PROJETO LENDO E ESCREVENDO CARTAS
Hortolândia – São
Paulo
2012
Identificação:
EMEF.
“Armelinda Espúrio da Silva”
Localização:
Hortolândia
– São Paulo
Responsável pelo projeto: Profª Gildete dos
Santos
Público
alvo:
5º ano A
Tema: Leitura e Produção de
texto
Título:
Lendo e escrevendo cartas
Duração:
Dois
bimestres
Justificativa
Em tempos de tecnologia, as relações estão
praticamente restritas ao meio eletrônico, através de mensagens via celular ou
internet. Entretanto, torna-se
essencial mencionarmos que a “era digital”, por motivos socioeconômicos, não
atingiu toda a população. Há, portanto, quem ainda faça uso da carta para se
corresponder com amigos e familiares que se encontram fora do convívio diário.
Sem contar que, a carta, por se classificar dentre os inúmeros gêneros com os quais
compartilhamos no nosso dia a dia, está entre os conteúdos programados para a
série (5º Ano) e relacionados aos
diversos processos avaliativos.
Portanto, resgatar o gênero (carta) e fazê-lo
circular entre nossos alunos pode contribuir na ampliação do conhecimento
linguístico e na formação de cidadão letrado.
OBJETIVOS
GERAIS
- Refletir sobre as práticas de correspondências escritas atuais, bem como as utilizadas nas comunidades em que vivem os alunos
- Melhorar o índice de desempenho dos alunos desenvolvendo, por meio do uso do gênero em foco, as habilidades de leitura e produção de texto.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
·
Ler e
interpretar cartas pessoais
·
Comparar
Linguagens
·
Aplicar e
ampliar o conhecimento em gramática e
ortografia
·
Produzir
cartas
·
Conhecer
o processo de envio de correspondências nos Correios
·
Conhecer
novos amigos através das trocas (intercâmbio)
de cartas
Material:
·
Caderno.
Caneta, lápis preto para registro
·
Cartas.
·
Computadores
com acesso a internet.
·
Textos
informativos.
·
Livro
paradidático.
·
Papéis e envelopes
de carta.
·
Caixa
de papelão, com tampa.
·
Papel laminado ou outro tipo.
·
Durex
ou fita adesiva
Situações
didáticas:
·
Leitura
e análise de cartas.
·
Estudo
dos elementos de uma carta.
·
Fazer
o convite a uma turma de outra escola da
região para o intercâmbio entre os
alunos.
·
Confeccionar
uma caixa de correspondência.
·
Escolher
de que forma será a entrega das cartas.
·
Produção
de cartas.
·
Troca
de correspondência semanal entre os alunos da escola convidada a fazer o
intercâmbio.
·
Encontro
entre os correspondentes.
Desenvolvimento
metodológico
1ª Aula
Iniciar ativando
os conhecimentos prévios dos alunos:
a) Vocês já devem ter visto pessoas em frente ao computador
escrevendo e contando as novidades para outras até do outro lado do mundo. Uma fala e a outra responde quase ao
mesmo tempo. Mas será que foi sempre
assim? Como “essa conversa pela escrita” era feita antes de inventarem o computador e a internet?
b) Como o que era escrito chegava até quem lia?
c) Como se fazia para responder uma
carta?
d) Atualmente será que isso ainda é
do mesmo jeito?
e) Você ou
alguém de sua família costuma receber cartas? De que tipo? Em quais situações?
f) Você já escreveu uma carta?
g) O que
você acha de receber ou enviar cartas pessoais? Por quê?
h) Será que atualmente as pessoas
continuam escrevendo cartas?
I) Que outras formas temos hoje para nos comunicar
com amigos e parentes com os quais não
convivemos todos os dias?
j) Como é uma carta?
A seguir, levar os
alunos para a sala de Informática para assistirem aos clips: Renato Russo e
Erasmo Carlos - “A CARTA”, “ A CARTA” – avi, Henrique Cerqueira Escutar – A
carta e o soldado – disponíveis nos sites:
Conversar com os alunos sobre o
conteúdo das letras das músicas.
1- Do que trata os clips?
2 - Que emoção vocês sentiram
ao assistirem os clips?
3 - A carta que os cantores escrevem
é de amor. O que vocês pensam sobre cartas de amor?
4 – O que vocês observaram no
segundo clip? Será que a carta chegou ao
seu destino?
5 – Que formas seguras
para envio de cartas você conhece?
6 – Que outros assuntos podem
ser tratados por carta?
7 - Quais os tipos de carta que existem?
8 - Quais os tipos de cartas
sua família costuma receber?
9 – Para casa:
a) Pesquise em casa diferentes
modelos de cartas pessoais com os respectivos envelopes e traga na próxima aula.
Leitura e análise da carta
abaixo.
São Paulo, é novembro
Cara Dora
Li uma revista e vi seu anúncio querendo trocar cartas. Curti o teu
jeito. Legal morar em Aracaju! De comum temos o gosto pela música e pelo
cinema. Você fala também em mar. Coisa difícil para quem mora, como eu, em
São Paulo. Vale gostar de piscina? Se sim, acabou o problema. Cinema, Prefiro os
policiais e as histórias de amor. Quanto mais tristes, mais gosto. Sou capaz
de rever um montão de vezes. Engraçado, não sou muito chegada em
comédias. Gosto de rir , mais não consigo com estas comediazinhas
bobas que passam na TV e é o que mais tem para alugar nos vídeos. Puro
pastelão. Ou muita grossura e apelação. Qual é a sua opinião? Música, pra me
ligar, é rock. Pra cantar, românticas. Sei de cor um montão.
Vou ficar esperando uma carta sua. Fale de você. Do que está bom, do
que está chateado, do que tem vontade e o que não está nem aí. Pra gente ir
se conhecendo. De verdade. E ficando amigas. Pra valer.
Um abraço da paulistana
Beatriz
|
Fanny
Abramovich. Tem carta pra min? São Paulo, Scipione, 1992.
Após a leitura silenciosa, colocar
as seguintes questões para serem respondidas oralmente:
1 - De quem é a carta?
2 - Sobre o que ela trata?
3 - De onde a pessoa escreve?
4 – Essa pessoa escreve para
alguém íntimo, que ela conhece? Quais os elementos na carta que evidenciam
isso?
5 - O que vocês escreveriam de
volta para a pessoa em questão?
Essas atividades contemplam:
CAPACIDADES, CONHECIMENTOS E ATITUDES
Quadros
|
Itens
|
1
|
1- 2- 3
|
2
|
|
3
|
1 - 5 - 7- 10
|
4
|
|
5
|
1 – 2
– 3 – 4 - 8
|
2ª Aula
Juntamente com os alunos,
separar e classificar as correspondências trazidas de casa (carta pessoal, carta comercial, contas,
propagandas e outras) e montar um mural na sala.
Em seguida pedir aos alunos que
observem, atentamente, o conteúdo das cartas e
destaquem as formas de tratamento.
Observar nos envelopes de cada correspondência o que há escrito.
Montar um mural com os
envelopes.
Entregar a cada aluno uma carta pessoal. Fazer a leitura e explorar,
oralmente, as partes e a estrutura do gênero textual: data (cabeçalho),
saudação ao destinatário, assunto,
despedida e nome do remetente. Em seguida solicitar que respondam
por escrito as questões que seguem.
Goiânia, 31 de
julho de 2009
Querido amigo James,
Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo a hora de estarmos juntos outra vez!
Por aqui estamos todos bem, somente a saudade que nos incomoda. Mas
estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa.
Já fiz vários planos para aproveitarmos muito estas férias. Um forte abraço. Carolina |
1 - Circule cada parte da carta com lápis de cores diferentes. Exemplo: data, de vermelho; saudação, de azul; assunto, de verde; despedida, de amarelo e assinatura, de roxo.
4 – Descreva os elementos que compõe
uma carata pessoal:
Cabeçalho: ____________________________________________
Saudação: _____________________________________________
Corpo da carta: ________________________________________
Fecho da carta: ________________________________________
Assinatura: ____________________________________________
5 - Localize na carta e responda:
a) Quem escreveu a carta?
b) Para quem a carta foi
escrita?
c) Quando ela foi escrita?
d) De que país ela foi escrita?
e) Como o remetente se despediu na carta?
f) O que o remetente expressa
na carta?
6 – Em que cidade brasileira
Carolina está morando?
______________________________________________________
7 - Leia as palavras abaixo e transcreva – as em ordem alfabética.
Goiânia - querido - James - gostaria - saudades -
vejo - estarmos - bem - somente -
incomoda - preparando - viagem
até casa – vários - planos -
aproveitarmos – férias - forte - abraço.
Carolina |
Ordem alfabética:
______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
8 – Transcreva as palavras que
iniciam com letra maiúscula e explique por que.
______________________________________________________
9 – Leia com atenção e faça o que se pede.
Londres, 26 de agosto de 1894
Lenora,
Consegui! O conde cail na minha armadilha! Troquei os pote de xás. Em vez de xá preto,
mamãe deu ao comde xá di flor di
jasmim. Ele deu um grito e cuspil tudo no chão. Tossil tanto qui paresia qui
a garganta dele soltava fumassa. Sua cara ficol ainda mais branca.
Levantol-si, pedil desculpas i foi embora.
Dei flores à mamãe para enfeitar a
casa. Ela gostol. Depois, escondi dentes di alho nos vasos e dibaicho dos
tapetis. Todos reclamaram di um xeiro isquizito.
Edgard
|
a) Qual das duas cartas
aprestadas (Carolina / Edgard) você teve mais dificuldade de leitura?
b) Transcreva a carta abaixo
para o caderno fazendo as devidas correções ortográficas.
Essas atividades contemplam:
CAPACIDADES, CONHECIMENTOS E ATITUDES
Quadros
|
Itens
|
1
|
1- 2 – 4 - 5 - 6
|
2
|
11
|
3
|
1- 5 – 6 – 7- 10 - 11
|
4
|
4
|
5
|
3ª Aula
Leitura e compreensão da carta abaixo.
1 - Leia esta carta.
Querida Ângela,
Depois que você foi embora para
Ribeirão Preto, eu fiquei um tempão andando pela casa que nem barata tonta,
achando tudo muito sem graça. Cada vez que eu pensava que ia ter que esperar
as outras férias para brincar outra vez com você, me dava vontade de sair
gritando de raiva. Mamãe me deu um picolé para eu ficar contente, mas a raiva
era tanta que eu mastiguei toda a ponta do pauzinho, até ficar franjinha.
Mais tarde a Maria e a Cláudia vieram me chamar para brincar. Nós ficamos
pulando corda na calçada, e depois sentamos no muro e ficamos brincando de
botar apelidos nos meninos. O Carlinhos ficou sendo o Carlão-sem-sabão. Toda
vez que a mãe dele chamava para tomar banho, ele volta depois com outra
roupa, mas com a mesma cara. A Cláudia disse que o Carlinhos abre o chuveiro
só pra mãe dele ouvir o barulho, mas vai ver ele fica sentado na privada
vendo a água correr. Aí troca de roupa, e pronto.
A mania do Chico é dizer que um
jogo não valeu sempre que ele está perdendo. Então, o apelido dele ficou
sendo mesmo Chico-não-valeu. Não deu para inventar mais apelido porque os
meninos ficaram loucos da vida, quiseram tomar a corda da gente e começaram a
puxar nosso cabelo. No fim cansou, a gente acabou indo todo mundo jogar
queimada na casa do Fernando.
Eu voltei para casa contente da vida,
mas quando o Fábio me viu foi dizendo: “Tá tristinha porque a priminha foi
embora? Vai ser ruim mexericar sozinha por aí, né?” Ah, Ângela, que raiva! Às
vezes dá vontade de trocar esse irmão marmanjo por uma irmã do meu tamanho
como você!
Um beijo,
Marisa
|
STAHEL, Monica. Tem uma
história nas cartas da Marisa.
Belo Horizonte:
Formato, 1996. p. 5.
1. Esse
texto é uma carta pessoal.
2.
a) Quem escreveu esta carta?_____________________________
b) Para quem ela
escreve?
______________________________________________________
c) Essas pessoas são
adultas ou crianças? Como você descobriu?
____________________________________________________
2. Na carta, Marisa faz referências
a três brincadeiras: pular corda, colocar apelido em meninos e jogar queimada.
a) Que outras
brincadeiras desse tipo você conhece?
______________________________________________________
b) De qual delas você
mais gosta de brincar?
______________________________________________________
3. No final da carta, Marisa conta
que Fábio, seu irmão, a provocou e a deixou com raiva.
a) Esse irmão é mais
novo ou mais velho que Marisa?
______________________________________________
b) Que palavra mostra
isso?
_____________________________________________________
c) O que quer dizer mexericar? Marque a resposta correta.
( )
Chupar mexericas.
( )
Conversar em segredo, fazer intrigas.
( )
Cantar em voz baixa.
4. Depois da partida de Ângela,
Marisa ficava andando pela casa que nem barata tonta. Você já ouviu a expressão
barata tonta? Expressões como essa
são criadas pelo povo. O que significa “barata tonta” no texto?
( ) Pessoa nojenta, antipática.
( ) Pessoa desnorteada, perdida.
( ) Pessoa
que tem medo de baratas.
( ) Pessoa atenta.
5. Normalmente as cartas apresentam,
logo na primeira linha, o nome da cidade e a data em que foram escritas. Na
carta de Marisa não há essas informações.
a) Se você fosse Marisa
e estivesse escrevendo essa carta hoje, que cidade e que data deveriam aparecer
no início dela?
b) Que expressão Marisa
usa para se despedir de Ângela?
6. Em que situação as pessoas
escrevem cartas pessoais?
________________________________________________
7 - Imagine que você seja Ângela, a prima de Marisa. Escreva em seu caderno um rascunho de uma resposta à carta de Marisa, comentando sobre a tristeza da separação de vocês, a importância de ter amigos em ocasiões difíceis, o que você está sentindo etc. Conte também o que tem feito, se fez novos amigos, como está se relacionando com os colegas da escola etc.
8 – Releia o rascunho e
passe a limpo em uma folha de linguagem.
9 - Socialize sua carta resposta.
10 - Revendo encontros vocálicos:
Os encontros
vocálicos referem-se à sequência de sons vocálicos (vogais e/ou semivogais) que
pode ocorrer numa mesma sílaba ou em sílabas separadas. As vogais serão as
pronunciadas mais fortes, enquanto as semivogais serão mais fracas, ou seja, e
átonas. São três os tipos de encontros vocálicos: hiatos, ditongos e tritongos.
ditongos: ocorre
quando uma vogal e uma semivogal são pronunciadas numa só sílaba, independente
da ordem destas. São inseparáveis. Exemplo: vitória – vi – tó – ria.
tritongos: são
constituídos por uma vogal entre duas semivogais pronunciados na mesma sílaba. (Paraguai, iguais). São inseparáveis.
Exemplo: Paraguai – Pa – ra – guai.
hiatos: é a
sequência de duas vogais em sílabas diferentes. (saúde, cooperar, ruim, poeta).
Exemplo: sa – ú – de.
Distribua as palavras no quadro abaixo.
Depois – férias – Cláudia – raiva – mamãe –
fiquei – ouvir – foi – tempão – sabão – Fábio – beijo – chuveiro – sair – meu
– viu – deu - Ribeirão
|
Encontro vocálico
Ditongo
|
Tritongo
|
Hiato
|
4ª Aula
=> Escolher uma das produções dos alunos (carta
resposta para Marisa) e entregar uma
cópia para cada um solicitando a leitura
silenciosa e o destaque (circulando, sublinhando, etc.) dos erros (ortográfico, ausência de elementos
do gênero) encontrados.
=> Fazer levantamento, juntamente com os
alunos, dos elementos destacados.
=> Na lousa, fazer a restruturação do
texto de forma coletiva, solicitando o registro no caderno.
=> Fazer a leitura em voz alta do texto
restruturado.
5ª Aula
Leitura de curiosidades e
escrita de títulos.
1 – Leia as curiosidades
abaixo e dê um título para cada uma
delas.
____________________________
Na China, os imperadores utilizavam mensageiros
montados em cavalos velozes, para
transportar suas correspondências; quando os animais se cansavam, eram substituídos por outros ao
longo das estradas.
____________________________
Os egípcios foram responsáveis
pelo descobrimento de um material revolucionário, leve, prático e muito
apropriado para a escrita: o papiro que facilitou imensamente o transporte das
mensagens, até então gravadas em pedras
ou plaquetas de barro
______________________________
Depois de desenvolver a
linguagem falada, o homem inventou a
escrita, que começou a ser gravada na pedra há 3 000a.a.C., aproximadamente, na
Mesopotâmia. Mensagens pesadas assim não podiam ser transportadas, por
isso os babilônios passaram a
escrevê-las em pequenas placas de barro.
_________________________________
Até uns 160 anos atrás, a
entrega de cartas era uma coisa muito incerta. O transporte era feito por
mensageiros ou carruagens que também transportavam passageiros, como na Inglaterra,
por exemplo. Muitas vezes essas carruagens eram assaltadas e as cartas se
perdiam no caminho. Após a revolução Industrial, em meados do século XIX, as
carruagens foram substituídas por locomotivas.
__________________________________
Sir Howland Hill, idealizador
da reforma postal Britânica, em 1840, instituiu o selo Penny Black. A partir da reforma, não o destinatário, e sim o remetente pagava antecipadamente as despesas
de transporte da correspondência, que saía selada e carimbada, evitando assim o
reaproveitamento do selo.
_____________________________________
Quando havia necessidade de comunicação urgente entre os
espaços da Colônia (durante o Brasil colonial), mensageiros particulares
chamados pedestres, próprios, positivos ou particulares ofereciam seus serviços
para levar correspondências. Costumavam cobrar uma fortuna e só quem tinha
muito dinheiro podia mandar mensagens.
______________________________________
Graff Zeppelin. Entre 1930 e 1937, os
dirigíveis frequentaram
regularmente os céus do Brasil
transportando, entregando e recebendo correspondências. Nos lugares onde não havia lugar apropriado, o dirigível
pairava no ar, a baixa altitude, e deixava cair grandes sacos contendo as malas
postais.(...)
2 – Destas curiosidades, quais
você achou interessantes? Por quê?
3 – Faça a ilustração de cada
curiosidade.
4 – Releia a segunda
curiosidade e escreva com suas palavras o
avanço observado e quais as vantagens.
5 - Escreva o que você entendeu da sétima
curiosidade.
6 – Revendo.
Encontro consonantal é o
encontro de duas ou mais consoantes com sons diferentes numa mesma palavra. Ele
pode estar na mesma sílaba ou em sílabas separadas. Exemplos: prata => pra-ta; Perna =>
per-na.
a) Retire da sétima curiosidade
as palavras que apresentam encontro consonantal e complete o quadro.
Encontro consonantal
na mesma sílaba
|
em sílabas diferentes
|
ent => em - tre
|
Fortuna => for – tu – na
|
7 – Pesquise nas outras
curiosidades e escreva palavras com os encontros consonantais indicados.
Encontros consonantais -
Separação das sílabas
br
|
bl
|
|
pr
|
pl
|
|
tr
|
tl
|
|
fr
|
fl
|
|
gr
|
cl
|
8 – Recorte de jornais e revistas palavras com encontro consonantal e cole-as no caderno. Em seguida, crie frases com cada uma.
6ª Aula
1 - Leia a carta com atenção
e pontua - a corretamente.
PIRINÓPOLIS 23 DE MARÇO DE 1997
SR. PROPRIETÁRIO DO RESTAURANTE PARAÍSO
DOS BIFES
ESTAMOS ENVIANDO A MELHOR CARNE DO
NOSSO REBANHO COM ELA O SENHOR PODERÁ
OFERECER OS MAIS VARIADOS TIPOS DE
CARNE FILLET MIGNON CONTRA FILLET MAMINHA
ALCATRA PICANHA E CUPIM
A
QUALIDADE DE NOSSA CARNE É GARANTIDA
FORNECEMOS PARA VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL SÃO PAULO MINAS GERAIS PARANÁ
E BAHIA
ESPERAMOS CORRESPONDER ÀS VOSSAS EXPECTATIVAS
ATENCIOSAMENTE
GERENTE DO FRIGORÍFICO
OBSERVAÇÃO O PAGAMENTO SERÁ FEITO NO ATO DA ENTREGA ATRAVÉS DE CHEQUE AO PORTADOR
|
Observação: PS (do
latim post scriptum, ou pós-escrito): uma
observação adicional, não inserida no texto.
|
2 - Qual o PS que foi escrito nesta carta?
______________________________________________________
_____________________________________________________
3 – Após a verificação da
pontuação correta passe o texto para o caderno com letra cursiva.
4 – Quantos parágrafos
observa-se nesta?
_________________________________________________________
5 – Transcreva desta carta, ,
em ordem alfabética:
a) os tipos de carnes:
______________________________________________________________________________________________________________________________
b) os nomes próprios que aparecem:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7ª Aula
=> Ler e observar a estrutura e
linguagem das cartas
pessoais; rever dígrafos e produzir texto.
=> Iniciar relembrando que:
Para escrever uma carta, é preciso
saber que existem diferenças, dependendo
do destinatário. A linguagem mais
correta é aquela que é adequada ao contexto,
ao momento, e à relação entre o emissor
e o destinatário.
Por exemplo: a linguagem que você usa para falar com um amigo, não é a mesma que você usa para falar com sua avó, sua professora, um prefeito, um deputado, etc.
Por exemplo: a linguagem que você usa para falar com um amigo, não é a mesma que você usa para falar com sua avó, sua professora, um prefeito, um deputado, etc.
1 - Abaixo seguem três exemplos de cartas .
Observe suas estruturas, linguagens e assuntos:
Texto 01
2/1/2007
Oi,
Lucas! Você já sabe que o meu nome é
José. Mas esse nome não foi nem minha
mãe nem meu pai que me deu. Você deve tá estranhando, querendo saber por quê.
Quando
eu era bem pequeno, me levaram pra um abrigo lotado de moleque.
Então,
eles me deram esse nome porque ninguém sabia quem tinha me colocado no mundo.
Se
você me perguntar o que é ter uma família, mano... Sei lá... Responder o quê?
Só sei que tem muita gente assim, tá
ligado?
Tem
hora que eu queria comer numa mesa da hora, ganhar presente de Natal, ter
bolo de aniversário...
Família
reunida deve ser o bicho! Quem sabe um
dia...
Minha
família é a que vive comigo no abrigo. Eu e meus manos, que todo dia chegam e vão embora.
Hoje
eu moro num abrigo onde a gente pode ir pra escola. Já mudei uma par de vezes de escola, agora tô na sala da
quarta série e tô a pampa com o pessoal daqui.
Você
é gente boa, Lucas, por isso é que eu
resolvi mandar pra você!
Um abraço!
José
|
Texto 02
Erechim, 09 de dezembro de 2006.
Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
É com profunda indignação que escrevo a presente epístola, pois nela
Vossa Excelência não encontrará mais do que entusiasmadas críticas à sua
atuação política, acrescida de uma
súplica à sua renúncia ao cargo de líder de nosso país. Vossa Excelência
criou uma geração de dependentes do Estado ao criar o Bolsa Família e o
programa Fome Zero, quando deveria ter criado pelo menos metade dos
postos de trabalho prometidos em sua campanha. Aliás, este fato já era esperado. Vossa
Excelência teria obtido maior êxito em cumprir com sua palavra se houvesse
prometido trazer Jesus Cristo para passar as férias na Bahia.
Quando o povo carece de educação
torna-se facilmente iludível.
O brasileiro economicamente carente pensa estar no colo de Vossa
Excelência, mas está nas costas da classe média, que já não tem condições de cumprir com as pesadas obrigações tributárias.
Há de ser elogiada a criação do
PROUNI, embora eu a tenha notado contraditória: se Vossa Excelência valoriza
tanto a educação, por que não retoma seus estudos e aprende a expressar-se
adequadamente no idioma da nação que representa (pelo menos)?
Quando Vossa Excelência desejar brincar de
ser político novamente, candidate-se, por favor, a vereador. Se
houvesse o feito antes, saberíamos com antecedência sobre que base Vossa Excelência apóia-se.
E seus companheiros gatunos, com certeza, não teriam prejudicado
tanto o Brasil. Já estariam há muito encarcerados.
Grata pela atenção.
Franciele Finck
|
Texto 03: Carta convite
São
Paulo, 25 de outubro de 2009
Caríssimo
Amigo,
O uso de drogas entre
crianças/adolescentes e jovens tem se agravado nos últimos anos. Pela sua
dimensão e rapidez, o fenômeno preocupa pais, educadores, organizações, enfim
a todos.
O uso massivo de drogas atinge hoje
as populações de baixa-renda tanto quanto as de classe média e alta, embora
com terminantes e motivações diferentes.
Por esta razão, convidamos você
para abraçar essa ideia conosco.
Estamos rifando um NOTEBOOK, renda essa que será empregada na
implantação de uma casa de acolhimento para adolescente do sexo
feminino dependentes de drogas, ajudando-as em sua recuperação.
Desde já agradecemos sua atenção e
contamos com sue apoio.
Atenciosamente,
Os Organizadores
Prêmio: NOTEBOOK
Local: Sede
Comunitária (Rua: Tulipa Nº 473 Bairro da Expectativa – ao lado da Escolinha
Balão Mágico).
Dia: 03/12/2011
Horário: 19:30
|
Os três textos são:
( ) reportagem. ( )
bilhetes. ( ) cartas.
( ) cartazes.
b) – Quem escreve:
a primeira carta?
___________________________________
a segunda carta?___________________________________
a terceira carta?____________________________________
c) - Qual foi a evocação de cada carta?
Carta 01:
______________________________________________
Carta 02:
______________________________________________
Carta 03:
______________________________________________
d) Destaque o pronome
de tratamento empregado em cada uma das cartas.
e) O que estas cartas tem em
comum? Quais as principais diferenças entre elas?
f) Qual o tipo de linguagem
empregada em cada carta? Justifique.
Carta 01:
______________________________________________
Carta 02: ______________________________________________
Carta 03:
______________________________________________
g) Dos três textos qual foi
mais fácil de ler e compreender? Por quê?
2 – O nosso amigo José usou
várias gírias para se comunicar com Lucas, o seu colega de classe. Vamos
conhecer o significado de algumas delas.
Mano: irmão, amigo, colega,
companheiro
Família reunida deve ser o bicho: família reunida deve ser muito
bom.
a) Agora, converse com seus
colegas e tente descobrir o que significa as expressões a seguir.
“Tá ligado?”
“Numa mesa da hora.”
“Tô a pampa com o pessoal
daqui.”
“Uma par de vezes.”
Que outras gírias você conhece?
Explique o significado.
3 – Relembrando dígrafos.
Dígrafo é o
agrupamento de duas letras com apenas um fonema (som). Os principais dígrafos são rr, ss, sc, sç, xc,
lh, nh, ch, qu, gu.
Não se separam os dígrafos ch, lh, nh,
qu, gu. Ex. Cho-ca-lho => ch, lh / qui-nhão => qu, nh
/ gui-sa-do => gu = dígrafos inseparáveis.
Separam-se os dígrafos rr, ss, sc, sç,
xc e xs. Ex. Ex-ces-so =>xc, ss /
flo-res-cer => sc / Car-ro-ça => rr
/ des-ço => sç = dígrafos separáveis.
a) Retire do texto (carta de José) as palavras com dígrafo, de acordo com a lista
dos principais.
5 - Escreva uma carta para Franciele Finck expressando em que
você concorda e discorda do conteúdo da carta. Lembre – se de todos os itens necessários e
recomendações para a escrita de uma
carta formal.
Palavras
|
Dígrafos inseparáveis
|
Dígrafos separáveis
|
6 - Classifique as palavras de acordo com o
número de sílabas.
Palavras
|
Número de sílabas
|
Classificação
|
abraçar
educadores
com
amigo
por
casa
adolescente recuperação.
Atenciosamente
Organizadores
Prêmio
Comunitária Expectativa
Escolinha
|
a – bra - çar => 3
|
trissílaba
|
Essa atividade contempla:
As
capacidades linguísticas da alfabetização
Quadros
|
Itens
|
1
|
1 – 2 - 4
|
2
|
|
3
|
1- 5 – 6 – 7- 9 – 10 - 11
|
4
|
7- 8.
|
5
|
2 – 3 -
|
8ª Aula
=> Dar informações de como endereçar
corretamente uma correspondência.
Utiliza-se sempre os envelopes
recomendados pelos correios, aqueles que possuem a indicação RPC no canto inferior esquerdo da frente, pois
apresentam dimensões padronizadas para tratamento em equipamento eletrônico de
triagem.
Deve-se escrever os dados do
endereço de forma correta e legível e Informar o CEP sempre nas quadriculas do envelope RPC.
=> Explicar aos alunos que
os dados do destinatário devem estar completos para que a carta chegue ao seu
destino.
=> Mostrar o esquema de um
modelo de envelope contendo as partes que deverão constar no seu preenchimento.
Relembrar que:
> CEP é o Código de Endereçamento Postal. Ele serve para
que os funcionários dos Correios saibam corretamente o estado, a cidade, o
bairro e a rua onde a carta deve ser entregue
> Quando o carteiro não
consegue encontrar o endereço do destinatário a carta é devolvida ao correio.
> Uma carta ou um documento
enviado pelos Correios deve ser selado porque o selo é a prova de que a taxa de
entrega da carta foi paga aos Correios.
=> Mostrar aos alunos um
selo e onde ele é colocado no envelope.
=> Disponibilizar os envelopes da pesquisa feita em casa,
solicitando a leitura das informações contidas.
=> Montar um mural na sala
com os envelopes.
=> Fazer a leitura do paradidático “ O carregador
de notícias”.
=> Propor pesquisas:
1 – Pesquisar os modelos de selos e a história dos selos do
brasil.
2 - Entrevistar o carteiro que atende a sua residência.
Roteiro
Como se chama?
_____________________________________________________
Há quantos anos trabalha nos Correios?_____________________
Há quantos anos trabalha nos Correios?_____________________
Que tipo de dificuldade um carteiro enfrenta no dia - a -
dia?
______________________________________________________
Que
meio de transporte utiliza para entregar as correspondências?
______________________________________________________
O Senhor só entrega cartas ou também encomendas? _______
O Senhor só entrega cartas ou também encomendas? _______
Quantos carteiros há na cidade de Hortolândia?___________
Quem separa as cartas e as distribui pelos carteiros?
______________________________________________________
Sabe quantas cartas entrega por dia?________________________
Sabe quantas cartas entrega por dia?________________________
Qual é o seu horário de trabalho?____________________
Gosta do que faz? Por quê? _______________________
9ª Aula
Mais exercício de leitura, compreensão e
produção de texto (carta)..
1 – Evelyn escreveu uma carta para sua amiga.
Leia-a atentamente:
Carbonita, 5 de setembro de 2010.
Amiga Dani,
Tudo bem com você? Aqui está tudo bem, graças
a Deus!
Como andam as coisas aí no Rio de Janeiro?
Gostaria muito que você viesse me visitar, assim poderíamos passear,
conversar e eu ainda te apresentaria todas as pessoas incríveis que existem
por aqui.
Eu estou trabalhando em uma escola muito
boa, com alunos maravilhosos! Precisamos conversar também a respeito do nosso
projeto de escrita envolvendo os meus alunos e os seus. Vamos colocar essa
galerinha pra escrever!
Estou morrendo de saudades das nossas
conversas de madrugada na casa da Lú. Aguardo retorno.
Beijos, te amo pra sempre!
Evelyn
|
1- A cidade onde encontra-se o remetente da carta é:
( ) Carbonita
( ) São Paulo
( ) Rio de Janeiro
( ) Minas Gerais
2 - A frase que expressa opinião é:
( ) Aqui está tudo bem, graças a Deus!
( ) Eu estou trabalhando em uma escola
muito boa, com alunos maravilhosos!
( ) Vamos colocar essa galerinha pra
escrever!
( ) Precisamos conversar também a
respeito do nosso projeto de escrita.
3 - “Estou morrendo de saudades”. O antônimo da
palavra “morrendo” é:
( ) falecendo
( ) morte
( )vivendo
( ) vida
4 - O que significa “momentos
insubstituíveis”?
5 - “Não vejo a hora de você vir
me visitar também”. Ao ler essa frase, entende-se que Danielle:
( ) não tem relógio para ver a hora da
visita.
( ) está muito ansiosa com a possível
visita da amiga.
( ) esta ansiosa para que a amiga veja a
sua visita.
( ) não quer viajar.
6 - Os assuntos
principais das cartas são:
( ) projeto de escrita e a saudade das
conversas.
( ) convite de visita e a saudade das
conversas.
( ) projeto de escrita e momentos de
conversa.
( ) convite de visita e projeto de
escrita.
7 - “E eu te apresentaria todas as pessoas
incríveis que existem por aqui”. A expressão “pessoas incríveis”
representa:
( ) pessoas maravilhosas.
( ) pessoas inesquecíveis.
( ) pessoas com
super poderes.
( ) pessoas chatas.
8 - Responda as perguntas a seguir:
a) Quantos
parágrafos há na carta de Evelyn? __________
b) Qual parágrafo fala onde a amiga de Evelyn
mora? _________
c) Qual parágrafo é sua despedida? _________
d) Qual parágrafo informa que Evelyn está
trabalhando? ________
9 - Identifique na carta de Evelyn:
a) o
local e data: ________________________________________
c) a saudação ao destinatário:
_____________________________
c) o destinatário:
_______________________________________
d) a
palavra que inicia e termina a mensagem ( o assunto) da carta:
____________________________________________________
e) a despedida: ______________________________________
f) o
remetente: _______________________________________
=> Escolher um grupo de crianças para a confecção da caixa de correspondência.
=> Fazer votação de que forma será
entregue as cartas: correio ou mensageiro.
10ª Aula
Produção de texto (cartas).
1 - As cartas levam nossos sentimentos,
nossas alegrias, saudades, ideias,
curiosidades e uma infinidade de coisas a outra pessoa. Escreva um
rascunho da carta que você vai mandar ao
aluno do intercâmbio.
2 – Após o rascunho reflita sobre a escrita:
- Coloquei o local e a data acima e à
direita da página?
- Usei vírgula depois do local?
- Escrevi
uma expressão de saudação?
- A mensagem está clara e separada em
parágrafos?
- Fiz pontuação adequada?
- Minha letra está legível?
- Escrevi
uma expressão de despedida?
- Encerrei com o nome do remetente, ou seja,
o meu nome?
3 – Observados todos os itens da questão
anterior e feitas as correções, passe sua carta a limpo na folha do caderno.
Observação: O
professor deverá recolher as cartas escritas para fazer a correção e
depois devolvê-las para os alunos passarem a limpo na folha papel carta.
4 – Preencha o envelope de acordo com as
instruções já estudadas.
Observação: Esse exercício ( escrita da carta
) continua com a resposta à carta recebida do aluno da outra escola, uma vez
por semana.
5 – Coloque a carta na caixa coletora de
correspondência da sala.
Fazer votação de como será a entrega das cartas. Antes, será explicado que a entrega pelo
correio envolve dinheiro, pois é preciso pagar uma taxa.
6 – Leia com atenção e faça o que se pede.
Hortolândia,
______ de _____________ de 2012
Caro Aluno,
Estamos chegando ao final do “Projeto lendo e escrevendo cartas”.
Fizemos diversas atividades: leitura, pesquisa, revisão gramatical e
ortográfica, expressão oral e escrita. Acredito que foram momentos de
enriquecimento cultural e formação de um individuo letrado, tão importante na atual sociedade.
Portanto escreva – me contando o que você achou de trabalhar com
esse projeto e o que aprendeu. Conte – me tudo. Não tenha receio, porque
quem vai ler sua carta sou eu, e vai ser um momento de muito prazer. Com certeza!
Depois de escrever a carta, coloque-a no
envelope, e deposite-a na caixa de
correspondência da sala.
Eu estarei aguardando ansiosa a sua correspondência.
Um grande
abraço.
Profª Gildete
|
Essas atividades contemplam:
As
capacidades linguísticas da alfabetização
Quadros
|
Itens
|
1
|
1- 2 - 4 – 5 - 6
|
2
|
11
|
3
|
12
|
4
|
2 – 3 -4 – 5 - 6 – 7 – 8 - 9
|
5
|
3 -
|
Culminância
: Encontro entre os alunos
em uma das escolas envolvidas no projeto.
Avaliação
Durante o desenvolvimento do projeto a
professora avaliará se os alunos:
=> Reconheceram a função social de uma carta
através de discussão oral.
=> Identificaram as características e as
partes do gênero textual carta (local e data, saudação, assunto, despedida e
assinatura) a partir de situações reais.
=> Reconheceram a função social
desempenhada pelos correios.
=> Leram e interpretaram diferentes
modelos de carta.
=> Compreenderam a estrutura de uma
carta, produzindo todos os passos necessários à sua elaboração.
=> Mantiveram uma sequência lógica de ideias
ao desenvolver o assunto.
=> Registraram corretamente os dados do
destinatário e do remetente no envelope.
=> Desenvolveram habilidades de escrita
avançando no processo de letramento.
Bibliografia
RICARDO, José & RODRIGUES, Juciara. . O
carregador de notícias; Uma missão do outro mundo. Brasília: Ministério das
cidades, Detran, 2008.
GARCIA, Eliana. Língua e Linguagem – 4ª
série. 2 ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2004.
SOARES, Magda. Português: uma proposta para o
letramento: ensino fundamental. São Paulo: Moderna, 1999.
Jogo do trimu - atividadesde.com.br - Blogger
ResponderExcluirProblemas matemáticos - 5º ano
Muito bom este projeto. Vou utilizar com meus alunos.
ResponderExcluirMaravilhoso amei!!! O que é
ResponderExcluirbom deve ser copiado.
PARABÉNS! EXCELENTE PROJETO.
ResponderExcluirParabéns. Excelente projeto.
ResponderExcluirParabéns professora por sua atitude louvável, pois é lindo o projeto e eu estou aproveitando muito, obrigada!
ResponderExcluir