sábado, 29 de setembro de 2012

EMEF.: _______________________________________
ALUNO: ____________________­­­­­________________ 5º ano: ___
Avaliação de História
1 – Qual era a principal atividade econômica da Europa, no período das Grandes Navegações?

(    ) Agricultura.
(    ) Turismo.
(    ) Comércio.
(    ) Pecuária.

2 – Nessa época, os produtos comercializados pelos europeus vinham da:

(    ) América do Norte.
(    ) China.
(    ) África.
(    ) Índias.

3 – O produto valorizado no comércio dessa época era:

(    ) café.
(    ) especiarias.
(    ) refrigerantes.
(    ) carnes.

4 – O que eram as especiarias?

(    ) Arroz, feijão e batata.
(    ) Sorvetes, massas e balas.
(    ) Cravo, canela, pimenta do reino, noz moscada.
(    ) Frutas, legumes e verduras.

5 – Como se chamou o acordo definitivo entre Portugal e Espanha?

(    ) Tratado de Paz.                 (    ) Tratado de Tordesilhas.
(    ) Tratado de Madri.              (    ) Tratado de Saragoça.

6 – Se o Tratado de Tordesilhas ainda vigorasse, que país teria colonizado a maior parte do Brasil?
(    ) Ásia.                 (    ) Portugal.             (     ) Espanha.        (     ) Japão.

7 - Quais eram os objetivos da viagem de Pedro Álvares Cabral?
(    ) Conhecer outros povos e descobrir novos  caminhos para as Índias.
(  ) Tomar posse das terras do Ocidente demarcadas pelo Tratado de Tordesilhas, ir até as Índias para buscar especiarias e outros produtos.
(  )  Buscar especiarias e outros produtos, conhecer o Cabo da Boa Esperança.
(  ) Tomar posse das terras do Ocidente demarcadas pelo Tratado de Tordesilhas, ir até as Índias para buscar  petróleo e pedras preciosas.
8 – Faça a correspondência.
( 1 ) tribos                       (    ) chefe político dos indígenas
( 2 ) ocas                        (    ) chefe religioso e curandeiro da tribo
( 3 ) taba                         (    ) instrumento musical indígena
( 4 ) cacique                   (    ) grupos em que se dividiam as nações indígenas
( 5 ) pajé                         (    ) reunião de ocas
( 6 ) maracá                    (    ) habitação coletiva indígena    

9 - Nomes dados ao Brasil pelos:
Nomes
índios
Portugueses
Ilha de Vera Cruz
Pindorama
Terra de Santa Cruz
Porto Seguro
Brasil






(  ) O   órgão do Governo Federal brasileiro que estabelece e executa a política ambiental no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de 1988.
( ) O órgão do Governo Federal brasileiro que estabelece e executa a política indigenista  no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de 1988.
( ) O  órgão do Governo Federal brasileiro que estabelece e executa a política trabalhista  no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de 1988.

11 – Coloque nos parênteses qual a sociedade que corresponde às características.
(A)sociedade indígena brasileira
(B)  sociedade europeia

(    ) comércio desenvolvido
(    ) viviam da caça e da pesca
(    ) grandes diferenças entre ricos e pobres
(    ) viviam em cidades
(    ) viviam nus
(    ) viviam em aldeias
(    ) andavam vestidos
(    ) tinham o hábito de tomar banho nos rios
(    ) substituíam o banho por perfumes

12 – Escreva outras informações que você estudou e acha importante cita - las.


Nome: ________________________________________5º Ano: __

História

1 – Complete a informação sobre uma parte da história do Brasil.
                No período de 1501 a 1530, governo português enviou, para o Brasil,  as expedições __________________, _________________ e ___________________.

2) Relacione corretamente , levando em consideração o objetivo das seguintes expedições: 
( A ) Exploradora             
( B ) Guarda-Costa                  
( C ) Colonizadora                       
(     ) Ocupar a terra descoberta e defendê-la, explorar o litoral para encontrar riquezas. 
(     ) Explorar e conhecer a nova terra.
(     ) Policiar o local e evitar o contrabando do pau-brasil.

3 –  Responda:
a) Por que o governo português enviou para o Brasil as Expedições Guarda-Costas?
b) Por que as expedições guarda-costas não foram suficientes para defender o Brasil do ataque dos franceses?

4 – Por que o rei de Portugal decidiu enviar ao Brasil uma expedição colonizadora?

5 - O que a expedição colonizadora trouxe?

6 – como se chamou a primeira vila do Brasil? Por quem ela foi fundada?

7 - Por que colonizar o Brasil era uma tarefa difícil?  

8 - Pense e responda:
a) Quais das expedições mais lhe chamou a atenção? Por quê?
b) Se você pudesse chefiar uma das expedições, qual delas escolheria? Por quê?






Nome: ___________________ 5° ano____

1 - Leia atentamente as piadas de malucos a seguir e dê um título a cada uma.

                    ______________

No hospício telefonaram para o Corpo de Bombeiros e avisaram:
–Tá pegando fogo no hospício!
Rapidamente os bombeiros chegaram ao local:
– Onde é o fogo?
O doido respondeu:
– Vocês vieram tão rápido que nem deu tempo de botar fogo.


                   ____________

O que está fazendo, amigo?
– Estou escrevendo uma carta para minha namorada. Não me atrapalhe que logo os funcionários chegarão para pegá-la.
– Carta? Como assim, se você nem sabe escrever!?
– Não faz mal, ela também não sabe ler!

1. Destaque  os verbos dos textos acima e, em seguida, responda as questões abaixo.

a) Qual deles tem o tempo verbal no passado (pretérito) do modo indicativo?
________________________________
b) Qual deles tem o tempo verbal no futuro do presente do modo indicativo?
_________________________________
c) Como cada um é escrito? Eles terminam da mesma forma?
________________________________
d) Que conclusão você chegou quanto à escrita dos verbos no futuro e no pretérito?
________________________________
2- Preencha o quadro abaixo com verbos retirados destes dois textos.

A                                 Conjugações
1ª conjugação
         ar
2ª conjugação
          er
3ª conjugação
               ir








B                             Formas nominais
Infinitivo
Gerúndio
Particípio









3 – Agora produza uma frase para cada verbo abaixo:

Telefonar => presente do modo indicativo
2ª pessoa do singular:_________________________
3 ª pessoa do Plural: _______________________________

Escrever => presente do modo indicativo
1 ª pessoa do plural:__________________________
3 ª pessoa do plural: _______________________________

4 – O que está errado?

Os bombeiro  ficou nervoso, pois não havia fogo algum.
________________________________
________________________________

5 – Destaque o último verbo de cada piada e conjugue-os no tempo pedido.
MODO INDICATIVO
Verbo: _____________
Pretérito perfeito
Futuro do presente
Eu
Eu
Tu
Ele/ela
Nós
Vós
Eles/elas


Verbo: _____________
Pretérito perfeito
Futuro do presente
Eu
Eu
Tu
Ele/ela
Nós
Vós
Eles/elas


6 - Recorte de jornais ou revistas verbos que apresentem terminações am ou ão classificando-os no quadro abaixo:

                         MODO INDICATIVO
          PRESENTE
    PRETÉRITO














EMEF: “Armelinda Espúrio da Silva”
Nome: _____________________________________________________ 5º _______

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA


1 -  A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: 


(  ) o  conjunto  das  terras  drenadas  ou  percorridas    por   um rio principal e seus afluentes.
(  ) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
(  ) o conjunto  de  lagoas  isoladas  que  se  formam  no  leito  dos  rios quando o nível de água da água baixa.
(  ) o  aumento  exagerado  do  volume  de  água  de  um  rio  principal  e               seus afluentes quando chove acima do normal.
(  ) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.

2 – Observe a representação de um curso de rio:

1)      Numere no desenho acima segundo a sua localização:
(1)    
Nascente: lugar onde aflora a água de um rio.
(2)    
Margens: terras que ficam dos dois lados de um rio (margem direita e margem esquerda).
(3)    
Leito: caminho por onde percorre as águas do rio.
(4)    
Foz: lugar onde o rio despeja as suas águas.
(5)    
Afluente: rio que despeja suas águas noutro rio.

3 – Assinale verdadeiro ou falso.

Verdadeiro
Falso
A vegetação,  o  clima e o solo dependem um do outro.


O solo fica desprotegido nos locais onde há muita vegetação.


A vegetação é importante para a vida do homem.


Todas as regiões tem o mesmo tipo de vegetação.


Os ventos, a distribuição das chuvas, o frio, o calor, a umidade e a pressão do ar são alguns fatores que determinam o clima de um lugar.


Por ser um país de grande extensão territorial, o Brasil apresenta diferentes tipos de clima.


Monocultura é o plantio de vários produtos agrícolas em uma mesma área.


Policultura é o plantio de um único produto agrícola em grandes extensões de terreno.


Pecuária é o trabalho de criar e cuidar do gado.


Suinocultura é a criação de aves para o aproveitamento da carne e dos vos.


Avicultura é a criação de suínos.



4 – Faça a correspondência.

(a)  Gado bufalino                           (    ) porcos
(b)  Gado bovino                             (    ) bois
(c)  Gado ovino                               (    ) criação de aves domésticas       
(d)  Gado caprino                            (    ) búfalos                    
(e)  Gado suíno                               (    ) cabras
(f)   Avicultura                                  (    ) carneiros

5 – Assinale o que completa corretamente a frase.

Indústria é a atividade econômica que:

(    ) tem como objetivo o cultivo de vegetais.
(    ) se destina a criar animais úteis para a alimentação.
(    ) extrai recursos da natureza ou transforma a matéria prima em produtos industrializados.

6     – Numere os parênteses de acordo com os primeiros.

( 1)  Matéria prima
(2)  Máquinas
(3) Energia
(4) Trabalhadores ou operários
(5) Fábrica
(6)  Capital
(7)  Transporte
(8)  Lojas
(9)  Consumidores

(   ) usada para movimentar as máquinas.
(    ) usado para levantar os produtos de um lugar para o outro.
(    ) pessoas que trabalham nas máquinas.
(    ) dinheiro para comprar matéria prima, máquinas e para pagar os trabalhadores.
(    ) local onde ficam as máquinas e os trabalhadores.
(    ) lugares para vender os produtos.
(    ) pessoas que compram os produtos.
(    ) produtos naturais.
(    ) aparelhos para fazer os produtos.

7 – Leia a história e faça o que se pede.

     Senhor Marcos tem uma confecção infantil que fornece roupas para a loja Arco Iris, de propriedade do senhor Paulo. É nessa loja que dona Márcia compra roupas para seus filhos.

a)   Destaque no texto conforme a indicação.
>sublinhado = produtor
>circulado = comerciante
>tracejado = consumidor  

8 – Assinale com X a alternativa correta.
a)   A compra e venda de mercadorias entre diferentes países chama-se:

(    ) comércio interno.     
(    ) importação.      
(    ) comércio externo.

b)   Quando um país vende seus produtos para outros países está fazendo:

(    ) exportação.
(    ) comércio interno.
(    ) importação.

c)   A troca de mercadorias realizada dentro do país chama-se:

(    ) importação.
(    ) comércio interno.
(    ) comércio externo.

9 – De acordo com o comércio feito pelo Brasil, escreva:

 I – para os produtos importados.
E – para os produtos exportados.

(    ) aço         (    ) soja            (    ) açúcar        (    ) petróleo

(    ) café       (    ) carvão        (    ) trigo             (    ) máquinas 

10 – Escreva o que produz cada tipo de indústria.
Indústria
Produto
Indústria de produtos alimentares

Indústria têtil

Indústria petroquímica

Indústria automobilística

Indústria eletroeletrônica

Indústria siderúrgica








Atividades – Língua Portuguesa  - Verbos

1. Leia o conto e complete as lacunas, escolhendo os verbos no quadro abaixo.  Atenção aos tempos  verbais!
Bater – abrir – olhar – perguntar – dizer – querer – começar – tentar – repetir – dormir – comunicar – falar – ouvir – ter – chamar – ser – encontrar – responder –  receber – esconder – convidar – pernoitar – alcançar – aplaudir  - sorrir – solicitar - reclamar  - ver – expulsar – prosseguiu – perceber – aproximou -  bradou - ficar


O PALÁCIO E A POUSADA

Na cidade de Agra, local que séculos mais tarde abrigaria o Taj Mahal – palácio  construído pelo imperador Chah Jahan para lembrar a beleza de sua amada esposa –,  Mumtz Mahal, um asceta, homem simples, frugal, dedicado à busca da verdade, _____________ na porta de um suntuoso palácio.
Dois soldados ________________ a porta, ___________ o asceta e __________:
– O que você  _______?
 – ____________ ao rei que _________  ____________ na sua pousada –  respondeu o asceta, que mais parecia um mendigo faminto.
Os solados __________ a rir e _________  ___________ aquele  homem da frente do palácio. O asceta ficou imóvel, ____________ o tempo todo  que queria __________ na pousada do rei. Dali a pouco o chefe dos  soldados se ______________e  ____________ o que estava havendo. Ao __________ a resposta,  _______    ________ o ocorrido ao rei.
O soberano, querendo talvez uma distração, foi pessoalmente _________ com o asceta.
– Quem é o homem que ______ a coragem de __________ meu  belíssimo palácio de pousada? – bradou o rei diante do asceta.
Muito sereno, o asceta ___________:
– De quem ______ este lugar antes de ser seu, majestade?
– De meu pai –  ______________ o rei.
– E antes de seu pai, de quem _______? – prosseguiu o asceta.
– Do meu avô.
– E antes dele, de quem ______?
– Do meu bisavô.
– E onde se  ____________ todos esses de que Sua majestade falou?
O rei, parecendo murchar, ____________:
– Estão todos mortos.
– Portanto, a construção que estou vendo é um local de passagem. Esse tipo de  lugar nós _____________ de pousada.
O rei ____________ o grande sábio que se ___________ atrás  daquela aparência miserável e, humildemente, ____________ o asceta para ____________ na sua pousada.


Ilan Brenmam. As 14 pérolas da Índia. Ilustração de Ionit Ziberman.
São Paulo: Brinque-Book, 2008. 
             







 Nome: ___________________________________ Data: _______

Aplicando o o conhecimento – verbos


Simbá e o pássaro Roca


       A história acontece há mais de mil anos... Simbá era filho de um rico comerciante da Pércia e morava em Bagdá.
      Quando seu pai morreu, ele herdou uma grande fortuna. Mas logo gastou todo o dinheiro em banquetes e festas e, quando se deu conta, estava  sem  nenhum tostão. Então, Simbá começou uma vida  de grandes aventuras marítimas, em que conheceu reinos riquíssimos e criaturas assombrosas.
      Em  uma  dessas viagens, Simbá  distraiu-se  e  não   embarcou.     Quando foi ver... o navio já estava longe.
       Simbá saiu gritando  pelos  companheiros, mas  não  obteve resposta. Então,  deu-se  conta  da tragédia: o navio já estava longe, no horizonte, e ele ficara sozinho na ilha.
       Desesperado,   ele  gritou,  acenou,  bateu  na  cabeça             e jogou-se no chão, chorando.
      - Como sou estúpido! Estava tão bem em minha casa, em  Bagdá. Como é que resolvi meter-me em uma complicação dessas?
       Quando cansou de se lamentar, decidiu explorar o local.   Percorreu toda à volta da ilha. Por fim, subiu em uma árvore bem alta e examinou o horizonte. Nenhuma outra terra ou navio, somente água e céu.  Examinou  melhor  a  ilha  e  acabou       vendo   uma  coisa diferente. Ao longe, no meio de um descampado, havia uma mancha branca.
       Simbá desceu da árvore e seguiu naquela direção. Ao se aproximar, viu que se tratava de uma grande bola branca. Era toda lisa e tinha várias vezes a sua altura. “Quem terá construído isso aqui, e para quê?, perguntou-se. “Deve ter alguma porta.”
Rodeou a construção e não viu porta alguma. Deu outra volta, para medi-la. Tinha cerca de cinqüenta passos de circunferência. Tentou escala-la, mas não conseguiu, pois a superfície da parede era escorregadia.
      Parou para pensar no que fazer. Naquele momento, uma espécie de nuvem escondeu o sol. Ele olhou para cima e ficou assombrado  com  o  que  viu. Era um pássaro gigantesco que vinha voando em sua direção.
      Na mesma hora, lembrou-se de histórias que tinha ouvido dos marinheiros. Eles garantiam que naquela região  vivia  um       grande pássaro, que chamavam de Roca.  Simbá         compreendeu,  então,  o que estava acontecendo.
       “Estou no ninho desse monstro voador”, pensou. “Essa grande bola é um ovo. Ele agora está vindo para chocá-lo.”


“As Mil e Uma Noites” – versão de Galland, apresentação de Malba Tahan. Ediouro.


1.Qual a situação de Simbá no início do texto?
2.Qual a reação se Simbá ao ver o navio longe?
3.O que fez depois que se acalmou?
4.Depois de subir em uma árvore, que coisa Simbá viu ao longe e que chamou muito sua atenção?
5.Chegando perto do estranho objeto, o que percebeu Simbá?
6.E o que pensou Simbá?
7.Enquanto Simbá pensava no que fazer, algo de surpreendente aconteceu. O que foi?
8.Nesse momento, do que se lembrou Simbá?
9.Retire do texto 10 verbos.
10.Dê o tempo , a pessoa e o número do verbo.
a) Se a senhora pudesse ficar com eles enquanto eu desfilo.
b) Minhas amigas ficariam loucas de inveja.
c) Todo ano eu lhe fazia uma festa.
d) Tratou, sim senhora..
e) Nós brincamos o dia todo.
f) Ana não fala mais nada.
11.Identifique a conjugação a que pertence o verbo.
a) Eles foram cantar em outra freguesia.
b) Paula não quer dever nada a ninguém.
c) Tudo que ele fez foi partir.
d) O menino não pretende dividir o doce com ninguém.







NOME: ____________________________________DATA: _____


Revisando aumentativos e diminutivos 
 

UMA  HISTÓRIA  DE  GRAU


-1 - Leia a história e complete as lacunas com diminutivos e aumentativos, de acordo com o contexto. Quando o lugar indicar que tudo é pequeno, use o diminutivo e quando indicar que é grande, use o aumentativo:

          Asdrúbal teve um sonho bem estranho durante a noite. Primeiro, ele sonhou que estava em um lugar em que tudo era muito pequeno.
         Logo que ele chegou a este ________________ ( lugar ), percebeu uma grande quantidade de _______________ ( animais ) bem estranhos, na verdade, eram parecidos com ____________________ ( elefantes ) e ele diria que eram exatamente isso, não fosse por seu tamanho diminuto.
         Enquanto olhava aquela cena, sentiu que começou um ______________ ( chuva ) e decidiu procurar um lugar para se proteger dele, pois não queria se molhar.
         Foi para perto de um ______________ ( rio ) e aproveitou para tomar água, pois estava com muita sede. Estava tão ocupado naquele lugar, que não percebeu a chegada de um ____________________ ( homem ), que se aproximou e lhe deu um ___________________ ( livro ).
        Ao abri-lo, Asdrúbal teve uma grande surpresa: um clarão de luz fortíssimo apareceu e o transportou para um lugar onde tudo era muito grande.

       À sua frente, viu que aquele ser tinha se tornado um _________________ ( homem ) e estavam diante de uma ___________ ( muro ).
      Um barulho muito forte parecia vir de um floresta, do outro lado de onde estavam  e, de repente, um ______________ ( gato ) saiu correndo, perseguido por um __________________ ( cão ).
      Asdrúbal ficou com muito medo, então o ____________ ( homem ) acendeu um ___________ ( fogo ) e os ______________ ( animais) fugiram de volta à floresta.
       Foi neste momento que o relógio despertou e Asdrúbal retornou à realidade. Logo se arrumou para poder ir à escola.



2 - Encontre  no caça-palavras todos os diminutivos e aumentativos que você escreveu:

E
L
E
F
A
N
T
I
N
H
O
S
Q
U
T
S
B
C
A
N
Z
A
R
R
Ã
O
P
L
M
K
H
O
M
E
N
Z
A
R
R
Ã
O
N
O
P
Ã
P
J
G
F
U
K
O
L
U
C
N
Ú
M
O
H
A
N
I
M
A
L
E
J
O
S
B
R
T
D
Y
V
P
U
I
N
P
O
O
J
E
R
A
G
U
L
F
B
G
D
F
O
C
S
I
V
U
H
C
V
G
X
O
S
R
L
H
Y
J
K
L
M
L
L
P
A
Ã
O
G
H
I
B
R
Y
F
I
U
A
C
T
T
R
T
U
A
V
C
P
I
U
L
N
R
H
O
Á
Q
U
E
N
R
M
P
O
G
I
O
U
M
P
Z
F
T
I
K
E
É
V
P
O
X
D
M
Y
H
I
R
Y
T
G
T
J
U
K
P
O
S
E
T
G
O
C
T
S
O
O
N
L
R
I
A
C
H
O
B
P
A
N
I
M
A
L
A
Ç
O
S
B
U
T
R
E

3 - Agora transcreva todos os diminutivos e aumentativos que você encontrou no caça-palavras sublinhando as terminações.

Diminutivos:                                                Aumentativos:
____________________________
____________________________
____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________

4 - Complete a conclusão.

>   O substantivo no grau diminutivo indica______________
     O substantivo no grau aumentativo  ________________












Nenhum comentário:

Postar um comentário