricardo Ferrari, artista plástico, nasceu em Belo Horizonte em 1951.
31 anos de carreira, autodidata, mora em Rio Acima, região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. Seus quadros já foram expostos em galerias pelo Brasil e em diversos países.
Seus quadros abordam o imaginário infantil, fazendo nos relembrar das brincadeiras de infância vividas em cidades do interior.
Ferrari, trabalha com artes plásticas desde 1979, já ganhou diversos prêmios e participou de dezenas de exposições coletivas e individuais.
a) Escreva o que você entendeu sobre este artista e o que ele tem em comum a Candido Portinari.
_____________________________________
a) Escreva o que você entendeu sobre este artista e o que ele tem em comum a Candido Portinari.
_____________________________________
b) O que significa autodidata?
__________________________________
__________________________________
4 – Acesse o link e aprecie algumas de suas obras também abordando as brincadeiras de infância: http://juniverso.blogspot.com/2010/10/ricardo-ferrari-artista-plastico.html
a) Escreva os títulos, as datas e a técnica de pintura aplicada em cada obra apresentada neste link.
b) Indique a obra que mais lhe agradou.
____________________________________
a) Escreva os títulos, as datas e a técnica de pintura aplicada em cada obra apresentada neste link.
b) Indique a obra que mais lhe agradou.
____________________________________
5 – Que cores se destacam nas pinturas destes artista (Portinari - Ferrari)?
_______________________________________
6 - Das brincadeiras retratadas, quais fazem parte do seu cotidiano?
_____________________________________
_______________________________________
6 - Das brincadeiras retratadas, quais fazem parte do seu cotidiano?
_____________________________________
7 - Que obra você gostou mais? Explique.
_________________________________________
5 - Reproduza a obra que você mais gostou utilizando areia, cola, tinta nas cores desejadas e sucata ( forma de uma maquete). Não esqueça de colocar o título.
_________________________________________
5 - Reproduza a obra que você mais gostou utilizando areia, cola, tinta nas cores desejadas e sucata ( forma de uma maquete). Não esqueça de colocar o título.
O MESMO TEMA ABORDADO POR OUTROS PINTORES
1 – Acesse o link e aprecie: http://peregrinacultural.wordpress.com/2011/10/12/dia-12-de-outubro-dia-das-criancas-e-como-elas-brincam/
2 - Observe novamente as obras de Portinari, Ferrari e outros pintores , compare-as e indique as semelhanças e diferenças entre elas.
______________________________________________
3 - Você recomendaria este link para seus colegas e amigos? Por quê?
______________________________________________
3 - Você recomendaria este link para seus colegas e amigos? Por quê?
_________________________________________________________________
3 - Produção artística: Escolha uma das brincadeiras que você mais gosta e produza uma obra de arte. Utilize a técnica de pintura que você quiser. Também pode pode representar essa brincadeira em forma de uma maquete. Não esqueça o título desta obra de arte.
4 - Oficina de Pipas (realizada na área externa, sob coordenação da professora)
Passo a passo:
a) Divida o papel ao meio. De uma das metades, faça um quadrado exato para o corpo da pipa. Com as sobras do papel, ou outro, faça tiras de 4 cm (largura) para as barbatanas, e cole-as.
b) Cole uma das varetas na diagonal do quadrado. Deixe três dedos de sobra na ponta da vareta que fica no meio das barbatanas. Será o lado inferior da pipa.
c) Enrole a linha em uma das duas pontas de uma segunda vareta, envergando a vareta para que se curve até ficar com o mesmo comprimento da diagonal da pipa. Prenda a linha na outa ponta e passe cola na vareta.
d) Grude o arco que a linha e a vareta formaram na folha de seda, do mesmo jeito que na foto acima.
e) Faça dois pequenos furos no papel no ponto onde as varetas se cruzam. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas. Depois, dê um nó na parte da frente, mas não corte a linha.
f) Segurando a linha, estique-a para o lado até chegar a 4 dedos de distância do fim da vareta envergada. Agora, estique a linha para baixo até a ponta da outra vareta. Isto é só para fazer a medida, formando uma "barriga".
g) Quando a linha chegar à parte de baixo da vareta, amarre-a com cuidado e corte. Essa linha presa é chamada de cabresto.
h) Amarre a linha para empinar. Para descobrir o lugar certo, segure a pipa pelo cabresto. Amarre um pouco acima do meio dele.
i) Com outro papel, corte tiras de 2 cm (largura) para fazer as rabiolas. Decida o tamanho delas, se curtas ou longas. Cole as tiras na parte de dentro.
5 - Brincar com as pipas no pátio da escola, observando se há necessidade de alguns acertos.
6 - Fazer os consertos necessários e soltá-las (hora / dia a critério da professora).
5 - Brincar com as pipas no pátio da escola, observando se há necessidade de alguns acertos.
6 - Fazer os consertos necessários e soltá-las (hora / dia a critério da professora).
Observação: É importante que haja uma exposição de todas as produções das crianças.
APRECIANDO MAIS
Exercite mais sua percepção em relação a natureza e a cultura através das Obras de Giuseppe Arcimboldo.
Este artista (cerca de 1527-1593) nasceu na Itália. Era um pintor muito apreciado pelo imperador Fernando I que o convidou para a corte de Praga. Participava na organização de festas da corte.
Com uma imaginação muito fértil, pintou inúmeros retratos realizados através da união de objectos (o bibliotecário), ou de vegetais (as estações).
Aprecie cada obra com bastante calma e, com entusiasmo, mostre seu potencial artístico, criando uma obra com objetos, materiais diversos.
Com uma imaginação muito fértil, pintou inúmeros retratos realizados através da união de objectos (o bibliotecário), ou de vegetais (as estações).
Aprecie cada obra com bastante calma e, com entusiasmo, mostre seu potencial artístico, criando uma obra com objetos, materiais diversos.
O Bibliotecário
Verão
Primavera
Água
Outono
O Horticultor
Quadro "O Horticultor" invertido
Ar
O Cozinheiro
Quadro "O cozinheiro" inverido
Terra
EVA
Fogo
Flora
Rodolfo II
Inverno
Bibliografia
SANTA ROSA, Nereide Schilaro. A arte de olhar animais. São Paulo: Scipione, 2002.
SANTA ROSA, Nereide Schilaro. A arte de olhar família. São Paulo: Scipione, 2002.
SOUZA, Cassia Garcia de. De olho no futuro: língua portuguesa: novo. São Paulo: Quinteto Editorial, 2005.
LIP - Leitura, Interpretação e Produção - Trabalhando com Projetos. Editora do Brasil.
http://planetin.blogspot.com/2008/01/verdadeiras-obrasdearte-tarsilaamaral.html
http://pt.scribd.com/doc/46343902/DEBRET-No-Brasil http://www.pitoresco.com/laudelino/almeida_junior/almeida_junior.htm
http://paxprofundis.org/livros/vincent/vincent.html
Muito bom. Parabéns!!!
ResponderExcluirCaro professor, impressionante a quantidade e a qualidade de informações e ensinamentos dispostos para presquisas. muito obrigada pelo seu desprendimento em ajudar e sua competência.
ResponderExcluirCaro professor, impressionante a quantidade e a qualidade de informações e ensinamentos dispostos para presquisas. muito obrigada pelo seu desprendimento em ajudar e sua competência.
ResponderExcluirLindos quadros de Tarsila do Amaral!
ResponderExcluirAmei todos eles!
Parabéns ,ótimas atividades gostei muito. Obrigado!
ResponderExcluir