EMEIF “_____________________data __/__/__
Nome__________________________________
1 - Leia o texto abaixo com muita atenção:
A coruja e a águia
Coruja
e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra _ disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
— Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
— Basta de guerra _ disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
— Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Para retrato de filho ninguém acredite em
pintor
Lá diz o ditado: quem o feio ama,
bonito lhe parece.
Monteiro Lobato
Interpretação textual
2) De acordo com o texto,
responda:
a) Qual foi a proposta que
a coruja fez a águia?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que elas viviam
brigando?
__________________________________________________________________________________________________________________________
c) O que foi que foi que
foi que a coruja e a águia combinaram para não brigar mais?
__________________________________________________________________________________________________________________________
d) Quem não cumpriu o
acordo? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
f) Qual foi a explicação
que a água deu à coruja por não ter não ter respeitado o acordo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Leia novamente o
texto ”A coruja e a águia” e assinale as alternativas corretas.
Os personagens dessa
história são:
(A) A coruja, a cigarra e os
filhotes.
(B) A águia, a coruja e
os filhotes.
(C) Os filhotes, a coruja e
a cegonha .
(D) a águia, os filhotes
e a onça.
4) Depois de muita briga,
coruja e águia resolveram fazer:
(A) guerra
(B) uma festa
(C) as pazes
(D) uma comemoração.
5) As personagens
principais combinaram:
(A) Uma comer o filhote
da outra.
(B) A águia não ia comer
os filhotes da coruja.
(C) As duas comerem os
filhotes do canário.
(D) Dar uma lição no leão.
6) Um dia quando a águia
estava caçando encontrou um ninho com:
(A) dois filhotinhos
lindos.
(B) dois filhotinhos
horríveis.
(C) três filhotinhos
lindos.
(D)três filhotinhos
horríveis.
7) A coruja disse para a
águia que seus filhotes eram :
(A) lindos e tristes.
(B) lindos e alegres.
(C) alegres e feios.
(D) feios e tristes.
8) A águia quando encontrou
os filhotes da coruja não os reconheceu porquê:
(A) achou-os muito
bonitos.
(B) eles estavam dormindo.
(C) eles pareciam ser
horríveis.
(D) eles estavam piando
muito alto.
7) A moral “ Quem o feio
ama bonito lhe parece”, nos ensina que:
(A) Não devemos amar as
pessoas feias.
(B) Quando gostamos de
alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
(C) O amor torna as
pessoas mais feias.
(D) A beleza não é tudo.
8) A razão para a coruja
considerar seus filhotes muito bonitos é porquê:
(A) era cega.
(B) era muito
convencida.
(C) não enxergava muito
bem.
(D) era a mãe.
9) Essa história trata
especialmente de:
(A) incompreensão.
(B) mentira.
( C) esperteza.
(D) ingratidão.
10) Este texto encontra-se
no gênero:
(A) poema.
(B) notícia.
( C) conto de fadas.
( D) fábula.
Prática linguística
1 – Separe as sílabas das palavras no quadro classificando-as:
Palavras
|
Monossílaba
|
Dissílaba
|
Trissílaba
|
Polissílaba
|
Coruja
|
||||
Águia
|
||||
Perfeitamente
|
||||
São
|
||||
Rainha
|
2 – Observe as palavras retiradas do texto ”A coruja e a águia”, as quis são denominadas
pronomes e marque um X na coluna correta.
Pronomes
Palavras
|
Pronome pessoal
do caso reto
|
Pronome possessivo
|
Pronome
indefinido
|
eu
|
|||
meus
|
|||
teus
|
|||
ela
|
|||
nenhuma
|
|||
uns
|
3 – Releia a expressão “... de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes” e
assinale a alternativa que apresenta o tempo verbal do verbo destacado.
(A presente do indicativo
(B) pretérito do indicativo
(C) futuro do presente
(D) pretérito do subjuntivo
(E) futuro do subjuntivo
4 – O verbo destacado na expressão pertence a:
( ) 1ª conjugação (ar).
( ) 2ª conjugação
(er).
( ) 3ª conjugação (ir).
( ) A nenhuma das alternativas citadas.
5 – Dê o infinitivo do verbo comerás e conjugue-os nos tempos pedidos.
Modo indicativo
Verbo: _______
|
|
Futuro do presente
|
Futuro do pretérito
|
Eu
|
|
Tu
|
|
Ele / ela
|
|
Nós
|
|
Vós
|
|
Eles / elas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário