sábado, 17 de novembro de 2012

MAIS LÍNGUA PORTUGUESA - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO



ESCOLA: _______________________________________
NOME: ________________________ANO:  __TURMA: ___



COMO É A SERPENTE PEÇONHENTA
                                              
 (Folhinha, 20/04/2002)

         Há no mundo aproximadamente 2.700 espécies de serpentes conhecidas, que estão espalhadas pelos cinco continentes, ilhas e mares, desde a linha do equador até próximo dos círculos polares. Nas regiões tropicais, o número de espécies aumenta.
         No Brasil há cerca de 260 espécies, distribuídas por todo o território. elas estão agrupadas em nove famílias, e só duas são peçonhentas.
         Peçonhentos são os animais que produzem substância tóxica, veneno, e apresentam um aparato especializado para injetá-lo. Não-peçonhentos são os animais que, apesar de produzirem substância tóxica (veneno), não apresentam esse aparato.
         A identificação de serpentes peçonhentas e não-peçonhentas é feita pela presença da fosseta loreal (orifício entre os olhos e a narina), associada ao tipo de dentição.
         De modo geral, toda serpente com fosseta loreal e colorido vermelho, preto e branco (ou amarelado) na forma de anéis no corpo e com presas na parte anterior da boca é peçonhenta, com exceção das falsas corais que, apesar do colorido vermelho, não são peçonhentas.  

   
1 - Segundo o texto, o que são animais peçonhentos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Escreva por extenso o número de espécies de serpentes conhecidas no mundo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3 - Escreva por extenso o: número de espécies de serpentes encontradas no Brasil.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - segundo o texto, o que são animais não peçonhentos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5. Segundo o texto, a principal diferença entre cobras peçonhentas e não peçonhentas é que:

(A) As peçonhentas possuem um aparato para injetar veneno e as não peçonhentas não têm.
(B) As peçonhentas são ferozes e as não peçonhentas são mansas.
(C) As peçonhentas e as não peçonhentas têm fosseta loreal.
(D) As peçonhentas não têm veneno e as não peçonhentas têm veneno.


6 - segundo o texto, como se pode diferenciar uma cobra peçonhenta de uma não peçonhenta?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - O que significa a palavra orifício que aparece no texto?

(A) saliência.
(B) verruga.
(C) calo.
(D) buraquinho.


8 - A falsa coral é confundida com as serpentes peçonhentas porque também:

(A) tem fosseta loreal.
(B) tem veneno.
(C) tem coloração vermelha.
(D) é feroz.


9 - As serpentes são encontradas, em maior número:

(A) em todas as regiões do planeta.
(B) em regiões de clima quente.
(C) apenas em regiões de clima temperado.
(D) apenas em regiões de clima frio.


10 - para que serve esse texto?

(A) contar uma história.
(B) vender um produto.
(C) informar sobre as serpentes.
(D) ensinar a fazer alguma coisa.







ESCOLA: _______________________________________
NOME: ________________________ANO:  __TURMA: ___


A invasão dos insetos

              Havia chovido muito na floresta, naquela manhã. A terra estava molhada e as folhas ainda conservavam os respingos. O cheiro de terra úmida purificava o ar. O sol voltava a brilhar, deixando a mata com clima de alegria. Os pássaros voavam felizes e os bichos saiam de suas tocas.
             O macaco Zimba passeava sobre as árvores, olhando de um lado para o outro, cumprimentando cada bicho que via.
              De repente, um barulho vindo dos ares aumentava gradativamente: Zuuuuuuuuu...
             Todos ficaram em suspense, pois ninguém sabia o que era.
             __ São as abelhas vindo recolher o néctar das flores! __ disse a coruja.
             __ Não! As abelhas, nesta hora, estão trabalhando em suas colmeias.  Elas costumam sair mais tarde __ disse o gambá.
            O macaco Zimbá, que estava num galho mais alto, viu aquela nuvem se aproximando e falou:
             __ Chi! É uma invasão perigosa! Ë uma grande nuvem escura de insetos que se aproxima!
             Os bichos, amedrontados, tomaram cada um o seu rumo. Esconderam-se o mais depressa possível. O jacaré mergulhou nas águas do riacho, a tartaruga esconde-se em seu casco, a capivara saiu de fininho, dizendo que tinha de cuidar dos seus filhotes, a girafa, com seu pescoço comprido, tentava ver o que se aproximava e, ao mesmo tempo, corria para se esconder entre os arbustos.
             Só Simão, o macaco, não se assustou. Ficou ali parado no galho alto, vendo aquilo se  aproximando. O barulho ia aumentado cada vez mais, até que surgiu uma nuvem de formigas tanajuras, que deu várias voltas ao redor de Simão e voou para outro lado. Parecia que estavam felizes com o aparecimento do sol, que clareou a floresta.
            Após cessar o barulho, cada bicho saiu de seu esconderijo, com grande desapontamento, olhando para Simão. Ele se manteve quieto e calado, deixando todos curiosos em saber do que se passava ali, minutos atrás.

                                                                                    ( Graça Batituci)

1 -  Sobre as árvores significa:

( A) dentro dos galhos das árvores:    
(B ) embaixo das árvores                               
 (C ) em cima das árvores
(D) longe das árvores.


2 - Ficaram em suspense é o mesmo que:

(A ) Ficaram ansiosos com o que estava acontecendo.            
(B ) Ficaram surpresos.
(C ) Ficaram com medo.
(D) Ficaram assustados.


3 -  Saíam do esconderijo, com grande desapontamento, significa:
(A ) com grande entusiasmo 
(B ) com grande decepção.
(C ) com grande satisfação..
(D) com grande tristeza.

4 -  Ele se manteve quieto e calado quer dizer: 
  
(A ) agitado e tagarela.
(B ) pensativo e medroso.
(C ) calmo, sem dizer nada.
(D) nenhuma das alternativas.
5 - A história se passa numa:

(A ) lagoa.        
(B ) floresta.      
(C ) casa.    
(D ) praia


6 - Todas as afirmativas estão corretas, exceto:          

(A ) não houve chuva na floresta.
(B ) Os bichos ficaram todos molhados.
(C ) O macaco Zimba era corajoso.
(D ) Houve invasão de tanajuras.

7 – O que você diz a respeito:

> dos bichos que se esconderam: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
> do macaco Simão: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Escreva a mensagem que você extrai deste texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __


                                      F E I T I Ç O S 

         Transmitidos de bruxa a bruxa através dos séculos, os feitiços são  fórmulas mágicas que devem ser  cantaroladas enquanto certos ingredientes são  misturados num caldeirão e  seu aroma ( ou  cheiro fétido) inicia a magia.  A maioria dos versos explica claramente o feitiço. Mas alguns deles foram sendo alterados com o  tempo e agora    não fazem sentido.
         As bruxas desta página quiseram ficar anônimas porque não são  muito boas em  poesia e têm  medo de  parecer ridículas  na hora  de recitar os versos. Além disso, se o feitiço der errado, ninguém poderá identificá-las e responsabilizá-las pelo fracasso.

                             
Para fortalecer a vista

Olho de sapo. Bico de sabiá.
Sabão de sopa. Deixa esfriar.
Eu quero abrir os olhos,
E voltar a enxergar!


Recolha o orvalho de um arbusto, misture com teia de aranha  fresquinha e deixe de molho por 7 horas.  Depois , use este líquido para limpar a lente dos óculos

                             Malcom Bird. Manual   Prático de Bruxaria em onze lições. Ed. Ática.p.48-49.

1 -   maioria dos versos explica claramente o feitiço , mas alguns deles foram sendo  alterados com o tempo e agora já não fazem sentido.

A palavra  mas indica que os versos dos feitiços:

(A)   Sempre  são claros sobre seus efeitos.
(B)   Nunca descrevem exatamente o que eles fazem.
(C)   Não costumam ser compreensíveis mesmo para bruxas.
(D)   Em geral explicam para  que servem , com algumas exceções.

2-Um cheiro  fétido sai  do caldeirão quando se prepara um feitiço.

A palavra fétido significa:

(A) perfumado                             
(C) horroroso
(B)  adocicado                             
(D) delicioso

3 - O efeito deste feitiço para fortalecer  a visão é:

(A)   curar a cegueira de quem  não enxerga.
(B)   fazer com que se possa enxergar mais longe.
(C)   livrar do uso  dos óculos quem tem problemas de visão.
(D)  deixar os óculos mais limpos para que se possa ver melhor.

4 – Uae a criatividade e produza uma receita imaginária.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








ESCOLA: ____________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __



                              Sapos, rãs e pererecas

Antes de se tornarem adultos, os sapos são girinos no início da vida. A transformação pela qual eles passam também ocorre com outros anfíbios e insetos, e tem nome: metamorfose! Sapos, rãs e pererecas, por exemplo, passam por uma transformação extraordinária: seu corpo, seu comportamento e até a forma como esses animais se relacionam com o meio em que vivem passam por uma reestruturação. Não que eles virem príncipes ao serem beijados por uma princesa. Mas a mudança é tão radical quanto a das fábulas. Afinal, os girinos são larvas de sapos, rãs ou pererecas e não se parecem em nada com os bichos que irão se tornar quando adultos! Suas características comprovam isso: em geral, os girinos são aquáticos.  Estão em riachos, lagos, poças ou na água acumulada em bromélias, um tipo de planta. Têm, acredite, algo em comum com os peixes. Sim, com peixes!!! Adaptados a viver na água, os girinos possuem, no corpo, estruturas semelhantes às desses animais, como brânquias, que retiram o oxigênio da água. Por meio delas, eles respiram!
Uma das grandes diferenças entre girinos, sapos, rãs e pererecas está na boca. Embora o formato dela varie com a alimentação e a espécie, muitos girinos têm um bico feito da mesma substância que forma as unhas e os dentes. Basta que a fase de girino chegue ao fim, para que a larva se pareça cada vez mais com o sapo, com a rã ou com a perereca que será no futuro!

(SAPOS, rãs e pererecas. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, out. 2003. Adaptação.)



1 - Antes de se tornarem adultos, sapos, rãs e pererecas são:

(A) animais que vivem muito.
(B) bichos que não se transformam.
(C) filhotes de peixes de rio.
(D) larvas chamadas girinos.


2 -  Em “... e até a forma como esses animais se relacionam”, a expressão esses animais está substituindo:

(A) rãs e pererecas.
(B) rãs e sapos.
(C) sapos e pererecas.
(D) sapos, rãs e pererecas.


3 - Em “Sapos, rãs e pererecas passam por uma transformação extraordinária”, a palavra sublinhada significa:

(A) fantástica.
(B) muito leve.
(C) normal.
(D) pequena.


4 -  O texto trata:

(A) da maneira como muitos filhotinhos vivem nas bromélias.
(B) da mudança profunda que acontece na vida de alguns animais.
(C) do modo como vivem principalmente os animais aquáticos.
(D) dos alimentos preferidos dos sapos.


5 - Os girinos podem viver na água porque têm:

(A) bico.
(B) brânquias.
(C) pulmões.
(D) unhas.


6 - O texto que você leu:

(A) ensina como alguns bichos se transformam.
(B) explica como são os sapos dos contos de fadas.
(C) informa como sobrevivem sapos, rãs e pererecas.
(D) mostra como os sapos conseguem virar príncipes.







ESCOLA: ____________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __



Vênus

Depois de Mercúrio, é o planeta mais perto do Sol. Seu ano dura 225 dias. Vênus tem duas coisas curiosas. A primeira é que gira no mesmo sentido que os ponteiros de relógio. Apenas ele e Urano fazem isso. Os outros planetas giram no sentido anti-horário. Além disso, o dia de Vênus é muito comprido: em vez de 24 horas, dura 5.800 horas! Os cientistas acham que Vênus pode ter dado uma batida monumental com algum asteroide, há milhões de anos. Por isso, ele anda de ré em volta do Sol e quase não gira em torno de si mesmo. Vênus é também muito quente. A temperatura no planeta é de cerca de 500 graus centígrados, calor suficiente para derreter uma barra de chumbo, por exemplo.


(Almanaque Recreio. São Paulo: Editora Abril, 2003)


1 - Quais as duas características curiosas a respeito do planeta Vênus?

(A) Ele gira no sentido anti-horário e seu dia é comprido.
(B) Ele gira no sentido do relógio e seu dia é curto.
(C) Ele gira no sentido anti-horário e o seu dia é curto.
(D) Ele gira no sentido do relógio e seu dia é comprido.

2 - Quais os fatores que levam os cientistas a pensarem que Vênus pode ter dado uma batida em algum asteroide?

(A) Seu clima quente e sua atmosfera espessa.
(B) Seu ar pesado e sua proximidade ao Sol.
(C) Seu dia curto e seu movimento anti-horário.
(D)  Seu giro lento em torno de si e seu movimento horário.

3 - A expressão "uma batida monumental" significa uma batida:

(A) muito forte.
(B) muito fraca.
(C) de leve.
(D) barulhenta.

4 - Vênus é um planeta mais quente do que a Terra porque

(A) depois de Mercúrio, é o planeta mais perto do Sol.
(B) se dia é muito mais curto.
(C) seu ano dura 225 dias.
(D) anda de ré em volta do Sol.

5 - Qual a função do texto acima?

(A) Fazer uma propaganda de Vênus.
(B) Relatar acontecimentos ocorridos em Vênus.
(C) Narrar uma história sobre Vênus.
(D) Informar sobre o planeta Vênus.

6 – Liste as informações que para você são  novas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







ESCOLA: ____________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __


A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

Hoje de manhã, enquanto levava meu filho para a escola, assisti a diversas cenas de desperdício.Rua após rua, homens e mulheres usavam mangueiras para lavar calçadas e carros com jorros e jorros de água potável.
Nos primeiros casos cheguei a diminuir a velocidade do meu carro para sinalizar aos dissipadores que não deveriam estar fazendo aquilo. Mas eles olhavam, sem entender o que eu queria passar com os gestos... e continuavam com as torneiras abertas.
Nos casos seguintes, desisti. Só olhava, desolado, toda aquela água preciosa escorrendo pela calçada, pelas sarjetas...Se voltar a percorrer o bairro nesta bela manhã de abril provavelmente vou surpreender mais dissipadores em ação.Talvez já lavando carros, mais pátios e calçadas. E vou, de novo, ficar triste com o desperdício escancarado, explícito, irresponsável.
O que fazer para que nós, nossos filhos e os filhos de nossos filhos tenham água de boa qualidade e em quantidade no futuro?
Acho que, para começar, falar com as crianças.Se os adultos dão lições de desperdício, as crianças podem, no tempo, reverter o processo.
Enquanto crianças, podem entender melhor a necessidade de preservamos nossos recursos naturais. Água, inclusive. Quando crescerem, vão substituir os adultos insensatos de hoje já com atitudes corretas no cuidado com o meio ambiente.
Longe de mim a ideia de transformar quem quer que seja em vigilante, patrulheiro, inspetor de recursos naturais.
Também seria insensato. Em alguns casos até perigoso. Tem gente que não aceita críticas. Mas se cada um de nós pudesse passar aos filhos, às crianças, em geral, propostas, ideias e conselhos para buscarem a economia, a racionalização do uso da água, teríamos um início de caminho já sinalizado. E enquanto crianças e jovens vão se conscientizando, vamos pensando, num modo de chegarmos até os dissipadores adultos com orientação e informações.
Pra começar, à volta da escola, já vou falando sobre o assunto com meu filho. De novo, porque lá em casa o assunto já é velho e conhecido. Mas bons conselhos podem ser repetidos... e acumulados. E cuidados com nossos recursos naturais deveriam merecer até mesmo algum tipo de saudação.
Assim, como dizemos bom dia, boa noite, até logo, poderíamos começar a dizer: Salvou água, hoje? Apagou a luz que não está usando? Salvou uma árvore?
Pensou nas crianças que não têm água para beber?...Pode parecer meio dramático.
Mas antes um dramático falado do que sentido. Enquanto é tempo.


1) Pesquise e copie em seu caderno o significado das seguintes palavras: dissipar – escancarar – explícito – insensatez – racionalizar –desolado – sarjeta - reverter - escassez)

2) Copie os períodos e reescreva-os, substituindo as palavras ou expressões destacadas por sinônimos presentes no texto.

a) Se não houver melhor eficiência no uso da água, em um futuro próximo a carência desse líquido valioso será sentida e percebida abertamente aos nossos olhos.

b) Os esbanjadores de água agem como dementes e nos deixam muito tristes com sua atitude irresponsável.

c) Á água que corre pela valeta daquela rua vem de uma casa em que a dona deixou a mangueira jorrando água e dedica-se a conversar com a vizinha.

d) É preciso voltar a situação, adotando políticas públicas sérias que tratem do uso consciente e responsável da água.

3) Que elementos comprovam que o texto “A ÀGUA NOSSA DE CADA DIA” é uma crônica? Comente.

4) Leia com atenção as afirmativas abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas.

( ) O narrador do texto é um narrador-observador; não participa dos acontecimentos.

( ) O cronista convoca a todos para tornarem-se patrulheiros da água.

( ) Os dissipadores de água são os que mais a defendem e lutam por sua preservação.

( ) O narrador do texto é um narrador-personagem; participa dos acontecimentos.

( ) O cronista questiona o que pode ser feito para se resolver o grave problema da água.

5) A alternativa que apresenta a soma correta das afirmativas falsas é:
(A) 12
(B) 9
(C) 14
(D) 13
(E) 17)

6) O que você faz ou pode fazer para evitar o desperdício da água em seu dia-a-dia?

7) Escreva um texto como se você fosse a ÁGUA deixando um recado aos habitantes da cidade que você mora.






ESCOLA: ______________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __



         Alguns animais têm hábitos que podemos considerar curiosos... Os gatos, por exemplo, se lambem para limpar o pêlo. Já os cachorros instintivamente procuram comer certas ervas quando estão sentindo algum mal-estar. Mas tem bicho com hábitos ainda mais intrigantes, como comer pedras! É isso aí! E olha que, em vez de fazê-los passar mal, as pedras exercem funções úteis dentro do organismo.
         As pedras engolidas por certos animais são chamadas gastrólitos, que quer dizer 'pedras do estômago'. É dentro deste órgão que elas ficam armazenadas e ajudam a triturar os alimentos e a limpar as paredes estomacais dos parasitos que a infestam.
         Além disso, as pedras aliviam a sensação de fome durante longos períodos em que os bichos precisam ficar sem comer, já que ocupam um bom lugar em seu organismo.
         Crocodilos, pinguins, focas e leões-marinhos, entre outros animais aquáticos, estão na lista dos engolidores de pedra.
         Mas não pensem que os bichos engolem qualquer pedra que vêem pela frente. Eles escolhem com muito cuidado as que vão para sua barriga. Valem as mais lisinhas e bem arredondadas.

(SALVATORE, S. Por que alguns animais comem pedra? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 141, nov. 2003. Adaptação.)


1 -  Os animais que comem pedras escolhem as que são:

(A) arredondadas.
(B) macias.
(C) grandes.
(D) pontudas.


2 -  Em “em vez de fazê-los passar mal”, o termo destacado refere-se a:

(A) animais que comem pedras.
(B) cachorros que comem certas ervas.
(C) gatos que se lambem para limpar o pêlo.
(D) parasitos que infestam os animais.


3 - Em "Mas tem bicho com hábitos ainda mais intrigantes, como comer pedras!", a palavra "intrigante" quer dizer:

(A) ruim.
(B) estranho.
(C) saudável.
(D) doentio.


4 -  Esse texto que você leu:

(A) descreve como alimentar os animais doentes.
(B) informa curiosidades sobre alimentação de alguns animais.
(C) apresenta animais que precisam comer ervas todo o tempo.
(D) explica como os gatos e cachorros se alimentam.


5 - Além de triturar os alimentos, as pedras também são úteis porque:

(A) limpam as paredes do estômago e aliviam a sensação de fome.
(B) limpam o pêlo e absorvem vitaminas.
(C) aliviam o mal-estar e limpam as paredes do estômago.
(D) ajudam a digerir ervas e matam a fome.


6 -  O texto "Por que alguns animais comem pedras?" serve para:

(A) contar uma história de animais.
(B) informar sobre os hábitos curiosos de alguns animais.
(C) dar uma notícia sobre animais em extinção.
(D) informar sobre animais de estimação.



ESCOLA: ____________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __




Estava um rato prestes a ser devorado por um gato faminto quando um leão que passava por perto, comovido com seu desespero, espantou o gato pra longe. Refeito do susto, o ratinho agradeceu:
– Muito obrigado por salvar minha vida, majestade. O senhor é o rei da floresta e não precisaria se incomodar com um ser tão insignificante como eu. Mas um dia eu hei de lhe retribuir este favor.
O leão, que não havia feito aquilo pensando em recompensa, seguiu o seu caminho:
– Pobre ratinho, como poderia ele retribuir um favor ao rei dos animais?
No dia seguinte, o leão estava andando distraído quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo. Assim que pôs a pata na armadilha, a rede se fechou sobre o seu corpo.
        – Ai de mim. Ficarei aqui a noite inteira até que cheguem os caçadores e me matem sem dó nem piedade.
Eis que pela estrada vem passando o ratinho seu amigo. Ao ver o leão naquela situação, prontificou-se no mesmo instante:
          –  É já que vou retribuir o favor que você me fez.
          E pôs-se a roer as cordas até livrar o leão da rede dos caçadores.

    Fábulas de Esopo. Adapt. de Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional. 2004.



1 - A fábula recebeu esse título porque:

(A) indica que o leão é o rei dos animais.
(B) indica quem são os personagens principais.
(C) indica que o leão e o rato são os personagens secundários.
(D) nega os fatos importantes acontecidos com todos os personagens.


2 - A atitude do leão para salvar o rato demonstra:

(A) inveja do gato.
(B) piedade pelo rato.
(C) desprezo pelo rato.
(D) egoísmo por ser mais forte.


3 - O sentimento do rato em relação à atitude do leão indica:

(A) astúcia.
(B) vaidade.
(C) gratidão.
(D) liberdade.


4 - O leão foi aprisionado por causa:

(A) da sua distração.
(B) da mata fechada.
(C) do desejo de vingança do gato.
(D) do seu desconhecimento do ambiente.


5 - O ensinamento coerente com os fatos dessa fábula é:

(A) O orgulho leva à morte.
(B) É melhor confiar desconfiando.
(C) Quando a sorte muda, os fortes necessitam dos fracos.
(D) Aos poderosos, tudo se desculpa; aos miseráveis, nada se perdoa.


6 - O trecho “[...] quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo” comprova que os caçadores pretendiam:

(A) caçar o leão.
(B) ajudar o rato.
(C) testar a armadilha.
(D) caçar qualquer animal.


7 - O adjetivo pobre, empregado no 4º parágrafo, expressa:

(A) posição social.
(B) falta de dinheiro.
(C) motivo de orgulho.
(D) digno de compaixão.


8 - No texto, a palavra que significa próximo de acontecer é:

(A) prestes.
(B) retribuir.
(C) comovido.
(D) prontificou-se.


9 - O verbo refazer foi empregado no texto como sinônimo de:

(A) reparar, arrumar.
(B) reorganizar, reformar.
(C) fazer de novo, corrigir.
(D) restaurar as forças, revigorar-se.


 10 - A fala do leão preso na armadilha confirma o sentimento de:

(A) falta de esperança em ser salvo.
(B) surpresa com a atitude dos caçadores.
(C) esperança de chegar um amigo e salvá-lo.
(D) certeza de que ia livrar-se sozinho da armadilha.






ESCOLA: ______________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __




Era uma vez um cão, que ia atravessando um rio. Levava na boca um suculento pedaço de carne. Porém, viu na água do rio a sombra da carne, que era muito maior.
Prontamente ele largou seu pedaço de carne e mergulhou no rio para pegar o maior.
Nadou, nadou e não achou nada, e ainda perdeu o pedaço que levava.
          Moral da história: Nunca deixes o certo pelo duvidoso. De todas as fraquezas humanas, a cobiça é a mais comum, e é todavia a mais castigada.

                                                                Fábula de Esopo

 
1- O personagem principal da história é:

(A) o cão.
(B) a carne.
(C) o rio.
(D) a cobiça.


2 - Há uma marca temporal que nos indica quando o fato aconteceu. Assinale essa marca.

(A) porém.
(B) era uma vez.
(C) todavia.
(D) prontamente.


3 – Essa história está aconteceu  no:

(A) presente.
(B) passado.
(C) futuro.
(D) nenhuma das alternativas.


4 – Que motivo levou o cão a deixar seu pedaço de carne e se jogar na água em busca de outro pedaço?

(A) queria dar um mergulho.
(B) achou que sua carne estava grande e quis pegar uma menor.
(C) viu na água o retrato de um cão amigo.
(D) a gula e a cobiça.


5 – Não deixes o certo pelo duvidoso.” Que outro ditado popular poderia substituir o da história? Assinale a alternativa correta.

(A) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
(B) Antes pingar do que secar.
(C) Quem tudo quer tudo perde.
(D) Todas as alternativas estão corretas.


6– Podemos afirmar que o conflito, o problema que desencadeia toda a narrativa é:

(A) a carne suculenta que o cão tinha.
(B) a gulodice, o desejo de conseguir um pedaço maior de carne.
(C) o cão estava com calor e quis dar um mergulho.
(D) o desejo de perder tudo que tinha.


7– “... Nadou, nadou e não achou nada, e ainda perdeu o pedaço que levava...” Esse  trecho do texto expressa:

(A) desânimo.
(B) alegria.
(C) fracasso.
(D) As alternativas A e C estão corretas.


8 – “Cobiça” significa:

(A) desejar.
(B) mentir.
(C) enganar.
(D) respeitar.







ESCOLA: ____________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __




Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro, todo choroso, contou que tinha pisado num espinho pontudo.
- Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou – Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.

Fonte: ‘Fábulas de Esopo’       Compilação Russell  Ash e Bernard Higton - Cia das Letrinhas.




1 -   Escolha abaixo a frase que melhor resume a história:

 ( A  ) O burro aleijado.
 ( B  ) A amizade dos animais.
 ( C  ) A esperteza do burro.
 ( D  ) O lobo faminto.


2 -   O lobo estava escondido espiando o burro porque queria:

 ( A  ) assustá-lo.
 ( B  ) comê-lo.
 ( C  ) conhecê-lo.
 ( D  ) machucá-lo.


3 -    “O burro imaginou um plano”. Imaginou um plano quer dizer que o burro:

 (  A ) teve uma ideia.
 ( B  ) queria fugir.
 (  C ) viu o lobo.
 ( D  ) se escondeu.

4 -    Qual foi a ideia que o burro teve para salvar a pele?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 -    Leia novamente o seguinte trecho da fábula:

‘Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou - Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir’.

O que a palavra “implorou” quer dizer?

 ( A  ) pediu.
 ( B  ) falou.
 ( C  ) sorriu.
 ( D  ) pensou.


6 -      “Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir”.
Nesse trecho a palavra  ele se refere:

 ( A  ) ao lobo.
 ( B  ) ao burro.
 ( C  ) ao coice.
 ( D ) ao espinho.       

7 -    Releia o trecho:

 ‘O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço’.

 O “almoço” do lobo, nesse caso, seria:

( A  ) o burro.
(B   ) uma pata de mula.
( C  ) uma carne.
( D  ) um espinho.


8 - O lobo se levantou todo dolorido porque:

( A  ) tinha pisado num espinho.
(B   ) levou um coice do burro.
( C  ) caiu em cima de um espinho.
( D ) acabou sua alegria.






ESCOLA: ______________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __





O louco acorda de manhã e encontra um pinguim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pinguim para o zoológico?
- Boa ideia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pinguim no colo.
- Ué!? Você não levou o pinguim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.

Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.



1 -    Leia novamente o trecho abaixo:
“- Por que você não leva o pinguim para o zoológico?”

Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:

 ( A  ) O levasse para passear no zoológico.
 ( B  ) O levasse para ver outros pinguins no zoológico.
 ( C  ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
 ( D  ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.


2 -   Leia o trecho abaixo e responda:

- Ué!? Você não levou o pinguim para o zoológico?

a) Quem disse isso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)  Por que nesse trecho o autor  escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 -    Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pinguim no colo?

 ( A  ) Porque não se coloca pingüim no colo.
 ( B  ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
 ( C  ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
 ( D  ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.


4 -    “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:

 ( A  ) Ao louco.
 ( B  ) O vizinho.
 ( C  ) Ao pinguim.
 ( D) Não se refere a ninguém.


5 -    Leia novamente o seguinte trecho da anedota:

“Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”

Ao dizer isso, o louco quis dizer que:

 ( A  ) levar o pinguim para passear.
 ( B  ) encontrar os pais do pinguim.
 ( C  ) cansar o pinguim.
 ( D  ) não gostava de sair de casa com o pinguim.


6 -    A função desse texto é:

 ( A  ) Informar como divertir um animal na cidade.
 ( B  ) Fazer o leitor rir.
 ( C ) Instruir como cuidar de um pingüim.
 ( D) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passear.








ESCOLA: ______________________________________
NOME: _______________________ANO:__TURMA: __






:                            
INGREDIENTES:
 1 xícara (chá) de farinha de trigo
 ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal gelada e em cubos
  1 gema
  2 colheres (sopa) de água
 1 lata de leite condensado
 suco de 2 limões
 3 claras
 5 colheres (sopa) de açúcar
 raspas da casca de 1 limão

UTENSÍLIOS
 1 tigela
 1 colher
 1 forma com fundo removível
 batedeira
  Fonte: Revista Receitas e Delícias Extra. Ano 3. no. 8

PREPARO:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Misture até obter uma farofa. Faça um buraco no meio, adicione a gema e a água. Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo removível com a mistura, apertando bem com as pontas dos dedos. Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar. Na batedeira, bata o leite condensado, o suco de limão e despeje sobre a massa assada. Reserve. Para o suspiro, bata as claras em neve. Junte o açúcar aos poucos, batendo até formar picos firmes. Despeje sobre a mistura de leite condensado. Volte ao forno até começar a dourar. Decore com as raspas de limão e sirva.



1 -  Enumere as ações a seguir de acordo com a ordem em que elas devem acontecer no preparo da receita:

(   )  Bata o suco de limão junto ao leite condensado.
(   )  Adicione a gema e a água.
(   )  Decore com as raspas de limão.
(   )  Coloque a farinha de trigo e a manteiga em uma tigela.
(   )  Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
(   )  Bata as claras em neve.


2 - Releia o trecho retirado do texto:

“Despeje sobre a mistura de leite condensado.”

Agora responda:

O que deve ser despejado sobre a mistura?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Releia este outro trecho do texto:

“Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.”

Assinale a alternativa correta:

O que a expressão “massa homogênea” significa?

 ( A  )  massa diferente.
 ( B  ) massa fina.
 ( C  ) massa igualmente distribuída.
 ( D  ) massa amassada. 


4 – Este texto pertence ao gênero:

(A) poema.
(B) conto.
(C) instrucional.
(D) anedota.










ESCOLA: _____________________________________________
NOME: ________________________   ANO:  ____ TURMA: ____


O preço de um cheiro

Um camponês foi à cidade vender seus produtos. Ao regressar, parou em uma pousada para descansar.
— O que deseja? — perguntou o dono, solícito.
— Um pouco de pão e vinho, por favor.
Enquanto o dono atendia ao seu pedido, o camponês passou a observar o local. Havia no fogo uma carne que exalava um aroma    irresistível. Ele ficou com vontade de saborear o assado, mas não tinha tanto dinheiro...
Depois de um momento o dono da pousada voltou para trazer-lhe o pão e o vinho. O camponês bebeu o vinho, mas seus olhos não desgrudavam da carne suculenta. De repente, ele teve uma ideia: colocar o pão no vapor que subia do assado, para umedecê-lo. No momento em que ia experimentar o pão, foi interrompido por um grito:
— Você se acha muito esperto, não é? — disse o dono, zangado. — Terá de me pagar por isso também!
— Eu não lhe devo nada além do pão e do vinho — disse o camponês surpreso.
— E o cheiro da carne, não custa? — retrucou o dono, zangado.
— O cheiro da carne? — repetiu o camponês, espantado.
— Mas isso não custa nada!
— Como não custa nada? Tudo o que existe aqui é meu, inclusive o cheiro do assado!
A discussão chamou  a tenção de um freguês.
— Quanto você quer pelo cheiro do assado?
— Cinco moedas! — disse o dono, satisfeito.
—Tenha dó! — exclamou o camponês, tirando o dinheiro do bolso. — Isso é tudo que eu ganhei por um dia de trabalho...
O freguês pegou as moedas do camponês e sacudiu-as diante de todos.
— Ouviu isso? Pronto! Já está pago.
— Como assim, já está pago? — admirou-se o dono.
— Por acaso este pobre camponês comeu a carne? Não! Apenas sentiu o cheiro do assado. Para pagar pelo cheiro do assado basta o som moedas!
Diante da risada geral, o dono da pousada ficou sem razão e concordou em não cobrar nada do camponês. E pior: ainda fez papel de bobo!

Conto popular – autor desconhecido


1) Assinale a expressão que apresenta o mesmo sentido de:
A carne exalava um aroma irresistível.”

(    )    A carne liberava um cheiro estranho.
(    )    A carne liberava um odor insuportável.
(    )    A carne liberava um odor agradável a que não se podia resistir.

2) O    dono da pousada perguntou solícito: “O que deseja?”
Sabendo que solícito significa prestativo, prestimoso, pronto para servir, assinale o tom de voz que ele usou.

(  ) áspero
(    ) rude
(   ) educado
(   ) grosseiro

3) Releia o texto e numere os fatos na ordem em que aconteceram.

(    )  O freguês explica que o camponês pode pagar o cheiro com o barulho das moedas.
(    )  O dono da pousada cobra pelo cheiro da carne e o camponês se recusa a pagá-lo.
(    )  O camponês coloca seu pão no vapor que sobe da carne.
(    )  Um freguês ouve a conversa entre os dois homens e sacode as moedas do camponês.
(    )  O camponês sente cheiro de carne assada.

4) Responda as questões abaixo de acordo com a sua opinião.

a)   É correto pagarmos pelo cheiro de algum alimento? Justifique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) E pelo aroma de um perfume, quando devemos pagar?
5) Com base no texto, faça um comentário sobre a atitude tomada pelo freguês que assistia à discussão do dono da pousada com o camponês.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Escreva ao lado de cada ação a que personagem se refere. 

> Defendeu o camponês: ____________________ 
> Atendeu o camponês: ___________________ 
> Chacoalhou as moedas: _______________ 
> Colocou o pão no vapor: ______________ 
> Cobrou pelo cheiro: _________________ 
> Bebeu o vinho: _________________ 

7) Passe o 6º parágrafo para o plural. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Que mensagem pode-se extrair desta história?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário