EMEF.:
_______________________________________
ALUNO:
____________________________________ 5º ano: ___
Avaliação de História
1 – Qual era a principal atividade econômica da
Europa, no período das Grandes Navegações?
( )
Agricultura.
( )
Turismo.
( )
Comércio.
( )
Pecuária.
2 – Nessa época, os produtos comercializados
pelos europeus vinham da:
( )
América do Norte.
( )
China.
( )
África.
( )
Índias.
3 – O produto valorizado no comércio dessa época
era:
( )
café.
( )
especiarias.
( )
refrigerantes.
( )
carnes.
4 – O que eram as especiarias?
( )
Arroz, feijão e batata.
( )
Sorvetes, massas e balas.
( )
Cravo, canela, pimenta do reino, noz moscada.
( )
Frutas, legumes e verduras.
5 – Como se chamou o acordo definitivo entre
Portugal e Espanha?
( )
Tratado de Paz. ( ) Tratado de Tordesilhas.
( ) Tratado
de Madri. ( ) Tratado de Saragoça.
6 – Se o Tratado de Tordesilhas ainda vigorasse,
que país teria colonizado a maior parte do Brasil?
( ) Ásia. ( ) Portugal. ( ) Espanha. (
) Japão.
7 - Quais eram os objetivos da viagem de Pedro
Álvares Cabral?
( )
Conhecer outros povos e descobrir novos
caminhos para as Índias.
( ) Tomar
posse das terras do Ocidente demarcadas pelo Tratado de Tordesilhas, ir até
as Índias para buscar especiarias e outros produtos.
( ) Buscar especiarias e outros produtos,
conhecer o Cabo da Boa Esperança.
( ) Tomar
posse das terras do Ocidente demarcadas pelo Tratado de Tordesilhas, ir até
as Índias para buscar petróleo e
pedras preciosas.
8 – Faça a correspondência.
( 1 ) tribos (
) chefe político dos indígenas
( 2 ) ocas (
) chefe religioso e curandeiro da tribo
( 3 ) taba ( ) instrumento musical indígena
( 4 ) cacique ( ) grupos em que se dividiam as nações
indígenas
( 5 ) pajé (
) reunião de ocas
( 6 ) maracá ( ) habitação coletiva indígena
9 - Nomes dados ao Brasil pelos:
( ) O órgão do Governo
Federal brasileiro que
estabelece e executa a política ambiental no Brasil,
dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de
1988.
( ) O órgão do Governo
Federal brasileiro que
estabelece e executa a política indigenista
no Brasil,
dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de
1988.
( ) O órgão do Governo
Federal brasileiro que
estabelece e executa a política trabalhista no Brasil,
dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de
1988.
11 – Coloque nos parênteses qual a sociedade
que corresponde às características.
(A)sociedade indígena
brasileira
(B) sociedade europeia
( ) comércio desenvolvido
( ) viviam da caça e da pesca
( ) grandes diferenças entre ricos e pobres
( ) viviam em cidades
( ) viviam nus
( ) viviam em aldeias
( ) andavam vestidos
( ) tinham o hábito de tomar banho nos rios
( ) substituíam o banho por perfumes
12 – Escreva
outras informações que você estudou e acha importante cita - las.
|
Nome: ________________________________________5º Ano: __
História
1 – Complete a informação
sobre uma parte da história do Brasil.
No período de 1501 a
1530, governo português enviou, para o Brasil,
as expedições __________________, _________________ e
___________________.
2) Relacione corretamente ,
levando em consideração o objetivo das seguintes expedições:
( A ) Exploradora
( B ) Guarda-Costa
( C ) Colonizadora
( ) Ocupar a terra descoberta e defendê-la,
explorar o litoral para encontrar riquezas.
( ) Explorar e conhecer a nova terra.
( ) Policiar o local e evitar o contrabando
do pau-brasil.
3 – Responda:
a) Por que o governo
português enviou para o Brasil as Expedições Guarda-Costas?
b) Por que as expedições guarda-costas
não foram suficientes para defender o Brasil do ataque dos franceses?
4 – Por que o rei de
Portugal decidiu enviar ao Brasil uma expedição colonizadora?
5 - O que a expedição
colonizadora trouxe?
6 – como se chamou a
primeira vila do Brasil? Por quem ela foi fundada?
7 - Por que colonizar o
Brasil era uma tarefa difícil?
8 - Pense e responda:
a) Quais das expedições mais
lhe chamou a atenção? Por quê?
b) Se você pudesse chefiar
uma das expedições, qual delas escolheria? Por quê?
Nome:
___________________ 5° ano____
1
- Leia atentamente as piadas de malucos a seguir e dê um título a cada uma.
______________
No
hospício telefonaram para o Corpo de Bombeiros e avisaram:
–Tá
pegando fogo no hospício!
Rapidamente
os bombeiros chegaram ao local:
–
Onde é o fogo?
O
doido respondeu:
–
Vocês vieram tão rápido que nem deu tempo de botar fogo.
____________
O
que está fazendo, amigo?
–
Estou escrevendo uma carta para minha namorada. Não me atrapalhe que logo os
funcionários chegarão para pegá-la.
–
Carta? Como assim, se você nem sabe escrever!?
–
Não faz mal, ela também não sabe ler!
1.
Destaque os verbos dos textos acima e, em seguida, responda as questões
abaixo.
a)
Qual deles tem o tempo verbal no passado (pretérito) do modo indicativo?
________________________________
b)
Qual deles tem o tempo verbal no futuro do presente do modo indicativo?
_________________________________
c)
Como cada um é escrito? Eles terminam da mesma forma?
________________________________
d)
Que conclusão você chegou quanto à escrita dos verbos no futuro e no
pretérito?
________________________________
2-
Preencha o quadro abaixo com verbos retirados destes dois textos.
A
Conjugações
B
Formas nominais
3
– Agora produza uma frase para cada verbo abaixo:
Telefonar
=> presente do modo indicativo
2ª
pessoa do singular:_________________________
3
ª pessoa do Plural: _______________________________
Escrever
=> presente do modo indicativo
1
ª pessoa do plural:__________________________
3
ª pessoa do plural: _______________________________
4
– O que está errado?
Os
bombeiro ficou nervoso, pois não havia fogo algum.
________________________________
________________________________
5
– Destaque o último verbo de cada piada e conjugue-os no tempo pedido.
MODO
INDICATIVO
|
6 - Recorte de jornais ou revistas verbos que
apresentem terminações am ou ão, classificando-os
no quadro abaixo:
MODO INDICATIVO
PRESENTE
|
PRETÉRITO
|
Atividades – Língua Portuguesa - Verbos
1.
Leia o conto e complete as lacunas, escolhendo os verbos no quadro abaixo. Atenção aos tempos verbais!
Bater
– abrir – olhar – perguntar – dizer – querer – começar – tentar – repetir –
dormir – comunicar – falar – ouvir – ter – chamar – ser – encontrar –
responder – receber – esconder –
convidar – pernoitar – alcançar – aplaudir
- sorrir – solicitar - reclamar
- ver – expulsar – prosseguiu – perceber – aproximou - bradou - ficar
|
O PALÁCIO E A
POUSADA
Na cidade de Agra, local que séculos mais tarde abrigaria
o Taj Mahal – palácio construído pelo
imperador Chah Jahan para lembrar a beleza de sua amada esposa –, Mumtz Mahal, um asceta, homem simples,
frugal, dedicado à busca da verdade, _____________ na porta de um suntuoso
palácio.
Dois soldados ________________ a porta, ___________
o asceta e __________:
– O que você
_______?
– ____________
ao rei que _________ ____________ na sua
pousada – respondeu o asceta, que mais
parecia um mendigo faminto.
Os solados __________ a rir e _________ ___________ aquele homem da frente do palácio. O asceta ficou
imóvel, ____________ o tempo todo que
queria __________ na pousada do rei. Dali a pouco o chefe dos soldados se ______________e ____________ o que estava havendo. Ao __________
a resposta, _______ ________ o ocorrido ao rei.
O soberano, querendo talvez uma distração, foi
pessoalmente _________ com o asceta.
– Quem é o homem que ______ a coragem de __________
meu belíssimo palácio de pousada? –
bradou o rei diante do asceta.
Muito sereno, o asceta ___________:
– De quem ______ este lugar antes de ser seu,
majestade?
– De meu pai –
______________ o rei.
– E antes de seu pai, de quem _______? – prosseguiu
o asceta.
– Do meu avô.
–
E antes dele, de quem ______?
– Do meu bisavô.
– E onde se ____________
todos esses de que Sua majestade falou?
O rei, parecendo murchar, ____________:
– Estão todos mortos.
– Portanto, a construção que estou vendo é um local
de passagem. Esse tipo de lugar nós _____________
de pousada.
O rei ____________ o grande sábio que se ___________
atrás daquela aparência miserável e,
humildemente, ____________ o asceta para ____________ na sua pousada.
Ilan Brenmam. As 14 pérolas da Índia. Ilustração de
Ionit Ziberman.
São Paulo: Brinque-Book, 2008.
Nome:
___________________________________ Data: _______
Aplicando o o conhecimento – verbos
Simbá e o pássaro Roca
A história acontece há mais de mil anos... Simbá era filho de um rico comerciante da Pércia e morava em Bagdá.
Quando seu pai morreu, ele herdou uma grande fortuna. Mas logo gastou todo o dinheiro em banquetes e festas e, quando se deu conta, estava sem nenhum tostão. Então, Simbá começou uma vida de grandes aventuras marítimas, em que conheceu reinos riquíssimos e criaturas assombrosas.
Em uma dessas viagens, Simbá distraiu-se e não embarcou. Quando foi ver... o navio já estava longe.
Simbá saiu gritando pelos companheiros, mas não obteve resposta. Então, deu-se conta da tragédia: o navio já estava longe, no horizonte, e ele ficara sozinho na ilha.
Desesperado, ele gritou, acenou, bateu na cabeça e jogou-se no chão, chorando.
- Como sou estúpido! Estava tão bem em minha casa, em Bagdá. Como é que resolvi meter-me em uma complicação dessas?
Quando cansou de se lamentar, decidiu explorar o local. Percorreu toda à volta da ilha. Por fim, subiu em uma árvore bem alta e examinou o horizonte. Nenhuma outra terra ou navio, somente água e céu. Examinou melhor a ilha e acabou vendo uma coisa diferente. Ao longe, no meio de um descampado, havia uma mancha branca.
Simbá desceu da árvore e seguiu naquela direção. Ao se aproximar, viu que se tratava de uma grande bola branca. Era toda lisa e tinha várias vezes a sua altura. “Quem terá construído isso aqui, e para quê?, perguntou-se. “Deve ter alguma porta.”
Rodeou a construção e não viu porta alguma. Deu outra volta, para medi-la. Tinha cerca de cinqüenta passos de circunferência. Tentou escala-la, mas não conseguiu, pois a superfície da parede era escorregadia.
Parou para pensar no que fazer. Naquele momento, uma espécie de nuvem escondeu o sol. Ele olhou para cima e ficou assombrado com o que viu. Era um pássaro gigantesco que vinha voando em sua direção.
Na mesma hora, lembrou-se de histórias que tinha ouvido dos marinheiros. Eles garantiam que naquela região vivia um grande pássaro, que chamavam de Roca. Simbá compreendeu, então, o que estava acontecendo.
“Estou no ninho desse monstro voador”, pensou. “Essa grande bola é um ovo. Ele agora está vindo para chocá-lo.”
“As Mil e Uma Noites” – versão de Galland, apresentação de Malba Tahan. Ediouro.
1.Qual a situação de Simbá no início do texto?
2.Qual a reação se Simbá ao ver o navio longe?
3.O que fez depois que se acalmou?
4.Depois de subir em uma árvore, que coisa Simbá viu ao longe e que chamou muito sua atenção?
5.Chegando perto do estranho objeto, o que percebeu Simbá?
6.E o que pensou Simbá?
7.Enquanto Simbá pensava no que fazer, algo de surpreendente aconteceu. O que foi?
8.Nesse momento, do que se lembrou Simbá?
9.Retire do texto 10 verbos.
10.Dê o tempo , a pessoa e o número do verbo.
a) Se a senhora pudesse ficar com eles enquanto eu desfilo.
b) Minhas amigas ficariam loucas de inveja.
c) Todo ano eu lhe fazia uma festa.
d) Tratou, sim senhora..
e) Nós brincamos o dia todo.
f) Ana não fala mais nada.
11.Identifique a conjugação a que pertence o verbo.
a) Eles foram cantar em outra freguesia.
b) Paula não quer dever nada a ninguém.
c) Tudo que ele fez foi partir.
d) O menino não pretende dividir o doce com ninguém.
NOME: ____________________________________DATA: _____
Revisando aumentativos e diminutivos
UMA HISTÓRIA
DE GRAU
-1 - Leia
a história e complete as lacunas com diminutivos e aumentativos, de acordo com
o contexto. Quando o lugar indicar que tudo é pequeno, use o diminutivo e
quando indicar que é grande, use o aumentativo:
Asdrúbal teve um sonho bem estranho
durante a noite. Primeiro, ele sonhou que estava em um lugar em que tudo era
muito pequeno.
Logo que ele chegou a este
________________ ( lugar ), percebeu uma grande quantidade de _______________ (
animais ) bem estranhos, na verdade, eram parecidos com ____________________ (
elefantes ) e ele diria que eram exatamente isso, não fosse por seu tamanho
diminuto.
Enquanto olhava aquela cena, sentiu
que começou um ______________ ( chuva ) e decidiu procurar um lugar para se
proteger dele, pois não queria se molhar.
Foi para perto de um ______________ (
rio ) e aproveitou para tomar água, pois estava com muita sede. Estava tão
ocupado naquele lugar, que não percebeu a chegada de um ____________________ (
homem ), que se aproximou e lhe deu um ___________________ ( livro ).
Ao abri-lo, Asdrúbal teve uma grande
surpresa: um clarão de luz fortíssimo apareceu e o transportou para um lugar
onde tudo era muito grande.
À sua frente, viu que aquele ser tinha
se tornado um _________________ ( homem ) e estavam diante de uma ___________ (
muro ).
Um barulho muito forte parecia vir de um
floresta, do outro lado de onde estavam e, de repente, um ______________ ( gato ) saiu
correndo, perseguido por um __________________ ( cão ).
Asdrúbal ficou com muito medo, então o
____________ ( homem ) acendeu um ___________ ( fogo ) e os ______________ (
animais) fugiram de volta à floresta.
Foi neste momento que o relógio
despertou e Asdrúbal retornou à realidade. Logo se arrumou para poder ir à
escola.
2
- Encontre no caça-palavras todos os
diminutivos e aumentativos que você escreveu:
E
|
L
|
E
|
F
|
A
|
N
|
T
|
I
|
N
|
H
|
O
|
S
|
Q
|
U
|
T
|
S
|
B
|
C
|
A
|
N
|
Z
|
A
|
R
|
R
|
Ã
|
O
|
P
|
L
|
M
|
K
|
H
|
O
|
M
|
E
|
N
|
Z
|
A
|
R
|
R
|
Ã
|
O
|
N
|
O
|
P
|
Ã
|
P
|
J
|
G
|
F
|
U
|
K
|
O
|
L
|
U
|
C
|
N
|
Ú
|
M
|
O
|
H
|
A
|
N
|
I
|
M
|
A
|
L
|
E
|
J
|
O
|
S
|
B
|
R
|
T
|
D
|
Y
|
V
|
P
|
U
|
I
|
N
|
P
|
O
|
O
|
J
|
E
|
R
|
A
|
G
|
U
|
L
|
F
|
B
|
G
|
D
|
F
|
O
|
C
|
S
|
I
|
V
|
U
|
H
|
C
|
V
|
G
|
X
|
O
|
S
|
R
|
L
|
H
|
Y
|
J
|
K
|
L
|
M
|
L
|
L
|
P
|
A
|
Ã
|
O
|
G
|
H
|
I
|
B
|
R
|
Y
|
F
|
I
|
U
|
A
|
C
|
T
|
T
|
R
|
T
|
U
|
A
|
V
|
C
|
P
|
I
|
U
|
L
|
N
|
R
|
H
|
O
|
Á
|
Q
|
U
|
E
|
N
|
R
|
M
|
P
|
O
|
G
|
I
|
O
|
U
|
M
|
P
|
Z
|
F
|
T
|
I
|
K
|
E
|
É
|
V
|
P
|
O
|
X
|
D
|
M
|
Y
|
H
|
I
|
R
|
Y
|
T
|
G
|
T
|
J
|
U
|
K
|
P
|
O
|
S
|
E
|
T
|
G
|
O
|
C
|
T
|
S
|
O
|
O
|
N
|
L
|
R
|
I
|
A
|
C
|
H
|
O
|
B
|
P
|
A
|
N
|
I
|
M
|
A
|
L
|
A
|
Ç
|
O
|
S
|
B
|
U
|
T
|
R
|
E
|
3 - Agora transcreva todos os
diminutivos e aumentativos que você encontrou no caça-palavras sublinhando as terminações.
Diminutivos: Aumentativos:
Diminutivos: Aumentativos:
____________________________
____________________________
____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
4 - Complete a conclusão.
> O substantivo no grau diminutivo indica______________
O substantivo no grau aumentativo ________________
____________________________
____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
4 - Complete a conclusão.
> O substantivo no grau diminutivo indica______________
O substantivo no grau aumentativo ________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário