sábado, 29 de setembro de 2012

E-Proinfo

Unidade 4 – Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade 4.4: produzindo objetos em multimídia
Cursista:  Gildete dos Santos
UE: EMEF. “Armelinda Espúrio da Silva” – Hortolândia – São Paulo





Vídeo: Chapeuzinho Vermelho

chapeuzin...wmv
Vídeo criado para o trabalho de conclusão do  módulo 4 - curso  E-Proinfo.
Trabalho realizado pelas cursistas (professoras): Sônia Regina dos Santos e Gildete dos Santos,  da  EMEF. “Armelinda Espúrio da Silva” – Hortolândia – São Paulo.
A música utilizada é do cantor e compositor Braguinha (Carlos Alberto Ferreira Braga – 1907 – 2006).
O vídeo produzido é parte integrante do projeto Chapeuzinho Vermelho.



Projeto  Chapeuzinho Vermelho

Professoras:   Sônia Regina dos Santos  & Gildete dos  Santos
EU: EMEF.  “Armelinda Espúrio da Silva”
Disciplinas: Língua Portuguesa
Turmas:    ano  B e C  do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA
         O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
         Valoriza a língua  como  veículo  de  comunicação e expressão das pessoas e dos povos,  abrangendo  o  desenvolvimento  da  linguagem,  da leitura  e  da  escrita.

OBJETIVOS:
• Recuperar as histórias da primeira infância.
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa.
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar.
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual,  desenvolvendo  a habilidade da argumentação.
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,).
• Explorar a linguagem oral e escrita.


MATERIAL
Vídeos / filme:  Chapeuzinho Vermelho.
Televisão e vídeo.
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Livro paradidático: Chapeuzinho Vermelho (Coleção conta pra mim – série A).
Computador com internet.
Diversos  (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).


TEMAS TRANSVERSAIS
ü Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.


PLURALIDADE  CULTURAL
ü  Educação: diferentes formas de transmissão de conhecimentos; práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
ü Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
ü Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
ü


DESENVOLVIMENTO

Introdução / Resumo

         O clássico inesquecível é uma narrativa infantil da história de uma menina que desobedece a sua mãe e sofre as conseqüências por esse motivo. O vídeo pode ser usado  para a comparação das versões da história e o estudo ambiente: clima paisagem, fauna, flora, cultura,  sociedade.  O enredo dessa narrativa traz reflexões sobre  o  comportamento  ético  e  moral do indivíduo no ambiente em que vive, na sociedade.



LÍNGUA PORTUGUESA

1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações, edição, número de páginas, autor,  tradutor, ilustrador.
2) Leitura da  história toda e mostrar as figuras.
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis.
4) Assistir ao filme “Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho”
5) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?).
6)Apresentação de  diferentes obras de diversos autores.
7) Comparação das versões (do livro / CD).
8) Identificação e reflexão das atitudes apresentadas e realçadas na história, de maneira contextualizada.
9) Reproduzir  a versão da história mais conhecida oralmente.
10) Pesquisa na internet   outras versões da história,  e a biografia do autor.
11) Releitura de uma versão da história,  escolhida  pela turma,  e transposição do texto (no caderno)  em forma teatral.
12) Produção de textos diversos (narrativo, descritivo, de opinião, bilhetes,  manchetes, notícia,  convites, panfletos,  ...),  por exemplo:  Escolher uma versão  e recontar a história  como se o narrador  fosse o lobo;  produção de panfletos divulgando o teatro que será apresentado pelo grupo de alunos.
13)  Realização de atividades de exploração lingüística:  u/l intercalados; emprego do s/z; encontros vocálicos, consonantais;  dígrafos; verbos regulares e irregulares.
14)  Apresentação do teatro.


Livros utilizados:

Coleção conta pra mim – série A. ilustrações Manuel Victor de Azevedo Filho, Mario Couto Pito; tradução Maria Cimolino, Grazia Parodi. São Paulo: Ridel, 1993.

Chapeuzinho Vermelho – Maria Heloisa Penteado.  Ática,  2000.

CHAPEUZINHO VERMELHO – CIA DAS LETRINHAS. Charles Perrault. Rosa F D’Aguiar (ilust.). Companhia das Letras, 2007.



Sites sugestivos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas:

História  da chapeuzinho com fundo do filme "deu a louca na chapeuzinho".

Atualize para o Flash Player 10 para obter um desempenho de reprodução aprimorado. Atualize agora ou obtenha mais informações.
fechar
Carregando...
Para usar listas de reprodução, você deve se inscrever com um nome de usuário e um canal
Apresenta a letra da música  "Chapeuzinho Vermelho" (Braguinha).


Apresenta a história de Chapeuzinho Vermelho e  curiosidades sabe os Irmãos Grimm.

Sinopse: Animação que faz uma sátira da clássica história da garotinha conhecida como Chapeuzinho Vermelho. A história começa pelo final.  Nessa versão os  policiais do reino animal investigam a casa da vovozinha, uma garota, um lobo e um machado suspeito.  As  acusações são várias: invasão de domicílio, distúrbio da paz, intenção de comer e carregar um machado sem permissão.






AVALIAÇÃO:
            Os alunos serão avaliados no envolvimento e responsabilidade  na realização das  atividades  propostas,  bem como no desenvolvimento  das habilidades e competências utilizadas nas atividades de expressões escritas e orais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário