quinta-feira, 15 de novembro de 2012

APLICANDO O CONHECIMENTO



RSCOLA: ______________________________________________
NOME: ____________________________________________________


Anti-heróis



Os anti-heróis sempre tiveram uma grande popularidade entre as pessoas. Este tipo de personagem é muito cativante e aparece em obras desde os tempos de Shakespeare, que apresentou Hamlet, um sujeito com grandes virtudes, mas com inúmeras falhas de personalidade.
           Os heróis costumam ser personagens com tamanha bondade, que chegam a ser vistos como semidivinos. Eles são movidos por ideais nobres e podem chegar, inclusive, ao autossacrifício. O cinema e os quadrinhos contribuíram enormemente para o crescimento deste tipo de personagem, sendo que um dos mais famosos é o super-homem. Ele foi criado em 1938 e, embora fosse mais rude e violento que sua apresentação atual, era considerado, sem sombras de dúvida, um super-herói, pois combatia o crime com eficiência. Ao longo dos anos, sua imagem foi suavizada, encaixando-se perfeitamente em seu arquétipo de ‘bom moço’.
           Nas últimas duas décadas, os super-heróis começaram a perder lugar para os anti-heróis. Nunca houve a criação de um número tão grande deste último tipo de personagem como nos últimos vinte anos.
           As pessoas têm apresentado uma preferência visível pelos anti-heróis que praticam o bem, mas de modo tortuoso e bem mais humano. Eles aparecem em todo tipo de mídia: cinema, TV, videogame entre outros.
          O Doutor House é um exemplo típico deste tipo de personagem.  Ele subestima todos ao seu redor, não se importa com a opinião de outras pessoas e costuma dizer o que pensa, mesmo que não seja algo legal. Apesar disso, é amado por milhares de espectadores, afinal de contas, embora seja tão rude, consegue salvar vidas com grande maestria.
          Wario também é considerado um anti-herói, já que foi criado com base no herói Super Mário, da Nintendo, mas com grandes toques de humor e defeitos que acentuam suas características grotescas. Foi tão bem aceito, que acabou ganhando jogos próprios.
         James Bond, Wolverine, Kratus, Megamente, Dexter, Demolidor, Hulk, Jack Sparrow e muitos outros figuram como anti-heróis na ficção. A lista é enorme, mas uma coisa todos têm em comum além de sua condição anti-heróica: são certamente superinteressantes e cativantes!





( Janaína Spolidorio )


 1. O texto lido traz palavras escritas com dois elementos. Sendo assim, aplicam-se a elas regras do uso ou não do hífen. Encontre seis dessas palavras no texto e circule-as. Em seguida, escreva-as abaixo e justifique sua escrita de acordo com as regras estudadas.
  

  Obs.: Você poderá agrupar palavras com mesmas regras.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2. “Os heróis costumam ser personagens com tamanha bondade, que chegam a ser vistos como semidivinos. Eles são movidos por ideais nobres e podem chegar, inclusive, ao autossacrifício”.

                 Podemos afirmar que neste trecho há exemplos de encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo. Identifique  palavras que confirmam a afirmação e anote-as abaixo, em frente ao caso sugerido:

Palavras com encontro vocálico:
______________________________________________________
Palavras com encontro consonantal:
______________________________________________________
Palavras com dígrafo:
_____________________________________________________

 3. O texto explora um pouco a diferença entre o herói e o anti-herói. Explique com suas palavras tal distinção.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 4. No terceiro e no quinto parágrafo, há palavras em negrito. Registre tais palavras abaixo, separando suas sílabas.

Terceiro Parágrafo:







Quinto Parágrafo:





6. Outro anti-herói recente e bem famoso é Artemis Fowl. Leia o texto a seguir e descubra um pouco sobre o personagem:

          Artemis Fowl é um garoto de 12 anos criado por Eoin Colfer. Ele é um anti-herói mal-humorado e pessimista embora seja um menino prodígio com astúcia peculiar Artemis Fowl é também o único herdeiro do clã Fowl  Depois que seu pai desaparece misteriosamente Artemis Fowl elabora um plano para descobrir seu paradeiro e acaba entrando no Mundo das Fadas – que de boazinhas não têm nada Artemis Fowl alia tecnologia de ponta a dons criminosos para praticar o bem Em pouco tempo Artemis Fowl consegue ajuda de Holly uma elfa da elite Aliando cenas de ação no melhor estilo James Bond lendas celtas seres encantados nada adoráveis e um charmoso anti-herói Artemis Fowl mistura ação internet e magia em sua conquista de uma legião de leitores em todo o mundo


          Você deve ter percebido que o trecho apresenta problemas graves de pontuação, parágrafo e repetições. Reescreva-o abaixo, melhorando sua escrita com o que você aprendeu sobre o assunto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário