domingo, 10 de março de 2013

SUGESTÃO - AS NOVAS MUDANÇAS ORTOGRÁFICA NA LÍNGUA PORTIGUESA



Escola: __________________________________________
Nome:__________________________________ 5º ano: ___
Disciplina: __________________Profª: _­­­­­­________________ 

1 - Leia o texto a seguir com bastante atenção  para a compreensão das mudanças ortográficas na Língua Portuguesa escrita a partir de 1º de janeiro de 2009.


Crônica “Como será daqui pra frente?”

                                                                                                Elida Kronig  

       
 Estive vendo as novas regras da ortografia. Na verdade, já tinha esbarrado com elas trilhares de vezes, mas apenas hoje que as danadas receberam uma educada atenção de minha parte.   Devo confessar que não foi uma ação espontânea. Que eu me lembre, desde o ano retrasado que uma amiga me enche o saco para escrever a respeito. O faço com a esperança de que diminua o volume de e-mails e torpedos que ela me envia.
        Em suma, que as novas regras ortográficas a mantenham sossegada por um bom tempo.
 Cai o trema!
 Aliás, não cai... Dá uma tombadinha. Linguiça e pinguim ficam feios sem ele mas quantas pessoas conhecemos que utilizavam o trema a que eles tinham direito?  Essa espécie de "enfeiação" já vinha sendo adotada por 98% da população brasileira. Resumindo, continua tudo como está.
 Alfabeto com 26 letras? O K e o W são moleza para qualquer internauta, que convive diariamente com Kb e Web-qualquer coisa. A terceira nova letra de nosso alfabeto tornou-se comum com os animes japoneses, que tem a maioria de seus personagens e termos começando com y. Esta regra tiramos de letra.
 O hífen é outro que tomba mas não cai. Aquele tracinho no meio das vogais, provocando um divórcio entre elas, vai embora. As vogais agora convivem harmoniosamente na mesma palavra. Auto-escola cansou da briga e passou a ser autoescola, auto-ajuda adotou autoajuda. 
 Agora, pasmem! O que era impossível tornou-se realidade. Contra-indicação, semi-árido e infra-estrutura viraram amantes, mais inseparáveis que nunca. Só assinam contraindicação, semiárido e infraestrutura. Quem será o estraga-prazer a querer afastá-los?  
Epa!  E estraga-prazer, como fica? Deixa eu fazer umas pesquisas básicas pela Internet. Huuummm... Achei! Essas duas palavrinhas vivem ocupadíssimas, cada uma com suas próprias obrigações. Explicam que a sociedade entre elas não passa de uma simples parceria. Nem quiseram se prolongar no assunto. Para deixar isso bem claro, vão manter o traço.
 Na contra-mão, chega um paraquedista trazendo um paralama, um parachoque e um parabrisa - todos sem tracinho.  Joguei tudo no porta-malas pra vender no ferro-velho. O paraquedista com cara de pão de mel ficou nervoso. Só acalmou quando o banhei com água-de-colônia numa banheira de hidromassagem. 
Então os nomes compostos não usam mais hífen? Não é bem assim.  Os passarinhos continuam com seus nomes: bem-te-vi, beija-flor. As flores também permanecem como estão: mal-me-quer.  Por se achar a tal, a couve-flor recusou-se a retirar o tracinho e a delicada erva-doce nem está sabendo do que acontece no mundo do idioma português e vai continuar adotando o tracinho.  As cores apelaram com um papo estranho sobre estarem sofrendo discriminações sexuais e conseguiram na justiça, o direito de gozarem com o tracinho. Ficou tudo rosa-choque, vermelho-acobreado, lilás-médio...
As donas de casa quando souberam da vitória da comunidade GLS, criaram redes de novenas funcionando por 24hs, para que a feira não se unisse sem cerimônia aos dias da semana. Foram atendidas pelo próprio arcanjo Gabriel que fez uma aparição numa das reuniões, dando ordens ao estilo Tropa de Elite: - Deixe o traço!  Deu certo. As irmãs segunda-feira, terça-feira e as demais, mantiveram o hífen. Os médicos e militares fizeram um lobby, gastaram uma nota preta pra manter o tracinho. Alegaram que sairia mais caro mudar os receituários e refazer as fardas: médico-cirurgião, tenente-coronel, capitão-do-mar.
 Uma pequena pausa para a cultura, ocasionada pelo trauma de ler muitas pérolas do Enem e Vestibular. Só por precaução...
      Almirante Barroso não tem tracinho. Assim era chamado Francisco Manuel Barroso da Silva. Sim, o cara era militar da Marinha Imperial. Foi ele quem conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança.  No centro do Rio de Janeiro há uma avenida com seu nome (Av. Almirante Barroso). Na praia do Flamengo, há um monumento, obra do escultor Correia Lima, em cuja base se encontram os seus restos mortais. Fim da pausa!
 Acho que algumas regras pra este tracinho, até que simpático, foram criadas por algum carioca apaixonado. Será que Thiago Velloso e André Delacerda tiveram alguma participação nas novas regras?  O R no início das palavras vira RR na boca do carioca. Não pronunciamos R (como em papiro, aresta e arara), pronunciamos RR (como em ferro, arraso e arremate). Falamos rroldana e não roldana, rrodopio e não rodopio, rrebola e não rebola.
Pois bem, numa das tombada do hífen, o R dobra e deixa algumas palavras com jeito carioca de ser: autorretrato, antirreligioso, suprarrenal. Será fácil lembrar desta regra. Se a palavra antes do tracinho (nem vou falar em prefixo) terminar com vogal e a palavra seguinte começar com R é só lembrar dos simpáticos e adoráveis cariocas. Mais uma coisinha: a regra também vale para o S. Fico até sem graça de comentar isso, pois todos sabemos que o S é um invejoso que gosta de imitar o R em tudo. Ante-sala vira antessala, extra-seco vira extrasseco e por aí vai...
         Quem segurou mesmo o hífen, sem deixá-lo cair, foram os sufixos terminados em R, que acompanham outra palavra iniciada com R, como em inter-regional e hiper-realista. Estes tracinhos continuarão a infernizar os cariocas.
O pré-natal esteve tão feliz, rindo o tempo todo com o pós-parto de uma camela pré-histórica que ninguém teve coragem de tocar no tracinho deles.  Já o pró - um chato por natureza, foi completamente ignorado. Só assim manteve o tracinho: pró-labore, pró-desmatamento.
         A vogal i e o h não chegaram a nenhum acordo, mesmo com anos de terapia. Permanecem de cara virada um pro outro: anti-higiênico, anti-herói, anti-horário. Estou começando a achar que as vogais são semi-hostis com as consoantes...  
Uma inovação interessante: - Podem esquecer o mixto , ele foi sumariamente despedido. Puseram o misto no lugar dele. Fiquei bolada com essa exceção: o prefixo co não usa mais hífen. Seguiu os exemplos de cooperação e coordenado, que sempre estiveram juntas. Não estou me lembrando no momento, de nenhuma palavra que use co com tracinho. Será que sempre escrevi errado?
Quem diria que o créu suplantaria a ideia!? Teremos que nos acostumar com as ideias heroicas sem o acento agudo. Rasparam também o acento da pobre coitada da jiboia.  
O acento do créu continua porque tem o U logo depois. Pelo menos a assembleia perdeu alguma coisa...
Resta o consolo em saber que continuamos vivendo tendo um belíssimo céu como chapéu.”


2) O texto que você acabou de ler é:

(A) uma reportagem. 
(B) uma lenda.
(C) uma crônica. 
(D) uma notícia.

3 - O que é uma crônica? Quais as características deste texto? Qual é a sua intenção,  ou seja, para que ele é escrito?
Crônica
Definição
Características
Intenção
Onde se encontra











4 - Que fato está sendo tratado nesta crônica Como será daqui pra frente?” ?

5 – Comprove com uma frase do texto se na crônica que você acabou de ler   o uso da linguagem informal.

6 – Esta crônica  foi escrita com a intensão de:

(A)  divertir.
(B)  provocar emoção no leitor.
(C)  fazer uma critica.
(D)  de nos fazer refletir sobre as mudanças ortográficas.

7 - Quais as mudanças na ortografia estão sendo citadas nesta crônica?  

8 – De acordo com o texto, com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua portuguesa? Quais são elas?

9 – Assinale as alternativas que  não estão de acordo com as novas regras ortográficas.

(A)    cinqüenta.   
(B)    tranquilo.
(C)       lingüiça.
(D)       frequente.

10 – De acordo com as novas regras ortográficas a alternativa que apresenta  a sequência de palavras acentuadas corretamente (com acento agudo) são:

(A)    idéia, jibóia, bóia.
(B)    geléia, platéia, assembléia.
(C)       céu, papéis, herói.
(D)       platéia, Coréia, tramóia.

11 – Em cada sequência abaixo, apenas uma palavra não deve receber acento gráfico. Sublinhe-a e explique por que ela não deve ser acentuada :

a) Ruína – Egoísmo – Saúva – Genuíno – Feiúra
b) Baiúca – Saúde –Faísca – Piauí – Juízes


12 - Observando o novo acordo ortográfico, assinale a alternativa correta:


(A) Eles vêem
(B) Eles veêm
(C) Eles Lêem
(D) Eles veem
(E) Eles têem

13 – De acordo com a nova ortografia, assinale a alternativa correta:

(A) Todos os acentos diferenciais foram abolidos, sem exceção.
(B) Os acentos diferenciais foram eliminados somente nos verbos.
(C) O acento diferencial permaneceu somente nos verbos pôr (infinitivo) e pôde (pretérito perfeito do indicativo).
(D) O acento diferencial foi eliminado exclusivamente nos substantivos.

 14 - . De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas as grafias:

 (A) Coautor, antissocial e micro-ondas
 (B) Co-autor, anti-social e micro-ondas
 (C) Coautor, antissocial e microondas
 (D) Co-autor, antissocial e micro-ondas
 (E) Coautor, anti-social e microondas

15 - Em relação ao uso do hífen, assinale as frases corretas, de acordo com a nova ortografia. Em seguida,  indique por que as outras frases estão incorretas:

(   ) Estou lendo um livro de auto-ajuda.
(   ) Meu namorado é ultrarromântico.
(   ) As razões estão subentendidas.
(   ) Sempre pego este microônibus.
(   ) Fui num restaurante hiper-requintado.
(   ) Helena receitou um creme antirrugas.
(   ) Minha pele está extra-seca.
(   ) Não seja assim, tão antissocial !
(   ) Esse remédio não tem contra-indicação.
(   ) Mas, na realidade, esse Acordo foi uma  mini-reforma.
(   ) Estou lendo um livro de autoajuda.
(   ) Sempre pego este micro-ônibus.
(   ) Fui num restaurante hiperrequintado.
(   ) Helena receitou um creme anti-rugas.

16 – Leia as frases abaixo com atenção.
-  Minha prima e o marido vem à minha festa de aniversário. Chegarão no vôo das 16 horas. Eles tem três filhas. Elas lêem na viagem toda; em conseqüência, sentem enjôo.
- Sei que te peço dinheiro emprestado com frequencia, mas  fique tranqüilo que te pagarei os cinqüenta reais ainda hoje.

- Pedrinho adora ir ao zoológico para ver o pingüim e a jibóia. Este sabado que passou ele não pode ir e, ficou muito triste porque não  pode.

- Meu gato passeia pelo quintal soltando todo o seu pêlo.

- Os policiais intervém na fila dupla na saída dos alunos das escolas.

- Apóio totalmente a idéia de por ordem na Assembléia.

a)   Todas as frases estão de  acordo com as novas regras da ortografia? Justifique.


b)   Transcreva as frases que apresentam erro ortográfico fazendo as correções.



Produção de texto

Crônica

         Agora é sua vez de escrever uma crônica. Siga as instruções abaixo:

1 – Pesquise e encontre o assunto de sua crônica numa noticia de jornal, da internet, de revista ou em algum acontecimento do dia a dia.

2 – Coloque a imaginação para funcionar. Defina:

=> quem participará da história (as personagens);
=> a sequência das ações;
=> em que lugar as ações acontecerão (o espaço);
=> quando as ações ocorrerão ( o tempo);
=> quem contará a história: um narrador que não participa dela ou um narrador que também é personagem.

3 – Registre a história imaginada, não se esquecendo de que pretende contar uma história que sensibilize o leitor fazendo-o rir, emocionar-se, refletir sobre algum fato, etc.

4 – Releia seu texto, se possível em voz alta, para perceber o que ainda pode melhorar:

=> avalie se o efeito produzido por ele está de acordo com a sua intenção;
=> decida se haverá falas de personagem registradas com travessão ou não;
=> reescreva a crônica com as mudanças necessárias.
=> faça uma ilustração caprichada.

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