domingo, 18 de novembro de 2012

LEITURA - O DUELO DAS FADAS



ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA: __


O DUELO DAS FADAS

                                          Patrícia Engel Secco

         Em meio Nutrimetrópole, uma das cidades mais agitadas do país da Boa Saúde, viviam, em uma mesma casa, três fadas: Constrança, a Fada Vermelha; Regulamenta, a Fada Verde; e Energilda, A Fada Amarela.
     Alegres e muito competentes, as três fadas eram as responsáveis pelo valor nutricional de todos os alimentos do mundo. Durante o dia, cuidavam da produção dos alimentos e, durante a noite, conversavam com as crianças através dos sonhos,  explicando a elas a importância de uma alimentação sadia.
      E tudo corria muito bem lá na Nutrimetrópole  até que, um belo dia ....
    – Querida Constrança, querida Regulamenta, tenho um anúncio muito importante a fazer ­– disse  Energida, a fada responsável pelos alimentos energéticos. –Estive pensando bem, e como vocês sabem, cuido da produção de diversos alimentos como as farinhas, os pães, os tubérculos, os cereais, as massas, enfim, supervisiono a produção de deliciosas iguarias que geram energia para nosso organismo. Assim  sendo, como sem combustível o corpo humano não funciona, acho muito justo que eu,  Energilda Fada Amarela, seja eleita,  por vocês, a Fada Alimentar Presidente.
     Constrança e Regulamenta, que estavam tomando um delicioso banho de sol, muito importante para a nossa saúde, levaram um susto tão grande que até pularam da cadeira.
     – Que ideia maluca, Energilda! – gritaram as duas ao mesmo tempo. – Você sabe muito bem que as fadas nutricionais sempre trabalharam juntas, desde o começo dos tempos...
      – Mas os tempos mudaram  e, como as pessoas precisa mais de alimentos energéticos do que qualquer outro, nada mais natural do que eu ser eleita a chefe de vocês...– continuou Energilda.
       – Ora, ora, quanta bobagem! – exclamou Constrança. – Se é para haver uma chefe, então por que não eu, a Fada Vermelha ?  Eu cuido da  produção de todos os alimentos construtores, aqueles responsáveis pelo crescimento e pela construção  do nosso organismo. Como vocês sabem, fazem parte do meu grupo o leite e seus derivados, a carne, os ovos e as leguminosas; enfim, todos os alimentos ricos  em proteínas, tão importantes que não devem faltar no prato de ninguém! Assim sendo, como sem crescimento não há saúde, sou eu a fada mais importante!
     – Não, não e não ! A mais importante sou eu! – gritou Regulamenta, chamando atenção para si. – Vocês não podem esquecer que, sem legumes. Frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, nenhum organismo funciona bem. Como sou a responsável pelos alimentos reguladores, devo sugerir então que eu, a Fada Verde, seja eleita imediatamente rainha!
         E começou a confusão! As fadas que sempre haviam trabalhado bem e em harmonia na produção dos alimentos que eram amigas inseparáveis, começaram a brigar pelo poder... Energilda, vendo que não chegariam a acordo nenhum, disse:
         - Já que ninguém reconhece minha importância  vou trabalhar sozinha.
E foi isso que Energilda fez. Imediatamente, começou  a percorrer o mundo convencendo a todos de que comessem somente os alimentos energéticos. Em pouco tempo o hábito alimentar do planeta mudou e, mais rápido do que qualquer pessoa possa imaginar, as crianças  começaram a engordar...Por todos os lados corriam crianças gordinhas, alto e cheias de energia.
         Energilda, segura e feliz, reuniu as outras fadas e disse;
         -Viram só  os resultados? Por todos os cantos do planeta as crianças engordaram comendo carboidratos. E vocês, agora concordam que eu devo ser eleita a Fada Chefe, a Rainha, a poderosa?
         Mas antes que as outras fadas pudessem responder, um Elfo da Saúde encontrou correndo pela porta correndo um enorme pergaminho:
         -Energilda, Fada Amarela, este relatório é para você! Foi elaborado pelo conselho dos Elfos da Saúde e demonstra, tim- tim por tim- tim, todos os problemas causados ás crianças por uma alimentação composta só de alimentos energéticos. Leia com atenção e apresente- se ao conselho  daqui a duas semanas. Precisamos saber que providencias você ira tomar! – disse ele, retirando- se sem esperar pela resposta.
         Constrança  adorou a confusão e exclamou:
         -Fada Rainha Poderosa, pode começar a consertar o estrago! Pelo que eu ouvi contar, as crianças do mundo todo já não tem mais disposição, e, você sabe, gordura não é sinal de saúde! Bem, é  hora de a Fada Vermelha entrar em ação!  E assim, Constrança saiu  pelo mundo espalhando por entre crianças a importância do consumo das proteínas.
         As crianças, que já estavam realmente cansadas de se alimentar unicamente de farinhas e massas, acharam uma delicia voltar a comer carnes, queijos, ovos e feijão. Em pouco tempo haviam voltado ao seu peso normal, estavam coradas e novamente dispostas.
         Constrança então decidiu reunir as outras fadas para apresentar resultados...
         - Fadas Nutricionais, minhas futuras súditas. Venho hoje aqui apresentar o relatório da minha campanha e os resultados são...-começou a Fada Vermelha.
         -... Desastrosos -  completou o Elfo da Saúde, surgido ninguém sabe onde. – Entrego  aqui outro pergaminho. As crianças do mundo estão doentes, umas choram de dor  de barriga, outras não dormem de tanta cólica. Fada Vermelha, fada construtora, você tem uma semana pra apresentar ao conselho uma solução pra este problema – disse ele, retirando – se sem esperar pela resposta.
         Constrança ficou muito envergonhada e foi sentar- se  junto a Energilda, pois Regulamenta já estava em pé fazendo seu discurso:
         - Fadas do meu coração, como vocês já perceberam, quem ri por ultimo ri melhor ... Não  adianta vocês quererem discutir, pois a fada mais importante sou eu.
         Vou começar minha campanha  agora e, então vocês, vão ver como a saúde voltara a reinar na Terra.
         Assim sendo, Regulamenta saiu mundo afora pregando por entre as crianças  o consumo exclusivo de legumes, verduras e frutas.
         Os dias passaram e as crianças começaram a se sentir melhor. Regulamenta deu- se por  satisfeita e chamou as fadas para mais uma reunião:
         - Queridas, preparem minha coroa, serei eu a rainha. Olhem para as crianças ao redor do mundo e ...
         -...Vejam quantas crianças  magrinhas, esverdeadas, querendo crescer! Fada  Regulamenta, a  senhora já deveria estar  cansada de saber das consequências de sua ação e, por essa razão, nem vou lhe entregar um relatório-pergaminho. Nós do Conselho dos Elfos da Saúde estamos cansados de tanta briga, tanta discussão. Vocês  estão  tomando atitudes completamente sem  sentido. Esperamos  as três Fadas Nutricionais no Conselho, amanha, sem atrasos! – gritou o Elfo da Saúde muito bravo, desaparecendo em seguida.
         As três Fadas Nutricionais ficaram completamente sem saber o que fazer. Havia milhares de anos que exerciam aquela função  e nunca haviam levado uma bronca se quer... Agora, sem entender o motivo, estavam todas sob observação do Conselho e se não chegassem rapidinho  uma solução...
- Vocês sabem o que  vai acontecer se não chegarmos a uma solução ate amanha? Nós seremos substituídas por fadas aprendizes, será uma tristeza! – disse Regulamenta.
         - Será uma grande injustiça. Como nós, Fadas Nutricionais, amigas, irmãs, companheiras, podemos estar passando esta situação? Como nós... – começou Energilda, interrompendo sua  fala  ao lembrar de um detalhe. – Como nós pudemos ser tão bobas, tão egoístas, tão sem responsabilidade? Nós provocamos tudo isso com nosso briga pelo poder! Nós não estivemos trabalhado juntas nos últimos dias e, sem pensar na saúde das crianças, quisemos provar, umas paras outras, quem era a Fada Nutricional mais importante!
         - É mesmo! Nossa briga pelo poder causou toda esta confusão pois  nós sempre soubemos da importância que cada uma tem na alimentação das crianças – disse Constrança.
         - Pois é! Os grupos de alimentos tem sua função especifica e cada um deles complementa os demais. Não podemos nem pensar em um organismo sadio que não tenha uma boa construção e, para que cresça com vigor, é muito importante o consumo das proteínas, sob a responsabilidade da nossa querida Fada Vermelha, Constrança. Do mesmo modo, não se cresce sem combustível e sem o consumo alimentos energéticos nosso organismo  não funciona bem. Neste ponto entra o maravilhoso trabalho da Fada Amarela, Energilda, muito importante. E para completar a boa alimentação entro eu, a Fada Verde, a fada dos alimentos  regulares, responsável pelas frutas e fibras!
         - O que nos leva a crer que  brigar pelo poder quando se trata de saúde é uma besteira, ou melhor, brigar é uma besteira! O importante é sempre agirmos juntas. Nosso trabalho  deve sempre levar em consideração que as crianças precisam de uma alimentação equilibrada e saudável – disse Energilda.
         - Para  que assim tenha sempre disposição para brincar, escutar e construir um mundo maravilhoso! – exclamou Regulamenta, abraçando as outras fadas.
         Cientes da resposta que precisavam apresentar ao Conselho de Saúde no dia seguinte, as três Fadas Nutricionais saíram de mãos dadas mundo afora, como havia algum já não faziam e, juntas, explicaram às crianças a  importância de se alimentar bem. Estavam mais unidas do que nunca.
         No Conselho de Saúde, diante de muitos  elfos, as fadinhas se desculparam, mas, como não podia deixar de ser, ouviram um belo sermão:
         - Fadas Nutricionais, que belo papelão! Quanto  transtorno causado e quanta confusão criada. Ainda bem que as coisas já estão entrando nos eixos e as  crianças voltaram a comer de tudo, percebendo que uma alimentação balanceada é sempre o melhor caminho para uma vida saudável !     
            

1 – Complete o quadro com informação desta narrativa.
Quem são os personagens da história?
Onde se passa a história?
Qual o assunto principal da história?










2 – Descreva o que cada fada representa nesta história:
Constrança
Regulamenta
Energilda










3 – Escreva em que tempo estão os verbos das falas:

> do narrador: ___________
> dos personagens: _____________


4 -  Escreva a mensagem que esta história passa.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 –  Leia a Adaptação da História: Duelo das Fadas de Patrícia e  coloque cada elemento em  seu lugar.

Constrança – Regulamenta – Energilda – Narrador - Elfo da Saúde

Adaptação da História: Duelo das Fadas de Patrícia ( Engel Secco)

|______________|: Era uma vez um lugar chamado Cidade da Boa Saúde. Lá viviam três fadas: Constrança, a Fada Vermelha; Regulamenta a Fada Verde; e Energilda, a Fada Amarela. Durante o dia, as fadas cuidavam da produção dos alimentos e a noite, entravam nos sonhos das crianças explicando a elas a importância de uma alimentação saudável. (música suave)

|_______________| Um dia a fada Energilda anunciou para as outras fadas:

|_______________|: Queridas colegas já que sou eu que cuido da produção de diversos alimentos como farinhas, pães, tubérculos, cereais, massas...Sou muito importante porque sirvo de combustível para o corpo humano por isso quero ser eleita por vocês, a Fada Alimentar Presidente.

|_______________|:  Constrança e Regulamenta, levaram um susto tão grande que até pularam da cadeira. E Regulamenta disse:

|_______________|: Que idéia maluca, Energilda! Você sabe muito bem que as fadas nutricionais sempre trabalharam juntas, desde o começo dos tempos.

|_______________|:  E Energilda continuou insistindo:

|_______________|:  Mas os tempos mudaram e, como as pessoas precisam mais de alimentos energéticos do que de qualquer outro, nada mais natural do que eu ser eleita a chefe de vocês...

|_______________|:  E Constrança nervosa exclamou:

|__________________|:  Ora, ora, quanta bobagem! Eu cuido da produção de todos os alimentos responsáveis pelo crescimento e pela construção do nosso organismo. Sou a fada mais importante, porque sem crescimento não há saúde. Eu serei a presidente.

|_________________|:  Regulamenta gritou chamando atenção:

|_________________|:  Não, não e não! A mais importante sou eu! Vocês não podem esquecer que, sem legumes, frutas, verduras, alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, nenhum organismo funciona bem. Sou a responsável pelos alimentos reguladores, então eu, a Fada Verde, devo ser eleita a presidente de vocês!

|__________________|:  E começou a confusão! As fadas começaram a brigar pelo poder.  E saíram mundo afora, cada uma para um lado, orientando as crianças.  Por onde Energilda passou as crianças só se alimentaram de alimentos  energéticos e ficaram gordinhas. Já a fada Constrança orientou as crianças que se alimentassem só de alimentos ricos em proteínas. E a fada Regulamenta disse que as crianças não podiam esquecer  de comer só legumes, frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. E nada deu certo  foi então que o Elfo da saúde resolveu interferir na briga e falou bravo com as fadas:

|____________________|:  As crianças do mundo estão doentes, umas choram de dor de barriga, outras não dormem de tanta cólica, outras estão magrinhas e até esverdeadas e outras bem gordinhas. Isso não pode continuar assim. Nós do Conselho dos Elfos da Saúde queremos uma solução. Esperamos vocês no Conselho, amanhã, sem atrasos!

|_____________________|:  E o Elfo muito nervoso desapareceu em seguida.   E as três Fadas Nutricionais ficaram preocupadas com o que podia acontecer a elas. Regulamenta disse:

|_______________________|;  Como nós pudemos ser tão bobas, tão egoístas, tão sem responsabilidade?

|________________________|:  Provocamos tudo isso com nossa briga pelo poder! Sem nem pensar na saúde das crianças.

|________________________|:  Ficamos querendo provar, umas para as outras, quem era a Fada Nutricional mais importante! E deu nessa confusão.
|_______________________|:   No dia seguinte  as três fadas foram ao Conselho de Saúde . E o Elfo chefe disse a elas:

|________________________|:   E então queridas fadas já sabem o que farão pra resolver o problemão que vocês causaram?

|_______________________|:   E Regulamenta disse:

|_______________________|: Pedimos desculpas pelos transtornos causados. Estamos cientes que nosso trabalho deve sempre levar em consideração, que as crianças precisam de uma alimentação equilibrada e saudável.

|_____________________|:  Mas mesmo assim ouviram um belo sermão do Elfo da saúde:

|______________________|:  Fadas Nutricionais, que belo papelão! Quanto transtorno causado e quanta confusão criada! Espero que agora vocês saibam como resolver tudo isso.

|____________________|:   No dia seguinte,  as três Fadas Nutricionais saíram de mãos dadas mundo afora.  E juntas, explicaram às crianças a importância de se alimentar bem. Estavam mais unidas do que nunca. E as crianças voltaram a comer de tudo, percebendo que uma alimentação balanceada é sempre o melhor caminho para uma vida saudável!


6 – Indique o número de vezes de presença:

>  do narrador: _________________
> da Constrança: ________________
>  da Regulamenta: _______________
> da  Energilda: __________________
> do  Elfo da Saúde: ______________

7 –  Em grupo e monte um teatro com esta história para apresentar aos colegas da escola.







ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA: __


O burro que vestiu a pele de um leão


          Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele correndo que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:
          --Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!

          Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.

(ASH,Russel;HIGTON(Comp.).Fábulas de Esopo. Tradução Heloísa Jahn. São Paulo:Companhia das Letrinhas, 1994,p.70)



1 – No trecho “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra sublinhada refere-se à brincadeira:

( A ) do burro.
( B ) do caçador.
( C ) do leão.
( D ) da raposa.


2- O burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o burro soltou um som de:

( A ) alegria.
( B ) desânimo.
( C ) dúvida.
( D ) espanto.


3 – Para entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal:

( A ) bravo.
( B ) esperto.
( C ) tolo.
( D ) feroz.


4- O burro assustou os bichos quando:

( A ) encontrou uma pele de leão.
( B ) estragou a pele de um leão.
( C ) segurou a pele de um leão.
( D ) vestiu a pele de um leão.


5 – Todos os bichos fugiam correndo porque tinham medo de:

( A ) burro.
( B ) caçador.
( C ) leão.
( D ) raposa.


6 – O ponto de exclamação em “Mas aquele burro bobo estragou sua brincadeira!” indica que a raposa está:

( A ) chorosa.
( B ) gozadora.
( C ) irritada.
( D ) quieta.


7 – O que justifica que este texto pertence ao gênero fábula?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Que outra moral você daria a esta história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA: __


O mal da vaca louca

          O mal da vaca louca voltou a assustar o mundo na semana passada. Mas isso não tem nada a ver com vaquinhas fazendo maluquices pelas fazendas do planeta, viu? O mal da vaca louca é uma doença que atinge não só vacas, mas bois e ovelhas também. Nos anos 90, o mal atingiu muitos animais na Europa. Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam. Os fazendeiros tiveram que matar os bichos e sua carne não pôde ser vendida para evitar que as pessoas também ficassem doentes. Antes acreditava-se que o mal pode passar também de uma pessoa para outra.


(O MAL da vaca louca. O Globo,Rio de janeiro, 2 out.2004.Globinho)



1 O texto mostra que o mal da vaca louca atinge:

( A ) ovelhas e bois.
( B ) vacas e bois.
( C ) vacas, bois e ovelhas.
( D ) vacas somente.


2 – A palavra eles em “Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam” diz respeito aos:

( A ) animais da Europa.
( B ) animais da África.
( C ) fazendeiros da Europa.
( D ) bois e ovelhas.


3 – O assunto do texto é:

( A ) a doença que atinge o gado.
( B ) as maluquices das vaquinhas.
 ( C ) as pessoas que ficam doentes.
( D ) os fazendeiros que matam os bichos.


4 – O mal da vaca louca voltou a virar notícia porque se descobriu que:

( A ) existe apenas na Inglaterra.
( B ) existe somente no Brasil.
( C ) pode passar também de uma pessoa para a outra.
( D ) só quem é fazendeiro pega.





ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA: __


O bicho


Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.


Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947


1 -  A expressão “Meu Deus” significa que o autor:

 ( A) alegrou-se com a cena.                    
 ( B) ficou indiferente.
 ( C) solucionou um problema social.
 ( D) fiou chocado com o espetáculo.


2 - A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:

 (  A) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                              
 ( B )  o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
 (  C)  o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
 (  D)  é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.


3 -  Essa admiração nos dá o sentimento de:

 (A)  prazer.
 (B)  admiração.
 ( C)  pena.
 (D )  desprezo.


4 - A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:

 ( A)  procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                 
 ( B)  a história é mesmo sobre um lixo.
 ( C)  o homem se viu reduzido a condição de animal.
 ( D)  o homem deve ser tratado como animal.


5 - O que motivou o bicho a catar restos foi:

 ( A) a própria fome.
 ( B) a imundice do pátio.
 ( C) o cheiro da comida.
 (D) a amizade pelo cão.


6 -  O assunto do texto é:

 ( A) a imundice de um pátio.
 ( B) um bicho faminto.
 ( C) a comida que as pessoas jogam fora.
 ( D) a triste situação de um homem.


7 - Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.” 
________________________
________________________



8 -  Este poema serve para:

 ( A) distrair.
 (B) informar sobre um acontecimento.
 ( C) partilhar um sentimento.
 (D) informar sobre a vida de um homem.


9 -  Esse texto apresenta:

 ( A)  fato.
 ( B)  opinião.
 ( C)  descrição.


GABARITO
1 - D
2 - A
3 - C
4 - C
5 - A
6 - D
7 - Vi
8 - C
9 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário