E-Proinfo
Unidade 4 – Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade 4.4: produzindo objetos em multimídia
Cursista: Gildete dos Santos
Cursista: Gildete dos Santos
UE: EMEF. “Armelinda Espúrio da Silva” – Hortolândia – São Paulo
Vídeo: Chapeuzinho Vermelho
chapeuzin...wmv
Vídeo criado para o trabalho de conclusão do módulo 4 - curso E-Proinfo.
Trabalho realizado pelas cursistas (professoras): Sônia Regina dos Santos e Gildete dos Santos, da EMEF. “Armelinda Espúrio da Silva” – Hortolândia – São Paulo.
A música utilizada é do cantor e compositor Braguinha (Carlos Alberto Ferreira Braga – 1907 – 2006).
O vídeo produzido é parte integrante do projeto Chapeuzinho Vermelho.
Projeto Chapeuzinho Vermelho
Professoras: Sônia Regina dos Santos & Gildete dos Santos
EU: EMEF. “Armelinda Espúrio da Silva”
Disciplinas: Língua Portuguesa
Disciplinas: Língua Portuguesa
Turmas: 5° ano B e C do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
• Recuperar as histórias da primeira infância.
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa.
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar.
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação.
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,).
• Explorar a linguagem oral e escrita.
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
• Recuperar as histórias da primeira infância.
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa.
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar.
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação.
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,).
• Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
Vídeos / filme: Chapeuzinho Vermelho.
Televisão e vídeo.
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Livro paradidático: Chapeuzinho Vermelho (Coleção conta pra mim – série A).
Computador com internet.
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
TEMAS TRANSVERSAIS
ü Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
PLURALIDADE CULTURAL
ü Educação: diferentes formas de transmissão de conhecimentos; práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
ü Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
ü Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
ü
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
Introdução / Resumo
O clássico inesquecível é uma narrativa infantil da história de uma menina que desobedece a sua mãe e sofre as conseqüências por esse motivo. O vídeo pode ser usado para a comparação das versões da história e o estudo ambiente: clima paisagem, fauna, flora, cultura, sociedade. O enredo dessa narrativa traz reflexões sobre o comportamento ético e moral do indivíduo no ambiente em que vive, na sociedade.
LÍNGUA PORTUGUESA
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações, edição, número de páginas, autor, tradutor, ilustrador.
2) Leitura da história toda e mostrar as figuras.
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis.
4) Assistir ao filme “Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho”
5) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?).
6)Apresentação de diferentes obras de diversos autores.
5) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?).
6)Apresentação de diferentes obras de diversos autores.
7) Comparação das versões (do livro / CD).
8) Identificação e reflexão das atitudes apresentadas e realçadas na história, de maneira contextualizada.
9) Reproduzir a versão da história mais conhecida oralmente.
10) Pesquisa na internet outras versões da história, e a biografia do autor.
11) Releitura de uma versão da história, escolhida pela turma, e transposição do texto (no caderno) em forma teatral.
12) Produção de textos diversos (narrativo, descritivo, de opinião, bilhetes, manchetes, notícia, convites, panfletos, ...), por exemplo: Escolher uma versão e recontar a história como se o narrador fosse o lobo; produção de panfletos divulgando o teatro que será apresentado pelo grupo de alunos.
13) Realização de atividades de exploração lingüística: u/l intercalados; emprego do s/z; encontros vocálicos, consonantais; dígrafos; verbos regulares e irregulares.
14) Apresentação do teatro.
Livros utilizados:
Coleção conta pra mim – série A. ilustrações Manuel Victor de Azevedo Filho, Mario Couto Pito; tradução Maria Cimolino, Grazia Parodi. São Paulo: Ridel, 1993.
Chapeuzinho Vermelho – Maria Heloisa Penteado. Ática, 2000.
CHAPEUZINHO VERMELHO – CIA DAS LETRINHAS. Charles Perrault. Rosa F D’Aguiar (ilust.). Companhia das Letras, 2007.
Sites sugestivos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas:
História da chapeuzinho com fundo do filme "deu a louca na chapeuzinho".
Apresenta a história de Chapeuzinho Vermelho e curiosidades sabe os Irmãos Grimm.
Sinopse: Animação que faz uma sátira da clássica história da garotinha conhecida como Chapeuzinho Vermelho. A história começa pelo final. Nessa versão os policiais do reino animal investigam a casa da vovozinha, uma garota, um lobo e um machado suspeito. As acusações são várias: invasão de domicílio, distúrbio da paz, intenção de comer e carregar um machado sem permissão.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no envolvimento e responsabilidade na realização das atividades propostas, bem como no desenvolvimento das habilidades e competências utilizadas nas atividades de expressões escritas e orais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário