sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EMEIF “_____________________data __/__/__ Nome__________________________________

1 - Leia o texto abaixo com muita atenção:

A coruja e a águia

       Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
          — Basta de guerra _ disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
         — Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
        — Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
        — Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
        — Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
         — Está feito! - concluiu a águia.
         Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
        — Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
        E comeu-os.
        Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
        — Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos?  Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
         Para retrato de filho ninguém acredite em pintor
        Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

                    Monteiro Lobato


Interpretação textual

2) De acordo com o texto, responda:

a) Qual foi a proposta que a coruja fez a águia?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que elas viviam brigando?
__________________________________________________________________________________________________________________________
c) O que foi que foi que foi que a coruja e a águia combinaram para não brigar mais?
__________________________________________________________________________________________________________________________
d) Quem não cumpriu o acordo? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
f) Qual foi a explicação que a água deu à coruja por não ter não ter respeitado o acordo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Leia novamente o texto ”A coruja e a águia” e assinale as alternativas corretas.

Os personagens dessa história são:

(A) A coruja, a cigarra e os filhotes.
(B) A águia, a coruja e os filhotes.
(C) Os filhotes, a coruja e a cegonha .
(D) a águia, os filhotes e a onça.

4) Depois de muita briga, coruja e águia resolveram fazer:

(A) guerra
(B) uma festa
(C) as pazes
(D) uma comemoração.

5) As personagens principais combinaram:

(A) Uma comer o filhote da outra.
(B) A águia não ia comer os filhotes da coruja.
(C) As duas comerem os filhotes do canário.
(D) Dar uma lição no leão.

6) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:

(A) dois filhotinhos lindos.
(B) dois filhotinhos horríveis.
(C) três filhotinhos lindos.
(D)três filhotinhos horríveis. 

7) A coruja disse para a águia que seus filhotes eram :

(A) lindos e tristes.                
(B) lindos e alegres.
(C) alegres e feios.
(D) feios e tristes.

8) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu porquê:

(A) achou-os muito bonitos.
(B) eles estavam dormindo.
(C) eles pareciam ser horríveis.
(D) eles estavam piando muito alto.

7) A moral “ Quem o feio ama bonito lhe parece”, nos ensina que:

(A) Não devemos amar as pessoas feias.
(B) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
(C) O amor torna as pessoas mais feias.
(D) A beleza não é tudo.

8) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é porquê:

(A) era cega.
(B) era muito convencida.
(C) não enxergava muito bem.
(D) era a mãe.

9) Essa história trata especialmente de:

(A) incompreensão.
(B) mentira.
( C) esperteza.
(D) ingratidão.

10) Este texto encontra-se no gênero:

(A) poema.
(B) notícia.
( C) conto de fadas.
( D) fábula.



Prática linguística

1 – Separe as sílabas das palavras no quadro  classificando-as:
Palavras
Monossílaba
Dissílaba
Trissílaba
Polissílaba
Coruja




Águia




Perfeitamente




São




Rainha





2 – Observe as palavras retiradas do texto ”A coruja e a águia”, as quis são denominadas pronomes e marque um X na coluna correta.

                                      Pronomes
Palavras
Pronome pessoal
do caso reto
Pronome possessivo
Pronome
indefinido
eu



meus



teus



ela



nenhuma



uns




3 – Releia a expressão “... de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes” e assinale a alternativa que apresenta o tempo verbal do verbo  destacado.

(A presente do indicativo
(B) pretérito do indicativo
(C) futuro do presente
(D) pretérito do subjuntivo
(E) futuro do subjuntivo

4 – O verbo destacado na expressão pertence a:

(  ) 1ª conjugação (ar).
(  ) 2ª conjugação (er).
(  ) 3ª conjugação (ir).
(  ) A nenhuma das alternativas citadas.

5 – Dê o infinitivo do verbo comerás e conjugue-os nos tempos pedidos.
               Modo indicativo
Verbo: _______

Futuro do presente
Futuro do pretérito
Eu

Tu

Ele / ela

Nós

Vós

Eles / elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário