LIVRO: CATAPIMBA E SUA TURMA
Quando o amiguinho chegava à cantina para
comprar um sanduíche e pagava Seu Lucas, sempre levava uma bala porque ele não
tinha troco. Até que um dia o menino reclamou e pediu o troco em dinheiro. Seu
Lucas disse que não tinha e chegou a falar que bala é como se fosse dinheiro,
mas se preferisse poderia levar um chiclete.
No entanto, Catapimba era muito esperto e
resolveu dar um jeito nessa situação... Para saber toda a revolução que o
menino fez na escola é válido ler “Como se fosse dinheiro”, pois o livro
mostra que criança não deve ser boba na hora do troco e não se deve deixar
enganar pelos adultos. Além do mais, quem é que vai querer receber um bode como
pagamento, ―como se fosse dinheiro‖.
TEXTO: “COMO
SE FOSSE DINHEIRO”
Todos os dias,
Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar,
comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
─ Ô, menino, leva uma
bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba
reclamou de seu Lucas:
─ Seu Lucas, eu não
quero bala, quero meu troco em dinheiro.
─ Ora, menino, eu não
tenho troco. Que é que eu posso fazer?
─ Ah, eu não sei! Só
sei que quero meu troco em dinheiro!
─ Ora, bala é como se
fosse dinheiro, menino! Ora essa...
Catapimba ainda
insistiu umas duas ou três vezes. A resposta era sempre a mesma:
─ Ora, menino, bala é
como se fosse dinheiro... Então, leve um chiclete, se não gosta de bala.
Aí, o Catapimba
resolveu dar um jeito.
No dia seguinte,
apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era.
Catapimba ria e respondia:
─ Na hora do recreio,
vocês vão ver...
E, na hora do
recreio, todo mundo viu. Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar,
abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha. Botou a galinha em cima do
balcão.
─ Que é isso, menino?
– perguntou seu Lucas.
─ É pra pagar o
sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar
o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que o
seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um
tempão parado, pensando...
Aí colocou umas
moedas no balcão:
─ Está aí seu troco,
menino!
E pegou a galinha,
para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram
com embrulhos debaixo do braço.
No recreio, todo
mundo foi comprar lanche. Na hora de pagar... Teve gente que queria pagar com
raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia
de jabuticaba... O Armandinho quis pagar um sanduíche de mortadela com o
sanduíche de goiabada que ele tinha levado... Teve gente que também levou
galinha, pato, peru... E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a
mesma:
─ Ué, seu Lucas, é
como se fosse dinheiro...
Mas seu Lucas ficou
chateado mesmo quando apareceu o Caloca puxando um bode. Aí, seu Lucas correu e
chamou a diretora.
Dona Júlia veio e
contaram pra ela o que estava acontecendo. E sabe o que ela achou? Pois achou que as crianças tinham toda razão.
─ Sabe, seu Lucas –
ela falou –, bode não é como se fosse dinheiro. Galinha também não é. Até aí o
senhor tem razão. Mas bala não é como se fosse dinheiro e muito menos chiclete!
Seu Lucas se
desculpava:
─ É, mas quando eu
não tiver troco?
─ Aí, o senhor anota,
e no outro dia paga.
Os meninos fizeram
uma festa, deram pique-pique pra dona Júlia e tudo.
Naquele dia, nem houve mais aula.
Mas o melhor de tudo
é que todos do bairro ficaram sabendo do caso.
E, agora, seu Pedro da farmácia não dá mais
comprimidos de troco, seu Ângelo do mercado não dá mais caixas de fósforos de
troco... Nenhum comerciante dá mais mercadoria como se fosse dinheiro.
Afinal, ninguém quer
receber um bode em pagamento, como se fosse dinheiro. É, ou não é?
(Ruth Rocha. Catapimba e sua turma. São Paulo:
FTD, 1995)
1 - Complete a ficha informativa:
Título: ______________________________________
Autora: _____________________________________
Livro: _______________________________________
Cidade:
_____________________________________
Editora: _____________________________________
Ano: ________________________________________
Tipo de texto:
_________________________________
Tipo de narrador:_______________________________
Personagens principais: _________________________
2 - Responda no caderno:
a) O que
Catapimba comia na hora do recreio?
b) Qual era
o troco dado por seu Lucas?
c) Porque
Catapimba sempre recebia balas como troco do dinheiro que dava a seu Lucas?
d) Quando
Catapimba reclamava porque não queria as balas como troco, o que seu Lucas lhe
respondia? Desenhe o balão de fala e
escreva a resposta.
e) O que
Catapimba resolveu fazer para solucionar o problema do troco?
f) Qual foi
a atitude de seu Lucas ao receber a galinha como pagamento pelo lanche?
g) Essa
história passou em apenas um dia ou em um dado momento?
h) Que
expressões do texto comprovam isso?
3. - Em sua
opinião:
a) Você acha
que Catapimba tinha razão ao exigir que o seu troco fosse dado em dinheiro? Por
quê?
b) Catapimba
resolveu o problema com inteligência ou violência? Ele agiu certo? Por quê?
c) Seguindo
o exemplo de Catapimba, todas as crianças resolveram pagar os lanches com
outras mercadorias, não usando dinheiro. Se você fizesse parte dessa turma,
também pagaria o lanche como os outros? O que usaria?
d) Que outra
atitude você acha que o Catapimba poderia ter tomado para resolver o problema
do troco?
e) Você acha
que seu Lucas aprendeu a lição? O que comprova isso?
4. - Situações
problema:
a) Imagine
que você vá à farmácia e receba o troco errado.
→ O que
você faria se recebesse o troco a menos?
→ E se o
troco fosse a mais?
b) Você vai
a um supermercado fazer compras e pega um produto. Ao pagar, a pessoa que está
na caixa, diz que o preço não é o que está marcado na embalagem. A mercadoria
foi reajustada e está com o preço mais elevado. O que você faz? Qual é o seu
direito como consumidor?
c) Você
compra 2 latas de doce. Ao pagar, percebe que o preço marcado em uma das latas
está um pouco maior. Qual dos dois valores você acha que deve pagar? O maior ou
o menor? Por quê?
Fique sabendo!!!
CÓDIGO
DO CONSUMIDOR
Todos os
consumidores, isto é, todo mundo que compra alguma coisa possui uma série de
direitos. Esses direitos foram reunidos no Código de Defesa do Consumidor, uma lei que foi aprovada no Brasil
em 1990 e contém um monte de normas para que os consumidores não entrem numa
fria.
A
descrição dos produtos deve ser detalhada para sabermos o que estamos
comprando. A embalagem deve dizer se um produto é diet, se foi cultivado
com agrotóxicos ou se é um alimento geneticamente modificado. A data de
validade também deve estar bem à vista, para ninguém comprar comida estragada
ou deteriorada (quando os alimentos já perderam seu valor nutritivo).
E se ao
voltar para casa depois das compras, descobrirmos que compramos algo com
defeito, não tem problema: todo mundo tem o direito de trocar produtos
defeituosos, e receber um novo produto ou o dinheiro de volta. Mas fique atento
ao prazo: normalmente os produtos trazem uma etiqueta avisando que trocas e
devoluções só podem ser feitas até, por exemplo, quinze dias depois da compra.
Por que
se o consumidor tem direitos, o vendedor também tem, e não é obrigado a aceitar
de volta um sapato todo sujo e amarrotado só porque você, depois de dançar a
noite toda, sismou que ele não combina com a sua roupa!
E quando
formos enganados ou comprarmos uma coisa estragada? Bom, aí o negócio é
reclamar.
Os
direitos de quem compra são tão importantes que existe até o Dia do Consumidor,
comemorado em 15 de março.
5 - Estudo da
língua: Leia as frases com atenção e responda as questões propostas:
a) Catapimba
comprou o seu lanche.
→ Qual foi
a ação praticada?
→ Quem
praticou essa ação?
b) Um dia,
Catapimba reclamou de seu Lucas.
→ Qual foi
a ação praticada?
→ Quem
praticou essa ação?
→ Quando
foi praticada a ação?
c) No
recreio, todo mundo foi comprar lanche.
→ Qual foi
a ação praticada?
→ Quem
praticou essa ação?
→ Quando
foi praticada a ação?
6 - Estudo
das palavras:
a) Observe
estas palavras do texto: braço – farmácia – apareceram.
→ Nessas
palavras, o som da letra c é
diferente ou semelhante?
→ Qual é o
som da letra c nessas palavras?
→ Porque a
letra c da palavra braço tem cedilha?
→ Porque
nas palavras farmácia e apareceram o c não tem cedilha?
b) Agora,
veja estas palavras: braço – escola.
→ Nestas
palavras, o som da letra c é
diferente ou semelhante?
→ Por que
não usamos cedilha na letra c da
palavra escola?
APRENDENDO
COM CATAPIMBA
Para
pagarmos nossas contas precisamos de dinheiro. No entanto, para maior
comodidade e menos risco, podemos depositar nosso dinheiro em um banco e usar cheques.
Observe
um cheque preenchido pelo pai de Catapimba para pagar a conta do filho na
cantina de seu Lucas.
1
- Responda:
a)
Quantas vezes aparece no cheque a quantia a ser paga?
b)
De que formas essa quantia foi escrita?
c)
Em nome de quem o pai de Catapimba fez o cheque?
d)
Além de escrever a quantia e colocar o nome de quem iria receber o cheque, o
que o Sr. Márcio fez?
e)
Se o pai de Catapimba tivesse se esquecido de assinar o cheque, seu Lucas
conseguiria trocá-lo no banco? Por quê?
2
- Preencha os modelos de cheques, com os
seguintes valores:
a)
R$ 145,20
b)
R$ 645,90
c)
R$ 89,15
d)
R$ 1. 216,60
a)
b)
c)
d)
Fique sabendo!!!
OUTRAS FORMAS DE DINHEIRO
O cheque é uma
forma alternativa de utilizar o dinheiro: a pessoa deposita uma determinada
quantia no banco e emite cheques relativos a pequenas partes do valor
depositado, não precisando, necessariamente usar todo o valor de uma só vez. É
muito útil utilizar cheques quando o valor a ser pago por algum bem é muito
alto.
Os romanos teriam inventado o
cheque por volta de 352 a.C. Datam de 1762, acredita-se, os primeiros cheques
impressos por Lawrence Childs, na Inglaterra. No Brasil, a primeira referência
ao cheque apareceu em 1845, quando se fundou o Banco Comercial da Bahia.
O uso do cheque apresentou muitas
vantagens: facilitou a movimentação de grandes somas; economizou o tempo de
contagem dessas somas; diminuiu possibilidade de roubos, além de impedir o
entesouramento do dinheiro em espécie.
O uso de moedas e cédulas está
sendo substituído cada vez mais por pequenos cartões de plástico: o cartão
de crédito, que também é uma forma de utilização do dinheiro, só que,
diferente do cheque. Com o cartão de crédito você utiliza um valor que na
verdade você não tem ou não quer utilizar naquele momento e o banco lhe dá
crédito para comprar e pagar posteriormente, com prazo determinado pelo banco.
Cedo ou tarde a despesa terá de ser paga, em espécie ou em cheque.
O cartão de crédito surgiu nos
EUA na década de 1920.
Existem três tipos de cartão:
1) cartão de
crédito (o cliente tem um limite de crédito dentro do qual efetua a aquisição
de bens e serviços na rede de atendimento; o cliente recebe mensalmente a
respectiva fatura, a qual pode ser paga à vista ou parceladamente; o cliente
tem a opção de realizar saques em espécie, incluídos também na fatura);
2) cartão de
débito (o cliente utiliza para saques em espécie e para pagamento de transações
comerciais; em ambos os casos, o cliente deve ter saldo disponível na conta
corrente, pois o débito na conta corrente é automático, um a um);
3) cartão
múltiplo (funciona como cartão de crédito e cartão de débito).
O seu Lucas não precisou dar
troco ao Catapimba porque o cheque foi feito no valor exato da conta do garoto.
Catapimba, no entanto, lembrou-se de pedir a nota fiscal a seu Lucas,
pois sabia que o valor da nota seria convertido em benefício para a população
com o pagamento de impostos como o ICMS.
Veja a nota fiscal que o seu
Lucas preencheria para Catapimba:
3. Seu Lucas
ainda não preenche a nota fiscal para o Catapimba. Vamos ajudá-lo?
a) Preencha
os dados do cabeçalho:
b) Catapimba
pagou o lanche de mais colegas, além do seu. Cada um comeu um sanduíche que
custava R$ 1,50 e tomou um suco que custava R$ 1,00.
Fique sabendo!!!
O QUE É NOTA FISCAL
É o documento de emissão
controlada e autorizada pelo governo estadual ou municipal, que comprova a
compra de um bem ou serviço, especificando os detalhes da compra, como por
exemplo: adquirente, descrição dos produtos ou serviços vendidos, valor da venda,
valor dos impostos a recolher.
PRINCIPAIS TIPOS DE
DOCUMENTOS FISCAIS
Nota Fiscal de Mercadorias
(em papel)
Nota Fiscal Eletrônica
Cupom Fiscal
QUEM É OBRIGADO A FORNECER
Em tese, todos aqueles que comercializam
produtos ou prestam serviços tem por obrigação emitir a nota ou cupom fiscal
correspondente.
O QUE FAZER DIANTE DA RECUSA DO FORNECIMENTO
DA NOTA FISCAL
Como a nota fiscal é documento de emissão
obrigatória, a não emissão da mesma constitui crime tributário, com previsão de
pena de reclusão de dois a cinco anos e multa, além de ferir o Código do
Consumidor. Portanto, poderão ser acionados pelo consumidor o PROCON e ainda os
órgãos de fiscalização da Secretaria da Fazenda Estadual (Posto Fiscal), no
caso do comércio de mercadorias, e a Fiscalização Tributária da Secretaria de
Finanças do Município, no caso da prestação de serviços.
NOTA FISCAL PAULISTA: O que é isso?
O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30%
do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Ele é
um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias exijam do
estabelecimento comercial o documento fiscal. Os consumidores que informarem o
seu CPF ou CNPJ no momento da compra poderão escolher como receber os créditos
e ainda concorrerão a prêmios em dinheiro.
A ideia é aumentar a arrecadação com um
Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal, fazendo com que o consumidor passe a
exigir o cupom fiscal devidamente preenchido. O pagamento será feito através de
abatimento no IPVA (carro de SP), cartão de Crédito ou depósito em conta
corrente (neste caso o crédito deve ser de no mínimo R$ 25,00).
Quando o dinheiro será pago? Créditos adquiridos de janeiro a junho
estarão liberados a partir de outubro; créditos adquiridos de julho a dezembro
estarão liberados a partir de abril do ano seguinte. O prazo para
aproveitamento dos créditos é de 5 anos da data da compra.
4. Veja a tabela de preços da cantina de seu
Lucas:
REFRIGERANTE
|
SANDUÍCHE
|
SALGADO
|
BOLACHA
|
GELADINHO
|
R$ 1,50
|
R$ 2,00
|
R$ 0,80
|
R$ 0,65
|
R$ 0,15
|
SALGADINHO
|
PIPOCA
|
PIRULITO
|
BALA
|
CHOCOLATE
|
R$ 0,75
|
R$ 0,20
|
R$ 0,10
|
R$ 0,05
|
R$ 0,50
|
a) Catapimba compra um sanduíche todo dia.
Quanto ele gasta por semana?
b) Juca, amigo de Catapimba, compra todo dia
um salgado, um refrigerante e um chocolate. Quanto ele gasta por semana?
c) Nessa semana, Caloca comprou 9 balas, 3
geladinhos, 4 chocolates e um salgadinho. Quanto Caloca gastou?
d) Zeca levou R$ 0,75 para comprar balas.
Quantas balas ele comprou?
e) Qual é o produto mais caro da tabela?
Quanto ele custa?
f) Qual é o menor preço da tabela? De qual
produto ele é?
g) Escreva por extenso todos os preços da
tabela:
R$ 2,00 ______________________________________
R$ 1,50 ______________________________________
R$ 0,80 ______________________________________
R$ 0,75 ______________________________________
R$ 0,65 ______________________________________
R$ 0,50 ______________________________________
R$ 0,20 ______________________________________
R$ 0,15 ______________________________________
R$ 0,10 ______________________________________
R$ 0,05 ______________________________________
ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO SOBRE VALORES
MONETÁRIOS
1 – Observe os valores contidos no quadro e
responda as questões propostas.
1 - Quantas cédulas de R$ 10, 00
você precisa para ter R$ 100, 00?
|
4 – Quantas cédulas de R$ 5, 00 você necessita para juntar R$ 50, 00?
|
R:
|
R:
|
2 – Quantas cédulas de R$ 1, 00 são necessarias para formar R$ 20, 00?
|
5 – Se você juntar a quantia do quadro acima para comprar um brinquedo
que custa R$ 122, 50, quanto terá de troco?
|
R:
|
R:
|
3 – Qual o valor total está representado no quadro acima?
|
6 – Quel é o valor da quantia do quadro acima multiplicada por 15?
|
R:
|
R:
|
2 - Mamãe só tem moedas em sua
carteira, como a representada ao lado:
Usando somente moedas como esta, para comprar um pacote de macarrão de R$ 3,00, mamãe precisa ter:
Usando somente moedas como esta, para comprar um pacote de macarrão de R$ 3,00, mamãe precisa ter:
( A ) 12 moedas
( B ) 6 moedas
( C ) 9
moedas
( D ) 3 moedas
3 - Bete tem muitas moedas em sua
carteira e quer pagar uma compra de R$ 15,00 usando moedas. Ela tem oito moedas
de R$ 0,25 e vai usá-las para pagar a compra. Bete ainda precisa de uma
quantidade de moedas de R$ 0,50 igual a:
( A ) 30.
( B ) 26.
( C ) 20.
( D ) 18
4 - Analise a tabela abaixo:
PRODUTO
|
PREÇO
|
Mochila
|
R$ 48,00
|
Estojo
|
R$ 9,00
|
Lapiseira
|
R$
6,00
|
Caderno
|
R$
16,00
|
Lápis
|
R$
1,00
|
a)
Qual o produto mais barato?
b)
Qual o produto mais caro?
c)
Qual o valor da mochila mais o estojo?
d)
Quanto gastarei se comprar um caderno e uma lapiseira?
e)
Qual o valor total dos materiais?
f)
O que posso comprar com R$ 30,00?
g)
Tenho R$ 20,00, quanto me sobra de troco se eu comprar um estojo e um lápis?
5
- Mateus tem um cofrinho. Nele cabem cinquenta
moedas de R$ 0,25. Assinale a alternativa que mostra a quantia que Mateus
consegue guardar se utilizar somente moedas de R$ 0,25:
( A ) R$ 25,00.
( B ) R$ 12,50.
( C ) R$ 10,00.
( D ) R$ 2,50.
6 - A quantia
representada por uma nota de R$ 5,00 também pode ser obtida com:
( A ) cinco
moedas de R$ 0,50.
( B ) dez
moedas de R$ 0,25.
( C ) duas
notas de R$ 2,00 e dez moedas de R$ 0,10.
( D ) duas
notas de R$ 1,00 e dez moedas de R$ 0,25.
SITUAÇÕES PROBLEMA QUE ENVOLVAM COMPRA
1 - Dona Marta ficou alegre ao ver as condições de
pagamento da Loja Compra Bem, porque poderia comprar uma máquina de costura
para trabalhar.
Qual é o preço da máquina de costura que Dona
Marta quer comprar?
( A ) R$ 38,00.
( B ) R$ 446,00.
( C ) R$ 76,00.
( D ) R$ 456,00.
2 - Realize o que se pede nas atividades a seguir:
( A ) R$ 21,10.
( B ) R$ 32,10.
( C ) R$ 41,90.
( D ) R$ 42,90.
4 - O
preço de um metro de tecido é R$ 25,08. Ana Lúcia precisou comprar 12 metros
deste tecido para sua confecção de roupas e pagou:
( A ) R$ 2.255,96.
( B ) R$ 500,16.
( C ) R$ 300,96.
( D ) R$ 37,08.
5 - Carlos pretende comprar a bicicleta à vista.
Flávia vai comprá-la a prazo.
R$ 900, 00 à vista.
24 X de R$ 23, 40 no cartão.
Total à prazo: R$ 561, 56.
|
Pode-se afirmar que entre os dois:
( A ) Flávia gastará R$ 162,56 a mais.
( B ) Carlos gastará R$ 961,46 a mais.
( C ) Flávia gastará R$ 423,30 a mais.
( D ) Carlos gastará R$ 376,50 a mais.
6 - Observe a oferta. Juliana quer comprar algumas
canetas com a quantia representada abaixo.
R$ 1, 50
( A ) 5 canetas.
( B ) 10 canetas.
( C ) 12 canetas.
( D ) 13 canetas.
A balconista deu de troco para Juliana:
(A) Cinquenta centavos.
(B) Sessenta centavos
(C)
Setenta
centavos.
(D)
Oitenta
centavos.
7 - Ana comprou uma geladeira para pagar em
seis parcelas iguais. Ela já pagou quatro prestações e ainda faltam R$ 242,30
para quitar a dívida. O preço total da geladeira foi:
( A ) R$ 484,60.
( B ) R$ 726,90.
( C ) R$ 969,20.
( D ) R$ 1.453,80.
8 - Luís tem R$ 80,00. Ele quer comprar um
tênis que custa R$ 140,00. Para juntar o dinheiro necessário, Luís decidiu
poupar uma mesma quantia durante seis semanas. Ele deverá poupar, por semana:
( A ) R$ 60,00.
( B ) R$ 30,00.
( C ) R$ 20,00.
( D ) R$ 10,00.
Cristiano os comprou e pagou com três cédulas de R$ 100,00. Ele recebeu de troco:
( A ) dez reais,
( B ) cinco reais.
( C ) um real.
( D ) dez centavos.
10 - Veja a movimentação da conta corrente de João
na última semana:
BANCO BRASILEIRO S.A.
Saldo em 8/11 ..............................................................
R$100,00
Dia 8/11
.......................................................................
depósito de R$ 45,00
Dia 9/11
....................................................................... retirada
de R$ 11,00
Dia 10/11
.....................................................................
depósito de R$ 55,00
Dia 11/11
.....................................................................
retirada de R$ 21,00
Dia 12/11 .....................................................................
depósito de R$ 65,00
|
Se a sequência de depósitos e retiradas se
repetir da mesma forma, no dia 13/11 João deve ter feito:
( A ) uma retirada de R$ 75,00.
( B ) uma retirada de R$ 31,00.
( C ) um depósito de R$ 75,00.
( D ) um depósito de R$ 31,00.
11 - Célia aproveitou a oferta da Loja da
Criançada. Ela comprou uma boneca de R$ 35,90 e um carrinho de R$ 16,35. Célia
gastou:
( A ) R$ 16,35.
( B ) R$ 35,90.
( C ) R$ 51,25.
( D ) R$ 52,25.
12 - Um comerciante vendeu meia dúzia de livros a
25 reais cada um. Com o dinheiro obtido, comprou 5 latas de tinta para pintar
sua livraria. Quanto custou cada lata de tinta?
( A ) R$ 30,00.
( B ) R$ 25,00.
( C ) R$ 5,00.
( D ) R$ 125,00.
13 -
Veja a situação: Antes de comprar a bola Fernando tinha:
– Três notas de R$ 1,00
– Uma nota de R$ 20,00
Depois da compra, Fernando ficou com:
– Uma nota de R$ 1,00
– Uma nota de R$ 5,00
Quanto
custou a bola?
(
A ) R$
16,00.
(
B ) R$
17,00.
(
C ) R$
19,00.
(
D ) R$
21,00.
14 - Vitor tem 9 anos. Ele foi com seu pai, sua mãe
e sua irmã menor ao cinema. O preço do ingresso de adulto é 9 reais e o de
criança é 5 reais. Seu pai deu em pagamento uma nota de 50 reais. Quanto
recebeu de troco?
( A ) 14 reais.
( B ) 64 reais.
( C ) 36 reais.
( D ) 22 reais.
TEXTO: “EU
TAMBÉM PAGO PARA ESTUDAR”
No caminho da escola
para casa, João encontrou seu amigo Beto, que estuda em uma escola ali perto.
Como eles moram na mesma rua, foram caminhando juntos.
— Olá, Beto. Como
vai?
—Tudo bem, João.
E, enquanto
caminhavam, João, vendo um papel na mão de Beto, logo perguntou:
— O que é isso, Beto?
É um convite? Oba!!! Se vai ter uma festa na sua escola eu também quero ir.
— Ah, João, não é
nada disso. Isso aqui é um boleto.
— Boleto? O que é
isso?
— Ah!!! É um papel
que a escola manda uma vez por mês, para a minha mãe pagar a mensalidade.
— Ué... A minha
escola não manda nenhum boleto. Vou perguntar para a minha mãe.
Quando estavam perto
de casa, despediram-se:
— Tchau, João. Tenho
que ir, se não minha mãe vai ficar preocupada.
— Tchau! Depois eu
vou na sua casa para a gente brincar.
Chegando em casa,
João foi logo perguntar a sua mãe:
— Mãe, porque na
escola do Beto os pais têm que pagar uma mensalidade para os filhos estudarem
lá e na minha não?
— Não é bem assim,
meu filho. Para você estudar, nós também pagamos, só que de uma forma
diferente.
— Como assim, mãe?
— É que na escola
particular, assim como em outros serviços particulares, existe uma pessoa ou
grupo de pessoas que é dono e precisa desse dinheiro para pagar os funcionários
e comprar tudo o que precisa para oferecer esses serviços.
— Na minha escola não
precisa de dinheiro para tudo isso?
— É claro que
precisa. E nós pagamos, só que por meio dos impostos.
— Impostos???
— Isso mesmo. E
existem vários tipos de impostos. O mais conhecido é o ICMS, que é uma parte do
valor tirado, praticamente, de tudo que nós compramos. Mas esse dinheiro só tem
chance de chegar na escola se nós sempre pedirmos a nota fiscal.
— Acho que já
entendi, mãe. Quando nós compramos alguma coisa e pedimos a nota fiscal, uma
parte do dinheiro que nós pagamos fica com o vendedor e a outra é usada para o
serviço público. Entendi certo?
— Isso mesmo, meu
filho... Agora que está tudo entendido, vai para a mamãe lá na venda do seu
Juca comprar algumas coisas. Toma, tá aqui a lista e o dinheiro.
Chegando na venda...
— Oi, João, o que faz
por aqui?
— Vim comprar essas
coisas dessa lista. Tem?
— Tem sim, João. Tá
tudo aqui.
— E a nota fiscal?
— Nota fiscal? Para
que um menino da sua idade vai querer uma nota fiscal?
— Ah, seu Juca, isso
é uma longa história...
1 - Complete a ficha informativa:
Título: ________________________________________
Autor: ________________________________________
Personagens: __________________________________
Tipo de texto: __________________________________
2 - Responda:
a) Qual é a diferença entre as escolas de
João e Beto?
b) O que caracteriza uma escola particular?
c) Segundo a mãe de João, quem paga pela
escola pública?
d) De que maneira os cidadãos pagam este tipo
de escola?
e) Existem vários tipos de impostos. Pelas
palavras da mãe de João, qual é o mais conhecido?
f) A que se refere o ICMS? De que maneira ele
é recolhido?
3 - Assinale a alternativa correta:
a) O principal motivo da escrita deste texto
é:
( A ) Informar sobre a utilização da nota
fiscal.
( B ) Defender que as crianças estudem em
escolas particulares.
( C ) Contar uma historia sobre crianças que
estudam em escolas diferentes.
( D ) Alertar o leitor sobre a necessidade de
se pagar os impostos.
b) Pela explicação da mãe de João ele pode
aprender que:
( A ) Escolas públicas não precisam de
dinheiro como as particulares.
( B ) Os donos de escolas não têm que pagar
impostos.
( C ) O cidadão consciente pede nota fiscal
nas compras que realiza.
( D ) Os serviços públicos são pagos pelos
donos de lojas particulares.
c) Ordene os acontecimentos da história:
( ) Em
casa, João questiona sobre o pagamento de sua escola.
( )
João pede a nota fiscal na venda de seu Juca.
( )
João e Beto voltam da escola.
( ) A
mãe explica sobre os impostos e os serviços públicos.
( )
Beto informa que em sua escola paga-se mensalidade.
A ordem dos fatos citados acima é a seguinte:
( A ) 1,2,3,4,5
( B ) 3,5,1,4,2
( C ) 5,4,3,2,1
( D ) 3,5,2,1,4
4 - Preencha o quadro com itens que você conhece
que sejam:
BENS PARTICULARES
|
BENS PÚBLICOS
|
Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=3AJJB7ZvEag
http://jutecs.blogspot.com/
BARROS,
Jussara. Sistema monetário. Brasil Escola: Canal do Educador. Disponível em:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/sistema-monetario. htm.
BASTOS,
Cecília Lopes da Rocha. Dona Formiga, compadre Tatu e o Imposto de Renda.
Brasília-DF: Ministério da Fazenda-Secretaria da Receita Federal, 2004.
Disponível em: http://issuu.com/lufrena/docs/donaformiga.
PINTO,
Ziraldo Alves. Pra que dinheiro? 2.ed. São Paulo: Globo, 2010.
ROCHA,
Ruth. Catapimba e sua turma. São Paulo: FTD, 1995.
SECRETARIA
DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Leãozinho. Disponível em:
http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br.
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