Sinais de Pontuação
Pontos de Vista
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português
quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a
Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de
Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor
saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês.
Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das
Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação.
— Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente,
vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as
Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o
Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma
certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma
Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à
discussão.
Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003
1 – A respeito do texto, responda:
a) Qual é o título deste texto?
_________________________________________
_________________________________________
b) Quem são as personagens da história narrada?
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
c) Em que cenário (lugar) a. história acontece?
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
d) Qual é o assunto da história?
__________________________________________
__________________________________________
e) Que sinais de pontuação aparecem na história?
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
2 - Escreva como se chama e qual a função dos
sinais abaixo.
Sinais
|
Nome
|
Função
|
?
|
|
|
!
|
|
|
.
|
|
|
,
|
|
|
…
|
|
|
–
|
|
|
Ampliando o
conhecimento
OS
SINAIS DE PONTUAÇÃO
Os sinais de pontuação são recursos
destinados à escrita, dotados de finalidades específicas.
Para que servem os sinais
de pontuação? No geral, para representar pausas na fala,
nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do
ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e
entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas
emoções, intenções e anseios.
Vejamos aqui alguns empregos:
Vírgula (,) - É usada para:
=> separar termos que possuem mesma função
sintática na frase. Exemplo:
- O menino berrou, chorou, esperneou e,
enfim, dormiu.
Nessa frase, a vírgula separa os verbos.
=> isolar o vocativo. Exemplo;
- Então, minha cara, não há mais o que se dizer!
=> isolar o aposto. Exemplo:
- O João, ex-integrante da comissão, veio
assistir à reunião.
=> isolar termos antecipados, como
complemento ou adjunto. Exemplos:
- Uma vontade indescritível de beber água, eu
senti quando olhei para aquele copo suado! (antecipação de complemento verbal)
- Nada se fez, naquele momento, para que
pudéssemos sair! (antecipação de adjunto adverbial)
=> separar expressões explicativas,
conjunções e conectivos. Exemplos: isto é, ou seja, por exemplo, além disso,
pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.
=> separar os nomes dos locais de datas.
Exemplo: Hortolândia, 30 de janeiro de 2013.
=> isolar orações adjetivas explicativas.
Exemplo:
- O filme, que você indicou para mim, é muito
mais do que esperava.
=> ao final de frases para indicar uma
pausa total. Exemplos:
- Não quero dizer nada.
- Eu amo minha família.
- Eu amo minha família.
=> em abreviaturas. Exemplo: Sr., a. C.,
Ltda., vv., num., adj., obs.
=> Formular perguntas diretas. Exemplos:
- Você quer ir conosco
ao cinema?
- Desejam participar da festa de
confraternização?
=> Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação. Exemplos:
- O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação)
- Não esperava que fosse receber tantos elogios!
Será que mereço tudo isso? (surpresa)
- Qual será a minha colocação no
resultado do concurso? Será a mesma que imagino? (expectativa)
=> Depois de frases que expressem
sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror,
espanto. Exemplos:
- Iremos viajar! (entusiasmo)
- Foi ele o vencedor! (surpresa)
- Por favor, não me deixe aqui! (súplica)
- Que horror! Não esperava tal atitude.
(espanto)
- Seja rápido! (ordem)
=> Depois de vocativos e algumas interjeições. Exemplos:
- Ui! que susto você me deu. (interjeição)
- Foi você mesmo, garoto! (vocativo)
=> Nas frases que exprimem desejo.
Exemplo:
- Oh, Deus, ajude-me!
Observações dignas de nota:
=>
Quando a intenção comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento
e admiração, o uso dos pontos de interrogação e exclamação é permitido.
Observe:
- O que eu posso fazer agora?!
=> Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Exemplo:
- Não!!! – gritou a mãe desesperada ao ver o
filho em perigo.
=> separar itens enumerados. Exemplo:
- A Matemática se divide em: geometria; álgebra; trigonometria;
financeira.
- A Matemática se divide em: geometria; álgebra; trigonometria;
financeira.
=> separar um período que já se encontra
dividido por vírgulas. Exemplo:
- Ele não disse nada, apenas olhou ao longe,
sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.
Dois-pontos (:) - É usado
quando:
=>
se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala. Exemplo:
- Ele respondeu: não, muito obrigado!
=> se quer indicar uma enumeração.
Exemplo:
- Quero lhe dizer algumas coisas: não
converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à
professora.
Aspas (“”) - São usadas
para indicar:
=> citação de alguém. Exemplo: “A ordem
para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os
25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior”
(Carta Capital on-line, 30/01/09).
=> expressões estrangeiras, neologismos,
gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.
Reticências (...) - São usadas para indicar supressão de
um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando.
Exemplos:
- E então, veio um sentimento de alegria,
paz, felicidade...
- Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
- Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
Parênteses ( ) - São usados quando se quer explicar
melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações. Exemplo:
- Ele comeu, e almoçou, e dormiu, e depois
saiu. (o e aparece repetido e, por isso, há o predomínio de vírgulas).
Travessão (–) - é indicado para:
=> Indicar a mudança de
interlocutor em um diálogo. Exemplos:
- Quais ideias você tem para revelar?
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
=> Separar orações intercaladas,
desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses. Exemplos:
- Precisamos acreditar sempre – disse o aluno
confiante – que tudo irá dar certo.
- Não aja dessa forma – falou a mãe irritada
– pois pode ser arriscado.
=> Colocar em evidência uma frase,
expressão ou palavra:
- O prêmio foi destinado ao melhor aluno da
classe – uma pessoa bastante esforçada.
- Gostaria de parabenizar a pessoa que está
discursando – meu melhor amigo.
Sabrina Vilarinho,
Vânia Duarte, graduadas em Letras - Equipe Brasil Escola
Exercitando o
que aprendeu
1 –
Reescreva o texto pontuando-o.
O galo e a raposa
A raposa queria comer um galo que
cantava empoleirado
num galho de árvore [ ]
Dando uma de boazinha [ ] a raposa disse [ ]
[
] Bom dia, amigo [ ] Já soube da novidade [ ] Agora todos os bichos vão viver em paz [ ] Acabou essa história de um comer o
outro [
] Desça, venha conversar comigo
[ ]
O galo [ ]
desconfiado [ ] pensou e fez um teste para saber se a raposa
estava dizendo a verdade [ ] Falou [
]
[
] Que bom [ ] Daqui estou vendo uma matilha de cães se aproximando
[ ] Vamos festejar juntos [ ]
[
] Cães [ ] Bem [
] amigo [ ] é melhor eu ir andando [ ]
[
] O que é isso [ ] Está com medo dos cães [ ] agora que estamos vivendo um período de paz
[ ]
[
] Bem [ ] não é medo [ ] E se
eles ainda não souberam da
Novidade [ ]
Moral: Cuidado com as amizades muito
repentinas [ ]
Fábula de Esopo recontada por
Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança
Agora, você pode comparar o que fez com uma cópia do
texto original.
a) Empregou os sinais de pontuação
adequadamente?
_____________________________________________
_____________________________________________
b) Se a resposta for não,
faça as devidas correções.
Texto original
O galo e a raposa
A raposa queria comer um galo que cantava
empoleirado
num galho
de árvore.
Dando uma de boazinha, a raposa disse:
— Bom dia, amigo! Já soube da novidade? Agora todos
os
bichos
vão viver em paz. Acabou essa história de um comer o
outro.
Desça, venha conversar comigo!
O galo, desconfiado, pensou e fez um teste para
saber se a
raposa
estava dizendo a verdade. Falou:
— Que bom! Daqui estou vendo uma matilha de cães se
aproximando. Vamos festejar juntos!
— Cães? Bem, amigo, é melhor eu ir andando.
— O que é isso? Está com medo dos cães, agora que
estamos vivendo um período de paz?
— Bem... não é medo. E se eles ainda não souberam
da
novidade?
Moral: Cuidado com as amizades muito
repentinas.
Fábula de Esopo recontada por
Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança
2 - Leia e pontue corretamente usando: . ! ? : _ ,
Depois coloque um título.
______________
Eu estava num banco da pracinha
observando um menino A primeira coisa que notei foi que ele estava olhando
continuamente para o céu Aproximei-me dele e disse-lhe
Ei garoto O que você faz
assentado aí
Fico observando as nuvens
Por quê
Porque me sinto feliz
O que você vê nas nuvens
Vejo carneirinhos coelhinhos
rostos e muitas outras coisas
Mas eu olho para o céu e não vejo
nada do que você vê
Se você prestar atenção verá mais do que eu
Tente
Graça
Batituci
3
- A anedota abaixo foi escrita sem os sinais de pontuação. Leia-a com
atenção e coloque os sinais adequadamente.
PAPAGAIO ESPECIAL.
O freguês entrou na loja de animais e
disse ao vendedor
Queria um papagaio que fosse especial
Chegou na hora certa Temos um
bilíngue Se levantar a pata
direita ele fala inglês Se levantar a pata esquerda ele fala francês
O freguês olhou para o papagaio e não
se conteve Fez então sua última
pergunta ao vendedor
O que acontece se eu levantar as duas
patas
O papagaio não se conteve e lhe
respondeu
Aí eu caio
a)
– Você usou todos os sinais de pontuação para pontuar este texto? Por quê?
b)
– Escreva o nome dos sinais de pontuação:
=>
que você empregou nesta anedota:
______________________________________
______________________________________
______________________________________
=>
que você não utilizou nesta anedota.
______________________________________
______________________________________
______________________________________
Aumentando o desafio
1
- Reescreva a anedota abaixo (no caderno), empregando os sinais de pontuação necessários,
organizando os parágrafos e criando um título.
A CRIANÇA CHEGA EM CASA CHORANDO A MÃE
PREOCUPADA PERGUNTA O QUE ACONTECEU A PROFESSORA ME COLOCOU DE CASTIGO POR UMA
COISA QUE EU NÃO FIZ MAS QUE ABSURDO VAMOS FALAR COM A DIRETORA MAS O QUE FOI
QUE VOCÊ NÃO FEZ CHORANDO MAIS AINDA A MENINA RESPONDEU MINHA LIÇÃO DE CASA O
QUE VÁ JÁ PARA O SEU QUARTO
2
– Individualmente:
a) Reproduza no caderno uma anedota que você
conhece, pontuando-a corretamente.
3
– Em dupla:
a) Crie um diálogo entre você e um amigo ou
colega, pontuando-o adequadamente. Cada um de vocês deve registrar no caderno.
4
– Para casa:
a) Escolha dois objetos do seu material
escolar (lápis / borracha; lápis / apontador; lápis / caneta; etc.) e produza
uma narrativa colocando-os como personagens, de forma que possa empregar os
sinais: . ! ... ? : _ ,
Muito boas essas suas dicas. Obriga estava precisando.
ResponderExcluirObrigada, fico feliz em aprender a cada dia um pouco mais.
ResponderExcluirAdorei! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluircade a resposta da atividade?
ResponderExcluirVocê achou as respostas?
ExcluirAdorei, vou usar na sala de aula.
ResponderExcluirMuito bom! Vou utilizar em minhas aulas de reforço.
ResponderExcluirmuito bom!!!!
ResponderExcluirgostei muito me ajudou em minhas duvidas
ResponderExcluirTextos bons para ampliar o conhecimento dos alunos em todo as etapas
ResponderExcluir
ResponderExcluirEXCELENTE! OBRIGADA!
Tycoon de r de uma de de um de seus uma uma um dos mais de
ExcluirGraciosa de um de nós uma de um dos mais de
ResponderExcluirTycoon que a de um dos mais de uma hora de uma das mais de uma de suas vidas em risco o eabastecimento eoeoe uma uma porta que a sua uma uma
Tycoon de uma de um dos mais de uma de um dos mais de uma de um dos mais de uma de
ResponderExcluirVC NAO COLOCOU A RESPOSTA DO TEXTO PAPAGAIO ESPECIAL PODERIA COLOCAR?
ResponderExcluirvocê não colocou a resposta do primeiro texto
ResponderExcluir