sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LIVRO: CATAPIMBA E SUA TURMA


Como se fosse dinheiro, de Ruth Rocha, que faz parte da Coleção ―A turma de nossa rua‖, alerta as crianças na hora de comprar lanches na escola e receber de troco chicletes ou balas. O personagem principal desta história é Catapimba que todo dia levava dinheiro para a escolha para comprar o lanche.
Quando o amiguinho chegava à cantina para comprar um sanduíche e pagava Seu Lucas, sempre levava uma bala porque ele não tinha troco. Até que um dia o menino reclamou e pediu o troco em dinheiro. Seu Lucas disse que não tinha e chegou a falar que bala é como se fosse dinheiro, mas se preferisse poderia levar um chiclete.
No entanto, Catapimba era muito esperto e resolveu dar um jeito nessa situação... Para saber toda a revolução que o menino fez na escola é válido ler “Como se fosse dinheiro”, pois o livro mostra que criança não deve ser boba na hora do troco e não se deve deixar enganar pelos adultos. Além do mais, quem é que vai querer receber um bode como pagamento, ―como se fosse dinheiro‖.


TEXTO: “COMO SE FOSSE DINHEIRO”

Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
─ Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
─ Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
─ Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
─ Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
─ Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...
Catapimba ainda insistiu umas duas ou três vezes. A resposta era sempre a mesma:
─ Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro... Então, leve um chiclete, se não gosta de bala.
Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
─ Na hora do recreio, vocês vão ver...
E, na hora do recreio, todo mundo viu. Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha. Botou a galinha em cima do balcão.
─ Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.
─ É pra pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que o seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...
Aí colocou umas moedas no balcão:
─ Está aí seu troco, menino!
E pegou a galinha, para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.
No recreio, todo mundo foi comprar lanche. Na hora de pagar... Teve gente que queria pagar com raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba... O Armandinho quis pagar um sanduíche de mortadela com o sanduíche de goiabada que ele tinha levado... Teve gente que também levou galinha, pato, peru... E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
─ Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...
Mas seu Lucas ficou chateado mesmo quando apareceu o Caloca puxando um bode. Aí, seu Lucas correu e chamou a diretora.
Dona Júlia veio e contaram pra ela o que estava acontecendo. E sabe o que ela achou?  Pois achou que as crianças tinham toda razão.
─ Sabe, seu Lucas – ela falou –, bode não é como se fosse dinheiro. Galinha também não é. Até aí o senhor tem razão. Mas bala não é como se fosse dinheiro e muito menos chiclete!
Seu Lucas se desculpava:
─ É, mas quando eu não tiver troco?
─ Aí, o senhor anota, e no outro dia paga.
Os meninos fizeram uma festa, deram pique-pique pra dona Júlia e tudo.
Naquele dia, nem houve mais aula.
Mas o melhor de tudo é que todos do bairro ficaram sabendo do caso.
E, agora, seu Pedro da farmácia não dá mais comprimidos de troco, seu Ângelo do mercado não dá mais caixas de fósforos de troco... Nenhum comerciante dá mais mercadoria como se fosse dinheiro.
Afinal, ninguém quer receber um bode em pagamento, como se fosse dinheiro. É, ou não é?

(Ruth Rocha. Catapimba e sua turma. São Paulo: FTD, 1995)


1 -  Complete a ficha informativa:

Título: ______________________________________
Autora: _____________________________________
Livro: _______________________________________
Cidade: _____________________________________
Editora: _____________________________________
Ano: ________________________________________
Tipo de texto: _________________________________
Tipo de narrador:_______________________________
Personagens principais: _________________________


2 -  Responda no caderno:

a) O que Catapimba comia na hora do recreio?
b) Qual era o troco dado por seu Lucas?
c) Porque Catapimba sempre recebia balas como troco do dinheiro que dava a seu Lucas?
d) Quando Catapimba reclamava porque não queria as balas como troco, o que seu Lucas lhe respondia? Desenhe o balão de fala  e escreva a resposta.


e) O que Catapimba resolveu fazer para solucionar o problema do troco?
f) Qual foi a atitude de seu Lucas ao receber a galinha como pagamento pelo lanche?
g) Essa história passou em apenas um dia ou em um dado momento?
h) Que expressões do texto comprovam isso?

3. - Em sua opinião:

a) Você acha que Catapimba tinha razão ao exigir que o seu troco fosse dado em dinheiro? Por quê?
b) Catapimba resolveu o problema com inteligência ou violência? Ele agiu certo? Por quê?
c) Seguindo o exemplo de Catapimba, todas as crianças resolveram pagar os lanches com outras mercadorias, não usando dinheiro. Se você fizesse parte dessa turma, também pagaria o lanche como os outros? O que usaria?
d) Que outra atitude você acha que o Catapimba poderia ter tomado para resolver o problema do troco?
e) Você acha que seu Lucas aprendeu a lição? O que comprova isso?


4. - Situações problema:

a) Imagine que você vá à farmácia e receba o troco errado.
O que você faria se recebesse o troco a menos?
E se o troco fosse a mais?

b) Você vai a um supermercado fazer compras e pega um produto. Ao pagar, a pessoa que está na caixa, diz que o preço não é o que está marcado na embalagem. A mercadoria foi reajustada e está com o preço mais elevado. O que você faz? Qual é o seu direito como consumidor?

c) Você compra 2 latas de doce. Ao pagar, percebe que o preço marcado em uma das latas está um pouco maior. Qual dos dois valores você acha que deve pagar? O maior ou o menor? Por quê?



Fique sabendo!!!

CÓDIGO DO CONSUMIDOR

Todos os consumidores, isto é, todo mundo que compra alguma coisa possui uma série de direitos. Esses direitos foram reunidos no Código de Defesa do Consumidor, uma lei que foi aprovada no Brasil em 1990 e contém um monte de normas para que os consumidores não entrem numa fria.
A descrição dos produtos deve ser detalhada para sabermos o que estamos comprando. A embalagem deve dizer se um produto é diet, se foi cultivado com agrotóxicos ou se é um alimento geneticamente modificado. A data de validade também deve estar bem à vista, para ninguém comprar comida estragada ou deteriorada (quando os alimentos já perderam seu valor nutritivo).
E se ao voltar para casa depois das compras, descobrirmos que compramos algo com defeito, não tem problema: todo mundo tem o direito de trocar produtos defeituosos, e receber um novo produto ou o dinheiro de volta. Mas fique atento ao prazo: normalmente os produtos trazem uma etiqueta avisando que trocas e devoluções só podem ser feitas até, por exemplo, quinze dias depois da compra.
Por que se o consumidor tem direitos, o vendedor também tem, e não é obrigado a aceitar de volta um sapato todo sujo e amarrotado só porque você, depois de dançar a noite toda, sismou que ele não combina com a sua roupa!
E quando formos enganados ou comprarmos uma coisa estragada? Bom, aí o negócio é reclamar.
      O órgão do governo que protege o consumidor se chama Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) e cada estado tem um Procon para atender seus cidadãos.
Os direitos de quem compra são tão importantes que existe até o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.

5 - Estudo da língua: Leia as frases com atenção e responda as questões propostas:

a) Catapimba comprou o seu lanche.

Qual foi a ação praticada?
Quem praticou essa ação?

b) Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas.

Qual foi a ação praticada?
Quem praticou essa ação?
Quando foi praticada a ação?

c) No recreio, todo mundo foi comprar lanche.

Qual foi a ação praticada?
Quem praticou essa ação?
Quando foi praticada a ação?

6 - Estudo das palavras:

a) Observe estas palavras do texto: braço – farmácia – apareceram.

Nessas palavras, o som da letra c é diferente ou semelhante?
Qual é o som da letra c nessas palavras?
Porque a letra c da palavra braço tem cedilha?
Porque nas palavras farmácia e apareceram o c não tem cedilha?

b) Agora, veja estas palavras: braço – escola.

Nestas palavras, o som da letra c é diferente ou semelhante?
Por que não usamos cedilha na letra c da palavra escola?


APRENDENDO COM CATAPIMBA

Para pagarmos nossas contas precisamos de dinheiro. No entanto, para maior comodidade e menos risco, podemos depositar nosso dinheiro em um banco e usar cheques.
Observe um cheque preenchido pelo pai de Catapimba para pagar a conta do filho na cantina de seu Lucas.



1 -  Responda:

a) Quantas vezes aparece no cheque a quantia a ser paga?
b) De que formas essa quantia foi escrita?
c) Em nome de quem o pai de Catapimba fez o cheque?
d) Além de escrever a quantia e colocar o nome de quem iria receber o cheque, o que o Sr. Márcio fez?
e) Se o pai de Catapimba tivesse se esquecido de assinar o cheque, seu Lucas conseguiria trocá-lo no banco? Por quê?

2 -  Preencha os modelos de cheques, com os seguintes valores:

a) R$ 145,20
b) R$ 645,90
c) R$ 89,15
d) R$ 1. 216,60

a)

b)

c)

d) 




Fique sabendo!!!

OUTRAS FORMAS DE DINHEIRO

O cheque é uma forma alternativa de utilizar o dinheiro: a pessoa deposita uma determinada quantia no banco e emite cheques relativos a pequenas partes do valor depositado, não precisando, necessariamente usar todo o valor de uma só vez. É muito útil utilizar cheques quando o valor a ser pago por algum bem é muito alto.
Os romanos teriam inventado o cheque por volta de 352 a.C. Datam de 1762, acredita-se, os primeiros cheques impressos por Lawrence Childs, na Inglaterra. No Brasil, a primeira referência ao cheque apareceu em 1845, quando se fundou o Banco Comercial da Bahia.
O uso do cheque apresentou muitas vantagens: facilitou a movimentação de grandes somas; economizou o tempo de contagem dessas somas; diminuiu possibilidade de roubos, além de impedir o entesouramento do dinheiro em espécie.
O uso de moedas e cédulas está sendo substituído cada vez mais por pequenos cartões de plástico: o cartão de crédito, que também é uma forma de utilização do dinheiro, só que, diferente do cheque. Com o cartão de crédito você utiliza um valor que na verdade você não tem ou não quer utilizar naquele momento e o banco lhe dá crédito para comprar e pagar posteriormente, com prazo determinado pelo banco. Cedo ou tarde a despesa terá de ser paga, em espécie ou em cheque.
O cartão de crédito surgiu nos EUA na década de 1920.

Existem três tipos de cartão:
1) cartão de crédito (o cliente tem um limite de crédito dentro do qual efetua a aquisição de bens e serviços na rede de atendimento; o cliente recebe mensalmente a respectiva fatura, a qual pode ser paga à vista ou parceladamente; o cliente tem a opção de realizar saques em espécie, incluídos também na fatura);
2) cartão de débito (o cliente utiliza para saques em espécie e para pagamento de transações comerciais; em ambos os casos, o cliente deve ter saldo disponível na conta corrente, pois o débito na conta corrente é automático, um a um);
3) cartão múltiplo (funciona como cartão de crédito e cartão de débito).
O seu Lucas não precisou dar troco ao Catapimba porque o cheque foi feito no valor exato da conta do garoto. Catapimba, no entanto, lembrou-se de pedir a nota fiscal a seu Lucas, pois sabia que o valor da nota seria convertido em benefício para a população com o pagamento de impostos como o ICMS.

Veja a nota fiscal que o seu Lucas preencheria para Catapimba:


3. Seu Lucas ainda não preenche a nota fiscal para o Catapimba. Vamos ajudá-lo?
a) Preencha os dados do cabeçalho:
b) Catapimba pagou o lanche de mais colegas, além do seu. Cada um comeu um sanduíche que custava R$ 1,50 e tomou um suco que custava R$ 1,00.


Fique sabendo!!!

O QUE É NOTA FISCAL

É o documento de emissão controlada e autorizada pelo governo estadual ou municipal, que comprova a compra de um bem ou serviço, especificando os detalhes da compra, como por exemplo: adquirente, descrição dos produtos ou serviços vendidos, valor da venda, valor dos impostos a recolher.







PRINCIPAIS TIPOS DE DOCUMENTOS FISCAIS

Nota Fiscal de Mercadorias
(em papel)


Nota Fiscal Eletrônica


   Cupom Fiscal

        
QUEM É OBRIGADO A FORNECER

Em tese, todos aqueles que comercializam produtos ou prestam serviços tem por obrigação emitir a nota ou cupom fiscal correspondente.


O QUE FAZER DIANTE DA RECUSA DO FORNECIMENTO DA NOTA FISCAL

Como a nota fiscal é documento de emissão obrigatória, a não emissão da mesma constitui crime tributário, com previsão de pena de reclusão de dois a cinco anos e multa, além de ferir o Código do Consumidor. Portanto, poderão ser acionados pelo consumidor o PROCON e ainda os órgãos de fiscalização da Secretaria da Fazenda Estadual (Posto Fiscal), no caso do comércio de mercadorias, e a Fiscalização Tributária da Secretaria de Finanças do Município, no caso da prestação de serviços.
NOTA FISCAL PAULISTA: O que é isso?

O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Ele é um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias exijam do estabelecimento comercial o documento fiscal. Os consumidores que informarem o seu CPF ou CNPJ no momento da compra poderão escolher como receber os créditos e ainda concorrerão a prêmios em dinheiro.
A ideia é aumentar a arrecadação com um Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal, fazendo com que o consumidor passe a exigir o cupom fiscal devidamente preenchido. O pagamento será feito através de abatimento no IPVA (carro de SP), cartão de Crédito ou depósito em conta corrente (neste caso o crédito deve ser de no mínimo R$ 25,00).
         Quando o dinheiro será pago? Créditos adquiridos de janeiro a junho estarão liberados a partir de outubro; créditos adquiridos de julho a dezembro estarão liberados a partir de abril do ano seguinte. O prazo para aproveitamento dos créditos é de 5 anos da data da compra.

4. Veja a tabela de preços da cantina de seu Lucas:

REFRIGERANTE
SANDUÍCHE
SALGADO
BOLACHA
GELADINHO
R$ 1,50
R$ 2,00
R$ 0,80
R$ 0,65
R$ 0,15
SALGADINHO
PIPOCA
PIRULITO
BALA
CHOCOLATE
R$ 0,75
R$ 0,20
R$ 0,10
R$ 0,05
R$ 0,50

a) Catapimba compra um sanduíche todo dia. Quanto ele gasta por semana?
b) Juca, amigo de Catapimba, compra todo dia um salgado, um refrigerante e um chocolate. Quanto ele gasta por semana?
c) Nessa semana, Caloca comprou 9 balas, 3 geladinhos, 4 chocolates e um salgadinho. Quanto Caloca gastou?
d) Zeca levou R$ 0,75 para comprar balas. Quantas balas ele comprou?
e) Qual é o produto mais caro da tabela? Quanto ele custa?
f) Qual é o menor preço da tabela? De qual produto ele é?
g) Escreva por extenso todos os preços da tabela:

 R$ 2,00 ______________________________________
 R$ 1,50 ______________________________________
 R$ 0,80 ______________________________________
 R$ 0,75 ______________________________________
 R$ 0,65 ______________________________________
 R$ 0,50 ______________________________________
 R$ 0,20 ______________________________________
 R$ 0,15 ______________________________________
 R$ 0,10 ______________________________________
 R$ 0,05 ______________________________________

ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO SOBRE VALORES MONETÁRIOS

1 – Observe os valores contidos no quadro e responda as questões propostas.
Responda.
1 - Quantas cédulas de R$ 10, 00  você precisa para ter R$ 100, 00?
4 – Quantas cédulas de R$ 5, 00 você necessita para juntar R$ 50, 00?
R:
R:
2 – Quantas cédulas de R$ 1, 00 são necessarias para formar R$ 20, 00?
5 – Se você juntar a quantia do quadro acima para comprar um brinquedo que custa R$ 122, 50, quanto terá de troco?
R:
R:
3 – Qual o valor total está representado no quadro acima?
6 – Quel é o valor da quantia do quadro acima multiplicada por 15?
R:
R:

2 -  Mamãe só tem moedas em sua carteira, como a representada ao lado:
Usando somente moedas como esta, para comprar um pacote de macarrão de R$ 3,00, mamãe precisa ter:

( A ) 12 moedas
( B ) 6 moedas
( C ) 9 moedas                            
( D ) 3 moedas

3 -  Bete tem muitas moedas em sua carteira e quer pagar uma compra de R$ 15,00 usando moedas. Ela tem oito moedas de R$ 0,25 e vai usá-las para pagar a compra. Bete ainda precisa de uma quantidade de moedas de R$ 0,50 igual a:

( A ) 30.
( B ) 26.
( C ) 20.
( D ) 18


4 -  Analise a tabela abaixo:

PRODUTO
PREÇO
Mochila
R$ 48,00
Estojo
R$ 9,00
Lapiseira
R$ 6,00
Caderno
R$ 16,00
Lápis
R$ 1,00

a) Qual o produto mais barato?
b) Qual o produto mais caro?
c) Qual o valor da mochila mais o estojo?
d) Quanto gastarei se comprar um caderno e uma lapiseira?
e) Qual o valor total dos materiais?
f) O que posso comprar com R$ 30,00?
g) Tenho R$ 20,00, quanto me sobra de troco se eu comprar um estojo e um lápis?

5 -  Mateus tem um cofrinho. Nele cabem cinquenta moedas de R$ 0,25. Assinale a alternativa que mostra a quantia que Mateus consegue guardar se utilizar somente moedas de R$ 0,25:

( A ) R$ 25,00.
( B ) R$ 12,50.
( C ) R$ 10,00.
( D ) R$ 2,50.

6 - A quantia representada por uma nota de R$ 5,00 também pode ser obtida com:

( A ) cinco moedas de R$ 0,50.
( B ) dez moedas de R$ 0,25.
( C ) duas notas de R$ 2,00 e dez moedas de R$ 0,10.
( D ) duas notas de R$ 1,00 e dez moedas de R$ 0,25.


7 -  Resolva a atividade:


SITUAÇÕES PROBLEMA QUE ENVOLVAM COMPRA

1 -  Dona Marta ficou alegre ao ver as condições de pagamento da Loja Compra Bem, porque poderia comprar uma máquina de costura para trabalhar.
Qual é o preço da máquina de costura que Dona Marta quer comprar?

( A ) R$ 38,00.
( B ) R$ 446,00.
( C ) R$ 76,00.
( D ) R$ 456,00.

2 -  Realize o que se pede nas atividades a seguir:


3 -  Carla comprou uma boneca de R$ 78,90 e pagou com uma nota de R$ 100,00. Ela recebeu de troco:

( A ) R$ 21,10.
( B ) R$ 32,10.
( C ) R$ 41,90.
( D ) R$ 42,90.

4 -  O preço de um metro de tecido é R$ 25,08. Ana Lúcia precisou comprar 12 metros deste tecido para sua confecção de roupas e pagou:
( A ) R$ 2.255,96.
( B ) R$ 500,16.
( C ) R$ 300,96.
( D ) R$ 37,08.

5 -  Carlos pretende comprar a bicicleta à vista. Flávia vai comprá-la a prazo.

R$ 900, 00 à vista.
24 X de R$ 23, 40 no cartão.
Total à prazo: R$ 561, 56.

Pode-se afirmar que entre os dois:

( A ) Flávia gastará R$ 162,56 a mais.
( B ) Carlos gastará R$ 961,46 a mais.
( C ) Flávia gastará R$ 423,30 a mais.
( D ) Carlos gastará R$ 376,50 a mais.

6 -  Observe a oferta. Juliana quer comprar algumas canetas com a quantia representada abaixo.
R$ 1, 50

Ela pode comprar, no máximo:

( A ) 5 canetas.
( B ) 10 canetas.
( C ) 12 canetas.
( D ) 13  canetas.

A balconista deu de troco para Juliana:

(A) Cinquenta centavos.
(B) Sessenta centavos
(C)       Setenta centavos.
(D)       Oitenta centavos.



7 - Ana comprou uma geladeira para pagar em seis parcelas iguais. Ela já pagou quatro prestações e ainda faltam R$ 242,30 para quitar a dívida. O preço total da geladeira foi:

( A ) R$ 484,60.
( B ) R$ 726,90.
( C ) R$ 969,20.
( D ) R$ 1.453,80.

8 - Luís tem R$ 80,00. Ele quer comprar um tênis que custa R$ 140,00. Para juntar o dinheiro necessário, Luís decidiu poupar uma mesma quantia durante seis semanas. Ele deverá poupar, por semana:

( A ) R$ 60,00.
( B ) R$ 30,00.
( C ) R$ 20,00.
( D ) R$ 10,00.

9 -  Observe o preço dos patins.


Cristiano os comprou e pagou com três  cédulas  de R$ 100,00. Ele recebeu de troco:

( A ) dez reais,
( B ) cinco reais.
( C ) um real.                    
( D ) dez centavos.

10 -  Veja a movimentação da conta corrente de João na última semana:

BANCO BRASILEIRO S.A.

Saldo em 8/11 .............................................................. R$100,00
Dia 8/11 ....................................................................... depósito de R$ 45,00
Dia 9/11 ....................................................................... retirada de R$ 11,00
Dia 10/11 ..................................................................... depósito de R$ 55,00
Dia 11/11 ..................................................................... retirada de R$ 21,00
Dia 12/11 ..................................................................... depósito de R$ 65,00

Se a sequência de depósitos e retiradas se repetir da mesma forma, no dia 13/11 João deve ter feito:

( A ) uma retirada de R$ 75,00.
( B ) uma retirada de R$ 31,00.
( C ) um depósito de R$ 75,00.
( D ) um depósito de R$ 31,00.

11 -  Célia aproveitou a oferta da Loja da Criançada. Ela comprou uma boneca de R$ 35,90 e um carrinho de R$ 16,35. Célia gastou:

( A ) R$ 16,35.
( B ) R$ 35,90.
( C ) R$ 51,25.
( D ) R$ 52,25.

12 -  Um comerciante vendeu meia dúzia de livros a 25 reais cada um. Com o dinheiro obtido, comprou 5 latas de tinta para pintar sua livraria. Quanto custou cada lata de tinta?

( A ) R$ 30,00.
( B ) R$ 25,00.
( C ) R$ 5,00.
( D ) R$ 125,00.


13 -  Veja a situação: Antes de comprar a bola Fernando tinha:

– Três notas de R$ 1,00
– Uma nota de R$ 20,00    

Depois da compra, Fernando ficou com:

– Uma nota de R$ 1,00
– Uma nota de R$ 5,00

Quanto custou a bola?

( A ) R$ 16,00.
( B ) R$ 17,00.
( C ) R$ 19,00.
( D ) R$ 21,00.

14 -  Vitor tem 9 anos. Ele foi com seu pai, sua mãe e sua irmã menor ao cinema. O preço do ingresso de adulto é 9 reais e o de criança é 5 reais. Seu pai deu em pagamento uma nota de 50 reais. Quanto recebeu de troco?

( A ) 14 reais.
( B ) 64 reais.
( C ) 36 reais.
( D ) 22 reais.



TEXTO:  “EU TAMBÉM PAGO PARA ESTUDAR

No caminho da escola para casa, João encontrou seu amigo Beto, que estuda em uma escola ali perto. Como eles moram na mesma rua, foram caminhando juntos.
— Olá, Beto. Como vai?
—Tudo bem, João.
E, enquanto caminhavam, João, vendo um papel na mão de Beto, logo perguntou:
— O que é isso, Beto? É um convite? Oba!!! Se vai ter uma festa na sua escola eu também quero ir.
— Ah, João, não é nada disso. Isso aqui é um boleto.
— Boleto? O que é isso?
— Ah!!! É um papel que a escola manda uma vez por mês, para a minha mãe pagar a mensalidade.
— Ué... A minha escola não manda nenhum boleto. Vou perguntar para a minha mãe.
Quando estavam perto de casa, despediram-se:
— Tchau, João. Tenho que ir, se não minha mãe vai ficar preocupada.
— Tchau! Depois eu vou na sua casa para a gente brincar.
Chegando em casa, João foi logo perguntar a sua mãe:
— Mãe, porque na escola do Beto os pais têm que pagar uma mensalidade para os filhos estudarem lá e na minha não?
— Não é bem assim, meu filho. Para você estudar, nós também pagamos, só que de uma forma diferente.
— Como assim, mãe?
— É que na escola particular, assim como em outros serviços particulares, existe uma pessoa ou grupo de pessoas que é dono e precisa desse dinheiro para pagar os funcionários e comprar tudo o que precisa para oferecer esses serviços.
— Na minha escola não precisa de dinheiro para tudo isso?
— É claro que precisa. E nós pagamos, só que por meio dos impostos.
— Impostos???
— Isso mesmo. E existem vários tipos de impostos. O mais conhecido é o ICMS, que é uma parte do valor tirado, praticamente, de tudo que nós compramos. Mas esse dinheiro só tem chance de chegar na escola se nós sempre pedirmos a nota fiscal.
— Acho que já entendi, mãe. Quando nós compramos alguma coisa e pedimos a nota fiscal, uma parte do dinheiro que nós pagamos fica com o vendedor e a outra é usada para o serviço público. Entendi certo?
— Isso mesmo, meu filho... Agora que está tudo entendido, vai para a mamãe lá na venda do seu Juca comprar algumas coisas. Toma, tá aqui a lista e o dinheiro.
Chegando na venda...
— Oi, João, o que faz por aqui?
— Vim comprar essas coisas dessa lista. Tem?
— Tem sim, João. Tá tudo aqui.
— E a nota fiscal?
— Nota fiscal? Para que um menino da sua idade vai querer uma nota fiscal?
— Ah, seu Juca, isso é uma longa história...


1 -  Complete a ficha informativa:

Título: ________________________________________
Autor: ________________________________________
Personagens: __________________________________
Tipo de texto: __________________________________
2 -  Responda:

a) Qual é a diferença entre as escolas de João e Beto?
b) O que caracteriza uma escola particular?
c) Segundo a mãe de João, quem paga pela escola pública?
d) De que maneira os cidadãos pagam este tipo de escola?
e) Existem vários tipos de impostos. Pelas palavras da mãe de João, qual é o mais conhecido?
f) A que se refere o ICMS? De que maneira ele é recolhido?

3 -  Assinale a alternativa correta:

a) O principal motivo da escrita deste texto é:

( A ) Informar sobre a utilização da nota fiscal.
( B ) Defender que as crianças estudem em escolas particulares.
( C ) Contar uma historia sobre crianças que estudam em escolas diferentes.
( D ) Alertar o leitor sobre a necessidade de se pagar os impostos.

b) Pela explicação da mãe de João ele pode aprender que:

( A ) Escolas públicas não precisam de dinheiro como as particulares.
( B ) Os donos de escolas não têm que pagar impostos.
( C ) O cidadão consciente pede nota fiscal nas compras que realiza.
( D ) Os serviços públicos são pagos pelos donos de lojas particulares.

c) Ordene os acontecimentos da história:

(  ) Em casa, João questiona sobre o pagamento de sua escola.
(  ) João pede a nota fiscal na venda de seu Juca.
(  ) João e Beto voltam da escola.
(  ) A mãe explica sobre os impostos e os serviços públicos.
(  ) Beto informa que em sua escola paga-se mensalidade.

A ordem dos fatos citados acima é a seguinte:

( A ) 1,2,3,4,5
( B ) 3,5,1,4,2
( C ) 5,4,3,2,1
( D ) 3,5,2,1,4

4 -  Preencha o quadro com itens que você conhece que sejam:

BENS PARTICULARES
BENS PÚBLICOS




















Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=3AJJB7ZvEag
 http://jutecs.blogspot.com/
BARROS, Jussara. Sistema monetário. Brasil Escola: Canal do Educador. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/sistema-monetario. htm.
BASTOS, Cecília Lopes da Rocha. Dona Formiga, compadre Tatu e o Imposto de Renda. Brasília-DF: Ministério da Fazenda-Secretaria da Receita Federal, 2004. Disponível em: http://issuu.com/lufrena/docs/donaformiga.
PINTO, Ziraldo Alves. Pra que dinheiro? 2.ed. São Paulo: Globo, 2010.
ROCHA, Ruth. Catapimba e sua turma. São Paulo: FTD, 1995.
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Leãozinho. Disponível em: http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br.  
           

           












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