sábado, 23 de março de 2013

ATIVIDADES - NÚMEROS ROMANOS

Escola: _________________________________
Aluno (a): _______________________________
Professora: _____________________________


SISTEMA ROMANO DE NUMERAÇAO

Os números romanos foram durante muito tempo a principal forma de representação numérica na Europa. Os números eram representados a partir de letras do próprio alfabeto dos romanos. Esse sistema numérico associava uma letra a uma quantidade fixa, de acordo com a tabela a seguir: 



          Os números romanos devem ser escritos de acordo com algumas regras: 

=> Na numeração romana, as letras são escritas uma ao lado da outra.
=> Quando temos uma letra maior seguida de uma menor somamos os valores, observe: 


VI = 5 + 1 = 6 
XII = 10 + 2 = 12 
LV = 50 + 5 
CCL = 100 + 100 + 50 = 250 
MCCXI = 1 000 + 100 + 100 + 10 + 1 = 1211 
DXX = 500 + 10 +10 = 520 
MDCL = 1000 + 500 + 100 + 50 = 1650
 

=> Quando temos uma letra menor seguida de uma maior, subtraímos o valor da maior pelo valor da menor, veja: 


IV = 5 – 1 = 4 
IX = 10 – 1 = 9
 
XL = 50 – 10 = 40
 
XC = 100 – 10 = 90
 
CM = 1 000 – 100 = 900
 

Obs.: 
=> A letra I somente aparecerá antes do V e do X. 
A letra X somente aparecerá antes do L e do C 
=> A letra C somente aparecerá antes do D e do M. 

=> As letras I, X, C e M somente podem ser escritas seguidamente por três vezes. 


III = 1 + 1 +1 = 3 
XXX = 10 + 10 + 10 = 30
 
LXX = 50 + 10 + 10 = 70
 
MM = 1 000 + 1 000 = 2 000
 
CCC = 100 + 100 + 100 = 300
 
CCX = 100 + 100 + 10 = 210
 


          Algumas letras do algarismo romano são escritas com o sinal de um traço, eles representam que os valores devem ser multiplicados por 1.000, 1.000.000 e assim respectivamente. Observe:

         Os números romanos não são indicados nas questões relacionadas a cálculos matemáticos como adição, subtração, multiplicação e divisão. Atualmente eles são utilizados em nomes de papas e reis, representação de séculos, relógios, capítulos e páginas de livros entre outros. 









Escola: _____________________________
Aluno (a): ____________________________
Professora: __________________________


1-  Usando os símbolos romanos, escreva os números correspondentes a:

a) 16 _____________           f) 63 ___________
b) 27 _____________           g) 75 ___________
c) 32 _____________           h) 86 ___________
d) 41 _____________           i) 92 ____________
e) 54 _____________            j) 19 ____________


2-  Usando algarismos indo arábicos, escreva os seguintes números:

a) XIV = ______     b) XXIII = _____  c) XXXI = ______
d) XLVII = _____    e) LXI = ______  f) CCXX = ______


3-  Usando algarismos romanos, escreva os seguintes números:

a) 132 = _______    b) 257 = _______     c) 372 = _______
d) 425 = _______    e) 534 = _______     f) 680 = _______
g) 725 = _______    h) 891 = _______     i) 960 = _______
j) 435 = ________

4-  Usando algarismos romanos, vamos escrever os números abaixo:

a) 1.300 = _________         e) 1.452 = ________
b) 1.280 = _________         f) 2.650 = _________
c) 1.535 = _________          g) 2.815 = _________
d) 1.981 = _________          h) 1.096 = _________

5-  Usando algarismos, escreva os números correspondentes a:

a) CLVII = ________           e) DCCCXXIX = ______
b) CCXXXII = ______          f) CMLXXIII = _______
c) CDLXI = _______             g) MD =  ___________
d) DXC = ________              h) MCXXV = _________







Escola: ______________________________
Aluno (a): _____________________________
Professora: ____________________________


1- Pio 12 foi um dos papas que mais se destacaram por sua qualidade de estadista.
Usando símbolos do sistema romano de numeração, escreva o número que designa esse papa. ____________________

2 - No Brasil, tanto a independência como a República foram proclamadas no século XIX. Usando algarismos indo arabico, escreva o número que representa esse século. R: ________


3 - Os números representados por LX e XL no sistema romano têm o mesmo valor.
Essa afirmação é verdadeira ou falsa?

R: _____________________________________


4 - Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números:

a) 26 ______________
b) 102 ____________
c) 830 _____________
d) 77 ______________
e) 409 _____________
f) 1050 ________________
g) 91 _______________
h) 365 _______________
i) 3012 __________________


5 - Complete a frase com seus dados usando números romanos:

Eu nasci no dia ____ de ________ (mês) de _______ (ano). Portanto,  já tenho ______ de idade.


6 – Brincado com números romanos.
        Faça de conta que você está preparando sua festa de aniversário e, nos convites, foram escritos números romanos.                    Quais foram esses números?


 


Conto com você na minha festa!


Para: ______________________
Data: _____ / ____ / _____
Horario: ____________
Local: _______________________
_____________________________
_____________________________
 




7 - Estou lendo o capitulo LVII de um livro. Usando os nossos símbolos (indo arabicos), escreva o número correspondente ao capítulo que estou lendo. R: ________________

8 - Use algarismos indo arabico e escreva os números representados por:

a) XV =_____
b) DXLII = _____
c) MMCIII = ______
d) LXXXIX = _______
e) DCCLXXXI = _______
f) CCVI = _________
g) MIX = ________

9 - Os séculos geralmente são representados por algarismos romanos. Complete com algarismos romanos as datas em que surgiram os seguintes inventos:

· Pólvora (Ano 1296) _______________________
· Termômetro (Ano 1596 _____________________
· Torpedo (Ano 1777) _______________________
· Dinamite (Ano 1867________________________
· Videocassete (Ano 1970) ____________________

10 - Dê o ano em que começaram e o ano em que terminaram os séculos indicados abaixo:
a) Século XVII : _______________________________
b) Século IX: _________________________________
c) Século XI: _________________________________
d) Século XXI: ________________________________

11 - Coloque em ordem crescente (do passado para o presente) os seguintes  séculos: século XI , século IX a.C. , século XX , século IV, século XII a.C., Século I a.C.
R: _________________________________________















Um comentário: