sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LÍNGUA PORTUGUESA - EXERCITANDO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO



ESCOLA: ________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ___TURMA: __

LÍNGUA PORTUGUESA - EXERCITANDO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1 – Faça a leitura destacando a informação  central de cada parágrafo.

TAMANDUÁ-BANDEIRA

Ele e um mamífero quadrúpede assim como a vaca, o cavalo ou o cachorro. Mas nenhum bicho desse mundo pode ser confundido com um tamanduá: o bico fino e comprido, o corpo peludo e magro e o rabo que parece um espanador de pó  fazem do tamanduá um bicho muito diferente.
Trabalho mesmo o tamanduá tem para abrir o formigueiro e o cupinzeiro. Para isso ele usa as garras das patas dianteiras, que normalmente tem três dedos. O esforço vale a pena: eles chegam a comer ate 30 mil formigas por dia!
Dentre  todas  as espécies de tamanduás do Brasil, existe uma que esta em extinção: o  Myrmecophaga  tridactyla  ou tamanduá-bandeira. As fêmeas desse tamanduá tem um filhotinho por vez, quase sempre na primavera. Por ser muito pequeno e frágil, o filhote é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade. Depois eles crescem, viram exterminadores de formigas e cupins e podem viver por ate 25 anos.

Fonte: MEIO ambiente: tamandua-bandeira.

A ideia central do:
1º parágrafo: _________________________________________
2º parágrafo: __________________________________________
3º parágrafo: __________________________________________ 

As fêmeas de tamanduá-bandeira têm:

(A)  diversos filhotes por vez
(B)   poucos filhotes por vez
(C)  três filhotes por vez
(D)  um filhote por vez

Escreva o resumo do texto reunindo as ideias dos parágrafos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
As características físicas do tamanduá são:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








ESCOLA: _________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ____ TURMA: __


VOCÊ SABIA?

A HISTORIA DA DENGUE NO BRASIL E NO MUNDO

Desde o final do século 18, já eram registradas epidemias com descrição semelhante a da dengue na America do Norte e na Ásia. No entanto, o nome, que quer dizer, “câimbra súbita causada por espíritos maus”, só foi utilizado pela primeira vez em 1827 durante um surto da doença no Caribe.
Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que também e vetor do vírus da febre amarela urbana, tenha chegado ao Brasil no período colonial.
Os primeiros casos remontam a 1846. Devido as fortes dores musculares e nas articulações, por aqui a doença recebeu o nome popular de “febre quebra ossos”.
Durante muito tempo, o combate aos focos do mosquito no Brasil esteve relacionado a luta contra a febre amarela que, diferentemente da dengue, possui vacina eficaz. Hoje, enquanto esta se restringe a alguns Estados, em áreas de mata, a dengue se faz presente em quase todo o território nacional, sendo que aproximadamente 50% dos casos notificados localizam-se na região Sudeste.
No mundo, a doença acomete mais de cem países em todos os continentes, exceto a Europa.

Fonte: A HISTORIA da dengue no Brasil e… Nova Escola, São Paulo, n. 216, out. 2008. Você sabia? (fragmento)



1 – Este texto traz informações sobre:
(A)    a gripe.
(B)    a febre.
(C)       a dengue.
(D)       a febre amarela.


2 -  As datas “18, 1827, 1846”,  presentes no texto,  apresentam:

(A)   as épocas em que a dengue apareceu.
(B)   o número de pessoas com dengue.
(C)  a quantidade de vezes em que a dengue surgiu.
(D)  os lugares em que a dengue surgiu.


3 - A palavra destacada no trecho “o mosquito Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da febre amarela urbana” pode ser substituída pela palavra

(A)  assassino
(B)   inferior
(C)   Superior
(D)  Transmissor


4 – “A HISTORIA DA DENGUE NO BRASIL E NO MUNDO  nas minhas palavras.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








ESCOLA: _________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ____ TURMA: __



O QUE É DENGUE?

         Dengue é uma doença causada por um vírus, transmitida pela picada de um mosquito: o “AEDES AEGYPTI ”.
         Os principais sintomas são febre, dor de cabeça forte, dor nos músculos, nos olhos e nos ossos. Às vezes causa manchas vermelhas na pele.
         Casos surjam algum desses sintomas, não tome nenhum remédio por conta própria; o melhor é procurar o Centro de Saúde.
         Não existe vacina contra a dengue!
         O AEDES AEGYPTI é um mosquito fêmea que põe seus ovos em locais com água limpa e parada, como em vasos de plantas e flores, pneus, latas, latões, garrafas, caixas-d’água, cisternas e outros recipientes que possam acumular água.


1 - Este texto foi escrito para:
 ( A ) alertar
(B  ) divertir
( C ) ameaçar
( D) socorrer

2. Ao sentir os sintomas da dengue, a pessoa deve:

( A) comprar um remédio.
(B) procurar um centro de saúde.
(C) jogar fora a água dos pratinhos dos vasos.


(D) isolar- se para não contagiar outras pessoas.


3. Leia esta frase, que fala sobre os sintomas da Dengue.

      “Os principais sintomas são febre, dor de cabeça forte, dor  
  nos músculos, nos olhos e nos ossos.”

 A frase abaixo que também fala de um sintoma dessa doença é:

( A ) “O AEDES AEGYPTI é um mosquito que põe ovos em locais com água limpa e parada(...)”
(B  ) “Dengue é uma doença causada por um vírus (...)”
( C ) “Às vezes causa manchas vermelhas na pele.”
(D  ) “Não existe vacina contra a dengue!”

4. Para acabar com o mosquito AEDES AEGYPTI, é preciso evitar:

( A ) o uso de latas e garrafas.
( B ) o plantio de flores no jardim.
( C ) o armazenamento de água em caixas d’água.
(E)  a água limpa e parada, em recipientes destampados.

5. Responda:

a) Qual é o mosquito causador da dengue?
R= ______________________________
6 – Leia com atenção.
                          Dengue   mata

                   Se  a  gente  bobear, ela  volta.

         É  hora  de esquentar a  briga  contra  o  mosquito.



No  trecho “Se  a  gente  bobear , ela  volta.” , a  palavra  ela  substitui  a  palavra:

(A) briga
(B) dengue
(C) gente
(D) hora

 É  hora  de esquentar a  briga  contra  o  mosquito.”  Esta expressão significa:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





ESCOLA: _________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ____ TURMA: _


A VELHA CONTRABANDISTA

Stanislaw Ponte Preta


         Diz que era uma velha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
         Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim para ela:
         _ Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
         A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
         _ É areia!
         Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou que a velhinha fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora com o saco de areia atrás.
         Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e , todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
         Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
         _ Olha vovozinha, eu sou fiscal da Alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
         _Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha.
E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
         _Eu prometo à senhora que deixa a senhora passar. Não vou dar parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
         -O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
         _ Juro – respondeu o fiscal.
         _É lambreta.


1 -   Esse texto é uma:

( A ) narrativa        ( B ) poesia         ( C ) informação         ( D ) crônica

2 -   É um texto que transmite:

( A ) momentos de tensão                     ( B ) comentários policiais  
( C ) uma situação de humor                 ( D ) uma situação triste

3 -  Que adjetivos (qualidades) você daria a velhinha:

( A ) ingênua     (  B ) esperta       (C  ) caduca         ( D ) cansada
( E ) otimista         ( F ) pessimista        ( G ) boba   ( H ) inteligente

4 -  Que adjetivos (qualidades) você  daria  ao policial:

( A ) teimoso          (  B) desconfiado     ( C ) educado     ( D ) ingênuo
( E ) compreensivo     ( F ) honesto      ( G ) observador             ( H ) tolo

5 – Transcreva a frase colocando a palavra destacada na forma culta.
-O senhor promete que não “espaia”?”
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Como o fiscal descobriu o que a velhinha levava?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





ESCOLA: __________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ____ TURMA: __


A PRINCESA E A ERVILHA

Adaptado do conto de Hans Christian Andersen

Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real mesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou ao seu castelo muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade.
Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo!
De repente bateram à porta do castelo e o rei em pessoa foi atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas janelas foram abertas pela tempestade.
Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real.
A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade. Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a cama da “princesa”.
A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda de uma escada, se deitar.
No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido.
-Oh! Não consegui dormir  -respondeu a moça   : - havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas roxas no corpo!
O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça era realmente uma princesa! Só mesmo uma princesa verdadeira teria pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte colchões!!!
O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá...


1     - A princesa chegou ao castelo:

(A) em um dia ensolarado
(B) em uma tarde de primavera
(C) em uma manhã de outono
(D) em uma noite de tempestade.

2- Quem abriu a porta do castelo foi:

(A) o rei.
(B) a rainha.
(C) o príncipe.
(D) o empregado.
 
3     - O príncipe viajou pelo mundo para:

(A) encontrar o grão de ervilha.
(B) conquistar mais territórios.
(C) conhecer outros países.
(D) encontrar a verdadeira princesa.

4 - A história é sobre:

(A) a organização do casamento de um príncipe.
(B) uma família real e seu castelo.
(C) como fazer uma cama de princesa.
(D) como uma rainha descobriu uma princesa de verdade.

5-  Na frase: "A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade", a palavra grifada refere-se a:

(A) moça.
(B) rainha.
(C) forma.
(D) verdade.

6 - A rainha soube que a moça era uma princesa de verdade porque ela:

(A) conseguiu subir nos 20 colchões e dormir.
(B) afirmou que a ervilha deixou seu corpo com manchas.
(C) merecia uma cama de "princesa".
(D) afirmou que era uma princesa.

7 -  "Era uma vez" fica caracterizado na história por:

(A) verbos no tempo passado, como em "chovia" e "estranhou".
(B) advérbios, como "realmente" e "desabaladamente".
(C) ênfase em palavra, como em "mesmo".
(D) reticências, como em "e ainda deve estar por lá...".

8 -  "Chovia desabaladamente".  A palavra grifada tem o sentido de:

(A) raramente.
(B) fracamente.
(C) fortemente.
(D) levemente.

9 -  No texto, o uso do sinal de exclamação (!) ocorre todas as vezes que o autor quer:

(A) reforçar uma situação.
(B) demonstrar dúvida.
(C) dizer que a história continua.
(D) causar medo.

10 - Releia o 5º parágrafo e escreva se você concorda ou não com a atitude da rainha, e justifique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




ESCOLA: ___________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ____ TURMA: ____


1 - Leia este texto de uma receita fácil de preparar:

Torta de liquidificador

Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 xícaras de leite
½ xícara de óleo
50g de queijo ralado
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de fermento em pó

Modo de preparo
> Bata tudo no liquidificador, colocando o fermento por último.
> Unte a forma com óleo, jogue pequena quantidade de massa, recheie  à gosto e cubra com o resto da massa.
> Adicione queijo ralado por cima e leve ao forno.


Assinale a alternativa correta:

1. A receita acima indica a maneira de preparar:

(   )   Um doce
(   )   Um bolo
(   )   Uma torta


2. Para seguir a receita, o que deve ser feito primeiro:

(   ) Bater no liquidificador os ingredientes
(   ) Levar ao forno
(   ) Cortar a laranja em quatro

3. Qual o ingrediente que não pode faltar nesta receita:

(   ) Sal
(   ) Água
(   ) Fermento em pó

4. Para que serve este texto:

(   ) Preparar uma receita.
(   ) Contar uma história.
(   ) Informar sobre um fato.

5. Você gostou da receita? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Por que este tipo de texto é denominado instrucional?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






ESCOLA: _____________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ____ TURMA: ____


LENDA DA GALINHA ASSOMBRADA
.
         Certa vez, uma galinha chocava sob um limoeiro frondoso. De repente, desprendeu-se do limoeiro um  limãozinho murcho que caiu-lhe mesmo em cima da crista.
         Espanto! Alarma!
         A galinha imaginou que aquilo poderia ser o fim do mundo e fugiu, correndo como louca.
         Encontrou o galo e comunicou-lhe:
         _Chefe amigo, o mundo vai acabar! Corramos!
         O galo tomou um choque brutal.
         _Vai acabar mesmo. Caiu uma bola do céu mo meu cocuruto...
   E, sem dar  tempo ao galo de refletir, a desmiolada arrastou-o numa correria louca, ouvindo-se angustiosos cocorocós. Encontraram o pato que grasnava feliz e descuidado.
         ­_Pato amigo, corramos, que o mundo vai acabar! Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha.
         O galo falou, o pato obedeceu e saiu aflito, acompanhando os dois.
         Mais adiante encontraram um pavão bonito, vaidoso, revirando-se, como príncipe da elegância.
         _Pavão amigo, corramos, que o mundo vai acabar! Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha.
         O pavão, esquecido de si mesmo, fugiu acompanhando os três, na carreira sem destino.
         Ao cabo de meia hora, toda a população de aves desfilava atrás da galinha maluca, que fugia do fim do mundo.
         Por fim encontraram a raposa.
         O galo contou-lhe aflito:
         _Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha e o mundo vai acabar.
         A raposa, esperta, fingiu nada ignorar e disse séria:
         _Amigos, eu já sabia disso. Também no meu cocuruto caiu uma bola do céu. Mas eu tenho uma casinha aqui perto, onde todos estarão fora de perigo. Venham.
         Inconscientes, as aves seguiram-na.
         A raposa, esperta, prendeu-as todas, e teve bons petiscos para vários dias...
         E o mundo acabou mesmo...

                                              (Nair Starling. Nossas Lendas. Livraria Francisco Alves)

1 -  O objeto que caiu do céu no cocuruto da galinha era:

(A)um meteoro.
(B) Uma bola de futebol.
(C) um limão murcho.
(D) Uma  peça que se desprendeu de um avião.

2 - A palavra cocuruto:

(A) significa no alto da cabeça.
(B) Imita o canto das galinhas.
(C) Foi  inventada pela autora do texto.
(D) É um sinônimo de cacareco.

3     - “Inconscientes, as aves seguiram-na”. A palavra grifada refere-se:

(A) as aves.
(B) a raposa.
(C) a galinha.
(D) a bola que caiu do céu.


4 - No l6º parágrafo, a frase “O galo contou-lhe aflito”, refere-se ao fato de nesse momento, o galo ter contado os acontecimentos:

(A) ao pato.
(B) ao pavão.
(C) a galinha.
(A) a raposa.

5 - O que a raposa fez às aves?

(A)    Comeu todas elas.
(B)  Manteve-as presas enquanto havia perigo.
(C)  Ajudou-as a escapar do fim do mundo.
(D)    Acalmou-as, ajudando-as a ir para suas casas.


6 - Na frase final “E o mundo acabou mesmo...” as reticências querem dizer que:

(A)  no final das contas a galinha tinha razão.
(B)  O mundo, de forma alguma, acabou.
(C) O mundo acabou para aquelas que caíram na armadilha da raposa.
(D)  O mundo acabou para a galinha, que ficou desmoralizada.


7 -  O comportamento da galinha indica:

(A)cautela.
(B) Burrice.
(C) Inteligência.
(D)Esperteza

8 – Para quem o mundo acabou? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Faça analogia dos personagens desta  história com pessoas da sociedade atual.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário